segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Suspensão da greve em Paraipaba!

Os professores de Paraipaba avaliando o atual momento do processo de negociação entre o Governo do Estado e a representação da categoria, comunica a população cearense que desde o dia 29 de agosto suspendeu a greve, por um período de 30 (trinta) dias, a fim de que o diálogo possa avançar na perspectiva do respeito e da valorização do professor.

É PRECISO QUE TODOS POSSAM SER RESPEITADOS NA SUA INDIVIDUALIDADE E DIFERENÇA.

A atual greve dos professores da rede estadual de ensino tem demonstrado o peso da categoria em defesa de seus legítimos direitos. O recuo do Governador Cid Gomes ao não enviar o seu Projeto destruidor da carreira profissional do trabalhador e trabalhadora do magistério é o resultado do poder de mobilização e de articulação da categoria, sabemos que só isso não basta, porém, demonstra a força do nosso movimento e fica claro que ganhamos essa batalha. Estamos numa guerra: de um lado os instrumentos selvagens do Estado (os aparelhos ideológicos, jurídicos, repressivos, de segurança e a grande parte da mídia, do outro lado, a força dos trabalhadores(as). Isso demonstra que podemos avançar muito mais, depende portanto, das estratégias a serem adotadas pelo movimento. Lembre-se: Uma guerra é formada por vários campos de batalha.

Suspender o movimento não representa uma derrota antecipada, nem um ato de covardia, creio numa estratégia de luta que leve em consideração três pontos: 1) não desgastar o movimento com uma greve prolongada que só acarretaria uma diluição do poder de articulação da categoria. 2) assegurar os pontos da ata de negociação realizada no início deste mês entre o comando de greve, o sindicato Apeoc e o governo, mediado pelos parlamentares da assembléia legislativa e 3) repensar a estratégia de ação.

O resultado das últimas assembléias da categoria ficou aprovado à continuidade da greve, tal posição deve ser respeitada, como também deve ser respeitado a decisão de quem defende a suspensão temporária do movimento. O radicalismo extremo dessas duas vertentes enfraquece a unidade da categoria e se sobrepõe o espaço democrático do confronto das idéias.

O pedido de ilegalidade por parte do governo e o pedido de embargo ao acórdão da ADI 4.167, publicado no dia 24 de agosto, demonstra o seu enfraquecimento, a tal ponto de usar os meios do aparelho jurídico do Estado, como forma de fazer valer as suas intenções fascistas. Para combater essas investidas é preciso estarmos unidos, usarmos do bom senso, quando necessário, e, sobretudo, estarmos construindo uma base sólida do movimento, onde todos possam ser respeitados na sua individualidade e diferença. Avancemos na luta!

Prof. Rigoberto

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...