quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Música Aquarela tema da Campanha Conselho Tutelar Votem Chapa 2!!



Aquarela Toquinho

Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio

Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo...



Corro o lápis em torno
Da mão e me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos
Tenho um guarda-chuva...

Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota
A voar no céu...

Vai voando
Contornando a imensa
Curva Norte e Sul
Vou com ela
Viajando Havaí
Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela
Branco navegando
É tanto céu e mar
Num beijo azul...

Entre as nuvens
Vem surgindo um lindo
Avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar...

Basta imaginar e ele está
Partindo, sereno e lindo
Se a gente quiser
Ele vai pousar...

Numa folha qualquer
Eu desenho um navio
De partida
Com alguns bons amigos
Bebendo de bem com a vida...

De uma América a outra
Eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo...

Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo em frente
A esperar pela gente
O futuro está...

E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...

Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
 Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...

Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
(Que descolorirá!)
 E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
(Que descolorirá!)
Giro um simples compasso
Num círculo eu faço
O mundo
(Que descolorirá!)...




sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Zilda Arns, exemplo para nós! Luto por esta senhora virtuosa!!

Médica especializada em pediatria, sanitarista e doutora. Zilda Arns Neumann nasceu em 1934, na cidade de Forquilha, Estado de Santa Catarina. Desde cedo sentia vocação para a ajudar as pessoas.

Iniciou a sua formação acadêmica em sua cidade natal. Em 1959, concluiu o curso de Medicina na Universidade Federal do Paraná, na cidade de Curitiba. Se especializou em Educação Física, Pediatria Social e em outros aperfeiçoamentos.
Iniciou como médica pediatra no Hospital de Crianças Cezas Pernetta, na cidade de Curitiba. Tornou-se viúva em 1978, era mãe de cinco filhos: Rubens e Nelson que são médicos; Heloísa, psicóloga; Rogério e Silvia, administradores de empresas.
Além de grande profissional na área médica, foi uma grande mãe dona-de-casa, conciliando a família, o serviço público e o consultório médico que tinha nos fundos de sua casa; o seu consultório funcionava no final das tardes.
Foi diretora da Associação Filantrópica Sara Lattes, onde organizou postos de saúde materno-infantil e coordenou o treinamento de alunas em magistérios e médicos residentes.
Em 1979, coordenou o Ano Internacional da Criança no Paraná, evento apoiado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com a participação no Ministério da Saúde. No ano seguinte, comandou a campanha de vacinação contra a poliomielite no Estado.
Em 1983, fundou e coordenou a Pastoral da Criança, órgão pertencente à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O órgão tem a missão de trabalhar contra a mortalidade infantil, numa ideia surgida entre uma conversa de James Grant, então diretor executivo do Unicef com Dom Paulo Evaristo Arns, irmão de Zilda, e arcebispo emérito de São Paulo.
O órgão possui milhares de voluntários que atuam em diversas comunidades pobres do Brasil. Dão apoio para as gestantes, supervisão nutricional, informações sobre o aleitamento materno, controle do peso e crescimento da criança. Há também o controle da diarreia e a prevenção da reidratação oral.
No dia 13 de janeiro de 2010, o comando do exército brasileiro no Haiti, confirmou que muitos milititares e civis brasileiros morreram no terremoto que atingiu o país. Entre as vítimas estavam a doutora Zilda Arns, de 75 anos de idade.
Na ocasião da notícia, o presidente da OAB, Cezar Britto, comparou a doutora Zilda Arns a Madre Teresa de Calcutá e a Irmã Dulce. Em suas palavras o presidente Cezar Britto declarou:

“A morte de Zilda Arns, em plena ação missionária, no Haiti, tem a dimensão trágica e poética do artista que morre em cena. Dedicou toda a sua vida de médica sanitarista à causa dos desvalidos. Sacrificou a perspectiva de uma vida regular e confortável, que sua qualificação profissional lhe permitia, ao nobre ideal de submeter-se ao mandamento cristão de amar ao próximo como a si mesmo”.

