EEM Etelvina Gomes Bezerra
Avaliação de Filosofia – Profº
Danúsio ALMEIDA
Aluno:
______________________________________Nº ____ 3º Ano ______
1.
O que é Politica? Comecemos nossa avaliação, respondendo o
signficado básico dessa palavra. O termo Política vem do grego
Politéia, que deriva de pólis e que polis signfica:
A)
Cidade- Rural; B) Cidade da Criança;
C) Parque da Cidade;
D)
Cidade-Estado E) Cidade do Povo.
2.
Assim como a filosofia, a política nasceu na Grécia antiga e esteve
relacionada ao surgimento da cidade-estado, a pólis. Os primeiros
formuladores da ideia de política foram os sofistas, contra os
quais se pronunciaram Platão e Aristóteles. No âmbito das
controvérsias acerca da política, é correto dizer que:
A)
o caráter divino da pólis e da justiça é explicado por Platão e
Aristóteles.
B) os sofistas consideram a cidade o lugar onde alguns homens impõem sua vontade sobre outros por meio da força.
B) os sofistas consideram a cidade o lugar onde alguns homens impõem sua vontade sobre outros por meio da força.
C)
a "virtude" do homem não se realiza na cidade, local da
oratória persuasiva e falaciosa, de acordo com Aristóteles.
D)
a justiça é entendida como concórdia entre os filósofos, os
guerreiros e os produtores, que, na visão de Platão, têm como
interesse comum o bem da pólis.
E) a pólis e as suas leis são estabelecidas por convenção entre os seres humanos, segundo os sofistas.
E) a pólis e as suas leis são estabelecidas por convenção entre os seres humanos, segundo os sofistas.
3.
ENEM 2012
Não ignoro a
opinião antiga e muito difundida de que o que acontece no mundo é
decidido por Deus e pelo acaso. Essa opinião é muito aceita em
nossos dias, devido às grandes transformações ocorridas, e que
ocorrem diariamente, as quais escapam à conjectura humana. Não
obstante, para não ignorar inteiramente o nosso livre arbítrio,
creio que se pode aceitar que a sorte decida metade dos nossos atos,
mas [o livre-arbítrio] nos permite o controle sobre a outra metade.
MAQUIAVEL,
N. O Principe. Brasília: EdUnB, 1979 (adaptado).
Em
O Príncipe, Maquiavel refletiu sobre o exercício do poder em seu
tempo. No trecho citado, o autor demonstra :
A)
o vínculo entre o seu pensamento político e o humanismo
renascentista ao valorizar a interferência divina nos acontecimentos
definidores do seu tempo.
B)
rejeitar a intervenção do acaso nos processos políticos.
C)
afirmar a confiança na razão autônoma como fundamento da ação
humana.
D)
romper com a tradição que valorizava o passado como fonte de
aprendizagem.
E)
redefinir a ação política com base na unidade entre fé e razão.
4.
Integram a temática básica da ____________ as investigações em
torno do poder, do Estado, dos regimes politicos e formas de governo,
além das questões sobre a participação dos cidadaõs na vida
pública e liberdade política.
A)
Filosofia Ética; B) Filosofia da Mente;
C) Filosofia do Poder;
D)
Filosofia Política E) Filosofia do
Direito.
5.
A obra Política de __________________ é considerada um dos
primeiros tratados sistemáticos sobre a arte de governar a pólis
e, portanto, da filosofia
política. Foi devido, em grande medida, a essa obra clássica que o
termo política se firmou nas línguas ocidentais.
A)
Sócrates; B) Platão; C) Aristóteles; D)
Noberto Bobbio; E) Bertrand Russell.
6.
Para Aristóteles, a política era uma “continuação” da ética,
só que aplicada à vida pública. Assim, depois de refletir, em
___________________, sobre o modo de vida que conduz à felicidade
humana, investigou em Política as instituições públicas e as
formas de governo capazes de propiciar uma maneira melhor de viver em
sociedade.
A)
Política; B) Ética a Nicômano; C) Metafísica;
D) O Princípe; E) Retórica.
7.
(UEL-2004) Observe a charge e leia o texto a seguir.
Animal
Político Não alimente
Fonte:
LAERTE. Classificados. São Paulo: Devir, 2001. p. 25.
“É
evidente, pois, que a cidade faz parte das coisas da natureza, que o
homem é naturalmente um animal político, destinado a viver em
sociedade, e que aquele que, por instinto, e não porque qualquer
circunstância o inibe, deixa de fazer parte de uma cidade, é um ser
vil ou superior ao homem [...].” (ARISTÓTELES. A política.
Trad. de Nestor Silveira Chaves. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997. p.
13.)
Com base
no texto de Aristóteles e na charge, é correto afirmar:
A)
O texto de Aristóteles confirma a idéia exposta pela charge de que
a condição humana de ser político é artificial e um obstáculo à
liberdade individual.
B)
A charge apresenta uma interpretação correta do texto de
Aristóteles segundo a qual a política é uma atividade nociva à
coletividade devendo seus representantes serem afastados do convívio
social.
C)
A charge aborda o ponto de vista aristotélico de que a dimensão
política do homem independe da convivência com seus semelhantes,
uma vez que o homem bastase a si próprio.
D)
A charge, fazendo alusão à afirmação aristotélica de que o homem
é um animal político por natureza, sugere uma crítica a um tipo de
político que ignora a coletividade privilegiando interesses
particulares e que, por isso, deve ser evitado.
E)
Tanto a charge quanto o texto de Aristóteles apresentam a idéia de
que a vida em sociedade degenera o homem, tornando-o um animal.
8.
Por sua vez, o conceito moderno de política – conforme assinalou o
filósofo político italiano Noberto Bobbio (1909-2004) – está
está estreitamente ligado ao de poder.
O que é poder? A palavra poder vem do latim potere
que
significa:
A)
Política; B) Cidade; C) Paz;
D) Natureza; E) Valor.
9.
Talvez com base no sentido etimológico da palavra, o filósofo
inglês _________________ (1872-1970) definiu o poder como a
capacidade de fazer que os demais realizem aquilo que queremos. Esse
filósofo chama-se:
A)
Noberto Bobbio; B) Bertrand
Russel; C) David Hume;
E)
John Locke; E) Thomas
Hobbes.
10.
É aquele poder que utiliza a posse de certas ideias, valores,
doutrinas para influenciar a conduta alheia, induzindo as pessoas a
determinados modos de pensar e agir. Esse poder chama-se:
A)
Econômico; B) Ideológico; C) Político; D)
Social; E) Cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário