sábado, 24 de outubro de 2009

D.N.J : Itapajé recebe a Pastoral da Juventude neste Domingo dia 25!



A comemoraçãodo Dia Nacional da Juventude, que acontece anualmente em outubro, está sendo articulada pela Pastoral da Juventude na Diocese de Itapipoca para ser marcada por um ato, no dia 25 de outubro, na Paróquia São Francisco de Assis, em Itapajé, os trabalhos têm á frente a PJ de Itapipoca.
Os jovens este ano discutem o tema Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida, que está em sintonia com a Campanha da Fraternidade. A idéia é promover entre os jovens uma conscientização contra as várias formas de violência, destacando o fato de que é a própria juventude quem mais sofre com os atos de violência no país.
O lema Juventude em marcha contra a violência deixa clara a importância do engajamento do jovem na discussão e a conscientização do jovem, onde quer que esteja. O jovem é chamado, ao mesmo tempo em que se conscientiza, a construir posturas que gerem paz, não esquecendo, claro, de gritar pelos direitos da juventude, que a sociedade teima em violar, constantemente.
A programação do evento inclui passeata pela ruas de Itapajé, celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano Antônio Roberto Cavuto, além da apresentação das discussões realizadas nos pré-
Dia Nacional da Juventude, que vem sendo realizado nas paróquias e é, ao mesmo tempo, o momento do debate e de apresentar as potencialidades artísticas que são desenvolvidas pelos jovens em suas realidades.
Fonte: Folha Diocesana Diocese de Itapipoca

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Professores de SGA se encontram hoje em um jantar na TAIBA!

A Seduc de SGA promove um encontro com os professores da cidade. É oferecido um jantar para todos os educadores. Será um encontro para comemorar o dia dos professores. Local na comunidade de Taiba. E este blog saúda todos os professores de SGA...Feliz dia dos Professores a todos...Aguardamos novidades para nós professores....


A Educação é a Solução para todos.....




Secretária


Maria Fátima Mendes Barbosa

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

O que é PJ?


Pastoral da Juventude é uma organização de juventude ligada ao Setor de Juventude de CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Por isso, é comprometida em com a evangelização, em especial de jovens empobrecidos. A PJ é feita de homens e mulheres que sonham com um mundo mais justo, e desta forma dedicam sua vida à causa do Reino de Deus. Na PJ, o sonho, o canto, a poesia, a amizade estão presentes em cada momento, em cada grupo de base. Muitos jovens são integrantes ou militantes da PJ. Em cada cidade ou Estado encontra-se pelo menos um grupo, que todos os dias se fazem sinal do Reino Definitivo.


NOSSA HISTÓRIA
A PJ é herdeira de uma história que vem sendo construída em nosso país desde 1930 com a chamada Ação Católica. Por volta de 1920, o Papa Pio XI preocupado com a missão da Igreja diante dos desafios e das grandes mudanças na realidade mundial (processo de urbanização e industrialização), estimulou a chamada Ação Católica que era o espaço de participação dos leigos católicos no apostolado hierárquico da Igreja, para o difusão e a atuação dos princípios católicos na vida pessoal, familiar e social. A Ação Católica no Brasil foi marcada por dois momentos distintos.
O primeiro com a chamada Ação Católica Geral (de 1932 a 1950), e o segundo momento da Ação Católica Especializada (de 1950 a 1960). Com a Ação Católica Especializada e os seus grupos JAC (Juventude Agrária Católica), JUC (Juventude Universitária Católica), JEC (Juventude Estudantil Católica) e JOC (Juventude Operária Católica) percebemos a início de um novo modelo de pastoral com os jovens. A PJ herdou muita coisa deste período, como o método Ver-Julgar-Agir; uma prática transformadora a partir da realidade; a descoberta da dimensão política da fé; o protagonismo dos jovens e a presença do Deus Libertador nas lutas do povo. Mas o surgimento de uma PJ Orgânica e transformadora como conhecemos hoje foi sendo gestado na década de 70 por iniciativa da própria CNBB e iluminado por um novo modelo de Igreja Latino-americana que vinha sendo construído através das conclusões e encaminhamentos das Conferências dos Bispos do América-latina acorridas em Medelin (1968) e Puebla (1979).

