sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Educação Moral e Cívica e OSPB de volta???

Educação Moral e Cívica e OSPB de volta???



Gente,

olha só:

   Está havendo no Senado um movimento para trazer de volta como disciplinas obrigatórias para o ensino básico Educação Moral e Cívica e OSPB - Organização Soical e Política do Brasil. Esse movimento está sendo encetado, principalmente, pelos senadores da bancada do PTB de Roraima: Acir Gurgacz e Mozarildo Cavalcanti. E o pior, uma das referências que o Senador Acir usa bara sustentar essa proposta é um artigo publicado na Veja (28/06/10) por Gustavo Ioschepe, cujo título é: "Aula de ética é em casa, não na escola".

   Sigam os links e constatem o perigo de gente desse tipo ter o poder (de fato, enquanto legislador, no caso do senador e o poder de manipilação da opinião pública, no caso do articulista da Veja).


Discurso do Senador - Plenária de 25/08/2010:


http://www.senado.gov.br/noticias/verNoticia.aspx?codNoticia=104087&codAplicativo=2

obs.: vejam o discurso na íntegra, há essa opção.

Artigo da Veja - 28/06/2010:


http://www.imil.org.br/artigos/aula-de-etica-e-em-casa-nao-na-escola/
 
Fonte: Orkut Ana Lorym

2 comentários:

Anonymous disse...

Boa noite!
A disciplina OSPB surgiu na educação brasileira no período do governo João Goulart, com o objetivo de abordar os conhecimentos sobre o nosso país (sociedade, cultura, cotidiano, constituição, política, entre outros temas),possibilitando aos estudantes uma análise sobre a vida nacional.
Infelizmente os militares, no período da ditadura, moldaram a OSPB aos objetivos da Educação Moral e Cívica, pregando na disciplina a propaganda e a ideologia do regime autoritário.
Porém na atualidade, vivemos em um período com mais liberdade e a matéria OSPB, com os objetivos e conteúdos reformulados pode contribuir na formação da consciência crítica dos alunos como cidadãos, pois aborda temas importantes como os direitos e deveres de cidadania, as questões da vida brasileira (educação, saúde, previdência, meio ambiente, participação política, questões da cidade e do campo, trabalho, ética na vida sócio-política, etc) , a constituição atual, os direitos do consumidor e as noções sobre convivência social, coletividade, política, organização e funcionamento do Estado brasileiro e estrutura da nossa sociedade.
Podemos concluir que a disciplina OSPB, juntamente com as outras matérias (história, geografia, sociologia, filosofia, biologia, etc) são importantes na formação dos estudantes, pois dão possibilidades de participação na cultura e na vida social e política do país.

Clara disse...

Corretissimo, caro anonimo so precisamos que seja feito algumas revisoes no ensino da epoca,hoje em dia temos poucas referencias,as pessoas vivem asustadas com a probabilidade da volta de uma ditadura,e incrivel mas e verdade do jeito que estao os jovens efalta de respeito,educaçao,conciencia,responsabilidade,impunidade,violencia gratuita,e muitas outras coisas.
Nao vejo outra saida se nao começar a ensinar nossas crianças o que os pais e o pais,parou de ensinar.Os militares foram inteligentes ao se apropiarem desta materia em seu favor,sejamos ainda mas e a mudifiquemos para salvar nosso futuro, que esta nas maos de irresponsaveis,que so querem consumo e frivolidades,CONCIENCIA 0%

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...