quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Colegas dizem que jovem flagrada com arma na escola sofria bullying

Estudantes afirmam que adolescente era chamada de apelidos.
Jovem levou arma para 'assustar colega' na escola.

Colegas afirmam que jovem sofre bullying há três anos (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução) 
Colegas afirmam que jovem sofre bullying há três
anos (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

A jovem de 17 anos flagrada com uma arma na escola em que estuda na manhã de quarta-feira (28), no Bairro José Walter, em Fortaleza, sofria bullying segundo os estudantes que frequentam a mesma unidade de educação. “Os meninos implicavam muito com ela.(...). Acho que foi uma reação dela para se defender, acho que a menina não tem culpa. Chamavam ela de 'seca do quinze', 'neguinha' e ela não gostava”, afirmou a colega de sala Naiane Kelly.

Segundo Naiane, a adolescente era quieta e boa aluna. Mas sofria com “brincadeiras” desde o primeiro ano e demonstrava que não gostava, a jovem já está no terceiro ano. Mesmo os estudantes de outras salas sabiam dos ataques sofridos pela estudante. “Nada justifica esse fato, mas não a culpo porque acho bullying algo muito pesado”, disse Vanessa Amaral, que não tinha contato com a adolescente.

O professor da estudante, Franzé Soares, que a desarmou quando a viu com a arma no corredor da escola disse estar surpreso com a atitude da aluna e não sabia dos ataques dos colegas. “Em nenhum momento ela passou isso [os ataques de bullying] pra gente [professores e direção da escola]”, afirmou.

 
A arma
Soares conta que a jovem chegou atrasada na quarta-feira. Nesses casos, o procedimento da escola pede que a aluna permaneça fora da sala de aula até que se inicie a próxima aula. Mas, segundo professor, a jovem não queria esperar. “Ela é uma menina quieta, calma. Ela ficava pedindo que fosse conduzida para sala de aula e o diretor de turma tentando conversar. Aí, ela tira a arma da bolsa e fala assim, 'eu acho que você não está entendendo. Eu quero ir para a sala conversar com os alunos'”, contou Soares, lembrando que a jovem estava muito nervosa.

Franzé Soares afirmou que viu quando a jovem tirou a arma da bolsa, com o cabo virado para cima. “Pus a mão no tambor [onde fica a munição] e imediatamente a desarmei”, disse ele, acrescentando que a jovem não apontou a arma para ninguém. O revólver, calibre 38, estava sem balas. A adolescente disse para a direção da escola que queria apenas dar um “susto” nos colegas.
 

A escola
A coordenadora da escola de ensino médio e profissionalizante, Mônica Duarte, a unidade já conta com atividades preventivas para evitar atos como este. Mônica afirma ainda que os pais dos alunos estão sendo chamados para participarem de reuniões na escola para receberem os devidos esclarecimentos.

As aulas foram suspensas na manhã de quarta-feira. A Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) afirmou que o fato foi “uma situação pontual”. A estudante foi levada à Delegacia da Criança e do Adolescente, com acompanhamento da diretora da unidade escolar e os pais foram comunicados. O órgão também afirmou que “nas escolas estaduais da capital e do interior há diversas ações de incentivo à cultura de paz”. 
Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

Advogados aplicavam golpe em clientes, diz MP; Três estão presos

 
Os quatro advogados teriam se apropriado indevidamente de R$ 631.321,31. A maioria das vítimas seriam moradores pobres da zona rural de Trairi. Três foram presos na manhã de ontem e uma não foi encontrada

Três advogados foram presos ontem, durante a operação Trairi Limpo IV. Após denúncia do Ministério Público Estadual, o juiz Fernando Teles de Paula Lima determinou a prisão de quatro advogados que atuavam desde 2009 em esquema criminoso, no qual se apropriavam indevidamente de indenizações de seus clientes, em sua maioria pobres, moradores da zona rural de Trairi, a 124,5 quilômetros de Fortaleza.

Guilherme de Araripe Nogueira, José Eloísio Maramaldo Filho e Manoel Carneiro Filho foram detidos ainda pela manhã. A advogada Caroline Gondim Lima não foi encontrada no endereço dela, no momento do cumprimento do mandado de prisão preventiva. As informações são do MPE e do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE).

De acordo com o MPE, foram 21 crimes de apropriação indébita. Os réus se apropriavam dos valores pertencentes às partes em até 90% das indenizações concedidas pelo Poder Judiciário. Eloísio Maramaldo Filho teria se apropriado sozinho de R$ 288.491,29, enquanto Caroline Gondim recebeu indevidamente R$ 163.004,17. A quantia obtida ilegalmente pelos outros dois advogados soma R$ 179.825,85.

As investigações foram conduzidas pelo próprio MPE juntamente com a Polícia Civil de Trairi, através do delegado Edmo Leite. O POVO esteve ontem na sede do Município, mas a operação passou despercebida pelos moradores. Apenas um dos advogados, Manoel Carneiro Filho, foi preso no Trairi, mas moradores e vizinhos dos escritórios de advocacia disseram não ter visto nenhuma movimentação diferente. Os demais advogados morariam em Fortaleza.

Além de expedir os mandados de prisão, o juiz Fernando Teles determinou também, na última terça-feira, a quebra dos sigilos fiscais e bancários, bem como o bloqueio dos ativos financeiros dos réus e a indisponibilidade dos bens móveis e imóveis deles. Segundo o juiz, “os fatos relatados na denúncia são extremamente graves e potencialmente lesivos, visto tratar-se, em tese, da existência de uma quadrilha bem organizada, formada por advogados, que têm como vítimas preferenciais pessoas pobres e portadoras de baixa escolaridade”.
 
Máfia da Previdência
Nos anos de 1996 e 1997, O POVO publicou série de matérias sobre a “Máfia da Previdência”, que atingia vários municípios do Ceará. Em Aracoiaba, onde foi deflagrado o escândalo, cerca de 3.500 aposentados passaram procurações aos advogados sem saber o que estavam assinando. Muitas ordens de pagamento foram liberadas pelo INSS, mas poucos receberam o dinheiro.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

De acordo com a denúncia do MPE, a quadrilha atuava se apropriando indevidamente de até 90% das indenizações concedidas às partes pela Justiça.As partes eram orientadas a manter os pagamentos em segredo.

Saiba mais

De acordo com o MPE, os advogados Guilherme de Araripe Nogueira, José Eloisio Maramaldo Gouveia Filho e Caroline Gondim Lima foram alvos da “Operação Trairi Limpo II”, quando se constatou que eles possuíam envolvimento direto com as fraudes licitatórias naquele município, tendo sido decretadas à época as prisões temporárias e preventivas deles.
 
Já os advogados, Manoel Carneiro Filho e Guilherme de Araripe Nogueira são investigados também pela atuação ilegal de Associações Nacionais de Defesa do Consumidor em Trairi, fato apurado perante o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que resultou no afastamento liminar do juiz Nathanael Cônsoli em 4 de setembro deste ano.
 
Nesta última investigação, segundo o Ministério Público Estadual,além de se apropriar indevidamente de até 90% das indenizações concedidas pela Justiça às partes, os acusados orientavam seus clientes a não revelarem o recebimento das indenizações, como forma de ocultar os crimes.Segundo o juiz Fernando Teles de Paula Lima, as prisões foram requeridas “a fim de cessar a reiteração criminosa, garantir a aplicação da lei penal e a conveniência da instrução criminal”. 

Fonte: O Povo

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Município de Itapajé terá extensão do campus da UFC em Sobral

A Administração Superior da Universidade Federal do Ceará está tomando providências para viabilizar uma extensão do campus de Sobral na cidade de Itapajé direcionado para a formação de professores da Educação Básica. Na manhã dessa segunda-feira (26), o Reitor Jesualdo Farias e o Pró-Reitor de Graduação, Custódio Almeida, estiveram reunidos com o deputado federal Danilo Forte tratando dos detalhes do projeto que recebe apoio da bancada federal cearense no Congresso Nacional. 
Em Itapajé, já existe um imóvel que abrigará os cursos, faltando os trâmites burocráticos para que a Universidade possa ali se instalar, depois de feitas as reformas necessárias, a serem apontadas pela equipe da Coordenadoria de Obras e Projetos da UFC, que visitará o local no início de dezembro. Para garantir recursos de custeio e para o corpo docente e técnico-administrativo, o deputado Danilo Forte está apoiando a Universidade nos encaminhamentos necessários junto ao Ministério da Educação.
Ao se voltar para o Ensino Fundamental e Médio, a extensão do campus de Sobral se concentrará em pelo menos 12 disciplinas, dentre elas Física, Química, Matemática, História, Geografia, Biologia e Filosofia. "O funcionamento dos cursos só se iniciará quando toda a infraestrutura estiver montada e apta a receber alunos", ressalta o Prof. Jesualdo Farias. "A previsão é de que, dentro de um ano e meio, possa estar efetivado", complementou. A princípio funcionará em três turnos, ofertando 300 vagas. Haverá dois tipos de alunos: os de segunda licenciatura e os que ingressarão por meio do ENEM-SiSU.
Fonte: Gabinete do Reitor – fone: 85 3366 7307 UFC

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

As Melhores Médias do ENEM 2011 no Ceará!

10 melhores colocados no Enem 2011

Ceará: apenas 3 colégios públicos estão entre as 50 melhores médias do Enem

No ranking das melhores médias do Brasil, um colégio particular de Fortaleza entrou na lista

 
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (22) a lista com as médias das escolas no Enem 2011. No Ceará, apenas três colégios públicos – sendo um federal – ficaram entre os 50 primeiros. No ranking das melhores médias do Brasil, um colégio particular de Fortaleza entrou na lista. Ao todo, 492 colégios do Ceará estão na lista.
Só foram divulgadas as escolas cuja a participação dos alunos no Enem foi igual ou superior a 50%. Os registros levam em conta as médias obtidas pelos alunos nas provas de ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. A prova de redação não foi utilizada para o cálculo da média.
Ranking das escolas cearenses
Dos 492 colégios do Ceará que estão na lista divulgada pelo MEC, apenas duas escolas estaduais ficaram entre as 50 escolas cearenses com melhor média do Enem 2011. Os outros 47 colégios são particulares e um é federal, que o Colégio Militar de Fortaleza. Em 32º lugar ficou o Colégio da Polícia Militar do Ceará, com a média 579,66, e em 47º lugar ficou o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros com a média 567,71.
Confira as melhores colocadas:
Melhor escola pública aparece apenas na 18º posição (ARTE: Luana Araújo)
Na lista cearense, o Colégio Ari de Sá Cavalcante aparece no topo, com a média 710,55. Entre os 10 primeiros colocados no ranking nacional, o mesmo colégio particular ficou em 5º lugar, abaixo apenas de colégios de São Paulo e Minas Gerais.
Seduc 
A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) informou por meio de sua assessoria, que vai analisar os dados e assim que possível dará uma resposta. 
Fonte: Jangadeiro

terça-feira, 20 de novembro de 2012

PROFESSORES ESTADUAIS Mensagens chegam ao Legislativo

20.11.2012

...
Cinco mensagens do Poder Executivo deram entrada na Assembleia Legislativa e serão lidas na sessão de hoje. Quatro delas são relacionadas à educação e uma é referente ao Departamento de Trânsito do Estado do Ceará (Detran-CE). Algumas das matérias direcionadas à educação atendem ao acordo firmado entre o Governo do Estado e os p...
rofessores. Uma delas dispõe sobre a criação de 1.838 novos cargos de professor para a realização de concurso público. O Governo pede regime de urgência para as cinco matérias.

Os 1.838 novos cargos são para professores classe pleno I, referência I. De acordo com o artigo 2º da mensagem, os cargos criados devem suprir as carências de docentes nas disciplinas e áreas do ensino médio nas escolas estaduais. O Governo explica ainda no projeto de lei, que a criação dos cargos são em decorrência da realização de concurso público para três mil cargos de docentes. De acordo com o líder do governo na Assembleia, deputado Sérgio Aguiar (PSB), as 1.162 vagas restantes já existem, surgidas a partir da promoção dos professores que passaram para outras referências.

A segunda mensagem do Executivo disciplina o artigo 3º da Lei n° 15.064 de dezembro de 2011, quanto a utilização dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb) para a distribuição com os profissionais do Grupo Ocupacional Magistério da Educação Básica (MAG).

A terceira mensagem altera a gratificação por regência de classe. A modificação diz que a gratificação e alterações para os professores com mestrado e doutorado será adicionada em 10% , e 30% sobre o vencimento base para os mestres com doutorado.

A última mensagem destinada á área da educação tem o objetivo de aprimorar os critérios de desempate para a concessão do prêmio Escola Nota Dez.

Sobre o projeto de lei destinado ao Detran, estende aos aposentados e pensionistas desse órgão o acréscimo do valor da gratificação de produção já previsto na Lei 15.204 de julho de 2012. O líder governista, deputado Sérgio Aguiar, disse que vai pedir tramitação em regime de urgência para as matérias destinadas à área da educação, em razão de terem sido fruto de acordo entre o Governo e os professores

Polícia Federal realiza operação em Trairi



A Polícia Federal realiza, neste momento, uma operação em Trairi, município vizinho a São Gonçalo. Desde às 5 horas, que a PF cumpre mandados de prisão. No total foram expedidos 12 mandados. Segundo as primeiras informações a operação é denominada de “Trairi Limpo 3″.

Os presos estão sendo acusados de formação de quadrilha, corrupção eleitoral e transporte de eleitores, durante o período de eleições. Entre os presos estão a prefeita eleita, Nara Porto, o vice Ademar Barroso, o vereador Henrique Mauro Filho e o ex-prefeito Henrique Mauro.

Outras pessoas também já foram presas e estão sendo levados para a Delegacia de Trairi.
Roberto Moreira

Presa a prefeita eleita de Trairi


20/11/2012 - Uma operação desencadeada no início da manhã desta terça-feira (20) culminou na prisão de 12 pessoas em Trairi, município vizinho a São Gonçalo. Dentre os presos está Regina Nara Batista Porto, a 'Regina do Mauro', candidata do PSDB eleita prefeita da cidade no pleito deste ano. A operação foi realizada em conjunto pelo Ministério Público Estadual (MPE), Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) e Polícia Federal.

De acordo com o promotor de Justiça Igor Pereira, a operação "tem por objetivo investigar a prática de formação de quadrilha, corrupção eleitoral e transporte irregular de eleitores por parte de alguns membros da coligação que saiu vitoriosa".

Das 12 pesosas presas, sete já foram conduzidas à Delegacia para prestar depoimento.
Diário do Nordeste

Dia da Consciência Negra: Rap e Educação combatem a violência

Dia 20 de novembro dia da consciência negra, data escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares que morreu nessa data no ano de 1695 e foi símbolo da resistência, da luta do povo negro por liberdade.
E agora em pleno século XXI, como esta a situação do negro na sociedade brasileira?
Hoje vamos debater dois pontos cruciais Educação e Violência, mas antes vamos recordar duas informações de extra importância: O Brasil foi o último pais da América a abolir a escravidão. E somos o país com a maior população de negros fora do continente africano segundo estimativas do IBGE censo 2010 há 100 milhões de habitantes negros no Brasil que equivale a 51% da população total.
Mesmo representando metade da população os negros sofrem com as seqüelas da escravidão. O racismo impera em nossa sociedade os indicadores sociais mostram o fosso que existe entre negros e brancos.
No Brasil em média o negro estuda 2,1 anos a menos que um branco, e os que conseguem concluir o ensino superior não chega nem a 5%. E a taxa de assassinatos de pessoas negras é infinitamente superior a de pessoas brancas. Os negros são mais vulneráveis a violência, porque sofrem  as conseqüências do racismo.
O Hip Hop nacional vem travando uma dura luta contra o racismo, e o rap nacional com suas letras fortes e contundentes há anos  denuncia o extermínio da população negra.
Vários manos da periferia encontraram no rap uma alternativa de vida , mas  nem todos serão cantores ou terão grupos é preciso que além de rappers , também tenham  médicos, professores, advogados, jornalistas entre outros muitos profissionais
Os negros precisam esta inseridos em todas as áreas, não é possível admitir que negros só possam ser cantores ou jogadores de futebol.
A educação é a chave do conhecimento que liberta, que revoluciona e por isso mesmo que não será dada pelo sistema, será preciso lutar por ela.

