quinta-feira, 9 de outubro de 2014

SELEÇÃO PÚBLICA PARA AGENTE DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR - EDITAL Nº 141 / 2014

 Entre site abaixo e faça sua inscrição até amanhã dia 10 de outubro.


http://www.sineidt.org.br/Trabalhador/DetalhesVagasIDT.aspx?vaga=201

SELEÇÃO PÚBLICA PARA AUXILIAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL - EDITAL Nº 140 / 2014

 Entre nesse site abaixo e faça sua inscrição até amanhã dia 10 de outubro de 2014

 http://www.sineidt.org.br/Trabalhador/DetalhesVagasIDT.aspx?vaga=200


SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROFESSOR - PENTECOSTE - ENTRADA 2014 - EDITAL Nº 139 / 2014

 Entre no Site do Sine IDT e faça sua inscrição até o dia 10 de outubro de 2014.

http://www.sineidt.org.br/Trabalhador/DetalhesVagasIDT.aspx?vaga=199

Oi e Oi Futuro baixam edital de seleção de projetos culturais para 2014/2015

A Oi e o Oi Futuro anunciaram, nesta quarta-feira, a abertura das inscrições para a seleção de projetos culturais para 2014/2015. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de novembro por meio do site www.oifuturo.org.br.
O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados destinará recursos para o financiamento total ou parcial de projetos aprovados em leis de incentivo à cultura estaduais e municipais de todo o país, com duas linhas de seleção distintas, uma nacional e outra voltada para ocupação dos centros culturais do Oi Futuro no Rio de Janeiro. O objetivo do programa é estimular a produção artística no Brasil, valorizando a diversidade como elemento fundamental da identidade nacional.
Os projetos selecionados para a ocupação dos centros culturais do Oi Futuro em Ipanema e no Flamengo, no Rio de Janeiro, oferecerão ao público uma programação sempre alinhada ao conceito de convergência entre arte, ciência e tecnologia. Apoiando-se nas ideias de democratização do acesso à cultura, valorização da diversidade artística e estímulo à inovação, a Oi incentiva iniciativas que destaquem talentos regionais. Também são considerados aspectos relevantes a capacidade de mobilização do público e a formação de plateias dos projetos apresentados, especialmente entre jovens e populações tradicionalmente excluídas da agenda cultural, além da criação de novas oportunidades de trabalho.
O Oi Futuro também vai apoiar projetos que utilizem a tecnologia de forma inovadora, com a categoria Mobile Art (arte feita para dispositivos móveis como celulares e tablets) e a valorização de projetos que prevejam a produção de conteúdos digitais integrados, favorecendo a circulação da produção cultural brasileira e a democratização do acesso à cultura.
SERVIÇO
Mais informações: faleconosco@oifuturo.org.br ou 0800 025 1532 (atendimento de segunda à sexta das 9 às 20 horas e sábados das 9 às 18 horas, horário de Brasília).

Questões de História sobre Colonização dos USA, Revolução Francesa e Era Napoleônica!


EEM Etelvina Gomes Bezerra
Avaliação de História
Professor Danúsio ALMEIDA
Aluno(a):_______________________________________ Nº ____ Turma 2º Ano B

1. Em Massachusetts, o espírito do capitalismo estava presente antes do desenvolvimento capitalista (...) Neste caso, a relação causal é, certamente, a inversa daquela sugerida pelo ponto de vista
materialista." (Max WEBER, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo)
A afirmação:

a) valoriza a visão do materialismo sobre o desenvolvimento do capitalismo na Nova Inglaterra;
b) sustenta, ao contrário do marxismo, que o espírito capitalista foi o criador do capitalismo moderno;
c) coincide com a crítica marxista ao materialismo sobre a existência do capitalismo na Nova Inglaterra;
d) diverge do marxismo ao defender a existência de uma fase de acumulação primitiva de capital;
e) defende uma concepção consensual entre os historiadores sobre a origem do capitalismo.

2. "A existência de uma área de terras livres, sua contínua diminuição e o avanço da colonização em
direção ao Oeste explicam o desenvolvimento americano." (Frederick Jackson TURNER, A Fronteira na História Americana)
A citação anterior descreve:

a) a marcha para o Oeste nos Estados Unidos, no século XVI;
b) a colonização do Meio-Oeste dos Estados Unidos e a conseqüente implantação da indústria automobilística na região dos Grandes Lagos;
c) a expansão, á medida que não havia indígenas, dos ingleses rumo ao Oeste do Canadá;
d) a corrida dos puritanos, perseguidos na Inglaterra no século XVII, para o Oeste americano;
e) a colonização americana, rumo ao Oeste, subseqüente à proclamação da independência dos Estados Unidos.

3.Sobre a Independência dos Estados Unidos da América, assinale a alternativa correta:
a) A origem do movimento da independência deve ser encontrada no desenvolvimento uniforme das Treze Colônias Inglesas.
b) O crescimento do comércio triangular, praticado pelas colônias de povoamento situadas no Sul, gerou atritos com a metrópole.
c) O Segundo Congresso Continental de Filadélfia decretou a separação dos Estados Unidos, através da
Declaração de Independência redigida por Thomas Jefferson.
d) A política de conciliação adotada pela Inglaterra retardou o processo de independência da Treze Colônias Inglesas.
e) A França e a Espanha apoiaram a Inglaterra durante a Guerra de Independência.

4. Podemos apontar como uma das principais causas da Revolução Francesa:
a) As guerras de conquistas promovidas e comandadas por Napoleão Bonaparte.
b) A grande influência da burguesia e dos trabalhadores urbanos no sistema político da França.
c) As fraudes eleitorais que existiam na França durante as eleições para monarca e ministros.
d) A revolta de grande parte da população francesa (burguesia, camponeses e trabalhadores urbanos) gerada pelas injustiças sociais promovidas pela monarquia absolutista.
e) Os Girondinos juntos com o trabalhadores fizeram a Revolução ocorrer.


5. Sobre o contexto histórico da França pré-revolução, é verdadeiro afirmar que:
b) O clero e a nobreza possuíam muitos privilégios, entre eles a isenção tributária (não pagavam impostos).
b) A estrutura social da população francesa não era estratificada.
c) Havia igualdade de direitos, sendo que não havia camadas sociais privilegiadas.
d) Não havia pobreza, nem miséria, pois existia uma justa distribuição de renda.
e) O povo tinha acesso ao Castelo para ficar a vontade junto com o Rei.
6. Em nosso país queremos substituir o egoísmo pela moral, a honra pela probidade, os usos pelos princípios, as conveniências pelos deveres, a tirania da moda pelo império da razão, o desprezo à desgraça pelo desprezo ao vício, a insolência pelo orgulho, a vaidade pela grandeza de alma, o amor ao dinheiro pelo amor à glória, a boa companhia pelas boas pessoas, a intriga pelo mérito, o espirituoso pelo gênio, o brilho pela verdade, o tédio da volúpia pelo encanto da felicidade, a mesquinharia dos grandes pela grandeza do homem.
HUNT, L. Revolução Francesa e Vida Privada. In: PERROT,
M. (Org.) História da Vida Privada: da Revolução Francesa à
Primeira Guerra. Vol. 4. São Paulo: Companhia das Letras,
1991 (adaptado).