Nesta história é fundamental ressaltar os Encontros Nacionais da PJ ocorridos em 1973, 1976 e 1978, que inicialmente serviram para reunir as experiências da PJ esparsas por todo o País. Os encontros, seminários e assembléias nacionais foram espaços de articulação, organização e elaboração dos projetos da PJ.
Chegando os anos 90, diante de uma nova realidade social e eclesial, a PJ ingressa numa nova fase, a chamada Missão. A história recente da PJ foi gestada, com toda a dor e a esperança que é particular de um parto, a ousadia em refletir sobre si mesma, nos fez crescer passo-a-passo como uma criança que deseja viver as suas etapas em toda a sua plenitude.

NOSSA MISSÃO
“O Espírito do Senhor está sobre nós, consagrou-nos com a missão de levar a Boa Nova aos pobres, proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação das vistas, libertando os oprimidos e proclamando o ano de Graça do Senhor.” (Lucas 4, 18-19)

1 – A missão é que dá vida e sentido para a Pastoral da Juventude. É o eixo determinante. É nosso agir concreto de jovens que participamos da comunidade eclesial e damos testemunho de nossa fé, inspirados na pessoa de Jesus Cristo e animados pelo Espírito Santo.
2 – A PJ, como parte da Igreja Latino-americana, assume a Evangélica opção pelos pobres e jovens. E nós, jovens protagonistas da PJ, vamos ao encontro de todos os jovens nas diversas realidades eclesiais e sociais, sendo sensíveis e solidários às suas dores e desejos, alegrias, necessidades, potencialidades, anseios… Queremos que todos nós jovens, sejamos comprometidos com a libertação individual e coletiva, resgatando a cidadania. Queremos ser capazes de denunciar profeticamente as estruturas e situações de morte, anunciando e testemunhando o Reino do Deus da vida.
3 – Por isso, buscamos descobrir alternativas e propor ações concretas que respondam aos problemas que nós, jovens, vivemos. Procurando utilizar recursos, pedagogia e linguagem jovens que contribuam para transformar a realidade e concretizar os sinais da CIVILIZAÇÃO DO AMOR – “ANO DA GRAÇA DO SENHOR”.

NOSSA IDENTIDADE
1 – Somos jovens das diversas realidades regionais do país, na maioria empobrecidos e a exemplo de Jesus Cristo fazemos a opção pelos pobres e jovens. Nos encontramos em grupos para partilhar e celebrar a vida, as lutas, sofrimentos e cultivar a amizade a partir de uma formação integral e mística própria.
2 – Somos grupos de Jovens motivados pela fé, atuando dentro das comunidades eclesiais, a serviço da organização e animação das comunidades.
3 – Atuamos também na sociedade inseridos nos movimentos sociais, com destaque a participação político-partidária, movimentos populares e outras organizações que lutam em defesa da vida e da dignidade humana.
4 – Nos organizamos a partir das coordenações dos grupos, paróquias, diocese e regional, ligados à Igreja do Brasil e da América Latina. Assim construímos e registramos nossa história, criando uma unidade na diversidade.
5 – Diante de uma política desumana da manipulação dos MCS e de uma realidade tão adversa, ousamos assumir e propor os projetos da Pastoral da Juventude do Brasil, como alternativa na construção da civilização do amor, sendo presença gratuita e qualificada no meio da juventude, atuando também em parceria com outras organizações da sociedade.
6 – Somos PJ organizada no Brasil, com linha definida e metodologia própria, aberta ao novo acolhimento dos anseios da juventude, garantindo o seu protagonismo, evangelizando de forma inculturada na realidade em que vivemos.
7 – Somos jovens felizes, apaixonados, ternos e motivados pela fé. Encaramos a vida com potencial criativo muito grande, valorizando as artes (dança, poesia, música…) o lazer, o corpo, o símbolo, as culturas, com ardor, sonhos e amor pela causa do Reino.

