quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Como você trata o professor ?

  




Esta pergunta é importante no momento em que vemos a educação no Brasil ser tratada como objeto de luxo ou privilégio de quem paga e temos de repensar urgentemente nossa forma de ver a Educação e procurar compreender a essência do trabalho dos educadores que infelizmente estão escasseando em função da não atratividade da carreira e por conta dos fenômenos de violência e desrespeito ao papel dos docentes na sociedade. A sociedade tem de ver o crime que vem sendo cometido contra a Educação pelos governantes que não respeitam direitos, leis e carreiras que poderiam melhorar um pouco a ação dos que educam crianças , jovens e adolescentes.
É preciso uma campanha séria em prol da Educação e toda a sociedade deveria se movimentar para exigir dos governos respeito aos educadores tanto em condições de trabalho quanto nas relações cotidianas entre os personagens das escolas. A democracia interna das Escolas tem de ser implementada e o papel dos Conselhos Escolares tem de ir além de meras assinaturas para prestações de contas ou pequenas melhorias físicas nos estabelecimentos escolares. O papel dos que fazem a Escola tem de melhorar, tem de ser de maior cobrança, participação e luta para que o ensino de qualidade aconteça a contento.
A majestade do professor não como ostentação de poder deve ser valorizada, pois o educador é o néctar do conhecimento e infelizmente não tem sido assim tratado pelos governantes e o que é pior por toda a sociedade que é embriagada pelo marketing do escárnio e da desvalorização.

Na prática cotidiana dos professores é cada vez mais difícil desenvolver atividades diferenciadas na educação, pois os que gerem as escolas utilizam a má vontade e a ineficiência da burocracia para atrapalhar o sentido pleno da Educação. Os personagens da escola são sufocados pela falta de expressão, pela negação da participação , pela falta de respeito ao nível de conhecimento e pela quase que completa falta de recursos para um bom desenvolvimento do processo educativo.


A situação da Educação se torna grave e completamente desfigurada quando predomina ainda indicação de vereadores para a função de diretores que devem ser líderes para aglutinar forças o que não acontece com o modelo falido de educação hoje gerido pelos Poderes Públicos que não entendem a essência de um processo democrático firme nas escolas para gerar cidadania, respeito e comunhão de interesses para que a Educação realmente possa acontecer.
O tratamento dado aos professores pelos gestores públicos e até pelos tais representantes populares dos parlamentos é vergonhoso , repleto de escárnio , é de muito a lamentar, pois esse processo proposital acaba promovendo uma educação capenga que só se preocupa em números e que não acontece a contento em função das tais “autoridades incompetentes... que diz a canção popular do Capital Inicial... A gente já esperava isso dos governantes e o povo como trata os educadores ? 

O Estado

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...