terça-feira, 29 de abril de 2014

Encontro Nacional de Juventudes e Espiritualidade Libertadora começa dia 1º



O objetivo principal é discutir a relação entre a juventude e a sua espiritualidade. Em debate serão propostas questões como: estarão a Igreja e a academia preparadas para os questionamentos de uma juventude unida mundialmente pela tecnologia, mas sobrecarregada de informação? Como as atuais gerações estão se preparando para os desafios de uma sociedade em rápida transformação? Por que a espiritualidade representa libertação?

Os temas serão discutidos em mesas redondas, oficinas e bate-papos informais. Com participação esperada de jovens de todo o Brasil, o encontro será uma oportunidade de integração dos jovens e palestrantes. Para tanto, o programa é organizado para criar momentos de convívio em apresentações culturais, momentos de refeição, celebrações formais ou encontros informais, a exemplo da Noite Cultural do Encontro.

O evento tem apoio do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (Ceseep), o Centro Superior de Estudos Teológicos e Pastorais/ PUC Minas (Cestep), o Centro de Formação Terra do Sol (CHS), a Rede Ecumênica da Juventude (Reju) e a Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter).

Com um elenco de convidados que inclui Leonardo Boff, Frei Betto, Marcelo Barros, Manfredo de Oliveira, Raquel Rigotto, André Musskopf e Irmã Rebeca Pires, dentre tantos, a Agência de Informação Frei Tito de Alencar para América Latina e Caribe (Adital) vai realizar de 1° a 4 de maio de 2014, em Fortaleza, o I Encontro Nacional de Juventudes e Espiritualidade Libertadora. O evento terá como sede a Faculdade Católica de Fortaleza – Seminário da Prainha (Av. Dom Manuel, 3 – Praia de Iracema).
Conheça a programação e saiba mais sobre os palestrantes: www.espiritualidade2014.com.br
Contato: Adital – (fone: 85 3257 9804)

A PONTE - curta metragem Reflexão sobre GENTILEZAS e HUMILDADE

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Competências Atitudinais - Introdução ao Mundo do Trabalho

 • Desenvolver pensamento crítico para analisar informações, tirar
conclusões e tomar decisões.

• Desenvolver o autoconhecimento.

• Construir relações interpessoais com base no diálogo e respeito
à diversidade.

• Trabalhar de forma colaborativa com seus pares.

• Tomar decisões sobre a própria vida com consciência, autonomia
e visão de futuro.

 • Agir de forma ética e responsável para consigo e para com a
sociedade.

• Debater direitos e deveres de forma crítica e construtiva.

• Sentir-se parte integrante e responsável pelo ambiente em que
vive.

• Analisar desafios e oportunidades do contexto social na


elaboração do projeto de vida.

SONHOS - O que Você Quer Ser Quando Crescer???

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Avaliação de História - 2º ano B!


EM ETELVINA BEZERRA
AVALIAÇÃO de História – PROFESSOR DANÚSIO ALMEIDA
Aluno: ______________________________________ 2º B_____

1. ENEM – 2008. Na América inglesa, não houve nenhum processo sistemático de catequese e de conversão dos índios ao cristianismo, apesar de algumas iniciativas nesse sentido. Brancos e índios confrontaram-se muitas vezes e mantiveram-se separados. Na América portuguesa, a catequese dos índios começou com o próprio processo de colonização, e a mestiçagem teve dimensões significativas. Tanto na América inglesa quanto na portuguesa, as populações indígenas foram muito sacrificadas. Os índios não tinham defesas contra as doenças trazidas pelos brancos, foram derrotados pelas armas de fogo destes últimos e, muitas vezes, escravizados.
No processo de colonização das Américas, as populações indígenas da América portuguesa
a) foram submetidas a um processo de doutrinação religiosa que não ocorreu com os indígenas da América inglesa.
b) mantiveram sua cultura tão intacta quanto a dos indígenas da América inglesa.
c) passaram pelo processo de mestiçagem, que ocorreu amplamente com os indígenas da América inglesa.
d) diferenciaram-se dos indígenas da América inglesa por terem suas terras devolvidas.
e) resistiram, como os indígenas da América inglesa, às doenças trazidas pelos brancos.

2. (Fuvest-SP) Durante o período colonial, o Estado português deu suporte legal a guerras contra povos indígenas do Brasil, sob diversas alegações; derivou daí a guerra justa, que fundamentou:
a) o genocídio dos povos indígenas, que era, no fundo, a verdadeira intenção da Igreja, do Estado e dos colonizadores.
b) a criação dos aldeamentos pelos jesuítas em toda a colônia, protegendo os indígenas dos portugueses.
c) o extermínio dos povos indígenas do sertão, quando, no século XVII, a lavoura açucareira aí penetrou depois de ter ocupado todas as áreas litorâneas.
d) a escravização dos índios, pois, desde a Antigüidade, reconhecia-se o direito de matar o prisioneiro de guerra, ou escravizá-lo.
e) uma espécie de "limpeza étnica", como se diz hoje em dia, para garantir o predomínio do homem branco na colônia.
  1. Durante o chamado Período Pré-colonizador, a ocupação portuguesa, a atividade econômica básica e a mão-de-obra nela empregada ficaram caracterizadas, respectivamente, pelas:
    a) feitorias, exploração do pau-brasil e a mão-de-obra indígena.
    b)capitanias hereditárias, cultivo da cana-de-açúcar e pelo índio sob regime de escravidão. c)feitorias, exploração do pau-brasil e mão-de-obra escrava.
    d) capitanias hereditárias, exploração do pau-brasil e mão-de-obra indígena submetida á orientação dos jesuítas.
    e)feitorias, cultivo da cana-de-açúcar e pelo indígena pacificado.

4. No final do século XVI, na Bahia, Guiomar de Oliveira denunciou Antônia Nóbrega à Inquisição. Segundo o depoimento, esta lhe dava “uns pós não sabe de quê, e outros pós de osso de finado, os quais pós ela confessante deu a beber em vinho ao dito seu marido para ser seu amigo e serem bem-casados, e que todas estas coisas fez tendo-lhe dito a dita Antônia e ensinado que eram coisas diabólicas e que os diabos lha ensinaram”. ARAÚJO, E. O teatro dos vícios. Transgressão e transigência na sociedade urbana colonial. Brasília: UnB/José Olympio, 1997. Do ponto de vista da Inquisição :
A) O problema dos métodos citados no trecho residia na dissimulação, que acabava por enganar o enfeitiçado.
B) o diabo era um concorrente poderoso da autoridade da Igreja e somente a justiça do fogo poderia eliminá-lo.
C) os ingredientes em decomposição das poções mágicas eram condenados porque afetavam a saúde da população.
D) as feiticeiras representavam séria ameaça à sociedade, pois eram perceptíveis suas tendências feministas.
E) os cristãos deviam preservar a instituição do casamento recorrendo exclusivamente aos ensinamentos da Igreja.

5. No periodo colonial, os Homens bons controlavam o poder na américa portuguesa.
a) Qual o significado histórico da expressão “homens bons”
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b) Em sua opinião, essa forma de exercício do poder desapareceu no Brasil de hoje? Justifique sua resposta.
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6. Foram características marcantes do processo de colonização do Brasil no período colonial:
a) Trabalho livre, produção comercializada com outras colônias, pequena e média propriedade.
b) Trabalho livre, cultura de subsistência, pequena propriedade e produção para consumo interno.
c) Mão-de-obra compulsória, produção manufatureira comercializada com a Metrópole e latifúndio.
d) Mão-de-obra escrava, produção para o mercado externo, grande propriedade e monocultura.
7. Como era constituida a sociedade açucareira? Quais as vantagens que os senhores desfrutavam na sociedade colonial? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa com o descobrimento, no século XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à escravidão e, enfim, à colonização do continente africano e de seus povos. (K. Munanga. Algumas considerações sobre a diversidade e a identidade negra no Brasil. In: Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: SEMTEC/MEC, 2003, p. 37).
Com relação ao assunto tratado no texto acima, é correto afirmar que
a) a colonização da África pelos europeus foi simultânea ao descobrimento desse continente.
b) a existência de lucrativo comércio na África levou os portugueses a desenvolverem esse continente.
c) o surgimento do tráfico negreiro foi posterior ao início da escravidão no Brasil.
d) a exploração da África decorreu do movimento de expansão européia do início da Idade Moderna.
e) a colonização da África antecedeu as relações comerciais entre esse continente e a Europa.
9.ENEM – 2006 - Observe as duas afirmações de Montesquieu (1689-1755), a respeito da escravidão:
A escravidão não é boa por natureza; não é útil nem ao senhor, nem ao escravo: a este porque nada pode fazer por virtude; àquele, porque contrai com seus escravos toda sorte de maus hábitos e se acostuma insensivelmente a faltar contra todas as virtudes morais: torna-se orgulhoso, brusco, duro, colérico, voluptuoso, cruel.
Se eu tivesse que defender o direito que tivemos de tornar escravos os negros, eis o que eu diria: tendo os povos da Europa exterminado os da América, tiveram que escravizar os da África para utilizá-los para abrir tantas terras. O açúcar seria muito caro se não fizéssemos que escravos cultivassem a planta que o produz. (Montesquieu. O espírito das leis.) Com base nos textos, podemos afirmar que, para Montesquieu,
(A) o preconceito racial foi contido pela moral religiosa.
(B) a política econômica e a moral justificaram a escravidão.
(C) a escravidão era indefensável de um ponto de vista econômico.
(D) o convívio com os europeus foi benéfico para os escravos africanos.
(E) o fundamento moral do direito pode submeter-se às razões econômicas.
10. (UFC)
E o povo negro entendeu
Que o grande vencedor
Se ergue além da dor
Tudo chegou
Sobrevivente num navio
Quem descobriu o Brasil
Foi o negro que viu
A crueldade bem de frente
E ainda produziu milagres
De fé no extremo ocidente”
Milagre do Povo – Caetano Veloso

Os versos de Caetano Veloso falam sobre a desterritorialização de milhares de africanos, durante o tráfico negreiro, sobre a qual é correto afirmar que:
A) nas comunidades de senzalas, a cultura yorubá constitui o elo principal de identidade dos
africanos traficados.
B) a cultura africana tornou-se conhecida do mundo europeu com o processo de globalização
ocorrido no século XVI.
C) os africanos traficados para as Américas mantiveram práticas culturais, mesmo separados de
seus territórios.
D) as sociedades e as culturas da África Ocidental islamizada escaparam às ações do comércio
negreiro.
E) a importação de aproximadamente 15 milhões de africanos cativos marcou profundamente a
cultura de todas as colônias ibéricas.

Avaliação de Filosofia e Sociologia - EEM Etelvina - 1º, 2º e 3º anos - 1º Bimestre 2014!


EEM ETELVINA BEZERRA
SOCIOLOGIA – PROFESSOR DANÚSIO ALMEIDA
Aluno: ________________________________ 1º Ano _____

A Sociologia é uma das Ciências Humanas que tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. Enquanto a Psicologia estuda o indivíduo na sua singularidade, a Sociologia estuda os fenômenos sociais, compreendendo as diferentes formas de constituição das sociedades e suas culturas. O termo Sociologia foi criado em 1838 (séc. XIX) por Auguste Comte, que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem — como a História, a Psicologia e a Economia. Mas foi com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que a Sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados. (http://www.brasilescola.com/sociologia/sociologia2.htm)
1. A Sociologia estuda:
A) O Homem; B) A Sociedade; C) A Terra; D) A Vida; E) A Saúde.
2. O Cientista que pensa a Sociologia é o:
A) Sociólogo; B) Filósofo; C) Matemático; D) Biólogo; E) Físico.
3. Encontre palavras que possuem significado oposto às palavras listadas abaixo:
a) Dia _____________ b) Negro __________ c) Morte _________ d) Ocidente _________
4. As diferenças existentes no mundo e entre e entre as pessoas são de várias ordens. No diagrama abaixo estão escondidas palavras que revelam algumas dessas diferenças. Tente descobri-las?
Q W V L R E L I G I A O E W
T R X E W Y D E E C O L A S
I D A D E H V R N P L O P E
H R S L C F X A E T J U R T
X W E U V X D L R I T U R N
O C L A S S E S O C I A L I
B M P A L A V R A P C R T A
C Z H S P Q R O B I W P J F
5. Relacione a coluna da direita com a da esquerda com base nas informações do texto.
( 1 ) Regras ( ) Se ocupa em compreender e explicar o funcionamento dos grupos sociais.
( 2 ) Cultura ( ) Postura sociológica
( 3 ) Sociedade ( ) Existem para organizar a sociedade e facilitar a convivência em grupo.
( 4 ) Sociologia ( ) É o modo de ser da cada povo e inclui tudo o que o homem cria em sociedade.
( 5 ) Estranhar as regras ( ) Grupo organizado de pessoas que devem seguir as mesmas regras sociais
6. É uma diferença social que toma como base a diferença natural dos sexos (macho e fêmea). Com base nela, cria papéis para mulheres e homens. Essa diferença chama-se:
A) Religião; B) Etnia; C) Gênero; D) Classe social; E) Cultural.
7. É comum vermos em nossa cultura muita gente dizer que é “natural” o homem querer ter muitas mulheres e as mulheres quererem apenas um homem. Segundo este ponto de vista “homens gostam de sexo e mulheres de amor”. O que você acha disso? Você acha que é assim que as coisas acontecem? E você achas que é assim que elas devem acontecer? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. No final dos anos 60 ocorreram algumas mudanças de comportamentos. Nessa época surgiu a pílula anticoncepcional, que provocou uma grande transformção, pois permitiu à mulher separar a atividade sexual da reprodução. Agora ela estava mais livre para poder escolher se quer ter filhos ou não. Além disso, a luta pela igualdade de direitos com os homens ganhou cada vez mais força. Esse movimento chama-se:
A) Emancipação feminina; B) Direito de voto; C) Lei Maria da Penha.
D) Licença maternidade; E) Participção política.
9. (ENEM – 2010) “Pecado nefando” era expressão correntemente utilizada pelos inquisidores para a sodomia. Nefandus: o que não pode ser dito. A Assembléia de Clérigos reunida em Salvador, em 1707, considerou a sodomia “tão péssimo e horrendo crime”, tão contrário à lei da natureza, que “era indigno de ser nomeado”, e, por isso mesmo, nefando. NOVAIS, F.; MELLO E SOUZA, L. História da vida privada no Brasil. V.1.São Paulo. Companhia das Letras, 1997 (adaptado)
O número de homossexuais assassinados no Brasil bateu o recorde histórico em 2009. De acordo com o Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais (LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis) nesse ano foram registrados 195 mortos por motivação homofóbica no País. Disponível em: www.alemdanoticia.com.br/ultimas_noticias.php?codnoticia=3871. Acesso em: 29 adr. 2010 (adaptado).

A homofobia é a rejeição e menosprezo à orientação sexual do outro e, muitas vezes, expressa-se sob a forma de comportamentos violentos. Os textos indicam que as condenações públicas, perseguições e assassinatos de homossexuais no País estão associadas:

a) à baixa representatividade política de grupos organizados que defendem os direitos de cidadania dos homossexuais.
b) à falência da democracia no País, que torna impeditiva a divulgação de estatísticas relacionadas à violência contra homossexuais.
c) à Constituição de 1988, que exclui do tecido social os homossexuais, além de impedi-los de exercer os seus direitos políticos.
d) a um passado histórico marcado pela demonização do corpo e por formar recorrentes de tabus e intolerância.
e) a uma política eugênica desenvolvida pelo Estado, justificada a partir dos posicionamentos de correntes filosófico-científicas.
10. A palavra _________________________ está ligada à postura de considerar a atração afetivo-sexual entre pessoas do mesmo sexo uma doença. Desde 1985, quando foi retirada da relação de doenças pelo Conselho Federal de Medicina. Essa palavra chama-se:
A) GLBTTT; B) Homessexualismo; C) Homofobia; D) Misoginia; E) Honofobia.
EEM ETELVINA BEZERRA

SOCIOLOGIA – PROFESSOR DANÚSIO ALMEIDA
Aluno: ______________________________________ 2ºAno _____

1. As sociedades ____________ diferenciam-se umas das outras em muitos aspectos, nelas todos fazem quase tudo, e as atividades relacionadas à obtenção do que as pessoas necessitam para se manter --- caça, coleta, agricultura e criação --- estão associadas aos ritos e mitos, ao sistema de parentesco, às festas e às artes, interagindo-se, portanto, a todas as esferas da vida social. Essa sociedade chama-se de:
A) Escravidão, B) Servidão, C) Tribal; D) Moderna; E) Contemporânea.

2. É a atividade que tem a palavra como principal instrumento, isto é, utiliza o discurso como um meio para encontrar soluções voltadas para o bem-estar dos cidadãos. É o espaço da política, da vida pública. Essa atividade chama-se:
A) Labor; B) Poesis; C) Práxis; D) Tekiné; E) Politikós.

3. Nascido do vocábulo latino tripallium, é um termo que significa “instrumento de tortura”, e por muito tempo esteve associado à ideia de atividade penosa e torturante. Esse termo chama-se:
A) Escravidão; B) Trabalho; C) Servidão; D) Tribal; E) Política.

4. Nas sociedades grega e romana era a mão de obra escrava que garantia a produção suficiente para suprir as necessidades da população. Existiam outros trabalhadores além dos escravos, como os meeiros, os artesãos e os camponeses. Os trabalhadores livres eram explorados e oprimidos pelos senhores e proprietários. Estes eram desobrigados de qualquer atividade, exceto a de discutir os assuntos da cidade e o bem estar dos cidadãos. Essa sociedade chama-se:
A) Escravidão, B) Servidão, C) Tribal; D) Moderna; E) Contemporânea.

5. Nas sociedades feudais, como no mundo greco-romano, havia também aqueles que trabalhavam --- os servos, os camponeses livres e os aldeãos --- e aqueles que viviam do trabalho dos outros --- os senhores feudais e os membros do clero. A terra era o principal meio de produção, e os trabalhadores tinham direito a seu usufruto e ocupação, mas nunca à propriedade. Essa sociedade chama-se:
A) Escravidão, B) Servidão, C) Tribal; D) Moderna; E) Contemporânea.

6. Obrigação que os servos pagava pelo uso do moinho, do forno, dos tonéis de cerveja e pelo fato de, simplesmente, residir na aldeia. Essa obrigação chamava-se:
A) Talha; B) Corvéia; C) Banalidades; D) Divisão social; E) Obediência.
7. Com o fim do período medieval e a emergência do mercantilismo e do capitalismo, o trabalho “mudou de figura”. Se antes ele era visto como uma atividade penosa e torturante, passou aos poucos a ser considerado algo positivo. Isso aconteceu porque, não sendo mais possível contar com o serviço compulsório, foi preciso convencer as pessoas de que trabalhar para os outros era bom; dizia-se que só assim todos sairiam beneficiados. Essa sociedade chama-se:
A) Escravidão; B) Servidão; C) Tribal; D) Moderna; E) Contemporânea.

8. Leia os textos que seguem. O primeiro é de autoria do pensador alemão Karl Marx (1818-1883) e foi publicado pela primeira vez em 1867. O segundo integra um caderno especial sobre trabalho infantil, do jornal Folha de S. Paulo, publicado em 1997.
(...) Tornando supérflua a força muscular, a maquinaria permite o emprego de trabalhadores sem força muscular ou com desenvolvimento físico incompleto, mas com membros mais flexíveis. Por isso, a primeira preocupação do capitalista, ao empregar a maquinaria, foi a de utilizar o trabalho das mulheres e das crianças. (...) [Entretanto,] a queda surpreendente e vertical no número de meninos [empregados nas fábricas] com menos de 13 anos [de idade], que freqüentemente aparece nas estatísticas inglesas dos últimos 20 anos, foi, em grande parte, segundo o depoimento dos inspetores de fábrica, resultante de atestados médicos que aumentavam a idade das crianças para satisfazer a ânsia de exploração do capitalista e a necessidade de traficância dos pais.” (MARX, K. O Capital: crítica da economia política. 19. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. Livro I, v. 1, p. 451 e 454).
A Constituição brasileira de 1988 proíbe qualquer tipo de trabalho para menores de 14 anos. (...) Apesar da proibição constitucional, não existe até hoje uma punição criminal para quem desobedece à legislação. O empregador que contrata menores de 14 anos está sujeito apenas a multas. ‘As multas são, na maioria das vezes, irrisórias, permanecendo na casa dos R$ 500’, afirmou o Procurador do Trabalho Lélio Bentes Corrêa. Além de não sofrer sanção penal, os empregadores muitas vezes se livram das multas trabalhistas devido a uma brecha da própria Constituição. O artigo 7o, inciso XXXIII, proíbe ‘qualquer trabalho’ a menores de 14 anos, mas abre uma exceção – ‘salvo na condição de aprendiz’.” (Folha de S. Paulo, 1 maio 1997. Caderno Especial Infância Roubada – Trabalho Infantil.)
Com base nos textos, é correto afirmar:

a) Graças às críticas e aos embates questionando o trabalho infantil durante o século XIX, na Inglaterra, o Brasil pôde, no final do século XX, comemorar a erradicação do trabalho infantil.
b) Em decorrência do desenvolvimento da maquinaria, foi possível diminuir a quantidade de trabalho humano, dificultando o emprego do trabalho infantil nas indústrias desde o século XIX, na Inglaterra, e nos dias atuais, no Brasil.
c) A legislação proibindo o trabalho infantil na Inglaterra do século XIX e a legislação atual brasileira são instrumentos suficientes para proteger as crianças contra a ambição de lucro do capitalista.
d) O trabalho infantil foi erradicado na Inglaterra, no século XIX, através das ações de fiscalização dos inspetores nas fábricas, exemplo que foi seguido no Brasil do século XX.
e) O desenvolvimento da maquinaria na produção capitalista potencializou, no século XIX, o emprego do trabalho infantil. Naquele contexto, a legislação de proteção à criança pôde ser burlada, o que ainda se verifica, de certa maneira, no Brasil do final do século XX.

