EEM ETELVINA BEZERRA
Professor Danúsio ALMEIDA
SIMULADO DE FILOSOFIA - QUESTÕES DE POLÍTICA – 3º Ano
1.
(UEL) “Toda cidade [polis],
portanto, existe naturalmente, da mesma forma que as primeiras
comunidades; aquela é o estágio final destas, pois a natureza de
uma coisa é seu estágio final. (...) Estas considerações deixam
claro que a cidade é uma criação natural, e que o homem é por
natureza um animal social, e um homem que por natureza, e não por
mero acidente, não fizesse parte de cidade alguma, seria
desprezível ou estaria acima da humanidade.” (ARISTÓTELES.
Política. 3. ed.
Trad. De Mário da Gama Kuri. Brasília: Ed. Universidade de
Brasília, 1997. p. 15.)
De acordo com o texto de
Aristóteles, é correto afirmar que a polis:
a)
É instituída por uma convenção entre os homens.
b)
Existe por natureza e é da natureza humana buscar a vida em
sociedade.
c)
Passa a existir por um ato de vontade dos deuses, alheia à vontade
humana.
d)
É estabelecida pela vontade arbitrária de um déspota.
e)
É fundada na razão, que estabelece as leis que a ordenam.
2.
(UFSM-PEIES) “Todavia, como é meu intento escrever coisa útil
para os que se interessam, pareceu-me mais conveniente procurar a
verdade pelo efeito das coisas, do que pelo que delas se possa
imaginar. E muita gente imaginou repúblicas e principados que nunca
serviram nem jamais foram reconhecidos como verdadeiros. Vai tanta
diferença entre como se vive e o modo por que se deveria viver, que
quem se preocupar com o que se deveria fazer em vez do que se faz
aprende antes a ruína própria, do que o modo de se preservar.”
(O Príncipe, de Maquiavel.) Nessa passagem,
Maquiavel mostra que o domínio das ações humanas, no qual está
incluída a política, deve ser concebido sob uma perspectiva
realista.
Sobre essa maneira de conceber
a política, é possível afirmar:
I.
A política deve sempre ser pensada a partir de modelos ideais e da
busca de soluções definitivas.
II.
A política deve valorizar as experiências e os acontecimentos.
III.
Concebe-se que a política deve se regular pelo modo como vivemos e
não como deveríamos viver.
IV.
Defende-se que a política deve ser orientada por valores universais
e crenças sobre como deveria ser a vida em sociedade.
Está(ão) correta(s) a(s)
afirmativa(s)
a)
I e II apenas.
b)
I, II e II apenas.
c)
II e III apenas.
d)
III e IV apenas.
e)
IV apenas.
3.
(UFU) Muito citado, Nicolau Maquiavel é um dos maiores expoentes do
Renascimento e sua contribuição determinou novos horizontes para a
filosofia política.
A respeito do seu
conceito de virtú,
analise as assertivas abaixo.
I.
A virtú é a qualidade dos oportunistas, que agem
guiados pelo instinto natural e irracional do egoísmo e almejam,
exclusivamente, sua vantagem pessoal.
II.
O homem de virtú é antes de tudo um sábio, é
aquele que conhece as circunstâncias do momento oferecido pela
fortuna e age seguro do seu êxito.
III.
Mais do que todos os homens, o príncipe tem de ser um homem de
virtú, capaz de conhecer as circunstâncias e
utilizá-las a seu favor.
IV.
Partidário da teoria do direito divino, Maquiavel vê o príncipe
como um predestinado e a virtú como algo que não
depende dos fatores históricos.
Assinale a ÚNICA
alternativa que contém as assertivas verdadeiras.
a)
I, II, e III.
b)
II e III.
c)
II e IV.
d)
II, III e IV.
4.
(UEL) “O direito de natureza, a que os autores geralmente
chamam de jus naturale, é a liberdade que cada homem possui
de usar seu próprio poder, da maneira que quiser, para a
preservação de sua própria natureza, ou seja, de sua vida; e
conseqüentemente de fazer tudo aquilo que seu próprio julgamento e
razão lhe indiquem como meios adequados a esse fim.” (HOBBES,
Thomas. Leviatã.