NOSSA ORGANIZAÇÃO
A Pastoral da Juventude é uma organização Nacional, que tem ramificações dos diversos regionais da CNBB, Dioceses, Paróquias, Comunidades, e enfim, em todos os ambientes onde estão os jovens.
A Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude é a o órgão máximo da PJ. Nela estão jovens representantes dos estados (regionais) e que encaminham as decisões tomadas pela Assembléia Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ), que é a instância máxima da PJ, e acontece periodicamente, de que participam jovens de todo o país.
Nos regionais, as coordenações, tratam de encaminhar as decisões tomadas na assembléias locais, sempre tendo como referência o que foi definido a nível nacional. Num regional normalmente acontecem encontros de formação (política, social, afetiva, espiritual), sempre em vista de um novo homem e de uma nova mulher.
Nas dioceses, da mesma forma as coordenações locais, são formadas por jovens militantes que integram as coordenações paróquias, Nela o trabalho com a base se dá me maneira mais intensa. No encontros, campanhas, assembléias, concentrações, cursos e todas as outras atividades tem como destinatários e/ou protagonistas os grupos de base e/ou militantes destes grupos.
As paróquias, por sua vez, é formada pela própria base. Nelas as coordenações são sempre formadas por representantes dos grupos de base, e todas as seus atividades necessariamente tem como protagonistas os membros dos próprios grupos.
Nas comunidades, estão a fonte de toda a energia da PJ: os Grupos de Base. Neles é que acontece de fato a vivência diária da amizade e da utopia pelo Reino de Deus. São os grupos de base que vivem com a comunidade e com ela buscam soluções para os problemas cotidianos. Nos grupos, os jovens são protagonistas de sua própria história (assim como nos outros níveis), e cultivam os valores do novo homem e da nova mulher e que determinarão sua participação na comunidade por toda a sua vida, sempre na perspectiva de eliminar as injustiças e construir uma sociedade justa e fraterna.




D.N.J Dia Nacional da Juventude é comemorado agora dia 25!!


Tema: Contra o extermínio da juventude, na luta pela vida


Lema: Juventude em marcha contra a violência





Neste ano completamos 24 DNJs acontecidos. Alegra-nos o testemunho e a persistência das Pastorais da Juventude ao ser voz das multidões silenciadas; ao pautar temáticas na defesa da vida e dos direitos juvenis, confrontando com o modo pelo qual a juventude é considerada pelo estado brasileiro, pela sociedade, pelas famílias, pela Igreja.

É hora de avançar! O DNJ já não encontra mais sentido isoladamente. Ele se liga à Campanha da Fraternidade – que acontece durante a quaresma e às atividades permanentes das PJs: Semana da Cidadania – de 14 a 21 de abril e Semana do/a Estudante – 09 a 15 de agosto. O DNJ é parte de um todo maior que busca a dignidade jovem; ele celebra as lutas anuais dos/as jovens organizados; é a mobilização maior, concentrando multidões de jovens que buscam novas relações de vida pautadas na justiça social, no poder popular, na legitimidade da diversidade, no protagonismo juvenil, na educação libertadora, na construção da paz.







quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Sindicato dos Servidores quer reajuste salarial para 2010!!!

Sindicato dos Servidores de Pentecoste convoca Trabalhadores para comparecer nesta quinta-feira na
Câmara Municipal para lutar pelo reajuste salarial. Eles querem garanti  aumento no Orçamento de 2010. E assim ter os seus direitos, a um salário digno. Os Servidores estão chamado por um carro de som nas ruas da cidade...Boa sorte !! Aos trabalhadores da cidade...

O Orçamento de Pentecoste  está sendo colocado em votação e a maioria do Povo não sabe o que é um Orçamento Público?? Porque?

Até quando vamos ficar desorganizado... Eu propor uma Nova Opção! Um opção Popular...

Por um Orçamento Participativo para os trabalhadores de Pentecoste...

A Educação é a solução para todos!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Roberto Pessoa Participa do Jornal da Difusora em Pentecoste.

È o que diz Raimundo Moura, Radialista Difusora AM Pentecoste:

O prefeito de Maracanau, Roberto Pessoa vai ser o entrevistado do Grande Jornal do Meio Dia.Ele vai falar sobre os últimos acontecimentos políticos que envolvem o processo sucessório de 2010, como a possibilidade de uma candidatura própria do PT ao governo do estado ano que vem e sobre as conversas que tem tido com o PSDB através do senador Tasso Jereissati.

