sexta-feira, 19 de abril de 2013

AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA – 3º ANO

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EEM ETELVINA
AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA – 3º ANO ____ PROFESSOR Danúsio ALMEIDA
ALUNO: ___________________________________________________________

C o m o t e m a F r a t e r n i d a d e e J u v e n t u d e , a I g r e j a C a t ó l i c a n o B r a s i l n o s c o n c l a m a a u m a c o n v e r s ã o c o n c r e t a , a p a r t i r d o s c l a m o r e s d a s j u v e n t u d e s . O o b j e t i v o d a C a m p a n h a d a F r a t e r n i d a d e 2 0 1 3 é : “ A c o l h e r o s j o v e n s n o c o n t e x t o d e m u d a n ç a d e é p o c a , p r o p i c i a n d o c a m i n h o s p a r a s e u p r o t a g o n i s m o n o s e g u i m e n t o d e J e s u s C r i s t o , n a v i v ê n c i a e c l e s i a l e n a c o n s t r u ç ã o d e u m a s o c i e d a d e f r a t e r n a f u n d a m e n t a d a n a c u l t u r a d a v i d a , d a j u s t i ç a e d a p a z ” (C.F – 2013)

1. De acordo com a leitura acima, a Igreja Católica quer da Juventude:
A) Um afastamento, porque o Jovem não é importante para Jesus
B) Uma aproximação da Juventude para com a Igreja;
C) O Jovem não precisa mais da Igreja, pois são independentes;
D) A Igreja já tem toda a Juventude inserida nos caminhos de Jesus;
E) O Jovem está de certa forma indo de encontro ao Senhor;
2. A palavra protagonismo tem o sentido de:
A) Desunião; B) Ação; C) Caminho; D) Fé; E) Justiça.

3. O Tema da Campanha da Fraternidade 2013 é Juventude e o seu LEMA é:
A) Que a saúde se difunda sobre a terra; B) A criação geme em dores de parto;
C) Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro. D) A paz é fruto da justiça;
E) Eis-me aqui, envia-me!
4. O Objetivo da Campanha Fraternidade 2013 é:
A) Expulsar os jovens dos caminhos de Jesus; B) Aproximar os jovens à Igreja;
C) Orientar os jovens não ir às missas; D) Aproximar os jovens para Drogas;
E) Afastar os jovens da Igreja.

5. Sobre o surgimento da Sociologia e suas proposições acerca da explicação do mundo social, pode-se afirmar:
a) a Sociologia é uma manifestação do pensamento moderno e uma forma de conhecimento do mundo social, cujas explicações são fundadas nas descobertas das ciências naturais e físicas, por pressupor uma unidade entre sociedade e natureza e rejeitar o uso de leis gerais no conhecimento.
b) os pensadores fundadores da Sociologia concentraram seus esforços em interesses políticos e, portanto, práticos, face aos objetivos de contribuir para as transformações sociais e para a consolidação de uma nova ordem social diversa das sociedades feudal e capitalista.
c) a desagregação da sociedade feudal e a consolidação da sociedade capitalista, com o consequente processo de industrialização e urbanização em países da Europa, contribuíram para o surgimento da Sociologia como forma de conhecimento das sociedades em extinção.
d) a Sociologia surgiu no século XIX, vinculada à sociedade moderna, no contexto das transformações econômicas e sociais e no bojo das mudanças nas formas de pensamento, influenciadas pelas revoluções burguesas do século, bem como pelos ideais iluministas.
e) a Sociologia é uma forma política constituída através do pensamento científico e tem por objetivo implantar ideias socialistas, dividindo a riqueza entre todos.
6.Os principais fatos histórico-sociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram:
a) a Revolução dos cravos em Portugal e a Revolução Moçambicana.
b) a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
c) a Revolução Russa e a Revolução Chinesa.
d) a Revolução Mexicana e a Revolução Nicaragüense.
e) a Revolução Cubana e a Revolução Chinesa.
7.A loquacidade de Feliciano em falar “barbaridades” é de fazer inveja até a loquazes experientes no assunto, como o também deputado Bolsonaro. Vejamos apenas os exemplos mais famosos. Sobre negros (ou africanos, se quisermos dar o benefício da dúvida): “Africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé. Isso é fato. O motivo da maldição é a polemica (sic). Não sejam irresponsáveis twitters, rss [risada]. A maldição que Noé lança sobre seu neto, canaã, respinga sobre continente africano, daí a fome, pestes, doenças, guerras étnicas!”  Sobre gays: “A podridão dos sentimentos dos homoafetivos levam (sic) ao ódio, ao crime, à rejeição. ( Reinaldo Cintra, Advogado).

A) Você concorda com os argumentos do Dep. Feliciano sobre os Negros e Gays? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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B) Como você analisa sociologicamente esse fato polêmico ocorrendo no Brasil? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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8. (ENEM – 2010) “Pecado nefando” era expressão correntemente utilizada pelos inquisidores para a sodomia. Nefandus: o que não pode ser dito. A Assembléia de Clérigos reunida em Salvador, em 1707, considerou a sodomia “tão péssimo e horrendo crime”, tão contrário à lei da natureza, que “era indigno de ser nomeado”, e, por isso mesmo, nefando.

NOVAIS, F.; MELLO E SOUZA, L. História da vida privada no Brasil. V.1.São Paulo.
Companhia das Letras, 1997 (adaptado)

O número de homossexuais assassinados no Brasil bateu o recorde histórico em 2009. De acordo com o Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais (LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis) nesse ano foram registrados 195 mortos por motivação homofóbica no País.

Acesso em: 29 adr. 2010 (adaptado).

A homofobia é a rejeição e menosprezo à orientação sexual do outro e, muitas vezes, expressa-se sob a forma de comportamentos violentos. Os textos indicam que as condenações públicas, perseguições e assassinatos de homossexuais no País estão associadas:

a) à baixa representatividade política de grupos organizados que defendem os direitos de cidadania dos homossexuais.
b) à falência da democracia no País, que torna impeditiva a divulgação de estatísticas relacionadas à violência contra homossexuais.
c) à Constituição de 1988, que exclui do tecido social os homossexuais, além de impedi-los de exercer os seus direitos políticos.
d) a um passado histórico marcado pela demonização do corpo e por formar recorrentes de tabus e intolerância.
e) a uma política eugênica desenvolvida pelo Estado, justificada a partir dos posicionamentos de correntes filosófico-científicas.

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