quarta-feira, 4 de junho de 2014

Prova de Sociologia - 1º Ano - EEM Etelvina Bezerra - O Que é a Sociologia?


EEM Etelvina Gomes Bezerra
Avaliação de Sociologia – Profº Danúsio ALMEIDA
Aluno: ______________________________________1º Ano ______

1. Complete os espaços em branco com as palavras abaixo:

a) Por que estudar a _________________ em que vivemos? Não basta vivê-la? É possível conhecer a sociedade _____________________ ? A ____________________ serve para quê? Essas são perguntas que muitos _________ fazem quando encontram essa disciplina na grade curricular.
sociedade alunos cientificamente Sociologia


2. O que se pode dizer, inicialmente, é que a Sociologia, assim como as demais ciências humanas: ___________________, tem como objetivo compreender e explicar as permanências e as transformações que ocorrem nas sociedades humanas e até indicar algumas pistas sobre os rumos das mudanças. Essas ciências humanas são:

A) História, Ciência Política, Matemática e Antropologia.
B) História, Física, Ciência Política e Filosofia.
C) História, Ciência Política, Economia e Antropologia.
D) História, Filosofia, Matemática e Física.
E) História, Ciência Política, Física e Filosofia.

3. Complete os espaços em branco com as palavras abaixo:

Viver em sociedade é participar dessa produção. Ao fazé-lo, acabamos produzindo a história das ________________, dos ____________ e das _________________. Por isso, a Sociologia tem uma estreita relação com a __________________.

classes sociais pessoas grupos História

4. Para _________________ , sociólogo francês contemporâneo, a Sociologia, quando se coloca numa posição crítica, incomoda muito , porque, como outras ciências humanas, revela aspectos da sociedade que certos indivíduos ou grupos se empenham em ocultar.

A) Pierre Bourdieu;
B) Charles Wright Mills;
C) Alfred N. Whitehead;
D) Émile Durkheim;
E) René Worms.

5. O sociólogo estadunidense ______________________, a Sociologia contribui também para desenvolver nossa imaginação sociológica, isto é. A capacidade de amisar nossas vivências cotidianas e estabelecer as relações entre elas e as situações mais amplas que nos condicionam e nos limitam, mas que também explicam o que acontece com nossa vida
A) Pierre Bourdieu;
B) Charles Wright Mills;
C) Alfred N. Whitehead;
D) Émile Durkheim;
E) René Worms.
6. Parafraseando o filósofo inglês _____________________, podemos dizer que a Sociologia tem por objetivo fazer com que as pessoas possam ver e analisar o bosque e as árvores ao mesmo tempo.

A) Pierre Bourdieu;              B) Charles Wright Mills;             C) Alfred N. Whitehead;
D) Émile Durkheim;             E) René Worms.

7. Na maiorida das sociedades, há indivíduos e grupos que defendem à manutenção da situação existente os que querem mudar a situação. Aqueles que querem manter a situação existente normalmente são os que:

A) Detêm o poder na sociedade;
B) Estão em situação subalterna;
C) São os que estão em “cima do muro”.
D) Faz beijinho no ombro;
E) Fica sempre reclamando da vida.

8 . E Aqueles que lutam para mudá-la são os que:

A) Detêm o poder na sociedade;
B) Estão em situação subalterna;
C) São os que estão em “cima do muro”.
D) Faz beijinho no ombro;
E) Fica sempre reclamando da vida.

9. A Sociologia é uma dessas formas de conhecimento, resultado das condições sociais, econômicas e políticas do tempo em que se desenvolveu. Ela nasceu em resposta à necessidade de explicar e entender as transformaçoes que começaram a ocorrer no mundo ocidental entre o final do século XVIII e o início do século XIX, decorrentes da emergência e do desenvolvimento da sociedade:

A) Comunista;
B) Capitalista;
C) Socialista,
D) Tribal;
D) Escrava.

10. Leia o texto abaixo, em seguida responda ao que se pede.

A Sociologia e miséria humana

Levar à consciência os mecanismos que tornam a vida dolorosa, inviável até, não é neutralizá-los; explicar as contradições não é resolvê-las. Mas, por mai cético que se possa ser sobre a eficácia social da mensagem sociológica, não se pode anular o efeito que ela pode exercer ao permitir aos que sofrem que descubram a possibilidade de atribuir seu sofrimento a causas sociais e assim se sentirem desculpados; e fazendo conhecer amplamente a origem social, coletivamente oculta, da infelicidade sob todas as suas formas, inclusive as mais intimas e as mais secretas.

A Sociologia é ncessária para a compreensão da sociedade em que vivemos? Por quê?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...