Fontes:
http://www.boavontade.com/
http://www.netsaber.com.br/
http://noticias.uol.com.br/

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Eleitor tem arsenal inédito de ferramentas para pesquisar e julgar maus políticos

Eleitor tem arsenal inédito de ferramentas para pesquisar e julgar maus políticos
PDF
Imprimir
E-mail
06 de janeiro de 2010
Sites especializados, comitês locais e fóruns regionais de combate à corrupção proliferam no Brasil

Cabine de votação nas eleições de 2008

Passagens aéreas para celebridades pagas com dinheiro público, contratações por meio de atos secretos no Senado, uso de empresas fantasmas para justificar verbas indenizatórias, um castelo no interior de Minas Gerais e mais um mensalão, desta vez envolvendo o DEM no Distrito Federal.

A lista de escândalos com parlamentares foi longa e variada em 2009. Ninguém foi punido até agora pela Justiça ou casas legislativas, mas o eleitor terá à disposição um arsenal inédito de ferramentas para pesquisar, julgar e, se for o caso, punir nas urnas cada um dos candidatos, no dia 2 de outubro.

Internet

Graças à disseminação da internet e à mobilização de algumas pessoas diante da impunidade generalizada, sites especializados, comitês locais e fóruns regionais de combate à corrupção proliferaram no Brasil nos últimos anos.

Desde 2007 o número de comitês cívicos de combate à corrupção aumentou de 70 para 299. “Há uma parcela muito crítica da população que tem acesso à informação e pode influenciar outros eleitores”, disse o juiz federal Marlon Reis, coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

O fenômeno começou na pequena Ribeirão Bonito, cidade de 11 mil habitantes a 270 km de São Paulo, em 1999, quando um grupo de moradores e ex-moradores indignados com os desmandos da administração e apatia da população decidiu fundar a ONG Amigos Associados de Ribeirão Bonito (Amarribo).

Dois anos depois o prefeito Sérgio Buzza foi obrigado a renunciar devido a suspeitas de corrupção levantadas pela ONG. Ele foi cassado pela Câmara e preso em Rondônia em agosto de 2002.

A experiência gerou um livro (“O Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil”), com 125 mil cópias distribuídas. Desde 2003, moradores de 1.624 municípios brasileiros buscaram a Amarribo em busca de orientação. “O texto é sempre o mesmo. Eles dizem que na cidade deles está acontecendo a mesma coisa que aconteceu aqui e perguntam o que fazer”, disse a coordenadora Lizete Verillo, psicóloga nascida em Ribeirão Bonito que vive há mais de 30 anos em São Paulo.

A cada novo e-mail a Amarribo responde com um kit on-line composto de 52 itens. “Mandamos desde o estatuto até o modelo”, disse Lizete. Quando o interesse se transforma em ação concreta, a ONG envia um representante até a cidade para uma palestra. Desde então 187 entidades foram criadas com ajuda da Amarribo, que virou rede nacional. “A população está começando a despertar. Ainda está longe do ideal, mas é um movimento muito sólido”, avaliou Lizete. Os interessados podem baixar o livro no site www.amarribo.org.br.

Fichas sujas

A rede que surgiu no rastro da Amarribo foi fundamental na coleta de 1,6 milhão de assinaturas levadas ao Congresso para embasar o projeto de lei de iniciativa popular que veta os candidatos condenados pela Justiça, os chamados fichas sujas. Para 2010, além da pressão pela aprovação do projeto de lei, a rede pretende colocar no ar uma relação dos candidatos condenados. “Ainda estamos procurando o melhor modelo por causa das restrições judiciais”, disse Lizete.

Outro exemplo bem sucedido de iniciativa surgida fora do eixo Rio-São Paulo-Brasília são os fóruns regionais de combate à corrupção. O primeiro foi criado na Paraíba, em 2003. Hoje os fóruns estão em 20 estados e devem chegar a todos os entes da federação até outubro de 2010.

Coordenados pelo Ministério Público Federal, os fóruns funcionam como centros de formação de agentes no combate à corrupção. Representantes da Polícia Federal, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas da União e Corregedoria Geral da União se reúnem com vereadores, funcionários públicos, integrantes de ONGs, conselhos municipais de saúde e educação e sindicatos de pequenas cidades no interior para ministrar cursos de capacitação de dois dias.

“Eles aprendem a fazer o controle das verbas públicas e, assim que detectam alguma irregularidade, fazem as denúncias”, disse o procurador da República Fábio George Cruz da Nóbrega, do MPF de Pernambuco, que participou da criação do primeiro fórum, na Paraíba.

Para as eleições de 2010 os fóruns têm dois alvos: a compra de votos e a conscientização eleitoral. A ideia é promover campanhas educativas orientando os eleitores a não votar em candidatos com histórico de corrupção.

Desde o ano passado o MPF pernambucano disponibiliza em seu site cerca de 30 links para cartilhas, ferramentas de pesquisa e fiscalização de políticos pela internet.

Arsenal de ferramentas

A relação vai desde páginas dos governos federal e estaduais até iniciativas privadas como a Transparência Brasil (
www.transparencia.org.br), Congresso em Foco ( www.congressoemfoco.ig.com.br), Às Claras (www.asclaras.org.br) e Contas Abertas ( www.contasabertas.uol.com.br). “A internet foi fundamental. Sites como o da Transparência Brasil têm muita informação para orientar o eleitor, mas ainda não está tudo lá”, considerou Lizete, da Amarribo.

Apesar do arsenal inédito de ferramentas à disposição do eleitor, as previsões de especialistas são pessimistas quanto à renovação do Congresso. Para o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), a porcentagem de renovação na Câmara deve ser menor do que em 2006, quando atingiu 47%. No Senado a renovação deve ser maior, mas devido à influência do governo e não aos escândalos envolvendo parlamentares.


Fonte:  Amarribo Site

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Filosofia e Conhecimento: Pré-Socráticos Demócrito!!!



Demócrito- (+ ou - 460-370 a. C) nasceu em Abdera (Trácia). Foi discípulo e sucessor de Leucipo, desenvolveu sua teoria atomista e participou da escola iniciada por seu mestre em sua terra natal. De sua vida sabem-se poucas coisas seguras, mas fala-se que viajou muito, recebeu homenagens de seus concidadãos. É famosa a tradição que lhe atribui um riso constante, presente para qualquer coisa. É um dos primeiros materialistas. Teria deixado cerca de noventa obras. Para resolver o impasse surgido nas teorias de Heráclito e Parmênides, desenvolve a teoria de que tudo seria composto por partículas minúsculas indivisíveis e invisíveis a olho nu, inclusive a alma. Os átomos da alma se desintegrariam no momento da morte. Portanto, não acredita na imortalidade da alma, embora gostasse de Pitágoras. Trabalhou muito, dizia que os trabalhos feitos de bom grado fazem mais leves as cargas dos impostos a contragosto. Na sua filosofia, o trabalho continuado torna-se mais leve por causa do átomo. Um trabalho bem feito e terminado dá mais satisfação que o descanso, e um trabalho em que não há retorno causa muito desprazer. O homem sensato dosa a avareza com o gasto, e suporta com brandura a pobreza. Quanto à forma, a emanação é igual às coisas. Os átomos são indivisíveis, pois se fossem divisíveis em partículas ainda menores a natureza acabaria por se diluir. E como nada pode surgir do nada, são eternos. O movimento existe, pois o pensamento é movimento, e também os átomos se movem. Quando os átomos estão em equilíbrio, são tão numerosos que não podem mais se mover, os mais leves são repelidos para o vazio exterior (portanto, o vazio existe) e os outros permanecem juntos, formando um conglomerado. Cada um desses conglomerados que se separam das massas dos corpos é um mundo, e existem infinitos mundos. Esta é uma visão nietzscheana da teoria de Demócrito. A essência da alma está na sua natureza animadora, de movimento. A alma é feita de átomos sutis, que se movem, lisos e arredondados. O fogo faz parte da essência do homem. Se a respiração cessa, o fogo interior escapa, e ocorre a morte. O homem é infeliz porque não conhece a natureza. Temos de nos contentar com o mundo tal como ele é. Os átomos constituem a explicação última da natureza. Foi o mais lógico dos pré-socráticos. Nietzsche o considera um poeta, Aristóteles admira sua universalidade. Sua doutrina seguiu adiante, e temos outros atomistas, como Epicuro.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Caiu no meu EIMAIL:: Conselhos de um cearense para um 2010 bem pai d’égua.

Conselhos de um cearense para um 2010 bem pai d’égua.



Sobre as suas metas para o Ano Novo

.  Anote os seus querê e pendure num lugar que você enxergue todo dia.