Trad. João Paulo Monteiro e Maria Beatriz Nizza da Silva. São
Paulo: Abril Cultural, 1974).
Com base no texto e nos
conhecimentos sobre o Estado de natureza em Hobbes, considere as
afirmativas a seguir.
I.
Todos os homens são igualmente vulneráveis à violência diante da
ausência de uma autoridade soberana que detenha o uso da força.
II.
Em cada ser humano há um egoísmo na busca de seus interesses
pessoais a fim de manter a própria sobrevivência.
III.
A competição e o desejo de fama passam a existir nos homens quando
abandonam o Estado de natureza e ingressam no Estado social.
IV.
O homem é naturalmente um ser social, o que lhe garante uma vida
harmônica entre seus pares.
Estão corretas apenas as
afirmativas:
a)
I e II.
b)
I e IV.
c)
III e IV.
d)
I, II e III.
e)
II, III e IV.
5.
(UFU) Thomas Hobbes escreveu que:
“Uma
lei de natureza (lex naturalis) é um preceito ou regra geral,
estabelecido pela razão, mediante o qual se proíbe a um homem
fazer tudo o que possa destruir sua vida ou privá-lo dos meios
necessários para preservá-la, ou omitir aquilo que pense poder
contribuir melhor para preservá-la”.
(HOBBES,
Thomas. Leviatã,
São Paulo: Nova Cultural, 1988. Coleção “Os Pensadores”.p.79).
Assinale
a alternativa correta.
a)
A condição natural do homem é a perfeita harmonia em relação ao
seu semelhante.
b)
A lei primeira e fundamental da natureza é procurar a paz e
segui-la.
c)
No estado de natureza, os homens são governados pela razão divina.
d)
No estado de natureza, o homem não tem direito a todas as coisas,
por isso, ele tem segurança.
6.
(UFSM) Na citação: “- Chama-se gato uma ligação elétrica
clandestina entre a rede e uma residência. Usualmente, o gato
infringe normas de segurança, porque é feito de pessoas
não-especializadas. O choque elétrico, que pode ocorrer devido a
um gato malfeito, é causado por uma corrente elétrica que passa
através do corpo humano – ”.
Observamos no trecho um
problema de ordem política e econômica. Considere a teoria
política hobbesiana, que afirma:
“Onde
não há propriedade não pode haver injustiça e onde não foi
estabelecido um poder coercitivo, isto é, onde não há Estado, não
há propriedade, pois todos os homens têm direito a todas as
coisas”
Assim, a prática dos “gatos”,
uma vez que vivemos sob o regime de um Estado, implíca uma
I.
injustiça porque lesa o direito à propriedade privada.
II.
injustiça porque as ligações clandestinas representam um perigo
para as pessoas.
III.
ilegalidade por desobedecer à legislação do Estado sobre a
propriedade privada.
Está(ão) correta(s):
a)
apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e)
apenas I e III
7.
(UFU) De acordo com Rousseau, “A passagem do estado de natureza
para o estado civil determina no homem uma mudança muito notável,
substituindo na sua conduta o instinto pela justiça e dando às suas
ações a moralidade que antes lhes faltava.” (ROUSSEAU,
Jean-Jacques. Do
contrato social. São
Paulo: Abril Cultural, 1983. Coleção Os Pensadores. p.36.)
Sobre a passagem do estado de
natureza para o estado civil, é correto afirmar que:
a)
o homem mantém a liberdade natural e o direito irrestrito, e ainda
ganha uma moralidade muito particular guiada pelo seu puro apetite.
b)
o homem perde a liberdade natural e o direito à propriedade, mas
adquire a obrigação de seguir sua própria vontade.
c)
o homem perde a liberdade natural e o direito ilimitado, mas ganha a
liberdade civil e a propriedade de tudo o que possui.
d)
o homem mantém a liberdade natural e o direito ilimitado, mas abdica
da liberdade civil em favor da liberdade moral.
2 comentários:
Cadê o gabarito?
Gabarito nesse link. abaixo:
http://danusioalmeida.blogspot.com.br/2013/05/simulado-de-filosofia-questoes-de.html
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