  1. Em seu livro Costumes em comum, o historiador britânico Edward P. Thompson comenta um costume arraigado em vários países da Europa desde o século XVI até o início do século XX: o de não trabalhar na chamada ___________________. Essa tradição, diz ele, parece ter sido encontrada nos lugares onde existiam indústrias de pequena escala, em minas e nas manufaturas ou mesmo na indústria pesada. Essa tradição chamava-se:
A) Semana Santa; B) Santa segunda-feira; C) Dia de finado;
D) Sábado de Aleluia; E) Dia do fico.

10. Acerca do fordismo, assinale a alternativa correta.
A) Corresponde a uma forma de organização do trabalho social datada historicamente, prescindindo da figura do Estado e estabelecendo a livre negociação entre capital e trabalho.
B) Corresponde a uma forma de organização da produção e do trabalho, que vem possibilitando grande expansão e acumulação do capital nos dias atuais, particularmente ao longo da década de 90.
C) Correspon1de a uma forma de organização do trabalho social que sempre existiu na sociedade capitalista e que envolve um compromisso entre capital e trabalho, mediado pelo Estado.
D) Corresponde a uma forma de organização do trabalho social datada historicamente e envolveu um compromisso entre capital e trabalho mediado pelo Estado.

Boa Prova!

EEM ETELVINA BEZERRA
SOCIOLOGIA – 3º ANO – PROFESSOR DANÚSIO ALMEIDA

1. A Sociologia, surgiu como um corpo de ideias a respeito do processo de constituição, consolidação e desenvolvimento da sociedade moderna. Ela é fruto da Revolução Industrial e é denominada de:
A) “Ciência sem lógica” B) “Ciência Nova” C) Ciência sem crise”
D) “Ciência da crise” E) “Ciência pós-crise”.

2. Na maioria dos países europeus no final do século XVIII, a burguesia comercial, formada basicamente por comerciantes e banqueiros, tornou-se uma classe com muito poder, na maior parte das vezes, por causa das ligações econômicas que mantinha como os monarcas. Essa classe, além de sustentar o comércio entre os países europeus, estendia seus tentáculos a todos os pontos do globo, comprando e vendendo mercadorias, tornando o mundo cada vez mais europeizado. Estamos falando aqui da Hegemonia:
A) Servidão; B) Escravocrata; C) Burguesa; D) Dos trabalhadores; E) Camponesa.

3. A sua obra está permeada pelos acontecimentos que marcaram a França pós-revolucionária. Ele defendeu em parte o espirito de 1789 e criticou a restauração da monarquia, preocupando-se fundamentalmente em como organizar a nova sociedade. Para ele, a desordem e a anarquia imperavam por causa dos princípios teológicos e metafísicos. Propôs uma completa mudança da sociedade, a “filosofia positivista” ou “positivismo” foi o conjunto de postulados para modificar a forma de pensamento das pessoas. Esse pensador chama-se:
A) Saint-Simon; B) Auguste Comte; C) Karl Marx; D) Emile Durkheim; E) Max Weber.

4. Nascida da luta dos trabalhadores muitos anos antes e situações diferentes, tem como expressão intelectual o pensamento de ________________ , procurou estudar criticamente a sociedade capitalista com base em seus princípios constitutivos e em seu desenvolvimento, tendo como objetivo dotar a classe trabalhadora de uma análise política da sociedade de seu tempo. Esse pensador chama-se:
A) Saint-Simon; B) Auguste Comte; C) Karl Marx; D) Emile Durkheim; E) Max Weber.

Leia o texto abaixo e responda as questões 1 e 2.
“A Sociologia é uma das ciências humanas que estuda as unidades que formam a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a Sociologia tem uma base teórico-metodológica, que serve para estudar os fenômenos sociais, tentando explicá-los, analisando os homens em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia.” (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociologia. 20/05/10. 19:54 h).
5. O texto:
a) diferencia a sociologia das demais ciências sociais.
b) explica que a Sociologia estuda o ser humano isoladamente.
c) coloca que Sociologia e Psicologia são ciências incompatíveis.
d) conceitua e caracteriza a Sociologia como uma ciência humana.
e) afirma que a psicologia estuda o homem em suas relações sociais.

6. O termo 'singularidade' (na linha) é o mesmo que:
a)pluralidade. b)individualidade. c)sociabilidade.
d)multiplicidade. e)eqüidade.

Leia o texto abaixo e responda as questões 3 e 4.
“Os resultados da pesquisa sociológica não são de interesse apenas de sociólogos. Cobrindo todas as áreas do convívio humano — desde as relações na família até a organização das grandes empresas, o papel da política na sociedade ou o comportamento religioso —, a Sociologia pode vir a interessar, em diferentes graus de intensidade, a diversas outras áreas do saber. Entretanto, o maior interessado na produção e sistematização do conhecimento sociológico atualmente é o Estado, normalmente o principal financiador da pesquisa desta disciplina científica.”
(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociologia. 20/05/10. 19:54 h)
7. O texto:
a)apresenta a sociologia como uma ciência ultrapassada.
b)mostra que a sociologia é do interesse somente de sociólogos.
c)afirma que a sociologia trata exclusivamente de problemas familiares.
d)coloca a sociologia como uma disciplina com um número limitado de questões.
e)mostra a sociologia como uma disciplina que abrange um vasto numero de questões e tem o Estado como principal interessado.
8. Segundo o texto a instituição social mais interessada nas pesquisas sociais é (são) :
a) a família. b) a escola. c) o Estado.
d) os partidos políticos. e) as organizações não-governamentais.