Roberto Pessoa vai analisar os números da primeira pesquisa de intenção de votos para o governo realizada pelo instituto ZAYTEC BRASIL/ JORNAL DO CARIRI, feita em 57 municípios que apesar de mostrar a liderança do governador Cid Gomes com 53%, o coloca com 16% na preferência do eleitorado a um ano da eleição. Enviar para o Twitter http://twitter.com/raymoura


E o que Diz O POVO:

Roberto Pessoa: Sem, idade para aventuras (Foto: NATINHO RODRIGUES - 1/1/2009)

 

Roberto Pessoa deixará cargo para enfrentar Cid

O prefeito de Maracanaú tenta viabilizar candidatura para governador. Ele esteve em reunião com Dilma Rousseff. No Ceará, negocia com petistas e tucanos
Tiago Coutinho
tiagocoutinho@opovo.com.br

15 Out 2009 - 00h41min
O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR), disse ontem que irá se desincompatibilizar do cargo até o dia 4 de abril de 2010, data limite para poder disputar as eleições do próximo ano.

Pré-candidato ao Governo do Ceará, ele disse que sua postulação ``é pra valer``. ``Eu já tô com 66 anos e não tenho idade para aventuras. A minha disposição é sair candidato mesmo``, reforçou. O prefeito disse que já comunicou a secretários que deixará o cargo.

Pessoa participou, na terça-feira, de jantar com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata à Presidência. Ela, junto de uma parte da cúpula petista & Ricardo Berzoini, Antonio Palocci, Cândido Vaccarezza e José Eduardo Cardozo & reuniu-se com parlamentares e líderes do PR, em busca de apoio eleitoral em 2010.

Desde que o deputado Ciro Gomes (PSB) começou a crescer nas pesquisas, Dilma corre para fechar alianças com partidos da base de Lula - nos últimos dias, teve encontros com PDT e PMDB.

O PR, de acordo com Roberto Pessoa, tende a apoiar a candidatura do PT, ``contanto que sejam resolvidas algumas pendências nos estados``. Pessoa diz que o partido reivindica o apoio petista na disputa pelo governo em cinco estados: Rio Grande do Norte, Mato Groso, Rio de Janeiro, Amazonas e Ceará.

Do encontro de terça, não saiu nenhuma garantia. Mas os ministros Alfredo Nascimento (Transporte) e Dilma Rousseff ficaram responsáveis de levar à frente essas negociações, até fevereiro do próximo ano.

A inclusão do Ceará na lista de reivindicações do PR significa que um dos pleitos do partido, em troca do apoio a Dilma, é receber o apoio do PT cearense à candidatura de Roberto Pessoa. O interesse ganhou força depois de a prefeita Luizianne Lins (PT) admitir a possibilidade de vir a não apoiar a reeleição do governador Cid Gomes (PSB). Isso será possível, caso Ciro Gomes, irmão de Cid, saia candidato e Dilma Rousseff fique sem palanque no Ceará.
 
 
 
 
 
 
 
 
O ex-governador Lúcio Alcântara (PR), que também estava no jantar com a ministra, disse já ter conversado com Ilário Marques, presidente estadual do PT.

O PR tenta se viabilizar como alternativa de palanque para Dilma no Ceará. Pessoa conversou com José Dirceu (PT), um dos principais articuladores das alianças pró-Dilma, quando ele esteve em Fortaleza, em setembro último. O prefeito de Maracanaú também tem conversado com o deputado federal José Airton (PT).

Embora diga dar prioridade a potenciais aliados da base do governo Lula, Pessoa está também em contato com o PSDB e o PPS. Ele reconhece, porém, ser inviável garantir o apoio dos dois partidos, caso concretize aliança com o PT. (Colaborou Eliomar de Lima)

O que é Selo Unicef?


A existência de um município solidário e estruturado, participativo e zeloso por suas crianças e adolescentes redefinirá os caminhos da Nação. Para o UNICEF, uma das tarefas mais importantes da Humanidade deve ser a de assegurar à crianças e adolescentes um espaço de cidadania. Esta busca consiste na criação de um modelo de município, disposto a colocar em prática um conjunto de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida e a construção dos direitos de cidadania de crianças e adolescentes. Diversas iniciativas têm sido lançadas neste sentido e o mais recente exemplo é o Selo UNICEF - Município Aprovado. O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de Crianças e Adolescentes. O projeto começou somente no Ceará, onde teve três edições anteriores: 2000, 2002 e 2004. Para a edição 2006, a participação foi ampliada para outros municípios de 10 estados (AL, BA, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE) que juntos formam os 11 estados comprometidos com o pacto "Um mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-Árido". O que o UNICEF procura é estimular e premiar com esta outorga, é a prioridade de respeitar os direitos das crianças e adolescentes, dando-lhes acesso à educação de qualidade, à saúde e ao lazer. O Selo UNICEF - Município Aprovado portanto, é um compromisso com a construção da cidadania. Os objetivos desse projeto do UNICEF invocam a participação de toda a sociedade no sentido de: * Impulsionar a implementação e a consolidação das metas e mecanismos implícitos no Estatuto da Criança e do Adolescente através de uma estratégia de mobilização social dirigida aos municípios; * Fomentar e fortalecer uma prática de monitoramento da situação das crianças e dos adolescentes nos níveis municipal e estadual.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A mídia não informou tudo sobre o Nobel de Economia deste ano