.  Mesmo que seus objetivos estejam lá prá baixa da égua, vale à pena correr atrás. Não se agonie e nem esmoreça. Peleje.

ü. Se vire num cão chupando manga e mêta o pé na carreira, pois pra gente conseguir o que quer, tem é Zé.

. Lembre que pra ficar estribado é preciso trabalhar. Não fique só frescando.


Sobre o amor


.  Não fique enrolando e arrudiando prá chegar junto de quem você gosta. Tome rumo, avie, se avexe

. Dê um desconto prá peste daquela cabrita que só bate fofo com você. Aperreia ela. Vai que dá certo e nasce um bruguelim réi amarelo.

.  Você é um corralinda. Se você ainda não tem ninguém, não pegue qualquer marmota. Escolha uma corralinda igual a você.

.  Não bula no que tá quieto. Num seja avexado, pois de tanto coisar com uma, coisar com outra, você acaba mesmo é com um chapéu de touro.

.  As cabritas num devem se agoniar. O certo é pastorar até encontrar alguém pai d'égua. Num devem se atracar com um cabra peba, malamanhado e fulerage. O segredo é pelejar e não desistir nunca. Num peça pinico e deixe quem quiser mangar. Um dia vai aparecer um machoréi da sua bitola.

Sobre o trabalho


ü. Trabalhe, num se mêta a besta. Quem num dá um prego numa barra de sabão num tem vez não.

.  Se você vive fumando numa quenga, puto nas calças e não agüenta mais aquele seu chefe réi fulerage, tenha calma, não adianta se ispritar.

. Se ele não lhe notou até agora é porque num tá nem aí se você rala o bucho no trabalho. Procure algo melhor e cape o gato assim que puder.

. Se a lida não está como você quer, num bote boneco, num se aperreie e nem fique de lundu. Saia com aquele magote de amigos pra tomar uns merol.

Tome umas meiotas e conte uma ruma de piadas que tudo melhora.

Sobre a sua vidinha

.  Você já é um cagado só por estar vivo. Pense nisso e agradeça a Deus.

. Cuide bem dos bruguelos e da mulher. Dê sempre mais que o sustento, pois eles lhe dão o aconchego no fim da lida.

.  Não fique resmungando e batendo no quengo por besteira. Seje macho e pense positivo.

.  Num se avexe, num se aperreie e nem se agonie. Num é nas carreira que se esfola um preá.



Arrumação motivacional


. No forró da entrada do ano, coma aquela gororoba até encher o bucho. É prá dar sorte, mas cuidado, senão dá gastura.

.  Tome um burrim e tire o gosto com passarinha ou panelada que é prá num perder a mania.

.  Prá começar o ano dicunforça:

. Reflita sobre as besteiras do ano passado e rebole no mato os maus pensamentos.

.  Murche as orêia, respire fundo e grite bem alto:

Sai mundiça !!!

.  Ah, e não esqueça do grito de guerra, que é prá dar mais sorte ainda:

Queima raparigal !!


Agora é só levantar a cabeça e desimbestar no rumo da venta que vai dar tudo certo em 2010, afinal de contas você é cearense. E para os que não são da terrinha, mas são doidim prá ser, nosso desejo é que sejam tão felizes quanto nós.

Peeeeennnnse num ano que vai ser muito bom.


Respeite como vai ser pai d’égua esse 2010.






quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Danúsio estará fazendo o Concurso neste sábado! Que venha a aula prática!!!



A segunda fase do concurso para professores da Rede Pública Estadual, que consiste na aplicação de uma prova prática, terá início amanhã, 7, pela manhã, a partir das 8 horas, e à tarde, começando às 14 horas. Nessa etapa, candidatos darão uma aula, em 30 minutos, na disciplina em que estão concorrendo. As provas serão aplicadas também na sexta-feira, 8, sábado, 9, e domingo, 10. Essa etapa é de caráter eliminatório, classificatório e valerá 25 pontos. Conforme está no edital do concurso, estão nessa segunda fase 5.485 candidatos, que estão distribuídos em oito polos nas cidades de Fortaleza, Cratéus, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Quixadá, Russas e Sobral.
Em Fortaleza, as provas serão realizadas no Colégios Ari de Sá Cavalcante, sedes Aldeota (rua Monsenhor Catão, 1.655) e Edson Queiroz (avenida Washington Soares, 3.737), e no Colégio Militar de Fortaleza (avenida Santos Dumont, 485). O horário e os locais de prova estão disponíveis nos sites da Secretaria da Educação do Estado (www.seduc.ce.gov.br) e do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (www.cespe.unb.br/concursos/seducce2009). Os candidatos que obtiverem notas menores que 12,50 pontos serão eliminados.





segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Danúsio concorre Especialização em Ciências Humanas UFC


Estudei sempre em Escola Pública do Ensino Infantil até o Superior. Nasci em Pentecoste a 20 km de Croatá, distrito de SGA. Filho de uma revendedora de cosméticos e meu pai é pequeno comerciante em Pentecoste. Sou filho caçulo de quatro irmãos. Meu pai separou-se da minha mãe quando tinha um ano de nascimento. Assim, minha mãe assumiu a responsabilidade de nos educar sozinha. Cuidando de casa e revendendo produtos da AVON cosméticos. Estudei o Ensino Infantil, o Fundamental e o Médio em Pentecoste. Enquanto, o Superior estudei em Fortaleza. O Ensino Infantil e o Fundamental na Escola Tabelião José Ribeiro, mas conclui a 8ª Série na Escola Francisco Sá. Era o ano de 1980, foi um tempo de brincadeiras e aprendizado importante para minha formação estudantil, para meu futuro. Fiz muitos amigos, onde até hoje somos eternos sabedores do papel do que é estudar. Terminei o Ensino Fundamental no ano de 1989.



No Ensino Médio, iniciei os meus estudos secundários em 1990 na Escola Padre Moreira Filho (Hoje extinto). A Escola Padre Moreira pertencia ao Município de Pentecoste, onde tinha uma parceria com o Estado. O Ensino era o melhor da Região do Vale do Curu. Vinha muitos estudantes de cidades vizinhas. O Ensino era voltado para o Cientifico. Para depois nós fazermos o Vestibular. Terminei em 1992. Nesta fase aqui participei da Banda de Música de Pentecoste. Tocando instrumentos de palheta. Terminando o Ensino Médio comecei a trabalhar com músico percussionista de banda Show até 1998. Mas sempre estudando em casa, fiz vários exames para Escola Técnica, conseguindo passar no ano de 2000 para o Curso Técnico de Turismo/Agenciamento e Guia. De 1996 a 2001 morei na Casa do Estudante do Ceará. Também fiz vários Vestibulares para Universidade Federal do Ceará, logrando êxito em 2001, passando para o 1º Semestre de Filosofia UFC no ano de 2002. Da Casa do Estudante do Ceará fui para a Residência Universitária 125 da UFC. Sai do Bairro Meirelles e fui para o Benfica. Estudei com os melhores professores de Filosofia do Brasil. Participei de vários encontros, simpósios e mini-cursos na UFC, na UECE, no ITEP. Conclui o meu Ensino Superior em 05 de Fevereiro de 2007 na Concha Acústica da UFC. E começei a lecionar no dia 13 de Fevereiro do mesmo ano na Escola Etelvina Gomes Bezerra em Pentecoste, cidade onde nasci e moro. Passei no Concurso para Professor Temporário de Filosofia em 2006, portanto começei a ensinar em 2007. Em 2008, além de ensinar em Pentecoste (Comunidade de Serrota, Irapuá, Providência e Macacos) sou lotado em Croatá e São Luís do Curu. No ano de 2009 sou lotado em Fortaleza na Escola Estadual Irapuan Pinheiro Cavalcante, no bairro Conjunto Esperança. Em 2007 fiz o concurso para Professor Efetivo do Município de SGA, onde fui efetivado desde maio de 2009 como Professor de História, Arte-Educação e Ensino Religioso. Neste ano idealizamos um Projeto Afro Brasileiro na Escola chamado Afro Arte, que é usar a Arte no combate ao Preconceito e ao Racismo.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Feliz ano novo!! Um ano novo ainda melhor!!

Desejo a todos e todas ,


Um ano novo cheio de vida e felicidades


a todos amigos do Blog Dan Educação é a solução para todos...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...