EM
ETELVINA BEZERRA
AVALIAÇÃO
de História – PROFESSOR DANÚSIO ALMEIDA
Aluno:
______________________________________ 2º B_____
1.
ENEM – 2008. Na América inglesa, não houve nenhum processo
sistemático de catequese e de conversão dos índios ao
cristianismo, apesar de algumas iniciativas nesse sentido. Brancos e
índios confrontaram-se muitas vezes e mantiveram-se separados. Na
América portuguesa, a catequese dos índios começou com o próprio
processo de colonização, e a mestiçagem teve dimensões
significativas. Tanto na América inglesa quanto na portuguesa, as
populações indígenas foram muito sacrificadas. Os índios não
tinham defesas contra as doenças trazidas pelos brancos, foram
derrotados pelas armas de fogo destes últimos e, muitas vezes,
escravizados.
No processo de colonização das Américas, as populações indígenas da América portuguesa
a) foram submetidas a um processo de doutrinação religiosa que não ocorreu com os indígenas da América inglesa.
b) mantiveram sua cultura tão intacta quanto a dos indígenas da América inglesa.
c) passaram pelo processo de mestiçagem, que ocorreu amplamente com os indígenas da América inglesa.
d) diferenciaram-se dos indígenas da América inglesa por terem suas terras devolvidas.
e) resistiram, como os indígenas da América inglesa, às doenças trazidas pelos brancos.
No processo de colonização das Américas, as populações indígenas da América portuguesa
a) foram submetidas a um processo de doutrinação religiosa que não ocorreu com os indígenas da América inglesa.
b) mantiveram sua cultura tão intacta quanto a dos indígenas da América inglesa.
c) passaram pelo processo de mestiçagem, que ocorreu amplamente com os indígenas da América inglesa.
d) diferenciaram-se dos indígenas da América inglesa por terem suas terras devolvidas.
e) resistiram, como os indígenas da América inglesa, às doenças trazidas pelos brancos.
2.
(Fuvest-SP) Durante o período colonial, o Estado português deu
suporte legal a guerras contra povos indígenas do Brasil, sob
diversas alegações; derivou daí a guerra justa, que
fundamentou:
a) o genocídio dos povos indígenas, que era, no fundo, a verdadeira intenção da Igreja, do Estado e dos colonizadores.
b) a criação dos aldeamentos pelos jesuítas em toda a colônia, protegendo os indígenas dos portugueses.
c) o extermínio dos povos indígenas do sertão, quando, no século XVII, a lavoura açucareira aí penetrou depois de ter ocupado todas as áreas litorâneas.
d) a escravização dos índios, pois, desde a Antigüidade, reconhecia-se o direito de matar o prisioneiro de guerra, ou escravizá-lo.
e) uma espécie de "limpeza étnica", como se diz hoje em dia, para garantir o predomínio do homem branco na colônia.
a) o genocídio dos povos indígenas, que era, no fundo, a verdadeira intenção da Igreja, do Estado e dos colonizadores.
b) a criação dos aldeamentos pelos jesuítas em toda a colônia, protegendo os indígenas dos portugueses.
c) o extermínio dos povos indígenas do sertão, quando, no século XVII, a lavoura açucareira aí penetrou depois de ter ocupado todas as áreas litorâneas.
d) a escravização dos índios, pois, desde a Antigüidade, reconhecia-se o direito de matar o prisioneiro de guerra, ou escravizá-lo.
e) uma espécie de "limpeza étnica", como se diz hoje em dia, para garantir o predomínio do homem branco na colônia.
- Durante o chamado Período Pré-colonizador, a ocupação portuguesa, a atividade econômica básica e a mão-de-obra nela empregada ficaram caracterizadas, respectivamente, pelas:a) feitorias, exploração do pau-brasil e a mão-de-obra indígena.b)capitanias hereditárias, cultivo da cana-de-açúcar e pelo índio sob regime de escravidão. c)feitorias, exploração do pau-brasil e mão-de-obra escrava.d) capitanias hereditárias, exploração do pau-brasil e mão-de-obra indígena submetida á orientação dos jesuítas.e)feitorias, cultivo da cana-de-açúcar e pelo indígena pacificado.
4.
No final do século XVI, na Bahia, Guiomar de
Oliveira denunciou Antônia Nóbrega à Inquisição. Segundo o
depoimento, esta lhe dava “uns pós não sabe de quê, e outros pós
de osso de finado, os quais pós ela confessante deu a beber em vinho
ao dito seu marido para ser seu amigo e serem bem-casados, e que
todas estas coisas fez tendo-lhe dito a dita Antônia e ensinado que
eram coisas diabólicas e que os diabos lha ensinaram”. ARAÚJO, E.
O teatro dos vícios. Transgressão e
transigência na sociedade urbana colonial.
Brasília: UnB/José Olympio, 1997. Do ponto de vista da Inquisição
:
A)
O problema dos métodos citados no trecho residia na dissimulação,
que acabava por enganar o enfeitiçado.
B)
o diabo era um concorrente poderoso da autoridade da Igreja e somente
a justiça do fogo poderia eliminá-lo.
C)
os ingredientes em decomposição das poções mágicas eram
condenados porque afetavam a saúde da população.
D)
as feiticeiras representavam séria ameaça à sociedade, pois eram
perceptíveis suas tendências feministas.
E)
os cristãos deviam preservar a instituição do casamento recorrendo
exclusivamente aos ensinamentos da Igreja.
a)
Qual o significado histórico da expressão “homens bons”
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b)
Em sua opinião, essa forma de exercício do poder desapareceu no
Brasil de hoje? Justifique sua resposta.
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6.
