1. (UEL – 2007) “Há, porém, algo de
fundamentalmente novo na maneira como os Gregos puseram a serviço do seu
problema último – da origem e essência das coisas – as observações empíricas
que receberam do Oriente e enriqueceram com as suas próprias, bem como
no modo de submeter ao pensamento teórico e casual o reino dos mitos, fundado na observação das realidades aparentes
do mundo sensível: os mitos sobre o nascimento do mundo.” Fonte: JAEGER, W.Paidéia. Tradução de Artur M. Parreira
. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995, p. 197.
no modo de submeter ao pensamento teórico e casual o reino dos mitos, fundado na observação das realidades aparentes
do mundo sensível: os mitos sobre o nascimento do mundo.” Fonte: JAEGER, W.Paidéia. Tradução de Artur M. Parreira
. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995, p. 197.
Com base no texto e nos conhecimentos
sobre a relação entre mito e filosofia na Grécia, é correto afirmar:
A) Em que pese ser considerada como criação dos gregos, a filosofia se origina no Oriente sob o influxo da
religião e apenas posteriormente chega à Grécia.
B) A filosofia representa uma ruptura radical em relação aos mitos, representando uma nova forma de pensamento
plenamente racional desde as suas origens.
C) Apesar de ser pensamento racional, a filosofia se desvincula dos mitos de forma gradual.
D) Filosofia e mito sempre mantiveram uma relação de interdependência, uma vez que o pensamento filosófico necessita do
mito para se expressar.
E) O mito já era filosofia, uma vez que buscava respostas para problemas que até hoje são objeto da pesquisa filosófica.
2. ENEM – 2012 - A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz
de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa
proposição anuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de crisálida, está contido o pensamento: Tudo é um. NIETZSCHE, F. Crítica moderna. In:
Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
O que, de acordo com Nietzsche, caracteriza o surgimento da filosofia
entre os gregos?
A) O impulso para transformar, mediante justificativas, os elementos
sensíveis em verdades racionais.
B) O desejo de explicar, usando metáforas, a origem dos seres e das
coisas.
C) A necessidade de buscar, de forma racional, a causa primeira das
coisas existentes.
D) A ambição de expor, de maneira metódica, as diferenças entre as
coisas.
E) A tentativa de justificar, a partir de elementos empíricos, o que
existe no real.
3. (ENEM 2015) Se os nossos adversários, que admitem a
existência de uma natureza não criada por Deus, o Sumo Bem,
quisessem
admitir
que essas considerações estão certas, deixariam de proferir tantas blasfêmias,
como a de atribuir a Deus tanto a autoria dos bens
quanto dos males. Pois sendo
Ele fonte suprema de Bondade, nunca poderia ter criado aquilo que é contrário à
sua natureza.
AGOSTINHO. A natureza do Bem. Rio de Janeiro: Sétimo Selo,
2005 (adaptado).
Para Agostinho, não se deve atribuir a Deus a origem do mal porque
A) o surgimento do mal é anterior à existência de Deus.
B) o mal, enquanto princípio ontológico, independe de Deus.
C) Deus apenas transforma a matéria, que é, por natureza, má.
D) por ser bom, Deus não pode criar o que lhe é oposto, o mal.
E) Deus se limita a administrar a dialética existente entre o bem e o
mal.
4. ENEM 2012 - Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da
qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu
entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado
dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas
na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem.
Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do
esclarecimento. A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão
grande parte dos homens, depois que a natureza de há muito os libertou de uma
condição estranha, continuem, no entanto, de bom grado menores durante toda a
vida.
KANT, I. Resposta à pergunta: o que é esclarecimento? Petrópolis: Vozes,
1985 (adaptado)
Kant destaca no texto o conceito de Esclarecimento, fundamental para a
compreensão do contexto filosófico da Modernidade. Esclarecimento, no sentido
empregado por Kant, representa
A) Reivindicação de autonomia da capacidade racional como expressão
da maioridade.
