sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Célio Alves - TRUCULÊNCIA NO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE PENTECOSTE

No dia de ontem passei por um momento inusitado no âmbito do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras de Pentecoste, quando alí estive para solicitar a normalização do pagamento das mensalidades de um companheiro nosso,que vêz por outra
colabora,com a programação da Vila FM 98,7mhz,com suas previsões do tempo,o que é muito bem recebido por nossos ouvintes.Aqui em nossa emissora Comunitária,do Município de Apuiarés,o cidadão NABAL,sempre teve a oportunidade de levar ao AR,as
suas informações do tempo e temas sôbre o homem do campo.Cidadão simples,humilde,honesto,paupérrimo,trabalhador do campo,hoje se encontra numa situação muito difícil,estando inclusive,surdo,afonía embaralhada ao extremo,praticamente cego e com muita dificuldaade consegue se deslocar.Diante deste quadro não muito agradável,ainda se encontra passando por necessidade extrema até na sua alimentação diária.Mediante a este fato,decidiu a Direção da Vila FM,examinar
a possibilidade de ajudar ao NABAL.Fomos ao Sindicato de Pentecoste,mas eis a nossa surpresa:Agressão estúpida,truculência,desatino de caráter e de personalidade,falta de preparo para exercer uma função pública,de um membro do Sindicato Rural,que mais parecia um cão raivoso, querendo do humilde NABAL,que êle comprovasse de qualquer maneira a sua profissão de trabalhador rural,embora tendo a sua carteira de sindicalizado d'aquela instituição.Fiquei indignado e perguntei ao exemplo máximo da ignorãncia rural,o que eu poderia fazer para ajudar ao colega na solução do problema.A RESPOSTA SAIU DE IMEDIATO:RETIREM-SE DO MEU AMBIENTE DE TRABALHO OU EU CHAMO A POLÍCIA PARA METÊ-LOS NA CADEIA.COM MUITO MEDO DA AUTORIDADE,QUE INCLUSIVE É
PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR DO PT E QUE COM CERTEZA VAI SER UM IMPORTAMTE REPRESENTANTE DO SINDICATO DOS TRABALHADORES DE PENTECOSTES,aqui estou mandando o nosso lembrete ao homem estúpido do sindicato que não respeitou o NABAL,me aguarde 
que nós vamos nos encontrar no forum adequado para solucionarmos o problema na Justiça.

Blog Célio Alves

Policiais militares e bombeiros entram em greve às vésperas do Réveillon...

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

A EDUCAÇÃO DO CEARÁ: NINGUÉM SABE, NINGUÉM VER - POR QUE ESCONDÊ-LA?

Não podemos dizer que não temos educação seria, porem é uma educação mascarada. Educação é um assunto que às vezes evito, por estar sempre cercado de pessoas que entendem mais do que eu. Mesmo sendo pedagogo de formação, às vezes discordo dos modos como educamos nossa juventude. Observo que há muita teoria e pouca prática.
  
Porém, mesmo assim reconheço a existência de excelentes teóricos da educação, em nosso Ceará. Uns foram meus professores, outros são estudiosos das várias vertentes teóricas da Pedagogia. O Ceará possui dez mil escolas de ensino fundamental e médio, onde mourejam professores com experiências às vezes tão exitosas que podem perfeitamente servir de modelo para nossos mestres e para escolas de outros estados.
  
As vivências fazem do homem um ser apoteótico. São essas experiências que me empolgam muito mais que bibliografias que entopem bibliotecas e trazem de fora para dentro da nossa realidade exemplos que muitas vezes não nos servem. Prefiro conhecer casos como o de Alemberg Quindins na sua Casa Grande, lá no Cariri, ou o do Dr. Mourão com o Quatro Varas, no Pirambu.

Visto que há casos exemplares de escolas em Sobral, Brejo Santo, Iguatu e Tianguá. São casos criativos de gestores e professores que precisam ser conhecidos pelas outras escolas. Mas isso não interessa muito. Parece que só interessa o que vem de fora. Só interessam experiências da Finlândia, da Corea, de Cuba, da Costa Rica, Rio e São Paulo. O Ceará não entra nesse mapa que só tem visibilidade de Pernambuco para lá.