Foram características marcantes do processo de colonização do
Brasil no período colonial:
a) Trabalho livre, produção comercializada com outras colônias, pequena e média propriedade.
b) Trabalho livre, cultura de subsistência, pequena propriedade e produção para consumo interno.
c) Mão-de-obra compulsória, produção manufatureira comercializada com a Metrópole e latifúndio.
d) Mão-de-obra escrava, produção para o mercado externo, grande propriedade e monocultura.
a) Trabalho livre, produção comercializada com outras colônias, pequena e média propriedade.
b) Trabalho livre, cultura de subsistência, pequena propriedade e produção para consumo interno.
c) Mão-de-obra compulsória, produção manufatureira comercializada com a Metrópole e latifúndio.
d) Mão-de-obra escrava, produção para o mercado externo, grande propriedade e monocultura.
7.
Como era constituida a sociedade açucareira? Quais as vantagens que
os senhores desfrutavam na sociedade colonial?
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8.
A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma
diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre
populações negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de
um longo processo histórico que começa com o descobrimento, no
século XV, do continente africano e de seus habitantes pelos
navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às
relações mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à
escravidão
e, enfim, à colonização do continente africano e de seus povos.
(K. Munanga. Algumas considerações sobre a diversidade e a
identidade negra no Brasil. In: Diversidade na educação:
reflexões e experiências. Brasília:
SEMTEC/MEC, 2003, p. 37).
Com
relação ao assunto tratado no texto acima, é correto afirmar que
a)
a colonização da África pelos europeus foi simultânea ao
descobrimento desse continente.
b) a existência de lucrativo comércio na África levou os portugueses a desenvolverem esse continente.
c) o surgimento do tráfico negreiro foi posterior ao início da escravidão no Brasil.
d) a exploração da África decorreu do movimento de expansão européia do início da Idade Moderna.
e) a colonização da África antecedeu as relações comerciais entre esse continente e a Europa.
b) a existência de lucrativo comércio na África levou os portugueses a desenvolverem esse continente.
c) o surgimento do tráfico negreiro foi posterior ao início da escravidão no Brasil.
d) a exploração da África decorreu do movimento de expansão européia do início da Idade Moderna.
e) a colonização da África antecedeu as relações comerciais entre esse continente e a Europa.
9.ENEM
– 2006 - Observe as duas afirmações de Montesquieu (1689-1755), a
respeito da escravidão:
A escravidão não é boa por natureza; não é útil nem ao senhor, nem ao escravo: a este porque nada pode fazer por virtude; àquele, porque contrai com seus escravos toda sorte de maus hábitos e se acostuma insensivelmente a faltar contra todas as virtudes morais: torna-se orgulhoso, brusco, duro, colérico, voluptuoso, cruel.
Se eu tivesse que defender o direito que tivemos de tornar escravos os negros, eis o que eu diria: tendo os povos da Europa exterminado os da América, tiveram que escravizar os da África para utilizá-los para abrir tantas terras. O açúcar seria muito caro se não fizéssemos que escravos cultivassem a planta que o produz. (Montesquieu. O espírito das leis.) Com base nos textos, podemos afirmar que, para Montesquieu,
(A) o preconceito racial foi contido pela moral religiosa.
(B) a política econômica e a moral justificaram a escravidão.
(C) a escravidão era indefensável de um ponto de vista econômico.
(D) o convívio com os europeus foi benéfico para os escravos africanos.
(E) o fundamento moral do direito pode submeter-se às razões econômicas.
A escravidão não é boa por natureza; não é útil nem ao senhor, nem ao escravo: a este porque nada pode fazer por virtude; àquele, porque contrai com seus escravos toda sorte de maus hábitos e se acostuma insensivelmente a faltar contra todas as virtudes morais: torna-se orgulhoso, brusco, duro, colérico, voluptuoso, cruel.
Se eu tivesse que defender o direito que tivemos de tornar escravos os negros, eis o que eu diria: tendo os povos da Europa exterminado os da América, tiveram que escravizar os da África para utilizá-los para abrir tantas terras. O açúcar seria muito caro se não fizéssemos que escravos cultivassem a planta que o produz. (Montesquieu. O espírito das leis.) Com base nos textos, podemos afirmar que, para Montesquieu,
(A) o preconceito racial foi contido pela moral religiosa.
(B) a política econômica e a moral justificaram a escravidão.
(C) a escravidão era indefensável de um ponto de vista econômico.
(D) o convívio com os europeus foi benéfico para os escravos africanos.
(E) o fundamento moral do direito pode submeter-se às razões econômicas.
10.
(UFC)
“E
o povo negro entendeu
Que
o grande vencedor
Se
ergue além da dor
Tudo
chegou
Sobrevivente
num navio
Quem
descobriu o Brasil
Foi
o negro que viu
A
crueldade bem de frente
E
ainda produziu milagres
De
fé no extremo ocidente”
Milagre
do Povo – Caetano Veloso
Os
versos de Caetano Veloso falam sobre a desterritorialização de
milhares de africanos, durante o tráfico negreiro, sobre a qual é
correto afirmar que:
A)
nas comunidades de senzalas, a cultura yorubá constitui o
elo principal de identidade dos
africanos
traficados.
B)
a cultura africana tornou-se conhecida do mundo europeu com
o processo de globalização
ocorrido
no século XVI.
C)
os africanos traficados para as Américas mantiveram práticas
culturais, mesmo separados de
seus
territórios.
D)
as sociedades e as culturas da África Ocidental islamizada
escaparam às ações do comércio
negreiro.
E)
a importação de aproximadamente 15 milhões de africanos
cativos marcou profundamente a
cultura
de todas as colônias ibéricas.
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