quinta-feira, 5 de junho de 2014

PROVA DE FILOSOFIA - 3º ANO - EEM ETELVINA BEZERRA - POLÍTICA.


EEM Etelvina Gomes Bezerra
Avaliação de Filosofia – Profº Danúsio ALMEIDA
Aluno: ______________________________________Nº ____ 3º Ano ______

1. O que é Politica? Comecemos nossa avaliação, respondendo o signficado básico dessa palavra. O termo Política vem do grego Politéia, que deriva de pólis e que polis signfica:
A) Cidade- Rural; B) Cidade da Criança; C) Parque da Cidade;
D) Cidade-Estado E) Cidade do Povo.

2. Assim como a filosofia, a política nasceu na Grécia antiga e esteve relacionada ao surgimento da cidade-estado, a pólis. Os primeiros formuladores da ideia de política foram os sofistas, contra os quais se pronunciaram Platão e Aristóteles. No âmbito das controvérsias acerca da política, é correto dizer que:
A) o caráter divino da pólis e da justiça é explicado por Platão e Aristóteles.
B) os sofistas consideram a cidade o lugar onde alguns homens impõem sua vontade sobre outros por meio da força.
C) a "virtude" do homem não se realiza na cidade, local da oratória persuasiva e falaciosa, de acordo com Aristóteles.
D) a justiça é entendida como concórdia entre os filósofos, os guerreiros e os produtores, que, na visão de Platão, têm como interesse comum o bem da pólis.
E) a pólis e as suas leis são estabelecidas por convenção entre os seres humanos, segundo os sofistas.

3. ENEM 2012 Não ignoro a opinião antiga e muito difundida de que o que acontece no mundo é decidido por Deus e pelo acaso. Essa opinião é muito aceita em nossos dias, devido às grandes transformações ocorridas, e que ocorrem diariamente, as quais escapam à conjectura humana. Não obstante, para não ignorar inteiramente o nosso livre arbítrio, creio que se pode aceitar que a sorte decida metade dos nossos atos, mas [o livre-arbítrio] nos permite o controle sobre a outra metade.
MAQUIAVEL, N. O Principe. Brasília: EdUnB, 1979 (adaptado).
Em O Príncipe, Maquiavel refletiu sobre o exercício do poder em seu tempo. No trecho citado, o autor demonstra :
A) o vínculo entre o seu pensamento político e o humanismo renascentista ao valorizar a interferência divina nos acontecimentos definidores do seu tempo.
B) rejeitar a intervenção do acaso nos processos políticos.
C) afirmar a confiança na razão autônoma como fundamento da ação humana.
D) romper com a tradição que valorizava o passado como fonte de aprendizagem.
E) redefinir a ação política com base na unidade entre fé e razão.

4. Integram a temática básica da ____________ as investigações em torno do poder, do Estado, dos regimes politicos e formas de governo, além das questões sobre a participação dos cidadaõs na vida pública e liberdade política.
A) Filosofia Ética; B) Filosofia da Mente; C) Filosofia do Poder;
D) Filosofia Política E) Filosofia do Direito.

5. A obra Política de __________________ é considerada um dos primeiros tratados sistemáticos sobre a arte de governar a pólis e, portanto, da filosofia política. Foi devido, em grande medida, a essa obra clássica que o termo política se firmou nas línguas ocidentais.
A) Sócrates; B) Platão; C) Aristóteles; D) Noberto Bobbio; E) Bertrand Russell.

6. Para Aristóteles, a política era uma “continuação” da ética, só que aplicada à vida pública. Assim, depois de refletir, em ___________________, sobre o modo de vida que conduz à felicidade humana, investigou em Política as instituições públicas e as formas de governo capazes de propiciar uma maneira melhor de viver em sociedade.

A) Política; B) Ética a Nicômano; C) Metafísica; D) O Princípe; E) Retórica.

7. (UEL-2004) Observe a charge e leia o texto a seguir.







Animal Político Não alimente
Fonte: LAERTE. Classificados. São Paulo: Devir, 2001. p. 25.
É evidente, pois, que a cidade faz parte das coisas da natureza, que o homem é naturalmente um animal político, destinado a viver em sociedade, e que aquele que, por instinto, e não porque qualquer circunstância o inibe, deixa de fazer parte de uma cidade, é um ser vil ou superior ao homem [...].” (ARISTÓTELES. A política. Trad. de Nestor Silveira Chaves. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997. p. 13.)
Com base no texto de Aristóteles e na charge, é correto afirmar:
A) O texto de Aristóteles confirma a idéia exposta pela charge de que a condição humana de ser político é artificial e um obstáculo à liberdade individual.
B) A charge apresenta uma interpretação correta do texto de Aristóteles segundo a qual a política é uma atividade nociva à coletividade devendo seus representantes serem afastados do convívio social.
C) A charge aborda o ponto de vista aristotélico de que a dimensão política do homem independe da convivência com seus semelhantes, uma vez que o homem bastase a si próprio.
D) A charge, fazendo alusão à afirmação aristotélica de que o homem é um animal político por natureza, sugere uma crítica a um tipo de político que ignora a coletividade privilegiando interesses particulares e que, por isso, deve ser evitado.
E) Tanto a charge quanto o texto de Aristóteles apresentam a idéia de que a vida em sociedade degenera o homem, tornando-o um animal.

8. Por sua vez, o conceito moderno de política – conforme assinalou o filósofo político italiano Noberto Bobbio (1909-2004) – está está estreitamente ligado ao de poder. O que é poder? A palavra poder vem do latim potere que significa:

A) Política;      B) Cidade;            C) Paz;         D) Natureza;           E) Valor.

9. Talvez com base no sentido etimológico da palavra, o filósofo inglês _________________ (1872-1970) definiu o poder como a capacidade de fazer que os demais realizem aquilo que queremos. Esse filósofo chama-se:
A) Noberto Bobbio; B) Bertrand Russel; C) David Hume;
E) John Locke; E) Thomas Hobbes.


10. É aquele poder que utiliza a posse de certas ideias, valores, doutrinas para influenciar a conduta alheia, induzindo as pessoas a determinados modos de pensar e agir. Esse poder chama-se:
A) Econômico;      B) Ideológico;        C) Político;      D) Social;       E) Cultural.



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...