Pensando bem, aí está mais um evento de educação a ser realizado aqui em Fortaleza quando janeiro vier. Serão três dias de uma verdadeira esbórnia pedagógica em hotel de cinco estrelas a preços de três dígitos por dia. Serão 22 palestrantes do Brasil e d´alhures, não sendo possível incluir um cearense sequer.
Em três dias, essas 22 estrelas desfilarão ideias que salvarão a educação cearense. Colégios mandarão suas equipes de professores que voltarão com saberes tão exuberantes que os pedagogos locais se contentarão com sua pequenez, sua insignificância e seu desencanto.

Os doutores e pós-doutores de nossos mestrados e doutorados em educação poderão assistir ao evento sem poder de fala, e se pagarem quinhentos reais pelos três dias. Livros serão comprados, desses visitantes, e a tietagem irá medrar por uma Fortaleza que parece não ser cearense. O pior é que lá em um dos contrafortes do colorido folder há a chancela institucional do Sinepe-CE, com o lema "Educar gera mudanças".
  
Além do Sindicato das Escolas Particulares ainda aparece no prospecto dourado, oferta de condições diferenciadas para quem for do Senai, da Acepeme e Undime-CE, já que essas instituições são citadas como "Apoiadoras". Como diz um amigo professor, teremos um verdadeiro Fortal pedagógico para começar nosso ano letivo.

Esses vinte e dois sábios trarão muitas sabedorias para nós, mas não ficarão sabendo de nossos saberes. Sairão daqui como chegarem. Levarão algumas castanhas dadas por alguns admiradores, uma camiseta com uma jangada desenhada e um chapéu de palha que esquecerão no hotel. Tudo coisas encontráveis nos aeroportos, na Feira de São Cristovão, no Rio, e no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo.

Não ficarão eles sabendo como se faz educação no Ceará. Não ficarão sabendo porque no IME e no ITA a maior aprovação é dos concorrentes cearenses. Bem que eles gostariam de aprender nossos modos de ensinar.

Precisamos receber aqui estudiosos de fora, fazermos nossos congressos, nossos eventos culturais, mas sempre mostrando também nossos saberes, nossa cultura, nossa cara. O saber não é unilateral. É muito mais uma troca de experiências. O saber é como um alimento. Primeiro preciso auscultar o paladar do meu circunstante ao qual vou dedicar minhas oferendas. Depois saberei o tempero melhor para que os comensais se refestelem sem que haja má digestão. Um congresso é uma troca de saberes, de sabores.

Tenho certeza de que nenhum livro de autor cearense vai estar lá para a venda aos visitantes. Os deles aqui ficarão bem vendidos e bem estudados. É por isso que não há colégio nosso que utilize entre seus livros paradidáticos, alguma coisa produzida no Ceará. Autor cearense é "persona non grata" em escolas do Ceará. Se por ventura algum escritor local for chamado para ministrar palestra nessas escolas, receberá uma camiseta de consolo com propaganda do estabelecimento e quando muito, um obrigado.

Diante de tudo isso a gente procura uma saída e termina por ser chamado de arcaico, conservador e ultrapassado. Até parece que o mundo todo cabe aqui, menos o nosso quintal. Nosso Ceará de caboclo, de Mãe Preta e Pai João só tem porta de entrada. Vivemos uma cultura de mão única onde a palavra de ordem é dar boas vindas a tudo o que não é daqui.

Acontece que de minha parte não irei a esse 11º Congresso Internacional sobre Formação de Professores, a esse 10º Congresso Internacional sobre Dificuldades de Aprendizagens e do Ensino, a esse 2º Seminário de Gestão em Educação e ao 1º Congresso Internacional de Educação Profissional e Tecnológico do Ceará (Sem Cearense). Vou ficar por aqui de frente ao mapa-mundi procurando um local onde posso instalar o meu Ceará.

Todos sabem que gosto muito de Seminário, Congresso, Simpósio, Palestras e todo e qualquer tipo de encontro científico, mais nao consigo entender porque trazer gente de fora se aqui temos gente com bom currículo. Essa educação que ninguém ver é justamente escondida nao sei para que. Vamos reagir Ceará.

