quinta-feira, 19 de novembro de 2009

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra!!


O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade. Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.
A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

O que vai ocorrer no Brasil?

Uma caminhada da população negra da Ilha de Maré dá início às festividades do dia da Consciência Negra, amanhã pela manhã, em Salvador. A capital baiana, por ser a cidade com maior população negra do País, ganhou forte representatividade nas comemorações do Mês da Consciência Negra.
Shows musicais, oficinas e feiras farão parte das festividades, que contarão com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Além disso, o cardeal arcebispo Dom Geraldo Majella autorizou todas as Igrejas Católicas a soarem os sinos ao meio-dia de amanhã, bem como a celebrarem a Consciência Negra durante as missas do dia. De acordo com a prefeitura de Salvador, a programação é composta também de palestras, seminários, fóruns, debates, desfiles, encontros e programações culturais sobre o tema. Estão programadas também outras manifestações para o sábado e o domingo.
Confira a programação para o Dia da Consciência Negra em Salvador:

Amanhã - Praça Castro Alves:

14h às 17h - Apresentação de artistas locais

18h às 20h - Ato púbico com a presença do presidente da República Luís Inácio Lula da Silva

20h às 22h - Show de encerramento com a cantora Margareth Menezes

Sábado - Pelourinho

14h às 17h - Programação Infantil

Domingo - Marcha 5ª Caminhada Pela Vida e Liberdade Religiosa.

9h - Concentração no busto da Mãe Runhô (final da linha do Engenho Velho da Federação). Percurso: Engenho Velho da Federação, descendo a ladeira do Bogum, seguindo em direção à Casa Branca, depois Avenida Vasco da Gama, com destino ao Dique dos Orixás (Tororó).
Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...