9. Leia as matérias de jornal abaixo e responda a questão.

Precariedade e falta de cuidados

É recorrente a reclamação dos deputados na Assembleia Legislativa, em relação ao estado das estradas federais que cortam o Ceará. Muitos reclamam das más condições das BRs e se queixam da falta de manutenção. A manchete do Diário do Nordeste ontem, divulgou um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) o qual revela a necessidade de aplicar cerca de R$ 5,89 bilhões para solucionar os problemas nas rodovias federais que passam pelo Ceará. (Jornal Diário do Nordeste. 01/06/2010: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=793968. 9:02 h)
Supermercados em adaptação ao ´Preço Claro´

Os supermercados correm contra o tempo para se adaptar às novas exigências originadas pela lei do Preço Claro. O motivo? Faltam exatamente 30 dias para que a norma municipal, que modifica a precificação e obriga os estabelecimentos do setor a informar, além do preço, o valor do quilo, litro ou metro, conforme a especificação de cada produto, entre em vigor. (Jornal Diário do Nordeste. 01/06/2010: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=793968. 9:02 h)
De acordo com a divisão das Ciências Sociais e seus respectivos objetos de estudo, as duas matérias acima podem ser, respectivamente, alvos de interesse
a) da Sociologia e da Antropologia. b) da Antropologia e da Ciência Política.
c) da Ciência Política e da Economia. d) da Economia e da Ciência Política.
e) da Sociologia e da Economia.
10- Leia as matérias de jornal abaixo e responda a questão.
Califórnia brasileira
Recém-criada, a Associação dos Produtores e Cineastas do Estado do Ceará (Aproece) nasce com o objetivo de pensar e propor soluções para os principais gargalos do audiovisual cearense. A ideia é também articular junto ao governo local políticas públicas para o setor
(Jornal O Povo. 01/06/2010.http://opovo.uol.com.br/opovo/fortaleza/989772.html 9:17 h) Habitação Moradia, implantação do Plano Diretor e melhorias no atendimento em postos de saúde. Foram reivindicações que os integrantes de movimentos populares da Capital fizeram ontem durante manifestação no antigo prédio da prefeitura de Fortaleza, na Vila União. (Jornal O Povo. 01/06/2010. http://opovo.uol.com.br/opovo/fortaleza/989772.html 9:17 h)
De acordo com a divisão das Ciências Sociais e seus respectivos objetos de estudo, as duas matérias acima podem ser, respectivamente, alvos de interesse
a) da Sociologia e da Antropologia. b) da Antropologia e da Ciência Política.
c) da Ciência Política e da Economia. d) da Antropologia e da Sociologia.
e) da Sociologia e da Economia.

Boa prova!


EM ETELVINA BEZERRA
AVALIAÇÃO de FILOSOFIA – PROFESSOR DANÚSIO ALMEIDA
Aluno: ______________________________________ 1º _____


1. Praça pública em que Sócrates caminhava para conversar com as pessoas.

A) Academia; B) Liceu; C) Ágora; D) Coreto; E) Acrópoles.

2. Considerado um sábio pelos seus concidadãos. Mas descobriu que o que o tornava mais sábio do que os outros era o fato de saber que não era sábio. “ Só sei que nada sei”, dizia ele. Esse sábio chama-se:

A) Platão; B) Pitágoras; C) Sócrates; D) Aristóteles; E) Tales.

3. Sócrates procurava entender por que as pessoas achavam que ele era sábio. Foi conversando que ele tentou descobrir por que as pessoas achavam isso. Através das suas conversas, Sócrates chegou algumas conclusões. Quais foram essas conclusões? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Filósofo que dizia que a Filosofia começa com um espanto. Isso ele aprendeu com Sócrates: espantar-se é o começo do saber verdadeiro. Sócrates não aceitava que algo era verdade só porque assim diziam os considerados sábios. Ele se espantava com tudo, como uma criança. Ele procurava o verdadeiro sentido das palavras e das coisas. Esse Filósofo chama-se:

A) Platão; B) Pitágoras; C) Sócrates; D) Aristóteles; E) Tales.

5. A Filosofia nasce de um espanto. Mas isso não basta para filosofar. Do espanto nasce a pergunta sobre o quê, o como e o porquê das coisas. Todavia, a Filosofia não é apenas a pergunta. É também a busca por:

A) Silêncio; B) Palavras; C) Respostas;
D) Números; E) Reflexão.



6. A Filosofia busca o sentido das coisas através da _____________. É sinônimo de pensamento. Nós nos voltamos para nós mesmos. Platão dizia que conhecer somente era possível no diálogo da nossa inteligência esclarece para si mesma como conhecer as coisas verdadeiramente. A palavra que completa o espaço em branco é:

A) Silêncio; B) Palavras; C) Respostas;
D) Números; E) Reflexão.

