A cada dez alunos que concluíram o terceiro ano do ensino médio em
2011, no Ceará, apenas um conquistou conhecimento considerado adequado
em Matemática. Avaliando-se a disciplina Português, 76% dos estudantes
cearenses terminaram o nível médio sem a aprendizagem apropriada da
disciplina. Os dados são do relatório anual de desempenho da educação
brasileira, o De Olho nas Metas, produzido pelo movimento Todos Pela
Educação e divulgado ontem. A análise mostra que o ensino médio continua
sendo o grande entrave da educação no Ceará e no Brasil.
O
relatório analisou os resultados da Prova Brasil/ Sistema de Avaliação
da Educação Básica (Saeb) para atualizar os dados das cidades, estados e
do Brasil. Os testes são aplicados por amostragem a cada dois anos, em
escolas públicas e particulares das áreas urbana e rural, no 5º e 9º
anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio.
O Ceará
ficou na 10ª colocação nacional na prova de Matemática, com apenas 9%
dos alunos com aprendizagem adequada, e na 13ª em Português (24%) na
avaliação do último ano do nível médio. O Estado obteve média abaixo do
Brasil, que teve aprovados 10,3% dos alunos em Matemática e 29% em
Português.
A avaliação de Português no Ensino Médio foi a
única a regredir o desempenho em relação ao relatório divulgado no ano
passado: obteve 25,2% em 2009. Matemática teve o resultado de 8,1%.
Hoje
aos 15 anos, Ana Lídia Fontenele se prepara para cursar o 2º ano do
ensino médio em 2013, portanto, concluiu a 9ª série no ano da avaliação.
A jovem reclama que muitos colegas de sala chegaram ao nível médio sem o
conhecimento básico de Matemática. “Os professores precisam fazer
revisões porque alguns alunos têm aprendizagem baixa. A gente não
consegue ver nem o conteúdo todo do livro”, reclama.
O
relatório avaliou os desempenhos do 5º e 9º anos pelos municípios - e
não pelos estados, como na divulgação dos dados do 3º ano do ensino
médio. Fortaleza obteve 21,7% dos alunos com aprendizagem adequada para
Português no 5º ano e 22,6% em Matemática para a mesma série. Quando a
avaliação avançou para o 9º ano, os números sofreram baixa: 9,8% em
Matemática e 22,3% no Português.
Andrea Bergamaschi, gerente
de Projetos Estratégicos do Todos Pela Educação, avalia que, apesar de a
Capital e o Estado terem atingido a maioria das metas para o ano de
2011, o resultado ainda é muito baixo. “Percebemos o 9º ano com grande
dificuldade de Matemática e em Língua Portuguesa. O Ceará obteve
resultados abaixo da média do Nordeste no 5º ano (a média do NE para
Português foi 29,2% e Matemática 23,5%), então é preciso melhorar”,
avalia.
ENTENDA A NOTÍCIA
O
quesito “todo aluno com aprendizado adequado à sua série” vem
apresentando os resultados mais preocupantes nos últimos anos,
especialmente para os anos finais do ensino fundamental e médio. Os
dados são da Prova Brasil/Saeb 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário