quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Questões de Filosofia sobre Metafísica e o Ser.



Avaliação de Filosofia – 1º Ano _____ Professor Danúsio ALMEIDA
Aluno: ________________________________________ Nº ______

O Mundo

    Desde épocas remotas o ser humano se faz tão famosas como a tríade “Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?. A tarefa de respondê-las leva à investigação de cenários cada vez mais amplos ou profundos, até atingir a totalidade do existente.
Como surgiu tudo: o universo, a vida, o ser humano? De que se constituem essencialmente as coisas: matéria, energia, espirito ou algo mais? Dos mitos e sistemas religiosos mais antigos à astrofísica e biologia atuais muitas explicações foram formuladas. Cada uma delas levantou uma nova questão. Trata-se do problema do mundo ou da realidade.

1. A Filosofia, porém – junto com a ciência -, mantém acesa essa chama, indagando de maneira metódica e racional o que é esse mundo que nos envolve e nos penetra. No campo propriamente filosófico, as investigações mais radicais sobre o mundo e a realidade pertencem à :

A) Física;
B) Química; 
C) Matemática; 
D) Biologia; 
E) Metafísica.

2. Desde a Antiguidade, com Aristóteles vai afirmar que a Metafísica busca a realidade fundamental das coisas, isto é, sua essência. Esse tipo de investigação foi definido como a ciência :

A) Do bem comum; 
B) Das relações em sociedades; 
C) Do ser enquanto ser;
D) Da existência do ser; 
E) Do pensamento em si.

3. É um termo genérico usado para se referir a qualquer coisa que é, qualquer coisa que existe – por exemplo, um homem, uma mulher, um pássaro ou uma pedra. Nesse sentido, o termo mais adequado e específico seria ente. Esse termo chama-se:

A) A Coisa;
B) O Ser; 
C) Inerente; 
D) Intrínseco;
E) Pensamento.

4. Expressão adotada pelo filósofo alemão Immanuel Kant no século XVIII, o ser ficou conhecido como a:
A) A Coisa em si;
B) O Ser 
C) Inerente; 
D) Intrínseco; 
E) Pensamento.
5. A palavra _______________ vem do latim substantia, que significa “o que está ou permanece sob, por debaixo”, isto é, “suporte, sustentáculo”. No contexto da ontologia, foi usada por alguns filósofos para denominar o substrato ou suporte fundamental de um ser, aquilo sem o qual ele não é. Essa palavra é:
A) Substância; 
B) Devir ou vir a ser; 
C) Causa;
D) Mudança; 
E) Finalidade.

6. São termos sinônimos que se referem ao processo de transformação dos seres e das coisas, ao conjunto de mudanças que se manifestam à medida que o tempo evolui. “Talvez nada permaneça no universo, tudo seja devir”, pensaram alguns estudiosos. Nesse caso, se podemos falar em “essência” da realidade, ela seria a impermanência. Esses termos são:

A) Substância e substrato;
B) Devir ou vir a ser; 
C) Causa e causalidade; 
D) Mudança e contínua; 
E) Finalidade e fim.

7. Acredita-se que o problema do mundo e de como tudo surgiu habita a mente dos seres humanos desde épocas bastante remotas. Entre as primeiras explicações conhecidas encontram-se lendas e mitos de culturas muito antigas – egípcia, indiana, chinesa, grega, romana, asteca e outras - e suas respectivas cosmogonias ou cosmogêneses, isto é, exposições sobre a origem e formação do universo. No caso dos gregos, um conjunto de deuses primordiais representava, segundo a narrativa mítica, o surgimento do ____________ (conceito grego referente a um “universo ordenado”)

A) Mito; 
B) Caos; 
C) Arché; 
 D) Cosmo; 
E) Espaço.

8. Conhecimento inteligível significa:

A) O que podemos perceber pelos sentidos;
B) As idéias só alcançadas pelo pensamento;
C) A cópia da realidade;
D) O que é impossível de comprovar;
E) O mistério só alcançado pela fé.

9. Espécie de “grande construtor”, que buscou as idéias eternas, situadas no mundo inteligível, para dar forma à matéria, que estava ainda indeterminada. Que é uma terceira realidade, no entanto, teria operado na formação do universo. Essa espécie chama-se:

A) Mito; 
B) Caos;
C) Arché; 
D) Cosmo;
E) Demiurgo.


10. Aristóteles concebeu um modelo de universo extremamente organizado e racional (cosmos) no qual a Terra tinha um lugar privilegiado, o centro, embora fosse também o de menor perfeição. De acordo com esse modelo, o universo seria finito espacialmente e composto de diversas esferas concêntricas. Esse modelo tendo a Terra como o centro:

A) Antropocentrismo; 
B) Teocentrismo; 
C) Geocentrismo; 
D) Eurocentrismo.
E) Romantismo.

Gabarito

1. E
2. C
3. B
4. A
5. A
6. B
7. D
8. B
9. E
10. C

Professor Danúsio ALMEIDA

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...