sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Pentecoste 142 anos de História Popular -

 Francisco das Chagas Cavalcante mais conhecido por Chagas LOREL, seu Chagas da Serraria, filho de Raimunda Martins de Oliveira senhora Mundica Martins que nasceu em Sitios Novos - Caucaia. Chagas Lorel saiu candidato a Prefeito em 1988 contra o Poder Local dos coronéis de Pentecoste sua cidade natal. Chagas Lorel 40 era seu número tirou 3.290 votos contra 3.810 da situação candidato do PFL. O Povo diz que Chagas Lorel foi vitorioso. História de Pentecoste tem nome e não o que faz em Pentecoste. Somente a História dos dominantes. Parabéns Chagas LOREL pela História popular que você fez em Pentecoste.


Abono salarial – Segundo lote começou a ser pago nesta quinta-feira

“O Ministério do Trabalho e Emprego informou que começou hoje (20) a depositar o pagamento do segundo lote do abono salarial para trabalhadores da iniciativa privada nascidos em agosto e servidores públicos com inscrição no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) com inscrição de final 1 e que não são correntistas. O cronograma de pagamento começou em 22 de julho e vai até março de 2016.
Para ter direito ao benefício, é preciso ter trabalhado pelo menos 30 dias recebendo até dois salários mínimos em 2014, além de ter sido cadastrado até 2010 no Programa Integração Social (PIS), para trabalhadores da iniciativa privada com carteira assinada, e no Pasep, para servidores públicos.
Os trabalhadores da iniciativa privada podem retirar o benefício, de R$ 788, até 30 de junho do ano que vem, em agências da Caixa Econômica Federal ou por meio do Cartão do Cidadão. Já os servidores públicos podem receber o benefício por meio de saques nas agências do banco, de acordo com o final da inscrição.

SERVIÇO
*O direito ao benefício pode ser consultado pelo número 0800-7260207.

(Agência Brasil)

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Deu no Blog Eliomar de Lima : Alô, Setur! Pentecoste tem problema com placas de sinalização

Na cidade de Pentecoste, segundo o leitor  Danúsio, uma placa de sinalização turística, situada no Centro, ruiu. Isso há três meses, sem que haja uma providência.

Mesma situação é registrada na estrada que fica em frente ao açude Pereira de Miranda. Tudo provocado por temporal.

O que sobrou das placas? As bases expostas nas vias.



Fotos Danúsio

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Avaliação de Sociologia – 1º Ano - Sociologia, Revolucao Industrial, cidades mordenas


1. A _____________ ou ciência da sociedade – nasceu na segunda metade do século XIX. Por que ela surgiu só nesse momento, se a vida em sociedade existe desde tempos remotos e muitos dos problemas que a humanidade enfrenta até hoje a acompanham de longa data? Relações de grupo, formação de instituições, exercício do poder, manifestações e experiências culturais, tudo isso é muito antigo, mas a ____________ é uma ciência historicamente recente. Marque a alternativa certa sobre essa ciência:

A) Sociologia         B) Filosofia         C) Física         D) Religião         E) História

2. O tempo histórico que possibilitou o nascimento da Sociologia foi aquele que se sucedeu às duas grandes revoluções ocorridas no século XVIII, que foram:

A) I Guerra Mundial e a Revolução Francesa  
B) II Guerra Mundial e a Revolução Industrial
C) Revolução Industrial e a Revolução Francesa 
D) Revolução Industrial e a Revolução Russa
E) I Guerra Mundial e a Revolução Russa

3. Nas cidades _____________, as diferenças e distâncias entre ricos e pobres acentuaram-se; a precariedade das relações de trabalho ficou evidente; as moradias foram desigualmente distribuídas; surgiram as tentativas de renovação dos valores vigentes; havia resistência a obedecer ao que estava determinado; o sofrimento de quem não conseguia proteção exigia atenção. Essas cidades são:

A) Antigas       B) Médias      C) Modernas     D) Contemporâneas     E) Atuais.

4. Relaciona-se com o estabelecimento de hierarquias. Lugares e posições são referências para indicar quem ou quais grupos são superiores ou inferiores; mais prestigiados ou desprezados. Essas diferenças são acompanhadas de julgamentos de valor, ou seja, são justificadas por algum argumento que confirma a própria diferença. Quem nunca ouviu que pobres são pobres porque não se esforçam o suficiente? Que os negros são bons de samba e de futebol, mas que não são intelectualmente capazes para ocupar profissões de prestígios. Aqui, temos características de:

A) Diferenciação social              B) Desigualdade                     C) Tempo presente
D) Individualismo                       E) Igualdade.

5. Pensador importante da economia que falou “mão invisível do mercado”, capaz de equilibrar os desacertos gerados pelo próprio mercado. Deixado em seu livre curso, o mercado organiza a vida, dá valor ao que tem valor, tira de circulação o que não é mais desejado, organiza as pessoas em torno do movimento de trocas. Se algo sair errado é porque alguma coisa atrapalhou o livre curso do mercado. Esse pensador economista chama-se:

A) Adam Smith                      B) Karl Polanyi                        C) Anthony Giddens
D) Karl Marx                          E) August Comte

6. Austríaco de nascimento, mas de família húngara. Foi filósofo e antropólogo. Seu livro mais conhecido – A grande transformação: as origens de nossa época (1944) – tornou-se importante referência para os cientistas sociais. Esse pensador chama-se:

A) Adam Smith                     B) Karl Polanyi                         C) Anthony Giddens
D) Karl Marx                         E) August Comte

7. As revoluções modernas que originaram a Sociologia estimularam o ______________________ e propiciaram a liberdade para os indivíduos poderem manifestar seus pensamentos, deslocarem-se sem restrições, escolherem seus destinos amorosos e definirem suas profissões. Marque a alternativa correta que corresponde ao espaço em branco:

A) Diferenciação social                 B) Desigualdade               C) Tempo presente
D) Individualismo                          E) Igualdade.

8. Socióloga brasileira ________________________ fala a respeito do desafio contemporâneo imposto à Sociologia, que tem mérito duplo: confirmar a importância dos estudos dos primeiros observadores do mundo social que se mobilizaram pelas questões que ela aponta e mostrar como o tempo presente continua provocando a imaginação e nos desafiando para outras respostas a problemas que nos são apresentados.

A) Ruth Cardoso     
B) Isabelle de Melo   
C) Elisa Pereira 
D) Irlys Bandeira 
E) Silvia Camurça.

9. Sociólogo norte-americano que vai dizer que existe uma “imaginação sociológica” dentro de uma análise crítica a respeito daquilo que o cerca. Esse pensador chama-se:


A) Adam Smith 
B) Karl Polanyi 
C) Anthony Giddens
D) Karl Marx 
E) Charles Wright Mills

10. Enem 2010 - A Inglaterra pedia lucros e recebia lucros, Tudo se transformava em lucro. As cidades tinham sua sujeira lucrativa, suas favelas lucrativas, sua fumaça lucrativa, sua desordem lucrativa, sua ignorância lucrativa, seu desespero lucrativo. As novas fábricas e os novos altos-fornos eram como as Pirâmides, mostrando mais a escravização do homem que seu poder.
DEANE, P.A Revolução Industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1979(adaptado).
Qual relação é estabelecida no texto entre os avanços tecnológicos ocorridos no contexto da Revolução Industrial Inglesa e as características das cidades industriais no início do século XIX?
A) A facilidade em se estabelecerem relações lucrativas transformava as cidades em espaços privilegiados para a livre iniciativa, característica da nova sociedade capitalista.
B) O desenvolvimento de métodos de planejamento urbano aumentava a eficiência do trabalho industrial.
C) A construção de núcleos urbanos integrados por meios de transporte facilitava o deslocamento dos trabalhadores das periferias até as fábricas.
D)A grandiosidade dos prédios onde se localizavam as fábricas revelava os avanços da engenharia e da arquitetura do período, transformando as cidades em locais de experimentação estética e artística.
E) O alto nível de exploração dos trabalhadores industriais ocasionava o surgimento de aglomerados urbanos marcados por péssimas condições de moradia, saúde e higiene.

Sinalizacao de Turismo Ceara continua no chao depois de um temporal no inverno em Pentecoste Ceara







  placa de sinalização de Turismo da SETUR - CE caída no centro da cidade e outra placa na estrada em frente ao açude Pereira de Miranda continua ainda no chao em plena avenida José de Borba Vasconcelos e no açude da cidade de Pentecoste Ceara

Fotos e reporter Danusio

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...