Professora premiada quebra paradigmas consagrados pelo pensamento neoliberal das últimas três décadas

# Postado por Eduardo Sejanes Cezimbra em 17 outubro 2009 às 10:40

O chamado Prêmio Nobel de Economia de 2009 mereceu destaque parcial porque foi destinado a uma mulher, mas a mídia brasileira e mesmo a internacional não ressaltaram com a devida ênfase o objeto dos estudos da premiada, a professora Elinor Ostrom (foto), da Universidade de Indiana (EUA).
O Prêmio Nobel de Economia, criado em 1969, foi concedido pela primeira vez a uma mulher. Elinor Ostrom, de 76 anos, doutora em ciência política e pesquisadora em gestão de recursos por comunidades. Ela dividiu o prêmio com Oliver Williamson, de 77 anos, professor da Universidade da Califórnia e doutor em economia. Ele estuda tomadas de decisão em empresas.

No ano da crise estrutural do capitalismo financeiro, o comitê de Estocolmo deixou de lado trabalhos focados em macroeconomia e em modelos abstratos.Os vencedores desenvolveram pesquisas de campo que procuram compreender como as pessoas cooperam entre si fora dos mercados convencionais. Um dos fatores em comum entre os trabalhos é a questão da regulação.
Para o comitê do prêmio Nobel de Economia, que a rigor é instituído pelo Banco Central da Suécia (poucos sabem dessa importante condição), embora a teoria econômica tenha iluminado de forma abrangente as virtudes e as limitações dos mercados, tradicionalmente prestou menos atenção aos arranjos institucionais de iniciativa das comunidades interessadas.
O trabalho de Ostrom tem implicações em políticas ambientais e questões relacionadas ao aquecimento global. Seu trabalho derruba a tese de que, quando as comunidades administram recursos ou bens finitos, acabarão por destruí-los, e que o melhor seria uma regulação centralizada ou a privatização.
Com base em exemplos de gestão de áreas de floresta, suprimento de água e pastagens para animais no meio rural, Ostrom comprovou que a gestão comunitária pode ter resultados melhores do que o previsto pelo pensamento hegemônico.
Em entrevistas, a professora premiada comentou seu trabalho: "Desde que nós descobrimos que algumas vezes os burocratas não têm as informações corretas, enquanto cidadãos e usuários dos recursos têm, nós esperamos que isso ajude a encorajar um senso de capacidade e de poder" das comunidades organizadas.
Na prática, o trabalho de Ostrom indica que políticas públicas, principalmente ambientais, têm mais resultados quando são baseadas na colaboração entre as partes, e não na simples imposição de regras ou o cumprimento de critérios privatistas de gestão - conforme ficou consagrado nos últimos trinta anos de hegemonia cultural do neoliberalismo.
Em um trabalho de 2006, afirma que, quando os usuários estão engajados nas decisões referentes a regras que afetam a maneira como usam os recursos, a probabilidade de seguirem o que foi definido e monitorarem os outros é bem maior do que quando uma autoridade simplesmente impõe normas.

Fonte: http://diariogauche.blogspot. com/

Enviada por Martha Narvaz para RETRANS e-ventos

Agora, por mim, Danúsio como a Educação é a solução para todos!!!!!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

ELEIÇÃO SINDIUTE 2009

ELEIÇÃO SINDIUTE 2009



Escrito por sindiute

Qui, 08 de Outubro de 2009 00:00

O SINDICATO ÚNICO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO CEARÁ,SECÇÃO CEARÁ, FILIADO A CUT E A CNTE, REALIZARÁ AS ELEIÇÕES PARA ELEGER A NOVA DIREÇÃO COLEGIADA NOS DIAS 07,08E 09 DE OUTUBRO DE 2009.