Como o nosso povo pode enfrentar a violência imposta  pelo Estado racista brasileiro?
O Portal Rap Nacional trouxe para o debate o Douglas Belchior professor de História, Educador Social,  militante socialista atuante no movimento negro, coordenador da União de Nucleos de Educação Popular Para Negros/as e Classe Trabalhadora (Uneafro-Brasil).
Confira nosso bate papo sobre genocídio da população negra, educação e movimento hip hop

Portal Rap Nacional : Segundo o IBGE em pesquisa divulgado em 2010,  entre 2000 a 2008 a taxa de homicídios de pessoas negras foram superior a de pessoa brancas , como a Uneafro encara esses dados ?
Douglas Belchior : A taxa de homicídios cuja a vítima é a população negra sempre foi superior. Em 2009 a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, UNICEF e o Observatório de Favelas divulgam resultados de sua pesquisa, e os dados são estarrecedores: 33,5 mil jovens serão executados no Brasil no curto período de 2006 a 2012. Os estudos apontam que os jovens negros têm risco quase três vezes maior de serem executados em comparação aos brancos. Já o “Mapa da Violência 2011: os jovens do Brasil”, em 2002, em cada grupo de 100 mil negros, 30 foram assassinados. Esse número saltou para 33,6 em 2008; enquanto entre os brancos, o número de mortos por homicídio, que era de 20,6 por 100 mil, caiu para 15,9. A população negra é, historicamente, feita de “bucha de canhão” para os interesses das elites racistas no Brasil.
Com o fim da Escravidão, período em que negro escravizado era super-valorizado como mercadoria, essa população não só foi “descartada”, como passou a ser alvo de um projeto de extermínio. Esse projeto se inicia com a imigração européia, a partir da política de embranquecimento da população. Essa ação, a partir do Estado, continua até nossos dias: a miséria, a falta de serviços básicos como saúde, educação e moradia e principalmente a partir da política de “segurança pública” que condena a população negra ao encarceramento nos presídios e fundações, quando não assassinadas, como acontece de maneira explícita no Brasil. Nós da UNEafro-Brasil denunciamos o Genocídio da Juventude Negra como ação promovida pelo Estado Brasileiro.

P.R.N:  Qual a melhor forma de enfrentamento do genocídio que a população negra continua sofrendo ?
Douglas Belchior: Em São Paulo, ao lado de movimentos tais como Circulo Palmarino, MNU, Consulta Popular, Levante Popular, Tribunal Popular, Fórum de Hip-Hop entre outras organizações, construímos o Comitê de Luta Contra o Genocídio, que tem feito ações importantes de denúncia e formação política em comunidades, além de atos públicos e intervenções na Assembléia Legislativa do Estado, no próprio Poder Executivo e nas instâncias  do Poder Judiciário. Sabemos das limitações em denunciar o Estado para o próprio Estado. Por isso, gastamos a maior parte de nossa energia organizando trabalhos de base, seminários, formação em Cursinhos Comunitários e Escolas. A ideia é provocar nossa organização para resistir e lutar. Iniciativas como essa estão acontecendo em todo o país.
P.R.N:  Sabemos que a educação é uma das formas de inclusão que a Uneafro trabalha, as políticas públicas vigentes voltadas para os negros e pobres, estão surtindo efeitos?
Douglas Belchior : O racismo é constitutivo do capitalismo brasileiro. É uma ideologia de dominação sem a qual a elite brasileira não se manteria. Esse quadro explica, em parte, o fato de a Lei 10639/03 (alterada pela lei 11645/08), apesar de sua histórica e festejada aprovação, não ter saído do papel. Afinal, sua intenção é justamente contribuir para a superação dos preconceitos e atitudes discriminatórias por meio de práticas pedagógicas que incluam o estudo da influência africana e indígena na cultura nacional.
É necessário trabalhar para que o Plano Nacional de Educação – PNE, que volta a ser debatido, contemple a necessidade de radicalizar na efetivação das leis 10639/03 e 11645/08. E mais que isso: Em tempos de reivindicação pelo aumento dos investimentos em educação para a ordem de 10% do PIB, a UNEafro-Brasil propõe uma bandeira paralela tão importante quanto: a obrigatoriedade da destinação de, no mínimo, 10% dos recursos da educação de municípios, estados e federação para a aplicação das Leis 10639/03 e 11645/08. É preciso também regulamentar punições severas aos gestores públicos que as descumprirem.
A educação, num sentido ampliado, é tudo o que rodeia e forma o indivíduo, seja na escola formal, no ambiente familiar, nos diversos espaços de sociabilidade. E hoje, mais que nunca, também através dos meios de comunicação, em especial a televisão, a produção cultural (sobretudo na música) e as redes sociais da internet. Essa realidade nos coloca o desafio de pensar numa radical reformulação da educação brasileira, não apenas no que diz respeito aos recursos, mas ao modelo educacional, aos valores e aos métodos.
P.R.N: Nesse 20 de novembro de 2011, o que pode ser comemorado?
Douglas Belchior : Dos 16 milhões de pessoas em condições sociais abaixo da linha da miséria, 70% são negros; Doa 14 milhões de Analfabetos no Brasil, 70% são negros; O Desemprego continua atingindo em maiores proporção a população negra, mesmo aqueles com qualificação profissional; Mulheres negras sofrem em dobro com o racismo e o machismo, são mal tratadas nos serviços de saúde, são desvalorizadas no trabalho e sofrem mais com violência doméstica e todos os tipos de assédios. A população negra é a que mais precisa do SUS- Serviço Único de Saúde, e é também a que tem mais dificuldade no acesso.
A população Quilombola não tem sua ancestralidade respeitada e suas terras continuam sem titulações; As religiões de matriz africana continuam perseguidas e desrespeitadas; A juventude negra continua a ser assassinada; o Estatuto da Igualdade Racial é uma mentira e as principais Universidades no Brasil, a USP por exemplo, recusam -se a implantar Cotas para Negros; O que há para comemorar? Nossa coragem e nossa resistência. Somos mais de 50% da população Brasileira. Mudar o Brasil pra melhor é nossa responsabilidade!
P.R.N: Quais as principais bandeiras de luta em pauta pelos movimentos nesse feriado?
Douglas Belchior: Há bandeiras, infelizmente permanentes: Contra O Genocídio da Juventude Negra; Contra o Machismo e a violência dirigida a mulher negra; Pelo feriado Nacional, Por um Estatuto da Igualdade Racial com caráter determinativo; por Cotas para negros/as em universidades, concursos públicos, partidos políticos, e mídias. Lutamos sobre tudo contra o racismo, o maior câncer da sociedade brasileira.
P.R.N: Articulação entre os movimentos sociais junto com o movimento hip hop o que falta para estreitar os laços?
Douglas Belchior: Nós da UNEafro-Brasil respeitamos e admiramos o Hip-Hop Nacional por sua natureza contestadora e revolucionária. O Hip-Hop popularizou a luta contra o racismo e a denúncia da violência policial em todo o país. Evidente que o capital busca cooptar os talentos e a própria cultura pelo poder da grana, mas somos muito confiantes naqueles que levam a bandeira da Cultura Hip-Hop de raiz, da luta negra e da justiça.
A militância política tem muito a aprender com o Movimento Hip-Hop, assim como o o Movimento Hip-Hop tem bastante a aprimorar com os grupos de estudo e de militância política. Precisamos construir esses espaços de encontro e de formação em comum, com tempo e paciência para estudar, debater e construir ações comuns. Motivos para lutar juntos não faltam. O Hip-Hop será a trilha sonora da Revolução Brasileira!
Esperamos que todos possam refletir em cima dessa matéria, porque é nóis por nóis, movimento HIP HOP, movimento negro, movimentos sociais diversos.
Somente a UNIÃO e a LUTA em conjunto será capaz de nós proporcionar a vitória , juntos somos fortes.
AXÉ…

Texto e Entrevista : Paula Farias
@paullafariass

Douglas Belchior

Blog Danúsio celebra o Dia da Consciência Negra!