   Texto de Batista de Lima
Adaptado por Alccy Marthins
Fonte: Diario do Nordeste

Inscrições para Especialização em Educação Física Escolar na UECE estão abertas


As inscrições para a terceira turma do Curso de Especialização / Aperfeiçoamento em  Educação Física Escolar continuam abertas e vão até a   primeira quinzena de fevereiro de 2012. A Coordenação de Educação  Física, no Campus do Itaperi, na Avenida Paranjana, 1700, é o local  onde os candidatos devem se inscrever, no horário das 7 horas às 17 horas. O candidato ao curso deve ser graduado em Educação Física, Pedagogia,  bem como, aos que têm diploma de nível superior e que trabalhem na  área de educação.


O Curso de Especialização / Aperfeiçoamento em Educação Física Escolar é uma realização do Centro de Ciências da Saúde (CCS), através da coordenação do curso de Educação Física, da Universidade Estadual do  Ceará (Uece). Informa ainda professor Ricardo Catunda, que as aulas serão ministradas em um final de semana de cada mês (sábados e  domingos), das 7h30min às 12 horas e das 13 horas às 17h30min.


Assessoria de Imprensa da UECE
Fátima Serpa
(85) 3101-9807 /3101- 9808 / 8725-1705

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

COMO FICA A SITUAÇÃO DOS PROFESSORES TEMPORÁRIOS DO ESTADO DO CEARÁ?

O TCE (Tribunal de Contas do Estado do Ceará) considerou irregular a forma de ingresso dos atuais professores em regime de contrato temporário. O TCE deu um prazo até quarta-feira próxima para a Secretária Isolda Cela explicar por que os professores não fizeram prova escrita, apenas entrevista. O edital para o novo concurso de 2012 foi barrado e a dúvida agora é que medidas o TCE tomará contra o atual governo. Isso pode ser enquadrado em improbidade administrativa?
Há rumores de que os professores temporários não irão receber dois meses de salários, pois o TCE não aceita que se pague duas vezes por um serviço público já prestado. Como ficam os professores? E como concluir o ano letivo, se algum professor não se sentir obrigado a concluir a carga horária sem receber? Além do mais, será inicio de ano letivo para as escolas particulares e muitos professores vão tentar se encaixar.
Há o agravante de que alguma gestora escolar afirmou aos seus professores que aqueles temporários que não fizeram greve terão garantido seu contrato para 2012, e ainda terão carta de recomendação, caso busquem outra escola. Isso é o que dá, falar de mais.

Raimundo Nonato Chaves Junior

Votação das Contas da Prefeitura Municipal de Pentecoste!

Povo de Pentecoste!

Hoje tem uma Reunião na Câmara Municipal de Vereadores!

Onde vai ser votado as contas do Prefeito!

Apareçam!!!

Hoje ás 10 horas da manhã!




Governo engana crianças para ocupar as galerias da Assembleia Legislativ...

sábado, 17 de dezembro de 2011

Eleição Conselho Tutelar do Curu será neste Domingo 18 de Dezembro!

A Campanha está nas ruas da Cidade de São Luis do Curu, onde se vê carro de som e muita propaganda com painéis e cartazes. 
É neste domingo que se realizará a eleição do Conselho Tutelar do Curu, onde o Blog neste dias esteve na cidade e viu que esta eleição é bem diferente da eleição do Conselho Tutelar de Pentecoste realizada no primeiro semestre deste ano de 2011. 
Em Pentecoste não houve oportunidades para os candidatos a conselheiros tutelares defender suas idéias e propostas no rádio e era proibida a propaganda em carros de som.
É uma vergonha para a Democracia em Pentecoste. Enquanto na cidade de São Luis do Curu nota-se uma maior abertura ao debate de propostas e idéias. A cidade do Curu está fazendo melhor do que Pentecoste em termos de escolha dos seus conselheiros.

Nesta eleição no Curu temos vários nomes como: Nice, Vanderli Almeida e outros que aqui iremos falar.