O discurso de Robespierre, de 5 de fevereiro de 1794, do qual o trecho transcrito é parte, relaciona-se a qual dos grupos político-sociais envolvidos na Revolução Francesa?
A ) À alta burguesia, que desejava participar do poder legislativo francês como força política dominante.
b) Ao clero francês, que desejava justiça social e era ligado à alta burguesia.
c) A militares oriundos da pequena e média burguesia, que derrotaram as potências rivais e queriam reorganizar a França internamente.
d) À nobreza esclarecida, que, em função do seu contato, com os intelectuais iluministas, desejava extinguir o absolutismo francês.
e) Aos representantes da pequena e média burguesia e das camadas populares, que desejavam justiça social e direitos políticos.
7 . Qual era o lema dos revolucionários francesa, que resumia muito bem os anseios do Terceiro Estado?
a) "Liberdade, Paz e Justiça" b) "Paz, Pão e Terra" c) "Liberdade, Igualdade e Fraternidade"
d) "Liberdade ainda que tardia" e) “O Povo unido jamais será vencido”
8. A independência americana foi influenciada pelas ideias:
a) socialistas b) capitalistas c) iluminista de liberdade d) comunistas e) contemporâneas
9. A Revolução francesa é considerada por muitos historiadores o marco tradicional do início da idade:
a) moderna b) contemporânea c) dos metais d) da mineração e) média
10. O governo de Napoleão Bonaparte pode ser periodizado em consulado, império e:
a) monarquia b) militarismo c) governo dos cem dias
d) comunismo e) socialismo

Ex-prefeito de Uruburetama é condenado a devolver mais de R$ 123 mil

“O juiz Antônio Cristiano de Carvalho Magalhães, titular da Vara Única da Comarca de Uruburetama, a 127 km de Fortaleza, condenou o ex-prefeito do referido município, José Giuvan Pires Nunes, a devolver R$ 123.880,00 aos cofres públicos. Segundo os autos (nº 4300-60.2013.8.06.0178/0), o ex-gestor firmou convênio de R$ 200 mil com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em dezembro de 2007. A verba seria destinada a melhorias sanitárias domiciliares.
A prestação de contas referente aos recursos federais, no entanto, não foi aprovada. Por conta disso, o Município de Uruburetama ajuizou ação requerendo o ressarcimento dos valores. Na contestação, José Giuvan alegou que agiu de forma legal e não causou dano ao erário.
Ao julgar o processo, o magistrado comprovou, com base em documentação anexada aos autos, que o objetivo pactuado foi atingido em apenas 26,04%. “Os recursos oriundos do convênio foram utilizados em finalidade diversa do objetivo pactuado, estando configurado, dessa forma, o dano ao erário e o dolo do promovido”. Por isso, determinou a devolução de R$ 73.960,00 correspondente a 73,96% da verba do convênio.
Outra condenação
Em outro processo (nº 4299-75.2013.8.06.0178/0), o mesmo juiz condenou o ex-prefeito por desviar recursos relativo a convênio, também celebrado com a Funasa, no valor total de R$ 49.920,00. Na defesa, José Giuvan sustentou que não cometeu nenhum ato ilícito. O magistrado, mais uma vez, concluiu que a verba foi usada em finalidade diversa. Neste caso, o pagamento será feito de forma integral.”
(Site do TJ-CE)

terça-feira, 7 de outubro de 2014

1 Ano de Saudades de Chagas LOREL de Pentecoste!





Seu nome Francisco das Chagas Cavalcante filho do Salgado em Pentecoste, perto de Sitios Novos
Caucaia. Sua mãe Raimunda Martins de Oliveira nascida em Sitios Novos em
Caucaia. Lorel foi dono de carros, alias de muitos. gostava de carro

velho, por isso populares o chamava de LOREL. Chagas foi três vezes

candidato a Prefeito de sua cidade Pentecoste em 1988 pelo PSB, em 1992

pelo PMDB e 1996 pelo PMN. Lutou sempre por um Pentecoste
Novo. Lorel foi sempre amigo do povo. Muito conhecido em toda a cidade
de Pentecoste. Era conhecido em toda a região do Vale do Curu e Caucaia,
onde tinha uma relação querida por todos em Sitios Novos. Chagas LOREL
deixou o grande legado para a nossa História de Pentecoste. Agora,
devemos preservar a sua História de homem humilde e do povo. Eternas de
seus 10 filhos, netos, sobrinhos, parentes e amigos e amigas! Chaga
LOREL!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...