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Governo do Estado anuncia benefícios assegurados para professores a partir da aplicação dos 77% do Fundeb

Nesta quarta-feira, dia 14, durante reunião entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, e Sindicato Apeoc, foram garantidos benefícios importantes para a valorização da categoria.  Serão contemplados gestores escolares e professores que desempenham atividades técnicas nos órgãos regionais e na sede da Secretaria, e, principalmente, os professores que fazem o dia a dia das escolas públicas estaduais.


Os benefícios resultam da ampliação do percentual do FUNDEB a ser comprometido com a folha de pagamento de magistério, garantido na Lei 15.064/2011.  A iniciativa permitiu ao Estado proporcionar aumento remuneratório, arcar com novos custos da jornada de trabalho do professor, garantindo 1/3 para momentos de formação, estudos e  planejamentos. O destaque ficou para os professores no início de carreira que terão incremento de 40% em sua remuneração, enquanto os especialistas 12% e os temporários de 10%.


Todos esses assuntos foram debatidos ao longo do ano com a representação da categoria de forma contínua para análise dos custos e sustentabilidade legal das melhorias a serem implantadas.


Veja quais são os benefícios assegurados:  


1. Criação da PVR FUNDEB – Parcela Variável Redistributiva do FUNDEB, com o objetivo de melhoria remuneratória para os professores ativos estaduais, bem como para professores contratados por tempo determinado, com foco principal no início de carreira.

Beneficiados:
Professor nível médio - 12,6%
Professor em nível inicial - licenciatura – acréscimo de 40%
Professor especialista – acréscimo de 12%
Professor temporários – acréscimo de 10%
Professor mestre - 7,6%
Professor doutor: 4,5%

ATENÇÃO! Serão beneficiados os professores lotados nas escolas, Credes e Seduc.

Pagamento:
Retroativo a outubro de 2012 (pagamento em dezembro de 2012)
Incorporado à aposentadoria
Em outubro de 2013 passará por nova análise de valores


 2. Incremento, a partir de janeiro de 2013, nos Cargos Comissionados dos Núcleos Gestores das escolas para o fortalecimento do processo de ensino aprendizagem e da gestão escolar.

 Secretários escolares – passam do cargo DAS-3 para DAS-2
O valor da gratificação passa de  R$ 737,28 para R$ 983,09 , equivalente a um  aumento de 33,3%

Coordenadores escolares – passam de DAS -2 para DAS-1
O valor da gratificação passa de  R$ 983,09  para R$ 1.310,77, equivalente a um aumento de 33,3%

Diretores de CEJA e escolas tipo “C” - passam de DAS 1 para DNS-3

O valor da gratificação passa de  R$ 1.310,77 para R$ 1.872,59, equivalente a um aumento de  42,89%

Criação do cargo de Coordenador Financeiro em todas as escolas com gratificação de cargo DAS-2, com o objetivo de dar maior eficiência aos processos administrativos e financeiros das escolas.



3. Pagamento da carga horária de 1/3 de planejamento

Beneficiados:
Professores que estão em sala de aula . A partir de 2012 passaram a ter carga horária de planejamento que saiu de 20% para 25%

Pagamento:  
Em dezembro de 2012, haverá pagamento de 8% referente à  diferença dos 25% de hora atividade implantada e sua integralização em 33%
Pagamento em uma única parcela retroativa à agosto/2012



4. Rateio do eventual saldo do Fundeb relativo à integralização dos 77%  que legalmente devem ser aplicados em Folha de Pagamento no ano de 2012.

Beneficiados:
todos os professores ativos e contratados por tempo determinado

Pagamento:
Garantido pela Lei 15.064/2011
Pagamento até final de março de 2013

 ATENÇÃO! Serão beneficiados os professores lotados nas escolas, Credes e Seduc.

5. Criação em Lei de uma Comissão Paritária, formada por Seduc e Sindicato Apeoc com o objetivo de acompanhar e analisar os efeitos da Lei 15.064/2011.


6. Concurso Público para Professor das Disciplinas do Ensino Médio – 3 mil vagas


 7.  Estendido o direito legal da gratificação por efetiva regência para todos os professores lotados nos órgãos que compõem o Sistema Estadual, incluindo escolas, Credes e Seduc-sede, com porcentagem diferenciada para mestres e doutores.
mestre – regência de 20%
doutor – regência de 40%
 
 As mensagens de Lei que irão regulamentar os benefícios acima foram enviadas à Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, dia 14 de novembro de 2012. Veja os números das Mensagens:
7417, 7418 e 7419


14.11.2012
Assessoria de Comunicação da Seduc

terça-feira, 13 de novembro de 2012

TD de História – 3 º Ano – Noite – Profº Danúsio ALMEIDA



1. (Ufes 2006) "A história econômica da presidência de Dutra pode ser dividida em duas fases: 1946-47 e 1947-50. No primeiro período ensaiou-se o retorno aos princípios do liberalismo do 'laissez faire', uma política que foi abalada pelo rápido esgotamento das reservas brasileiras de divisas e do resultante deficit no balanço de pagamentos em 1937. A reintrodução de controles cambiais, em junho de 1947, marcou o começo da transição para o segundo período com o aceleramento da 'industrialização espontânea' e uma inclinação para formas rudimentares de planejamento geral dos gastos federais."
(SKIDMORE, Thomas E. "Brasil: de Getúlio a Castelo Branco (1930-1964)". Rio de Janeiro: Editora Saga, 1969, p. 96.)

Considerando que o governo do Presidente Eurico Gaspar Dutra (1946-1950) transcorreu numa conjuntura internacional demarcada pelo início da Guerra Fria, cite e caracterize quatro fatos políticos significativos, contemplando as duas fases mencionadas no texto.

2. (Unesp 2006) Leia o trecho de uma marchinha do carnaval de 1951.

Bota o retrato do Velho outra vez,
Bota no mesmo lugar.
O sorriso do velhinho faz a gente trabalhar.
Haroldo Lobo e Marino Pinto, 1951.)
Cantada por Francisco Alves, essa música se tornou um recurso de propaganda política do período.
Responda.
a) A letra da música faz referência a qual personagem da História do Brasil?
b) Comente o significado desse personagem na História Republicana Brasileira.
(Uff 2005) "Em janeiro de 1953 o general Eisenhower assumiu o mandato presidencial (...). Além de converter o anticomunismo em uma verdadeira cruzada, o governo dos Estados Unidos adotou uma postura rígida diante dos problemas financeiros dos países em desenvolvimento. A linha dominante consistiria em abandonar a assistência estatal e dar preferência aos investimentos privados. As possibilidades de o Brasil obter créditos públicos para obras de infraestrutura e para cobrir os deficits do balanço de pagamentos encolheram sensivelmente" (FAUSTO, Boris. "História Concisa do Brasil". SP, Edusp/Imprensa Oficial, 2002, p. 227).

Partindo da citação, analise a conjuntura histórica brasileira em relação à política externa americana, estabelecendo conexões com o suicídio do presidente Getúlio Vargas.

3. (Unesp 2004)A renúncia de Jânio Quadros, em 1961, abriu um período de grande instabilidade política: havia aqueles que se opunham à posse do vice-presidente, João Goulart, e os que defendiam o cumprimento estrito da Constituição, que estipulava posse do vice em caso de renúncia ou morte do presidente.
a) Qual a saída política encontrada pelo Congresso Nacional para resolver o impasse?
b) Caracterize o governo Goulart, do ponto de vista político.
4. (Uerj 1998) O ano de 1946 traz de volta as eleições para o cenário político brasileiro, com o fim do Estado Novo. O governo Dutra (1946 - 1951), contudo, reflete sua participação nos quadros da Guerra Fria, caracterizada pela Doutrina Truman e pelo Plano Marshall.
a) Explique o significado do Plano Marshall, relacionando-o ao surgimento da Guerra Fria.
b) Cite dois acontecimentos ocorridos durante o governo Dutra que evidenciem a influência do contexto da Guerra Fria.




