sexta-feira, 25 de setembro de 2009

CASA DO ESTUDANTE DO CEARÁ - CEC. SITUAÇÃO ATUAL?


Comissão aponta ações para manutenção da Casa de Estudante


    A Comissão de Educação, Cultura e Desporto promoveu, na tarde desta sexta-feira (25/09), no auditório Murilo Aguiar, audiência pública para discutir atual situação da Casa do Estudante do Ceará (CEC). “Temos que buscar recursos para a manutenção da casa. Eu entendo que isso deve vir do Estado através de um repasse mensal de verbas, por meio de convênio”, sugeriu o deputado Heitor Férrer (PDT), um dos propositores do debate.
    Os moradores da CEC se pronunciaram no debate e apresentaram diversas irregularidades presentes na entidade. Eles foram representados pelo presidente da casa, estudante Daniel Monteiro. Ele pediu ao deputado Nelson Martins (PT), líder do Governo na Assembleia, o intermédio da AL para a marcação de uma audiência com os estudantes e o governador do Estado Cid Gomes. Nelson, por sua vez, afirmou que está disponível para intermediar um encontro do governador com os moradores da casa.
    O presidente da comissão e também propositor da audiência, deputado Artur Bruno (PT), salientou que, apesar do Governo investir na melhoria da escola pública e promover na interiozação do ensino superior, ainda há necessidade dos estudantes do Interior virem estudar no Ceará. “A CEC é um patrimônio do Ceará e tem que permanecer dando guarida para os nossos jovens”, disse.
     Além de Heitor e Bruno, a audiência teve como co-autores os deputados Lula Moraes (PCdoB), Adahil Barreto (PR) e Rachel Marques (PT). Lula afirmou que no próximo mandato irá destinar R$ 10 mil de suas emendas parlamentares para a manutenção da CEC. O parlamentar comunista foi reiterado por Bruno, Heitor e Nelson.
Heitor e Bruno chamaram a atenção ainda para a legislação municipal que obriga as entidades estudantis a repassarem 20% dos valores arrecadados com a emissão de carteiras de estudante para a Casa do Estudante do Ceará. A Lei de 1993, de autoria do ex-vereador Idalmir Feitosa, não tem mais como dar suporte à CEC, uma vez que com a medida de validação da carteira de estudante não há mais transação comercial no processo.
    O vereador Guilherme Sampaio (PT) apontou que a Secretaria de Assistência Social do Estado deve ser a pasta competente para celebrar um convênio entre a entidade e o Estado para o repasse de recursos.
Participaram do debate Idalmir Feitosa, da Secretaria de Finanças de Fortaleza; o conselheiro da OAB - CE, Hércules Saraiva do Amaral; o presidente do Centro Estudantil Cearense (Cesc), Válber Cesar de Oliveira, entre outras representações da sociedade civil.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br


ORGULHO DE SER CEQUIANO!!!


Ser cequiano é fazer parte de ex-morador e morador da Casa do Estudante do Ceará, que fica na Rua Nogueira Acioly, Bairro Meireles, perto no Coração de Fortaleza. Fui morador desta Casa durante 5 anos da minha Juventude. Entrei em junho de 1996 para fazer os mues prepararativos para a UFC. Lá fiz muitas amizades como os estudantes divertidos de Várzea Alegre, amigos como os da Serra Grande. Mas, foi com um amigo de Hidrolândia que fomos irmãos, estudamos muitos. muitas noites até 5 hora da madrugada. Lá tive contatos com o Movimento Estudantil de Fortaleza. Fiz muitas amizades também, em 2000 passo para ser Estudante da Escola Técnica para o Curso de Turismo, naquele momento a Escola passava a ser Centro Federal de Educação (CEFET) e agora é Instituto Federal de Educação. E fiquei morando e estudando para o Vestibular UFC e Turismo CEFET. Em 2002 passo no Vestibular de Filosofia UFC.Sai para a Residência UFC em 2002... Foi tempos maravilhosos..amigos..amigas..saudades...Jardim, Tabuleiro, Catarina. Milagres, Barbalha, Sobral. Cratéus. Canindé, Juazeiro, Potiretama, Hidrolândia, Ipueiras, Pacujá. e muitas outras cidades do Ceará. estavam lá os estudantes do Ceará. Fomos muitas vezes lutar por melhores condições para a nossa Casa, lembro da nossa ida á Câmara Municipal de Fortaleza e Assembléia do Ceará.. E hoje a História se repete...Até quando vamos ter uma casa independente com recursos próprios... Quero aqui, desejar vida longa a Casa do Estudante do Ceará. Solidariedade...Casa do Estudante Um Direito que se conquista...

CANIDIA como era conhecido por todos cequianos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...