7. Espantar-se é admirar-se. O “se” de espantar-SE e admirar-SE indica um retorno para nós mesmos. Aquilo que está lá fora “mexe” com a gente, com a nossa inteligência. E faz com que nos “mexemos”. Alguma vez você descobriu algo através desse movimento interior? Escreva sobre isso.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. São modos de explicar a realidade. Não são apenas narrativas de origem duvidosa ou coisas que não têm existência real. São narrativas que constituem crenças, valores e religiões dos povos. Esses modos são:

A) Filosofia; B) Mitos; C) Religião;
D) Reflexão; E) Razão.

9. De acordo como que você leu no texto, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para os itens a seguir:

( ) Os mitos se utilizam da razão para afirmar o que dizem.
( ) Os mitos não são modos de explicar as coisas.
( ) O mito e a filosofia se tornam verdadeiros pela tradições culturais.

10. Complete as lacunas com as palavras em destaque:

sagrado - religião - humano - ligação - normas


A religião se põe como um meido de __________________ entre o homem e Deus. Ela determina as _______________ dessa ligação. A religião busca trazer o mundo _____________ ao mundo ____________. A relação Deus-homem é determinada pela _______________.

Boa prova!


EM ETELVINA BEZERRA
AVALIAÇÃO de FILOSOFIA – PROFESSOR DANÚSIO ALMEIDA
Aluno: ______________________________________ 2º _____




1. Segundo Jean Pierre Vernant, "fornecer a razão de um fenômeno não pode mais consistir em nomear o seu pai e sua mãe, em estabelecer a sua filiação. Se as realidades naturais apresentam uma ordem regular, não pode ser porque, um belo dia, o deus soberano, ao fim de seus combates, impôs-se às outras divindades como um monarca que reparte em seu reino os encargos, as funções, como uma lei imanente à natureza e presidindo, desde a origem à sua ordenação". Essa afirmação se refere à passagem do(a)  

a) Mito para a Filosofia.  b) Caos ao Cosmos.  c) Teogonia para a Epistéme. 
d) Filosofia ao Mito.  e) Physis à Aletheia. 

2.De acordo com a tradição histórica, a fase inaugural da filosofia grega é conhecida como período:

A) Socrático; B) Pré-socrático; C) Pré-homérico; D) Homérico; E) Pré-helênico.

3. Explicação racional e sistemática das características do universo:

A) Cosmogonia; B) Cosmologia; C) Mitologia; D) Monismo; E) formalismo.

4. É tido como o pensador que deu inicio à indagação racional sobre o universo. Inspirando-se provavelmente em concepções egípcias, acrescidas de suas próprias observações de corpos hídricos – como rios e mares - , bem como da vida animal e vegetal, ele dizia: “tudo é água”. Para ele, água – por permanecer basicamente a mesma em todas as transformações dos corpos, apesar de assumir diferentes estados (sólido, líquido e gasoso) – seria a arché, a substancia primordial, a origem única de todas as coisas, presente em tudo o que existe.

A) Tales; B) Anaximandro; C) Anaxímenes; D) Pitágoras E) Heráclito.


5. Discípulo de Tales, procurou aprofundar as concepções do mestre sobre a origem única de todas as coisas. Para esse filósofo, o principio primordial deveria ser algo que transcendesse os limites do observável, ou seja, não se situaria em uma realidade ao alcance dos sentidos, como a água. Por isso, denominou-o ápeiron, termo grego que significa “o indeterminado”, “o infinito” no tempo.

A) Tales; B) Anaximandro; C) Anaxímenes; D) Pitágoras E) Heráclito.

6. Para Anaxímenes , o _____ seria um elemento mais sutil que a água, quase inobservável, mas que nos animaria, nos daria vida, como testemunha nossa respiração. Infinito e ilimitado, penetrando todos os vazios do universo. Também seria um principio ativo, gerador de movimento, como nos ventos.

A) Fogo; B) Ar; C) Átomo; D) Número; E) Ser.



7. Profundo estudioso da matemática, defendeu a tese de que todas as coisas são números. Conta-se que, para chegar a essa tese, primeiro teria percebido que a harmonia dos acordes musicais correspondiam certas proporções aritméticas. Supôs então, que as mesmas relações se encontrariam na natureza. Unindo essa suposição aos seus conhecimentos de astronomia – que podia, por exemplo, calcular antecipadamente o deslocamento dos astros -, concebeu a ideia de um cosmo harmônico, regido por relações matemáticas.

A) Tales; B) Anaximandro; C) Anaxímenes; D) Pitágoras E) Heráclito.

8. Estudioso da natureza e preocupado com a arché. Observava que a realidade é dinâmica e que a vida está em constante transformação. Concentrou sua reflexão sobre o que muda. Assim, o filosofo dirá que tudo flui, nada persiste nem permanece o mesmo. O ser não é mais que o vir a ser. “Tudo não podes descer duas vezes no mesmo rio, porque novas águas correm sobre ti” Para ele, o fluxo constante da vida seria impulsionado justamente pela luta de forças contrárias: a ordem e a desordem, o bem e o mal, o belo e o feio, a justiça e a injustiça.

A) Tales; B) Anaximandro; C) Anaxímenes; D) Pitágoras E) Heráclito.

9. Discípulo de Parmênides elaborou argumentos para defender a doutrina de seu mestre. Com eles pretendia demonstrar que a própria noção de movimento era inviável e contraditória. Desses argumentos, talvez o mais célebre seja o o seu paradoxo. Estamos falando do Filosofo chamado de:

A) Tales; B) Anaximandro; C) Zenão; D) Pitágoras E) Heráclito.