5. (Ufrj 2008)"Em 1950, candidato pelo PTB, Vargas retornou à Presidência. Resolvido a diferenciar-se do ditador estadonovista, o novo presidente retomaria o trabalhismo. (...) Na sua plataforma estavam os ideais do desenvolvimento, nacionalismo e distributivismo, elementos que cativaram diversos segmentos da sociedade".
(Silva, Fernando Teixeira da & Negro, Antônio Luigi. "Trabalhadores, sindicatos e política" (1945-1964).)
Indique uma medida adotada pelo segundo governo Vargas (1950-1954) e explicite sua relação com um dos ideais referidos no texto.

6. (Ufrrj 2007) "Foi no governo Dutra que se iniciou uma das mais vigorosas e apaixonadas lutas entre os partidários da defesa das riquezas nacionais e adeptos de concessões ao capital estrangeiro: a campanha 'o petróleo é nosso' (...)."
(AQUINO, Rubim S. L. de e outros. "Sociedade Brasileira: uma história através dos movimentos sociais - da crise do escravismo ao apogeu do neoliberalismo". 2a ed. RJ: Record, 2000, p. 468.)
O governo Eurico Dutra (1946/51) caracteriza-se por seu conservadorismo político e pelo liberalismo econômico, enfrentando fortes pressões nacionalistas.
a) Explicite o resultado mais expressivo da campanha, acima citada, no início dos anos 50.
b) Cite duas ações do governo Dutra que caracterizam o seu conservadorismo político.

7. (Fgv 2005) "...Nada mais vos posso dar a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida... Cada gota de meu sangue será uma chama imortal em vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio respondo com o perdão. E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória... Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história."
"Carta-Testamento de Getúlio Vargas" in Documentos de História do Brasil, organizado por Mary Del PRIORE e outros, São Paulo, Scipione, 1999, pp. 98-99.
A Carta-Testamento de Getúlio Vargas foi publicada pela imprensa brasileira em 24 de agosto de 1954. O suicídio do presidente da República foi um dos episódios mais dramáticos da História brasileira no século passado e ocorreu em meio a uma grave crise política. Analise tal situação, considerando:
- O panorama da crise política de 1954.
- As características da política de massas do período.
- As consequências políticas da morte de Vargas.
8. (Puc-rio 2005) Leia atentamente trechos da entrevista que o jornalista Villas-Bôas Corrêa concedeu à revista Nossa História, em agosto de 2004 (n.10, p. 39-40):
"Os jornais eram todos muito hostis a Vargas, faziam uma campanha extremamente violenta".
"A notícia do suicídio [24 de agosto de 1954] explodiu quando eu estava na altura da [rua] Uruguaiana. Bem na minha frente estava uma senhora negra, baixota, gorda, com duas sacas na mão. Ela parou e parecia inchar. De repente, berrou com violência: 'Canalhas, ladrões, mataram nosso amigo, mataram o velhinho!'."
O depoimento de Villas-Bôas Corrêa caracteriza algumas ambiguidades, explicitando rejeições e apoios, associadas à figura do Presidente Getúlio Vargas.
a) Caracterize UM motivo para a hostilidade de muitos órgãos de imprensa durante o 2o Governo Vargas.
b) Caracterize UM motivo para o apoio popular a Vargas.

T.D de História – Independencia Política do Brasil – 2º ano

1 — (Fatec/SP — 1995) A abertura dos portos, realizada por D. João (1808), teve amplas repercussões, pois na prática significou:

a) o aumento sensível das exportações sobre as importações, com a restauração da balança de pagamentos.
b) o estabelecimento de maiores laços comerciais com Lisboa, conforme o plano de Manuel Nunes Viana, paulista de grande prestígio.
c) manutenção da politica econômica mercantilista, segundo defendia José da Silva Lisboa.
d) o rompimento do pacto colonial, iniciando em novo processo que culminou com a Independência.
e) a intensifIcação do processo de independência econômica do Brasil, em face da liberdade industrial.


2 - A respeito da Revolução Pernambucana de 1817, considere as seguintes afirmativas:
I. Foi marcada por forte sentimento antilusitano, resultante do aumento dos Impostos e dos grandes privilégios concedidos aos comerciantes portugueses.
II. Não contou com o apoio de religiosos e militares, tendo apenas a adesão dos demais segmentos da população,
III. Foi uma revolta sangrenta que durou mais de dois meses e deixou profundas marcas no Nordeste, com os combates armados passando de Recife para o sertão, estendendo-se também a Alagoas, Paraiba e Rio Grande do Norte.
IV. A revolta foi sufocada apenas dois anos depois por tropas aliadas, reunindo forças armadas portuguesas, francesas e inglesas.
V. Propunha a República, com igualdade de direitos e a tolerância religiosa, mas não previa a abolição da escravidão .
São verdadeiras apenas as afirmativas:

a) I,IIIe V
b) I, II e III
c) I,IV e VI
d) II,III e IV
e) II, III e V


3 - A transferência do governo português para o Brasil, em 1808, teve ligação estreita com o processo de emancipação política da colônia porque:

a) introduziu as idéias liberais na colônia, incentivando várias rebeliões.
b) reforçou os laços de dependência e monopólio do Sistema Colonial, aumentando a insatisfação dos colonos,
c) incentivou as atividades mercantis, contrariando os interesses da grande lavoura.
d) favoreceu os comerciantes portugueses, prejudicando os brasileiros e os Ingleses (gados ao comércio de importação.
e) lnstalou no Brasil aestiutura do Estado português, reforçando a unidade e a autonomia da colônia.

4 - A luta para construir a autonomia política do Brasil contou com várias rebeliôes, em que se destacaram reflexões sobre a questão da escravidão, que tanto atingiu a nossa história, Os escravos foram decisivos para a produção da riqueza social e sofreram com a exploração polftica e física dos seu senhores. Sobre a luta contra a escravidão no Brasil, podemos afirmar que:

a) não houve resistências dos grandes proprietários, preocupados apenas com os lucros da exportação de seus produtos.
b) a Revolta dos Alfaiates, na Bahia, mostrou-se contra a escravidão e teve apoio da população mais pobre de Salvador,
c) todas rebeliões políticas do século XVIII foram claramente contra a escravidão; sobretudo, as que ocorreram em Pernambuco.
d) a vinda das idéias liberais para o Brasil em nada contribuiu para o fim da escravidão no século XIX,
e) o fim do tráfico em 1850 não teve relação com a luta contra a escravidão, não abrindo, pois, espaços para sovas reivindicações de liberdade.


5 - A Conjuração Baiana (1798) diferenciou-se da Conjuração Mineira (1789), entra outros aspectos, porque aquela:

a) envolveu a alta burguesia da sociedade do Nordeste.
b) pretendia a revogação da política fiscal do Marquês de Pombal.
c) aglutinou a oficialidade brasileira insatisfeita com seu soldo,
d) teve um caráter popular, com preocupações sobretudo sociais.
e) ficou também conhecida como ‘revolta dos marinheiros”.

6 - A crise do sistema colonial foi uma construção histórica. Muitas rebeliões aconteceram e evidenciaram os descontentamentos dos colonos com as atitudes da metrópole. No Brasil colonial, tivemos:

( ) Revolta dos Mascates, que ameaçou o domínio português com as alianças políticas feitas entre os comerciantes do Recife e a aristocracia de Olinda,
( ) a Inconfidência Mineira, que defendia, Influenciada pelas ideias iluministas, o fim imediato da escravidão,
( ) Inconfidência Baiana, em 1798, que contou com a liderança marcante dos grandes proprietários da terra e a participação dos maçons na divulgação das idéias liberais,
a Guerra dou Emboabas, que ameaçou o domínio português, no século XVIII, com a ação dos rebeldes que conseguiram o controle e a exploração das minas de ouro.
( ) a Revolução de 1817, com a participação destacada do clero pernambucano e com a defesa de princípios do liberalismo.

