segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Avaliação Filosofia e Ciência - 3º Ano Fillosofia 3 Bimestre


EEM ETELVINA BEZERRA
Avaliação de Filosofia – 3º Ano___
Nome: _______________ Nº __ Profº Danúsio ALMEIDA

1. Ciência é uma palavra que vem do latim scientia que significa:
A) Sabedoria B) Conhecimento C) Ética D) Politica E) Cultura.

2. É o núcleo procedimentos que orienta o modo de conduzir uma investigação cientifica. Ha diversos conjuntos de procedimentos que caracterizam diferentes metodologias. Desde o enunciado de um problema ate a conclusão do trabalho de um cientista. Esse método chama-se:
A) Matemático B) Logico C) Cientifico D) Verbal E) Verdade.

3. O que denominamos ciência tem uma historia recente. Ate o século XVII filosofia e ciência estavam interligadas, e foi só a partir da Revolução Cientifica iniciada por __________ que teve inicio a historia da ciência como setor autônomo, independente da filosofia.
A) Bacon B) Galileu C) Descartes D) Kant E) Sócrates

4. A ovelha Dolly nasceu em 1996 como resultado de uma das técnicas mais polemicas desenvolvidas pela ciência atual:
A) Proveta B) Clonagem C) Aborto D) Fertilização in vitro E) Reprodução humana

5. (UNESP 2013) Em um documento rubricado pela Rede Global de Academias de Ciência (IAP), um grupo de pensadores da comunidade científica com sede em Trieste (Itália) que engloba 105 academias de todo o mundo alerta pela primeira vez sobre os riscos do consumo nos países do Primeiro Mundo e a falta de controle demográfico, principalmente nas nações em desenvolvimento. Na declaração da comunidade científica se indica que as pautas de consumo exacerbado do Primeiro Mundo estão se deslocando perigosamente para os países em desenvolvimento: os milhões de telefones celulares e toneladas de “junk food” que invadem os lares pobres são claros indicadores dessa problemática. A ausência nos países pobres de políticas de planejamento familiar ou de prevenção de gravidezes precoces acaba de configurar um sombrio cenário de superpopulação. “Trata-se de dois problemas convergentes que pela primeira vez analisamos de forma conjunta”, afirma García Novo.   (Francho Barón.El País, 16.06.2012. Adaptado.) Um dos problemas relatados no texto está relacionado com:
(A) a supremacia de tendências estatais de controle sobre a economia liberal.
(B) o aumento do nível de pobreza nos países subdesenvolvidos.
(C) a hegemonia do planejamento familiar nos países do Terceiro Mundo.
(D) o declínio dos valores morais e religiosos na era contemporânea.
(E) o irracionalismo das relações de consumo no mundo atual
6. A origem da filosofia pode ser situada entre os séculos VI e V a.C. Considera-se que, nessa época, as palavras filosofia e filósofo não existiam e só depois passam a significar uma forma de postura e de leitura do mundo diferentes da que existia: a compreensão mítica. Assim, o ponto de partida da reflexão filosófica pode ser identificado a partir das pesquisas dos milésios Tales, Anaximandro e Anaxímenes. Eles se detiveram na compreensão da realidade a partir de um conceito-chave, a saber: 
a) Aletheia  b) Physis  c) Cosmos  d) Uno  e) Sóphos 

7. A atividade científica, enquanto uma prática social, tem nuances diferenciadas em cada período histórico. Em relação à filosofia e à ciência, é correto afirmar:
A) A ciência grega é à também filosófica. B) O método experimental era usado por Aristóteles.
C) A física aristotélica é de cunho quantitativo. D) A ciência moderna precedeu à ciência medieval.
E) O saber contemplativo, para os gregos, estava diretamente ligado aos interesses práticos.

8. (Upe 2013) Sobre o conhecimento filosófico, atente ao texto que se segue: O conhecimento filosófico é, diversamente do conhecimento científico, um conhecimento crítico, no sentido de que põe sempre em problema o conhecimento obtido pelos processos da Ciência. MARTINS, José Salgado. Preparação à Filosofia, 1969, p. 9 
Tomando como base o conhecimento filosófico, coloque V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas.
( ) A filosofia é um tipo de saber, que não diz tudo o que sabe e uma norma que não enuncia tudo aquilo que postula. O saber filosófico, portanto, é profundo, mesmo quando parece mais claro e transparente.
( ) A filosofia deve ser estudada e ensinada com base nos problemas que suscita e não apenas em virtude das respostas que proporciona a esses mesmos problemas.
( ) A filosofia se faz presente como reflexão crítica a respeito dos fundamentos do conhecimento e da ação, por isso mesmo distinta da ciência pelo modo de abordagem do seu objeto que, no caso desta, é particular e, no caso da filosofia, é universal.
( ) O percurso da filosofia é caracterizado pela exigência de clareza e de livre crítica.
( ) O conhecimento filosófico apresenta-se como a ciência dos fundamentos. Sua dimensão de profundidade e radicalidade o distingue do conhecimento científico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
a) V, F, V, F, V b) F, V, F, V, V c) V, V, F, F, V
d) V, V, V, V, V e) F, V, F, V, F

9. (Uncisal 2012) O período pré-socrático é o ponto inicial das reflexões filosóficas. Suas discussões se prendem a Cosmologia, sendo a determinação da physis (princípio eterno e imutável que se encontra na origem da natureza e de suas transformações) ponto crucial de toda formulação filosófica. Em tal contexto, Leucipo e Demócrito afirmam ser a realidade percebida pelos sentidos ilusória. Eles defendem que os sentidos apenas capturam uma realidade superficial, mutável e transitória que acreditamos ser verdadeira. Mesmo que os sentidos apreendam “as mutações das coisas, no fundo, os elementos primordiais que constituem essa realidade jamais se alteram.” Assim, a realidade é uma coisa e o real outra. 
Para Leucipo e Demócrito a physis é composta:
a) pelas quatro raízes: o úmido, o seco, o quente e o frio. b) pela água. c) pelo fogo.
d) pelo ilimitado. e) pelos átomos.


10 . (UEL-2004) “Só há ciência onde a discussão é possível, e só pode haver discussão entre mim e outra pessoa na medida em que eu estou em condições de esclarecer, com suficiente exatidão, o significado das expressões que uso e meu interlocutor possa, também, explicar-me o significado das palavras por ele empregadas.” (STEGMÜLLER, Wolfang. A filosofia contemporânea. Trad. de Nelson Gomes. São Paulo: EPU/ EDUSP, 1977. p. 283.)
De acordo com o texto, assinale a alternativa que apresenta uma das características fundamentais do discurso científico.
a) Na ciência devem ser usadas expressões subjetivas.
b) As expressões usadas na ciência devem ser intersubjetivamente inteligíveis.
c) A compreensão intersubjetiva das expressões é irrelevante para as discussões científicas.
d) A objetividade das expressões é uma característica sem importância para a ciência.
e) Na ciência as explicações lingüísticas são desnecessárias.

gabarito 5)E 6)B 7)D 8) e

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