Danúsio ALMEIDA

A HISTORIA DE UM NORDESTINO - CHICO NETO

Três anos após ser sancionada a lei que instituiu o piso nacional dos professores, os municípios ainda encontram dificuldades para cumprir com o salário de R$ 1.187 para uma jornada de 40 horas semanais

ANGELA CHAGAS

Três anos após ser sancionada a lei que instituiu o piso nacional dos professores, os municípios brasileiros ainda encontram dificuldades para cumprir com o salário de R$ 1.187 para uma jornada de 40 horas semanais.

Levantamento feito com exclusividade pelo Terra em todas as capitais brasileiras aponta que duas não cumprem com a legislação: Macapá (AP) e Porto Velho (RO). No entanto, segundo a Confederação Nacional dos Municípios, a situação é bem pior se levado em conta todas as prefeituras brasileiras.
"Muitos municípios e até Estados não têm como cumprir com a lei da maneira como ela foi proposta, isso quebra qualquer prefeitura. O MEC (Ministério da Educação) faz apenas demagogia com os professores e põe toda a culpa dos problemas da educação nos municípios", diz o presidente da CNM Paulo Ziulkoski.

De acordo com ele, as capitais estão em situação mais confortável porque o repasse dos recursos é maior, mas no geral a situação é crítica. Levantamento feito pela CNM em 1.851 municípios brasileiros, aponta que pelo menos 622 pagam valores inferiores ao estabelecido pela lei.
Para o presidente da CNM, além de um valor elevado, o maior problema para os municípios é que a lei define que um terço da carga horária de professores seja destinada para a realização de atividades extraclasse, como planejamento pedagógico.

"A lei fere a autonomia dos municípios ao definir que um terço do período é para ficar fora da sala. Para cumprir isso, 290 mil professores precisam ser contratados pelas prefeituras. Quem vai pagar a conta?", questiona Ziulkoski.
De acordo com o MEC, Estados e municípios podem pedir uma verba complementar para estender o piso nacional a todos os professores. Para conseguir o dinheiro, é preciso comprovar que aplica 25% da arrecadação em educação, como prevê a Constituição Federal, e que o pagamento do piso desequilibra as contas públicas.

Embora a portaria que aprova a complementação dos recursos tenha sido publicada em março, até o começo de dezembro nenhum Estado ou município havia cumprido com todos os requisitos para receber o dinheiro.
Segundo o presidente da CNM, o ministério estipulou diversas exigências que tornaram "impossível" garantir a verba. "Eles cobram até que se tenha uma contabilidade própria apenas para os recursos da educação. Eles dizem que é para ter transparência, mas é só demagogia para culpar as prefeituras", afirma.
Já o MEC, por meio de sua assessoria, informou que os municípios não conseguem cumprir com as exigência porque "não há foco na educação". De acordo com o ministério, os recursos estão disponíveis para auxiliar todas as prefeituras que "realmente precisam da complementação da verba".
Por que é difícil pagar o piso?
Ziulkoski aponta três fatores como determinantes para dificultar o cumprimento da lei pelos municípios:

O próprio valor do piso, que incide sobre o vencimento básico (assim todas as vantagens, como tempo de carreira, devem ser pagas a partir do mínimo), a correção do valor com base no custo do aluno pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e não pela inflação (com base no fundo, o reajuste para o ano que vem deve ficar em torno de 23%, o que seria insustentável pelos municípios já que a receita não cresceu nesta proporção), e ainda a necessidade de cumprir com um terço da carga horária fora da sala de aula.
"Não somos contra reajustar o salário dos professores. Eu acho que bons salários é um dos pilares para a qualidade da educação. Mas da forma como a lei foi feita e ratificada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) o que acontece é mais prejuízo para a educação, pois os municípios precisam gastar todo o seu orçamento com o salário e deixar de investir na manutenção das escolas, na construção de novas unidades, na melhoria da estrutura", aponta.

De acordo com ele, este ano mais de 800 municípios brasileiros gastaram 100% dos recursos do Fundeb apenas com o pagamento da folha dos docentes.
CNTE critica municípios: educação deve ser prioridade 
O diretor de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), Heleno Araújo, critica a posição dos municípios.