a) V,V,V,V,V
b)V,V,F,F,V
c)F,F,V,F,V
d)F,F,F,F,V
e)F,F,F,F,F


7 - Leia as afirmações sobre a Sedição Baiana de 1798 e assinale a alternativa CORRETA.
I. Conhecida como Conjuração Baiana ou dos Alfaiates, a Sedição de 1798, foi um movimento social de caráter republicano e abolicionista.
II, Diferentemente da Conjuração Mineira, o movimento de 1798 teve apoio dos setores mais explorados da sociedade colonial.
III. Entre as reivisdicações dos sediciosos estavam o fim do domínio colonial, a separação Igreja-Estado e a igualdade de direitos,sem distinção de cor ou de riqueza.
IV. Dos muitos processados, quatro foram enforcados. Entre eles, Manuel Faustino dos Santos, de apenas 23 anos.
V, O movimento caracterizou-se pela distribuição de panfletos manuscritos na cidade de Salvador.

a) apenas I, II e IV estão corretas
b) apenas II, III e V estão corretas
c) apenas III e V estão corretas
d) apenas I e IV estão corretas
e)todas estão corretas


8 - A respeito da independência do Brasil, pode-se afirmar que:

a) consubstanciou os ideais propostos na Confederação do Equador.
b) instituiu a monarquia como forma de governo, a partir de amplo movimento popular.
c) propôs, a partir das idéias liberais das elites políticas, a extinção do tráfico de escravos, contrariando os interesses da Inglaterra. ‘
d) provocou, a partir da Constituição de 1824, profundas transformações na estruturas econômicas e sociais do País.
e) implícou na adoção da forma monárquica de governo e preservou os interesses básicos dos proprietárlos de terras e de escravos.


9 - Assinale a opção cujo conteúdo está ligado à concretização da emancipação política do Brasil, em 1822:

a) reforço da política de monopólios adotada peio governo de D. João no Brasil.
b) apoio do rei aos setores liberais da colônia, como no caso da Revolução Pernambucana.
c) política recolonizadora do Brasil adotada pelas cortes portuguesas.
d) desdobramento da Revolução Liberal do Porto na colônia.
e) reação das elites coloniais à permanência do Príncipe Herdeiro de Portugal na colônia.


10 - A Independência do Brasil despertou interesses conflitantes tanto na área econômica quanto na área política.
Qual das alternativas apresenta esses conflitos?

a)Os interesses econômicas dos comerciantes portugueses se chocaram com o “liberalismo econômico” praticado pelos brasileiros e subordinado à hegemonia da Inglaterra.
b) A possibilidade de uma sociedade baseada na igualdade e na liberdade levou a jovem nação a abolir a escravidão,
c) As colônias espanholas tornaram-se independentes dentro do mesmo modelo brasileiro: monarquia absolutista.
d) A Guerra da Independência dividiu as províncias brasileiras entre o “partido português” e o “partido brasileiro”, levando as Províncias do Grão-Pará, Maranhão, Bahia a Cisplatina a apoiarem, por unanimidade, a Independência.
e) Os republicanos, as monarquistas constitucionalistas e os absolutistas lutaram lado a lado pela Independência, são deixando que as suas diferenças dificultassem o processo revolucionário.


Gabarito:

1)D 2)B 3)E 4)B 5)D 6)D 7)E 8)E 9)C 10)A

Artimanhas para Sobreviver - Comunidade do Sítio do Meio em Pentecoste Ceará!


A aridez extrema do clima em Pentecoste, pegando fogo às 10 da manhã, não desfez as aulas na Escola de Ensino Infantil e Fundamental João Rodrigues Cordeiro. Sim, alterou o cotidiano de três professores e dos 47 estudantes de 3 a 16 anos que experimentam do maternal ao 7º ano. Por causa da falta d’água, na manhã em que estivemos no lugarejo de Sítio do Meio (um poeiral grande quando o automóvel passa e caatinga desmatada), a aula teve de terminar mais cedo. À tarde não funcionou. 

Naquele dia (e em alguns outros) faltou água de beber e para cozinhar a merenda. Mas Lindomar Rocha de Alcântara, 39, professor polivalente, pai de aluno e coordenador do colégio, se desdobrava em sua moto nas estradas de areia e pedra para resolver o reabastecimento de uma cisterna e uma caixa d’água de 5 mil metros cúbicos. O carro-pipa viria, estava certo. “Nesse tempo é assim mesmo. Mas a escola não fecha”, garantia na palavra. Confiante.

Fechar, fechar, não é a seca que põe em risco a continuidade da escola municipal. Pior do que a estiagem, confidencia Lindomar Rocha, são os “interesses imprevisíveis da politicagem”. Em 2009, a pequena João Rodrigues Cordeiro só não parou de funcionar porque o professor reuniu boa parte das 72 famílias da Associação de Moradores de Sítio do Meio para que evitassem um prejuízo ainda maior para meninos e meninas daquele pedaço do semiárido.

A justificativa para o fechamento, explicava Lindomar Rocha, seria uma atecnia burocrática que retirava da escola o direito de receber investimentos dos governos Federal e Estadual. Porque funciona num prédio da Associação de Moradores é como se não existisse no mapa do Ministério da Educação. “Em 2008, depois de muito impasse e reuniões, a Secretaria da Educação de Pentecoste e do Estado prometeram construir um novo espaço para abrigar a escola”, pontuava.

Mas a interferência de um vereador à cata de eleitores e a reclamação de que a nova escola seria construída distante das casas dos estudantes de Sítio do Meio inviabilizaram a obra. Enquanto isso, relatórios da própria Vigilância Sanitária de Pentecoste atestam, desde então, “que o teto tem de ser refeito, que as paredes estão rachadas, que as portas têm de ser trocadas e novas carteiras adquiridas...”, mostrava, papelada na mão, Lindomar Rocha.

No dia em que estivemos em Sítio do Meio seguindo o rastro da seca deste ano, numa manhã de uma terça-feira (16/10) de mormaço, o burburinho de alunos nem passava recibo sobre os problemas ali existentes. Porque o transporte escolar está quebrado há meses, boa parte da meninada ia voltar pra casa a pé. Acompanhados hora pelo que ainda resta de mata branca ou por grandes vazios de pasto e desertificação. E também pelo incentivo de um professor que não se rende aos tempos de deserto: seja político, seja da natureza.

*O POVO entrou em contato com a Secretaria da Educação de Pentecoste por telefone e email, mas não obteve retorno. (Demitri Túlio/Cláudio Ribeiro) 

47 ALUNOS de 3 a 16 anos estudam na Escola de Ensino Fundamental João Rodrigues Cordeiro, em Sítio do Meio (Pentecoste), dirigida pelo professor Lindomar Rocha. 

Fonte: O Povo

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Eleição 2012 Fortaleza: Contra o PT, militantes do PSB gritam: 'Joaquim Barbosa'


O PT cearense foi surpreendido com o poderoso esquema de fiscalização, boca de urna e caça ao voto de última hora montado pelo governador Cid Gomes e seu PSDB.
Desembarcaram em Fortaleza cerca de 100 prefeitos do PSB e de partidos aliados do governo. Cada um acompanhado de cerca de 50 pessoas de sua confiança.
Um mar de bandeiras amarelas - a cor do candidato do PSB a prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio - se contrapõe ao mar de bandeiras vermelhas do PT.
Há pouco mais de uma hora, Elmano de Freitas, candidato do PT, votou numa das zonas eleitorais que funcionam na Assembléia Legislativa.
Foi cercado por partidários do seu adversário que gritavam, agressivos:
- Ladrão, ladrão, ladrão. Mansaleiro, mensaleiro, mensaleiro. Joaquim Barbosa, Joaquim Barbosa, Joaquim Barbosa.
A polícia evitou que Elmano acabasse agredido.
Ibope e Datafolha, ontem, deram os dois candidatos em empate técnico.
 Blog Noblat
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/Default.asp?a=111&cod_blog=129&ch=n&palavra=&pagAtual=5%20&periodo=201210

O que é "trollar"?

Você já deve ter trollado muita gente pela internet. Mas sabe o que isso realmente significa?
O que é
Quem nunca “trollou” (e também quem nunca foi “trollado”!) que atire a primeira pedra. Hoje em dia, entre uma palhaçada e outra na internet, sempre há aqueles que levam as brincadeiras e discussões para outro nível.
E quando isso ocorre, o fato sempre vem acompanhado de um termo relativamente novo, porém já bastante difundido no mundo virtual: trollar! Porém, muita gente vê e até mesmo utiliza a palavra sem saber, de fato, qual o seu real significado.
E aí, ficou na vontade de descobrir? Então fique ligado e não se preocupe, pois isto não é nenhuma “trollagem” no maior estilo erro 404.