A ENTIDADE CONVOCA TODOS E TODAS OS ASSOCIADOS(AS) EM DIAS COM SUAS OBRIGAÇÕES ESTATUTÁRIAS PARA COMPARECER NOS COMPARECER NOS LOCAIS DE VOTAÇÃO E EXERCER A SUA CIDADANIA E GARANTIR O PROCESSO ACONTEÇA DE FORMA TRANSPARENTE E DEMOCRÁTICO.



O VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQUENCIA, PROFESSORA(A) FAÇA A SUA PARTE, VOTE!



MAIORES ESCLARECIMENTOS ENTRE EM CONTATO COM A COMISSÃO ELEITORAL PELO TELEFONE 3231.7282 OU PELO SITE DO SINDIUTE

Fonte: Site do Sindiute:  http://www.sindiute.org.br/






quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Vestibular UFC Virtual em SGA abrem inscrições!!!


A UFC abre inscrições para o seu Vestibular Semi - Presencial. Começa no dia 02 de outubro até o dia 13 do mesmo mês. O Vestibular abre vagas de Letras, Química, Física e Administração em Gestão Pública.
Uma boa oportunidade para os estudantes de Pentecoste e Região. O curso será em quatro anos e será realizado no Pólo de Caucaia e SGA.
Entre no site abaixo para conferi o edital:

http://www.ccv.ufc.br/download/vtbsemi2009/Editalsemi2009a.pdf

ENEM : A prova foi adiada!!

                                                                          01 de outubro de 2009



Enem adiado - Nota Oficial

O Ministério da Educação informa que as provas do Enem marcadas para este final de semana foram adiadas por motivos de segurança.
O Inep já possui uma segunda prova e deve anunciar a nova data nos próximos dias, depois de reorganizar a logística.
O Ministério da Educação já tomou providências junto ao Ministério da Justiça e a Polícia Federal no sentido de apurar eventuais responsabilidades criminais relativas ao vazamento.
Os estudantes inscritos serão comunicados oportunamente pelos meios habituais da confirmação da nova data e do local das provas. Em razão do adiamento, o resultado final das provas, inicialmente previsto para o dia 8 de janeiro, deve atrasar em cerca de um mês.

O Ministério da Educação trabalha para minimizar os efeitos do atraso.

Assessoria de Imprensa Inep/MEC



Enem vaza e ministério anuncia cancelamento do exame


Homem tentou vender cópia para o ‘Estado’ em SP; MEC confirmou que questões eram originais