B) O exercício da
racionalidade como pressuposto menor diante das verdades eternas.
C) A imposição de verdades matemáticas, com caráter objetivo, de forma
heterônoma.
D) A compreensão de verdades religiosas que libertam o homem da falta de
entendimento.
E) A emancipação da subjetividade humana de ideologias produzidas pela
própria razão.
5. ENEM 2015 - Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino
biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio
da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto
intermediário entre o macho e o castrado que qualificam o feminino. Beaouvoir,
S. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. Na década
de 1960, a proposição de Simone de Beauvoir contribuiu para estruturar um
movimento social que teve como marca o (a):
A) Ação do Poder Judiciário para criminalizar a violência sexual.
B) Pressão do Poder Legislativo para impedir a dupla jornada de
trabalho.
C) Organização de protestos públicos para garantir a igualdade de
gênero.
D) Oposição de grupos religiosos para impedir os casamentos homo
afetivos.
E) Estabelecimento de políticas governamentais para promover ações
afirmativas.
6. René Descartes tornou-se famoso pela frase “Cogito, ergo sum”
(penso logo existo), pilar fundamental da filosofia:
A) Racionalista.
B) Fenomenológica. C) Teocêntrica.
D) Empirista. E) Liberal.
7. Enem (2013)
TEXTO I
“Há já algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos,
recebera muitas falsas opiniões como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu
fundei em princípios tão mal assegurados não podia ser senão mui duvidoso e
incerto. Era necessário tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me
de todas as opiniões a que até então dera crédito, e começar tudo novamente a
fim de estabelecer um saber firme e inabalável.” (DESCARTES, R. Meditações
concernentes à Primeira Filosofia. São Paulo: Abril Cultural, 1973)
(adaptado).
TEXTO II
“É o caráter radical do que se procura que exige a radicalização do
próprio processo de busca. Se todo o espaço for ocupado pela dúvida, qualquer
certeza que aparecer a partir daí terá sido de alguma forma gerada pela própria
dúvida, e não será seguramente nenhuma daquelas que foram anteriormente
varridas por essa mesma dúvida.” (SILVA, F. L. Descartes: a metafísica
da modernidade. São Paulo: Moderna, 2001). (adaptado).
A exposição e a análise do projeto cartesiano indicam que, para
viabilizar a reconstrução radical do conhecimento, deve-se:
A) retomar o método da tradição para edificar a ciência com
legitimidade.
B) questionar de forma ampla e profunda as antigas ideias e concepções.
C) investigar os conteúdos da consciência dos homens menos esclarecidos.
D) buscar uma via para eliminar da memória saberes antigos e
ultrapassados.
E) encontrar idéias e pensamentos evidentes que dispensam ser
questionados.
8. ENEM 2013 - Na produção social que os homens realizam, eles entram em
determinadas relações indispensáveis e independentes de sua vontade; tais
relações de produção correspondem a um estágio definido de desenvolvimento das
suas forças materiais de produção. A totalidade dessas relações constitui a
estrutura econômica da sociedade – funda - mento real, sobre o qual se erguem
as superestruturas política e jurídica, e ao qual correspondem determinadas
formas de consciência social. MARX, K. Prefácio à Crítica da economia política.
In. MARX, K. ENGELS F. Textos 3. São Paulo. Edições Sociais, 1977 (adaptado).
(Para o autor, a relação entre economia e política estabelecida no sistema
capitalista faz com que
A) o proletariado seja contemplado pelo processo de mais-valia.
B) o trabalho se constitua como o fundamento real da produção material.
C) a consolidação das forças produtivas seja compatível com o progresso
humano.
D) a autonomia da sociedade civil seja proporcional ao desenvolvimento
econômico.
E) a burguesia revolucione o processo social de formação da consciência
de classe.
“ A FILOSOFIA É A MÃE
DE TODAS AS CIÊNCIAS ”
GABARITO
1. C
2. D
3. D
4. A
5. C
6. A
7. B
8. B
PROFESSOR DANÚSIO ALMEIDA
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