Etimologia dos trolls

O verbo troll vem do francês antigo e, segundo a Wikipedia, trata-se de um velho termo utilizado por caçadores. Depois, no inglês moderno, o verbo troll passou a ser conhecido como uma técnica de pesca.
O que é  
Você teria coragem de encarar este troll aí? (Fonte da imagem: Reprodução/RaoulIncorporated)
Já a palavra propriamente dita vem de algo um pouco mais antigo. Troll é a nomenclatura utilizada para definir alguns monstros do folclore escandinavo. Os trolls eram criaturas diversas que podiam ser caracterizadas como pequenos goblins ou enormes e horrendos gigantes, tomando várias aparências e características diferentes, como ter grande agressividade e também certa falta de inteligência.
Como tudo isso virou um termo da internet? Não se sabe bem ao certo, porém, segundo um artigo do New York Times, a utilização começou no final dos anos 80, quando num serviço de debates chamado Usenet foi criada uma espécie de brincadeira.
Os “trolls” eram aqueles que conseguiam perturbar as discussões, lançando, para isso, argumentos estúpidos, sem o intuito de acrescentar algo realmente de valor. A técnica era chamada pela professora do MIT, Judith Donath, de “pseudo-naïve”.
Essa ação, conhecida também como trolling for newbies, era inclusive uma espécie de trote aplicado pelos veteranos dos fóruns em usuários mais novos e inexperientes. E foi assim que a “trollagem” começou.

Então trollar é...

Simples: “trollar” é quando você apronta alguma com alguém, seja tumultuando um tópico de discussão (da forma como tudo começou) ou, mesmo, criticando de forma engraçadona alguma postagem dos seus amigos no Facebook ou Twitter.
O que é  
Não façam isso comigo! (Fonte da imagem: Reprodução/Melhores Tirinhas)
Você também pode realizar algumas brincadeiras, como comprar presentes inúteis ou, se preferir, mandar algum vídeo do YouTube que pode parecer algo bem mais picante do que realmente é.
Mas cuidado: “trollar” não é praticar Cyberbullying, e muita gente confunde as duas coisas. Se você xinga as pessoas em suas fotos e comentários ou edita fotografias e imagens de maneira ofensiva, você não é um “troll” — um chato que quer ver “o circo pegar fogo” —, mas sim um criminoso virtual.

A “trollagem” popular

Hoje em dia, o termo “trollar” ganhou a internet de forma avassaladora, e muito disso se deve a uma figura que você com toda a certeza já deve conhecer: a Troll Face. Popularizada graças aos grandes sites de compartilhamento de humor, como o 9GAG, por exemplo, essa imagem foi criada no antigo Microsoft Paint e divulgada pelo site DeviantART por um usuário chamado Whynne – tudo isso nos idos de 2008.
O Troll Face é um dos memes mais famosos da internet, sendo utilizado em milhões de tirinhas pela internet hoje em dia, sempre representando o rosto de quem acabou de “trollar” alguém, não importando a situação. E pelo desenho, é realmente possível ver que o rosto ali criado resume bem o sentimento de um “troll”.
O fato é que hoje em dia você encontra “trollagens” em vários lugares diferentes, tanto dentro como fora da internet. Há violinistas se vingando de forma criativa em concertos, brigas entre grandes corporações... Até mesmo nós do Baixaki já “trollamos” o mundo da internet.
Os próprios navegadores entraram no mundo das pequenas “trollagens”, escondendo pegadinhas nas funções do programa. Ainda não conhece? Então abra o Mozilla Firefox ou o Google Chrome, aperte F13 e veja só o que acontece...

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A compra de votos derrotou a democracia e o PT em Fortaleza