10. (UFU 2007) Platão (428 – 347 a.C.), discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles, fundador da Academia, é até hoje um dos filósofos mais importantes da história da filosofia. Círculos culturais e intelectuais no mundo inteiro dedicam-se a estudar sua obra.
Sobre o modo como Platão expressou seu pensamento, assinale a alternativa correta.
A)  Platão jamais escreveu textos filosóficos.
B)  Platão escreveu textos filosóficos na forma de romances.
C)  Platão escreveu textos filosóficos na forma de poesias.
D)  Platão escreveu textos filosóficos na forma de diálogos.

Boa Prova!














EM ETELVINA BEZERRA
AVALIAÇÃO de FILOSOFIA – PROFESSOR DANÚSIO ALMEIDA
Aluno: ______________________________________ 3º _____



Por que ética?
Por que ética? E o que é a ética? Não basta poderemos nos contentar com uma representação qualquer ou indeterminada. Da mesma forma, presupondo uma pré-compreensão completamente indeterminada, desde o inicio podemos nos perguntar: por que afinal devemos nos ocupar com a ética? Na Filosofia, mas também nos currículos das escolas, a ética parece ser um fenômeno da moda. Entre os jovens intelectuais, antigamente havia interesse mais pelas assim chamadas teorias criticas da sociedade. Ao contrario disto, na ética supõe-se uma reflexão sobre valores reduzida ao individual e ao inter-humano. (TUGENDHAT, Ernest. Lições sobre ética. Petropólis: Vozes. 1996, p.11-13_


  1. De acordo com a leitura do texto podemos concluir:
A) A Ética não é importante para os jovens; B) A Ética é uma Ciência Exata para o Bem.
C) A Ética supõe-se uma reflexão sobre valores; D) A Ética gera um mal para todos;
E) A Ética é uma coisa sem noção para todos.

    2. A palavra reflexão tem o significado em:
A) Olhar para si; B) Olhar para frente; C) Olhar para longe;
D) Olhar sem pensar; E) Olhar para trás;


  1. Aqui temos uma questão onde é debatida a Ética como uma grande discussão. Você é a favor da Ética nas relações entre as pessoas. Posicione-se a favor ou contra? Porque?
    ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  2. O sentimento de indignação ou de vergonha indica que participamos de uma Comunidade Moral. Dê um exemplo e explique por quê. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  3. Qual é a relação entre Ética e Política? A partir dessa relação, destaque a questão da justiça como um dos temas centrais da Ética. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  4. A Palavra Ética vem do grego ethos que significa:
    A)Modo de ser; B) Costumes; C) Política; D) Justiça, E) Fé
  5. A Palavra Moral vem do latim mores que significa:
    A)Modo de ser; B) Costumes; C) Política; D) Justiça E) Fé



8. A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido, porque é produto da relação interpessoal e social. A ética supõe ainda que cada grupo social se organize sentindo-se responsável por todos e que crie condições para o exercício de um pensar e agir autônomos. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e luta pela soberania dos povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da natureza dos valores sociais para organizar também uma nova prática política.
(CORDI et al. Para filosofar)
O Século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais,conflitos ideológicos e contradições da realidade. Sob esse enfoque e a partir do texto, a ética pode ser compreendida como
A) instrumento de garantia da cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos.
B) mecanismo de criação de direitos humanos, porque é da natureza do homem ser ético e virtuoso.
C) meio para resolver os conflitos sociais no cenário da globalização, pois a partir do entendimento do que é efetivamente a ética, a política internacional se realiza.
D) parâmetro para assegurar o exercício político primando pelos interesses e ação privada dos cidadãos.
E) aceitação de valores universais implícitos numa sociedade que busca dimensionar sua vinculação a outras sociedades.


9.Na ética contemporânea, o sujeito não é mais um sujeito substancial, soberano e absolutamente livre, nem um sujeito empírico puramente natural. Ele é simultaneamente os dois, na medida em que é um sujeito histórico-social. Assim, a ética adquire um dimensiona-mento político, uma vez que a ação do sujeito não pode mais ser vista e avaliada fora da relação social coletiva.Desse modo, a ética se entrelaça, necessariamente, com a política, entendida esta como a área de avaliação dos valores que atravessam as relações sociais e que interliga os indivíduos entre si.
(SEVERINO. A. J. Filosofia)
O texto, ao evocar a dimensão histórica do processo deformação da ética na sociedade contemporânea, ressalta

A) os conteúdos éticos decorrentes das ideologias político-partidárias.
B) o valor da ação humana derivada de preceitos metafísicos.
C) a sistematização de valores desassociados da cultura.
D) o sentido coletivo e político das ações humanas individuais.
E) o julgamento da ação ética pelos políticos eleitos democraticamente


10. “A ética exige um governo que defenda a igualdade entre os cidadãos, a qual constitui a base da pátria. Sem ela, muitos indivíduos não se sentem em casa, mas vivem como estrangeiros em seu próprio lugar de nascimento.”
(SILVA, R. R. Ética, defesa nacional, cooperação dos povos)
Os pressupostos éticos são essenciais para a estruturação política e a integração de indivíduos em uma sociedade. Segundo o texto, a ética corresponde a

A) valores e costumes partilhados pela maioria da sociedade.
B) preceitos normativos impostos pela coação das leis.
C) normas próprias determinadas pelo governo de um país.
D) transferência dos valores familiares para a esfera social.
E) proibição da interferência de estrangeiros na pátria de cada um.

Não tentes ser bem sucedido, tenta antes ser um homem de valor. Albert Einstein

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