Renata Cafardo e Sergio Pompeu, de O Estado de S. Paulo


SÃO PAULO - O vazamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) levou o Ministério da Educação a cancelar na madrugada desta quinta-feira, 1º, a prova, que seria aplicada no fim de semana para 4,1 milhões de candidatos em 1,8 mil cidades do País. A decisão foi tomada pelo ministro Fernando Haddad após ter sido alertado pela reportagem do Estado sobre a quebra do sigilo do exame. "Há fortes indícios de que houve vazamento, 99% de chance", afirmou o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, por volta da 1h, por telefone.
     Na tarde de quarta-feira, 30, o jornal foi procurado por um homem que disse, ao telefone, ter as duas provas que seriam aplicadas no sábado e no domingo. Propôs entregá-las à reportagem em troca de R$ 500 mil. "Isto aqui é muito sério, derruba o ministério", afirmou o homem.
     O Estado consultou rapidamente o material, para checar sua veracidade, sem se comprometer com a compra. Haddad, que diz nunca ter tido acesso ao conteúdo da prova, confirmou o vazamento ao consultar técnicos do Inep, órgão do ministério responsável pelo Enem. A comprovação da fraude se baseou em elementos repassados ao ministro pela reportagem, via telefone e e-mail. As questões originais estavam guardadas em um cofre, que foi aberto ontem à noite para confirmar a informação.
     No exame que o Estado teve acesso, a prova de linguagens e códigos, que seria aplicada no domingo, tinha na questão número 1 uma tira da personagem de história em quadrinhos Mafalda. Na folha seguinte, o exame reproduzia uma bandeira do Brasil com a área verde parcialmente suprimida, simbolizando o desmatamento. A imagem lembra uma campanha publicitária famosa da organização não governamental SOS Mata Atlântica. Embaixo dela, a prova tinha a seguinte frase: "Estão tirando o verde de nossa terra." Em outro trecho do exame, também no alto, à esqu erda, os examinadores usaram no enunciado o poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, aquele que começa com os versos "Minha terra tem palmeiras/onde canta o sabiá". As questões da bandeira e do poema foram confirmadas pelo MEC como originais.
   Outro trecho literário usado no Enem tinha o verso de Carlos Drummond de Andrade: "No meio do caminho tinha uma pedra/tinha uma pedra no meio do caminho". Mais adiante, a prova reproduzia um texto da revista Veja sobre o filme Touro Indomável, de Martin Scorsese. Outro personagem usado no Enem era o gato Garfield. O programa de mensagens instantâneas MSN é mencionado em uma das questões.
    O encontro no qual o Estado viu trechos da prova aconteceu ontem à noite, na zona oeste de São Paulo. O homem que telefonou para a redação estava acompanhado de outra pessoa. Eles disseram ter recebido o material na segunda-feira, de um funcionário do Inep. Afirmaram que o esquema de fraude tinha cinco pess oas. "Ninguém aqui é bandido, ninguém tem ficha na polícia, nós dois temos emprego", disse o homem. Ele afirmou que recebeu o material "de Brasília, de gente do Inep, do MEC". Disse que viu na situação a oportunidade de ganhar dinheiro. "Não tenho motivação política." Ele afirmou que procurou um advogado para orientá-lo. "Registramos em cartório cópias das provas."
Seu companheiro, mais incisivo, cobrou o tempo todo da reportagem uma posição sobre o pagamento dos R$ 500 mil. "Isto aqui é muito grande, eu não quero correr o risco de morrer por nada." Diante da negativa da reportagem, ele se impacientou. "A gente vende isto aqui até por mais dinheiro", disse, revelando a intenção de procurar emissoras de TV.

COLABOROU EVELSON DE FREITAS


MEC deve fazer novo exame no prazo de 45 dias

O MEC tem uma outra versão da prova do Enem pronta para substituir a que foi cancelada. A expectativa do ministério é realizar o exame em 45 dias. Como a metodologia do Enem exige que as questões sejam pré-testadas, o Inep tem um banco com cerca de 1,8 mil delas. O exame mudou este ano para funcionar como vestibular unificado nacional: 24 universidades federais tinham abolido seus processos seletivos em favor do novo Enem.

Suspeita é de vazamento em gráfica

Presidente do Inep diz que só 4 ou 5 funcionários do órgão tiveram acesso ao Enem; originais ficam em cofre

Renata Cafardo e Sergio Pompeu, de O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO - Funcionários da gráfica que imprimiu o Enem, em São Paulo, são os principais suspeitos do vazamento. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi impresso em uma empresa localizada no Alphaville, na Grande São Paulo. O Ministério da Educação (MEC) não informou o nome da gráfica.
Segundo o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep), Reynaldo Fernandes, só quatro ou cinco pessoas do ministério tinham visto a prova toda - e ele não era uma delas. "Não há uma versão do exame impresso no Inep", afirmou. De acordo com ele, somente as 180 questões - sem uma ordem definida - estavam guardadas no cofre.
O ministro Fernando Haddad mobilizou seu alto escalão para confirmar a denúncia do Estado de vazamento da prova do Enem durante toda a noite. Por medida de segurança, o cofre só podia ser aberto por duas pessoas, uma que tivesse a chave e outra, que levasse uma senha. Os funcionários foram acordados tarde da noite em suas casas e se encaminharam para o Inep. Nem Fernandes nem o diretor de avaliação da educação básica do órgão, Heliton Tavares, estavam em Brasília. "Vou convocar a imprensa amanhã (quinta-feira, 1º) e avisar do cancelamento. Também vamos acionar a Polícia Federal", disse Fernandes. A confirmação do vazamento deixou a equipe do MEC abatida. "Ninguém vai dormir hoje", disse um assessor.

RAIO X



4,1 milhões de estudantes se inscreveram para o Enem deste ano

1.829 municípios, em todos os Estados do País, têm candidatos inscritos

234.173 pessoas farão a prova em São Paulo, cidade que concentra o maior número de candidato





O Estado de S.Paulo, 1 out. 2009.










LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...