quinta-feira, 7 de março de 2013

9 em cada 10 alunos no CE saem do 3º ano sem aprender Matemática

Relatório produzido pelo movimento Todos Pela Educação avaliou que, no Ceará, 91% dos alunos saem do ensino médio sem aprender adequadamente Matemática. 76% dos estudantes não aprendem Português


A cada dez alunos que concluíram o terceiro ano do ensino médio em 2011, no Ceará, apenas um conquistou conhecimento considerado adequado em Matemática. Avaliando-se a disciplina Português, 76% dos estudantes cearenses terminaram o nível médio sem a aprendizagem apropriada da disciplina. Os dados são do relatório anual de desempenho da educação brasileira, o De Olho nas Metas, produzido pelo movimento Todos Pela Educação e divulgado ontem. A análise mostra que o ensino médio continua sendo o grande entrave da educação no Ceará e no Brasil.

O relatório analisou os resultados da Prova Brasil/ Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para atualizar os dados das cidades, estados e do Brasil. Os testes são aplicados por amostragem a cada dois anos, em escolas públicas e particulares das áreas urbana e rural, no 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio.

O Ceará ficou na 10ª colocação nacional na prova de Matemática, com apenas 9% dos alunos com aprendizagem adequada, e na 13ª em Português (24%) na avaliação do último ano do nível médio. O Estado obteve média abaixo do Brasil, que teve aprovados 10,3% dos alunos em Matemática e 29% em Português.

A avaliação de Português no Ensino Médio foi a única a regredir o desempenho em relação ao relatório divulgado no ano passado: obteve 25,2% em 2009. Matemática teve o resultado de 8,1%.

Hoje aos 15 anos, Ana Lídia Fontenele se prepara para cursar o 2º ano do ensino médio em 2013, portanto, concluiu a 9ª série no ano da avaliação. A jovem reclama que muitos colegas de sala chegaram ao nível médio sem o conhecimento básico de Matemática. “Os professores precisam fazer revisões porque alguns alunos têm aprendizagem baixa. A gente não consegue ver nem o conteúdo todo do livro”, reclama.

O relatório avaliou os desempenhos do 5º e 9º anos pelos municípios - e não pelos estados, como na divulgação dos dados do 3º ano do ensino médio. Fortaleza obteve 21,7% dos alunos com aprendizagem adequada para Português no 5º ano e 22,6% em Matemática para a mesma série. Quando a avaliação avançou para o 9º ano, os números sofreram baixa: 9,8% em Matemática e 22,3% no Português.

Andrea Bergamaschi, gerente de Projetos Estratégicos do Todos Pela Educação, avalia que, apesar de a Capital e o Estado terem atingido a maioria das metas para o ano de 2011, o resultado ainda é muito baixo. “Percebemos o 9º ano com grande dificuldade de Matemática e em Língua Portuguesa. O Ceará obteve resultados abaixo da média do Nordeste no 5º ano (a média do NE para Português foi 29,2% e Matemática 23,5%), então é preciso melhorar”, avalia.

ENTENDA A NOTÍCIA

O quesito “todo aluno com aprendizado adequado à sua série” vem apresentando os resultados mais preocupantes nos últimos anos, especialmente para os anos finais do ensino fundamental e médio. Os dados são da Prova Brasil/Saeb 2011.


http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2013/03/07/noticiasjornalfortaleza,3018173/9-em-cada-10-alunos-no-ce-saem-do-3-ano-sem-aprender-matematica.shtml

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...