quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Questões de História sobre Colonização dos USA, Revolução Francesa e Era Napoleônica!


EEM Etelvina Gomes Bezerra
Avaliação de História
Professor Danúsio ALMEIDA
Aluno(a):_______________________________________ Nº ____ Turma 2º Ano B

1. Em Massachusetts, o espírito do capitalismo estava presente antes do desenvolvimento capitalista (...) Neste caso, a relação causal é, certamente, a inversa daquela sugerida pelo ponto de vista
materialista." (Max WEBER, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo)
A afirmação:

a) valoriza a visão do materialismo sobre o desenvolvimento do capitalismo na Nova Inglaterra;
b) sustenta, ao contrário do marxismo, que o espírito capitalista foi o criador do capitalismo moderno;
c) coincide com a crítica marxista ao materialismo sobre a existência do capitalismo na Nova Inglaterra;
d) diverge do marxismo ao defender a existência de uma fase de acumulação primitiva de capital;
e) defende uma concepção consensual entre os historiadores sobre a origem do capitalismo.

2. "A existência de uma área de terras livres, sua contínua diminuição e o avanço da colonização em
direção ao Oeste explicam o desenvolvimento americano." (Frederick Jackson TURNER, A Fronteira na História Americana)
A citação anterior descreve:

a) a marcha para o Oeste nos Estados Unidos, no século XVI;
b) a colonização do Meio-Oeste dos Estados Unidos e a conseqüente implantação da indústria automobilística na região dos Grandes Lagos;
c) a expansão, á medida que não havia indígenas, dos ingleses rumo ao Oeste do Canadá;
d) a corrida dos puritanos, perseguidos na Inglaterra no século XVII, para o Oeste americano;
e) a colonização americana, rumo ao Oeste, subseqüente à proclamação da independência dos Estados Unidos.

3.Sobre a Independência dos Estados Unidos da América, assinale a alternativa correta:
a) A origem do movimento da independência deve ser encontrada no desenvolvimento uniforme das Treze Colônias Inglesas.
b) O crescimento do comércio triangular, praticado pelas colônias de povoamento situadas no Sul, gerou atritos com a metrópole.
c) O Segundo Congresso Continental de Filadélfia decretou a separação dos Estados Unidos, através da
Declaração de Independência redigida por Thomas Jefferson.
d) A política de conciliação adotada pela Inglaterra retardou o processo de independência da Treze Colônias Inglesas.
e) A França e a Espanha apoiaram a Inglaterra durante a Guerra de Independência.

4. Podemos apontar como uma das principais causas da Revolução Francesa:
a) As guerras de conquistas promovidas e comandadas por Napoleão Bonaparte.
b) A grande influência da burguesia e dos trabalhadores urbanos no sistema político da França.
c) As fraudes eleitorais que existiam na França durante as eleições para monarca e ministros.
d) A revolta de grande parte da população francesa (burguesia, camponeses e trabalhadores urbanos) gerada pelas injustiças sociais promovidas pela monarquia absolutista.
e) Os Girondinos juntos com o trabalhadores fizeram a Revolução ocorrer.


5. Sobre o contexto histórico da França pré-revolução, é verdadeiro afirmar que:
b) O clero e a nobreza possuíam muitos privilégios, entre eles a isenção tributária (não pagavam impostos).
b) A estrutura social da população francesa não era estratificada.
c) Havia igualdade de direitos, sendo que não havia camadas sociais privilegiadas.
d) Não havia pobreza, nem miséria, pois existia uma justa distribuição de renda.
e) O povo tinha acesso ao Castelo para ficar a vontade junto com o Rei.
6. Em nosso país queremos substituir o egoísmo pela moral, a honra pela probidade, os usos pelos princípios, as conveniências pelos deveres, a tirania da moda pelo império da razão, o desprezo à desgraça pelo desprezo ao vício, a insolência pelo orgulho, a vaidade pela grandeza de alma, o amor ao dinheiro pelo amor à glória, a boa companhia pelas boas pessoas, a intriga pelo mérito, o espirituoso pelo gênio, o brilho pela verdade, o tédio da volúpia pelo encanto da felicidade, a mesquinharia dos grandes pela grandeza do homem.
HUNT, L. Revolução Francesa e Vida Privada. In: PERROT,
M. (Org.) História da Vida Privada: da Revolução Francesa à
Primeira Guerra. Vol. 4. São Paulo: Companhia das Letras,
1991 (adaptado).

O discurso de Robespierre, de 5 de fevereiro de 1794, do qual o trecho transcrito é parte, relaciona-se a qual dos grupos político-sociais envolvidos na Revolução Francesa?
A ) À alta burguesia, que desejava participar do poder legislativo francês como força política dominante.
b) Ao clero francês, que desejava justiça social e era ligado à alta burguesia.
c) A militares oriundos da pequena e média burguesia, que derrotaram as potências rivais e queriam reorganizar a França internamente.
d) À nobreza esclarecida, que, em função do seu contato, com os intelectuais iluministas, desejava extinguir o absolutismo francês.
e) Aos representantes da pequena e média burguesia e das camadas populares, que desejavam justiça social e direitos políticos.
7 . Qual era o lema dos revolucionários francesa, que resumia muito bem os anseios do Terceiro Estado?
a) "Liberdade, Paz e Justiça" b) "Paz, Pão e Terra" c) "Liberdade, Igualdade e Fraternidade"
d) "Liberdade ainda que tardia" e) “O Povo unido jamais será vencido”
8. A independência americana foi influenciada pelas ideias:
a) socialistas b) capitalistas c) iluminista de liberdade d) comunistas e) contemporâneas
9. A Revolução francesa é considerada por muitos historiadores o marco tradicional do início da idade:
a) moderna b) contemporânea c) dos metais d) da mineração e) média
10. O governo de Napoleão Bonaparte pode ser periodizado em consulado, império e:
a) monarquia b) militarismo c) governo dos cem dias
d) comunismo e) socialismo

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