O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão e toda sociedade brasileira precisam saber o que aconteceu em Fortaleza, por ocasião do segundo turno das eleições municipais desse ano. A democracia foi manchada pela Oligarquia dos Ferreira Gomes, o esquema de compra de votos denunciado pelo PT Ceará tomou conta da cidade alencarina, veja alguns comentários de eleitores ilustres:
Diego Loiola - IFCE
Bom, depois de passar a noite de ontem resguardado, resolvi desabafar um pouco. Assim como muitos eleitores de Elmano, achei este processo muito injusto. Não porque perdemos. Mas pelos fatos que se sucederam em diversas zonas eleitorais. Fortaleza virou ontem uma praça de guerra, onde o dinheiro superou militância, onde a intolerância e a omissão tomaram de conta. Por muitas vezes eu e minhas companheiras Tamára Silva, Angelina Ponte, Geyse Lima, Tainá Sousa por inúmeras vezes presenciamos a compra de votos que variava de 20 à 100 reais, a distribuição de camisas padronizadas, a boca de urna descarada e provocativa, o transporte irregular de eleitores, a distribuição de lanches, a coação da polícia e da Justiça eleitoral e as agressões sem justificativas. Fui testemunha ocular de cenas absurdas. Vi quatro companheiras sendo espancadas pela polícia. Estrangulamento, choques, cacetadas, socos, tapas, puxões de cabelo, xingamentos foram a reação dos policiais contra nossas militantes, jovens mulheres estudantes, que denunciaram um caso de transporte irregular de eleitores. Muitos policiais foram ontem omissos, coniventes e agressores. Pessoas foram arrastadas pelos braços para votarem, assim como gado. Fico com a tristeza de que perdemos. Mas nós perdemos em um processo escandaloso. A quinta maior capital do Brasil viveu um dia de eleição de cabresto, como não se via há mais de 20 anos. É o velho coronelismo que retornou. Uma pena para quem votou nulo e colaborou favorecendo uma hegemonia oligarca. Uma pena para quem foi votar e achou que o dia de ontem era mais um dia comum que não faria muita diferença em sua vida. Fico imaginando equipamentos como os CUCAs, O Vila das artes, as praças da juventude sendo geridas por Roberto Claudio. Fico imaginando os negócios e os esquemas bilionários que serão feitos durante a Copa de 2014, favorecendo grandes grupos empresariais e estoques de caixa para campanhas. Derrubar essa quadrilha agora vai ser tão complicado. Porque embora tenhamos sido aliados táticos para a derrota de Tasso Jereissati, mas o PT Fortaleza sempre resistiu ao hegemonismo dos Ferreira Gomes e cumpriu um importante papel para a esquerda no nosso estado. Os Ferreira Gomes detém agora o controle do poder econômico, midiático, do Executivo, Legislativo e Judiciário. Seguiremos na resistência organizando a classe trabalhadora e as lutas populares na certeza de que dias melhores virão. Saudações a militância de luta aguerrida do PT que não se rende jamais!
De Newton Albuquerque
Pior, Iris, perdeu para a brutalidade, os maus modos, a indecência retórica, para os mais vis preconceitos, para tudo que simbolicamente lutamos durante décadas. Os Ferreira Gomes desceram aos subterrâneos da "pequena política", secretaram as mais torpes agressões e mesquinarias. A política só adquire sentido, universalidade, quando se trava no campo da estruturação do bem-comum, o que vimos é sua mais peremptória negação. É a própria lógica do privatismo, dos vínculos de família, de compadrio revelada de modo harmônico por meio do mexerico, do boato, dos golpes baixos. Agora precisamos extrair as lições disso, fazermos autocrítica por tê-los apoiado, mobilizar as bases, dentro e fora do PT, e nos prepararmos para as lutas sociais que inevitavelmente virão.
Orenilton Vidal
Roberto Claudio ganhou essas eleições da maneira mais desprezível possível, ele e seus chefes os Ferreiras Gomes, fizeram a maior derrama de dinheiro para ganhar uma eleição da história do ceará. eles se aproveitaram da pobreza que ainda existe nas periferias para comprar as consciências das pessoas de forma descarada e sem nenhum escrúpulo.
Eu moro na Granja Portugal e participo de eleições desde 1989 e nunca vi nada parecido com o que eu vi neste domingo, muita gente recebendo uma camisa amarela e 70,00 para votar e depois ficarem fazendo boca de urna nas ruas, eram distribuídos santinhos com dinheiro enrolando junto.
O caso mais gritante foi o que aconteceu na Rua 114 casa 95 na quarta etapa do Conjunto Ceará que o dono da casa estava distribuindo dinheiro para quem foi votar de amarelo. A derrama de dinheiro aconteceu durante o dia inteiro.
Enfim, cabe agora nós organizarmos uma oposição combativa para garantir as nossas conquistas que o governo do PT já nos proporcionou, assim como também denunciar as irregularidades deste governo vindouro, e se nós compararmos com forma que eles ganham a eleição com certeza vamos ter muito que denunciar.
Então é isso companheirada vamos pra cima deles, vamos OPOSIÇÃO FIRME E FORTE PARA GARANTIR AS NOSSAS CONQUISTAS . A NOSSA PREFEITA DEIXOU DINHEIRO EM CAIXA E PROJETO PRONTOS PARA AS GRANDES OBRAS NA CIDADE, E QUANDO ELE FOR INAUGURAR UMA OBRA DESSAS, ESTAREMOS LÁ PARA DIZER QUE FOI O NOSSO GOVERNO QUE PROPORCIONOU ISSO!
CABEÇA ERGUIDA COMPANHEIRADA A LUTA CONTINUA \Ô/ \Õ/
TIAGO SIMÕES
A minha maior tristeza não é ter perdido a eleição. Não é isso! A minha tristeza foi a forma como aconteceu, as práticas abominadas por uma sociedade civilizada. Por exemplo não fica evidente nessa foto que o condutor desta HILLUX PLACA HPZ 8779 entrega uma sacola de material de campanha na esquina de um colégio eleitoral na Barra do Ceará. O CIES DA LESTE OESTE.
Foram cenas como esta, que se repetia milhares de vezes nessa cidade. UMA VERGONHA! Não é curioso como vários amarelinhos(CERCA DE 150) como este na foto, foram detidos na Polícia Federal. ESSA ELEIÇÃO FOI UM ESCÂNDALO! SE ESSE PAÍS FOSSE SÉRIO TOMARIA UMA PROVIDÊNCIA.
Jorge Nobre
NÓS NÃO PERDEMOS A ELEIÇÂO, OS CORRUPTOS PLAYBOYS FILHINHOS DE PAPAI A COMPRARAM DESCARADA E OFICIALMENTE COM A FORÇA DO PODER ECONÔMICO E DA DROGA FAZENDO UM DERRAME DE DINHEIRO E DE CRACK NUNCA VISTO NESSA CIDADE ( PRÁTICA COMUM NO INTERIOR DO ESTADO DE ONDE MUITO DELES VIERAM). DINHEIRO QUE DEVERIA ESTAR MINORANDO A FOME E A SEDE DE NOSSOS IRMÃOS E IRMÃS DO SERTÃO. FOI UM VEXAME PARA FORTALEZA E UMA VERGONHA NACIONAL! A VITÓRIA COM A FORÇA DO POVO É NOSSA, DO LULA,DA DILMA DA LUIZIANNE.
Por: André Sabino.
Estão me perguntando se eu estou bem?!
Estou mais tranquila agora, triste com os rumos que nossa cidade tomará nestes próximos anos.
Mas, antes de tudo gostaria de parabenizar os 47% que tiveram hombridade e não se venderam a maior compra de votos das ultimas décadas numa eleição aqui em Fortaleza. O negócio foi descarado, duvido que alguém não tenha visto o mar amarelo de gente paga, vindas muitas delas do interior. A compra de votos foi feita na cara de todo mundo. Me lembrei das aulas de História da República Velha, os votos de cabrestos e currais eleitorais, pois bem, 53% dos votantes aderiram a isso, gente que não sabe o valor que tem o voto. Tanta campanha dizendo que voto não tem preço, tem consciência, mas os imbecis vendem seus votos achando que estão ganhando.
Mesmo assim, mais uma vez fico orgulhosa de ter feito uma campanha militante, não ter me vendido, fiz por amor e por ser militante de um partido, de um ideal. Fico feliz por termos saido dessa eleição com a cabeça erguida, pois diziam que o PT estava morto, que não teria 2% de votos, que a Luizianne Lins era uma derrotada. Pois, nós vencemos, apenas o que aconteceu foi a falta de escrúpulos dos Ferreira Gomes que compraram essa eleição. Agora é Trabalhar, Trabalhar e Trabalhar porq 2014 já está ai. Política é igual a vida e o sexo uma hora estamos por cima outra hora estamos por baixo! PT SEMPRE #ELMANO13DOPT.
Yasmim Antunes Torres
A exemplo dos Estados do Maranhão e da Bahia, o Estado do Ceará hoje vive um retrocesso histórico, social e político que remonta a 30, quando o Presidente Getúlio Vargas lutou bravamente pela derrocada dos coronéis do poder. A "princesa rebelde" está hoje entregue. As eleições foram bem aos moldes do interior do Estado - quem venceu foi o abuso do poderio econômico - com todas as suas mazelas, a compra de votos, um verdadeiro cabresto. O chicote está no destino, tanto do pobre, como no da esquerda, que precisa beber novamente o fel para relembrar de onde veio e de como veio! "Hasta la victoria siempre", disse o líder! Companheiros, ressurgiremos outra vez!
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Política Coligação de Elmano acusa rivais de alterarem o resultado das eleições com “esquema de compra de votos”

Representantes da coligação “Pra Cuidar das Pessoas” disseram, em entrevista na tarde desta quarta-feira (31), que já reuniram provas consolidadas de “esquemas de compra massiva de votos” na Capital no dia do pleito. O encontro ocorreu na sede do Partido da República (PR), com a participação do candidato do PT na última eleição, Elmano de Freitas e aliados de campanha, como o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Acrísio Sena, o presidente do PR, Lúcio Alcântara, o deputado estadual Antônio Carlos e do candidato a vice-prefeito pelo PT, Antônio Mourão.

“Quem comprou voto, como no domingo, ou roubou muito, ou vai roubar muito, porque a compra foi algo assustador”, disse Elmano. O ex-candidato ainda disparou: “Não entendemos que o candidato opositor tenha vencido nos votos”. Ele disse ainda que a coligação vitoriosa retirou votos do processo democrático. Segundo ele, “um grupo familiar trouxe no domingo todas as práticas aprendidas na sua história de oligarquia, de compra de votos do nosso povo”, afirmou.
Pedido de desconsideração de votos
Elmano disse que não sossegará enquanto não entrar com o processo de investigação eleitoral. Segundo ele o fato não foi isolado, mas algo corrente na cidade inteira, em especial na periferia. Ele disse que será pedida a desconsideração dos votos de Roberto Cláudio. Elmano reconheceu a derrota nas eleições, mas disse que o resultado final fere a legitimidade do processo eleitoral.
A mesa não forneceu detalhes sobre o teor das provas colhidas, mas elas devem ser apresentadas já na semana que vem. Elmano adiantou que eles têm conhecimento de pessoas importantes envolvidas em crimes eleitorais.
O deputado Antônio Carlos informou que desde o dia das eleições, são realizadas cada vez mais denúncias do que ele classifica como “irregularidades e desrespeito à Legislação Eleitoral. 
Ele afirmou a existência de evidências de vendedores ambulantes atuando na compra de votos, além pessoas dentro das sessões distribuindo material e proferindo palavras de ordem. Além disso, ele mencionou haver estruturas montadas até em barraquinhas de lanches para compra de voto.
A assessoria do prefeito eleito Roberto Cláudio informou, por telefone, que ele não deverá se manifestar sobre o assunto.
O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores deverá se reunir nesta quinta-feira (1º) para definir um posicionamento político quanto à questão. Elmano disse acreditar que o partido não deve ter qualquer intenção de fazer parte da composição governamental da próxima gestão.
O futuro de Elmano
Em aparte, Elmano de Freitas disse que poderá reassumir a Secretaria Municipal de Educação (SME) até o fim do mandato de Luizianne Lins. Para depois do dia 31 de dezembro, Elmano não sabe ainda qual será seu destino político. Ele disse que deverá continuar atuando como advogado.
DN


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