"A confederação (CNM) deveria orientar os prefeitos a cumprir com a lei. Se o município não tiver condições, que peça recursos da União para complementar. Mas para isso precisa mostrar sua prestação de contas, quanto investe em educação. O problema é que os prefeitos não são orientados a ser transparentes, por isso não conseguem os recursos", diz.
Segundo Araújo, a educação precisa ser definida como uma prioridade dos governantes.

"Temos aqui uma grande contradição porque prefeitos e governadores, que na época das eleições dizem que o ensino é prioridade, esquecem-se disso ao assumir o cargo", afirma ao citar o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), que assinou a lei quando era ministro do governo Lula, em 2008, mas como governador do Estado ainda não cumpre com o pagamento do piso.

"Esse é um grande equívoco do governador. Os nossos sindicatos filiados estão orientados a cobrar no STF o pagamento imediato", completa.
Para o presidente da Confederação dos Municípios, essa "mudança de discurso" mostra que muitos políticos não conhecem a realidade dos Estados e municípios. "Escrever uma lei é muito fácil, o complicado é cumpri-la. Quero ver se o Haddad (ministro da Educação), se for eleito prefeito de São Paulo, vai seguir com o mesmo discurso", completa.
De acordo com a Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, o governador Tarso Genro assumiu o compromisso de pagar o piso a todos os professores até 2014. Um cronograma de reajuste gradual deve ser apresentado à categoria.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Professores são agredidos em frente a sede da Apeoc
http://www.cnews.com.br/videos.aspx?id=143897

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Fiscaliza Pentecoste - CEARÁ!

A Câmara Municipal de Pentecoste bem que poderia fazer alguma coisa no tocante ao ato de Fiscalizar a Prefeitura de Pentecoste. Não vejo ninguém na Câmara Municipal fazer o seu verdadeiro papel.
A Fiscalização á Prefeitura de Pentecoste é fundamental para que possamos entender para onde vai tanto dinheiro do povo!
Infelizmente, nada acontece em Pentecoste no tocante a POLITICA de Pentecoste. Vergonha para todos nós!

Amanhá ás 9 horas - Desfiliação em MASSA na APEOC!

domingo, 4 de dezembro de 2011

Em Umirim prefeito invade câmara e provoca quebradeira

CONFUSÃO NA CÂMARA DE VEREADORES 
Clima de tensão no município de Umirim, na região Norte. O presidente da Câmara de Vereadores, Jocélio Pinto, vai instaurar inquérito para apurar invasão e destruição de patrimônio público pelo prefeito da cidade. Ontem (2), José Pinto da Silva invadiu a câmara para ameaçar parlamentares e funcionários e, segundo o vereador Felipe Uchôa, provocou quebradeira no prédio e danificou a sala da presidência.

O prefeito José Pinto da Silva teria ido tomar satisfações porque teria sido agredido verbalmente pela oposição. Ele chegou a bater no presidente da associação da agricultura familiar João Leal Filho. Depois da agressão, várias pessoas foram prestar queixa na polícia contra o prefeito. A Câmara Municipal está fechada. A sessão que ocorreria hoje (3) foi cancelada. 
(Redação TV Diário)

sábado, 3 de dezembro de 2011

Filha de Pentecoste faz sucesso como Top Model na Bélgica!

Naiara Moraes nascida em Pentecoste, Brasil em 16 de fevereiro de 1989 iniciou sua carreira como modelo de glamour na Bélgica em Agosto de 2010. Em 1 ano de carreira ela posou para vários fotógrafos Belgas e seus videos aparecem no Youtube com mais de 16,500 visitas. Naiara Moraes tem apenas 22 anos mas ela já é considerada a modelo de glamour mais famosa morando em Knokke-Heist. Ela também é conhecida por ser incrivelmente sexy e bonita, e o mesmo pode ser dito para sua dança. Naiara Moraes is a Brazilian glamour model, who moved to Knokke-Heist, Belgium at the age of 21 to pursue a modeling career. The smoking hot Brazilian Naiara Moraes is just 22 but she is already regarded as the hottest glamour model living in Knokke-Heist. She is also known for being incredibly sexy and hot, and the same can be said for her dance


Proposta do governo para os professores é votada por deputados

EU SONHEI QUE O PISO SAI - SUSANA BODE - BAJOST VIDEOS

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...