EEM
ETELVINA BEZERRA
Avaliação
de Filosofia – 3º Ano___
Nome:
_______________ Nº __ Profº Danúsio ALMEIDA
1.
Ciência é uma palavra que vem do latim scientia que significa:
A)
Sabedoria B) Conhecimento C) Ética
D) Politica E) Cultura.
2.
É o núcleo procedimentos que orienta o modo de conduzir uma
investigação cientifica. Ha diversos conjuntos de procedimentos que
caracterizam diferentes metodologias. Desde o enunciado de um
problema ate a conclusão do trabalho de um cientista. Esse método
chama-se:
A)
Matemático B) Logico C) Cientifico
D) Verbal E) Verdade.
3.
O que denominamos ciência tem uma historia recente. Ate o século
XVII filosofia e ciência estavam interligadas, e foi só a partir da
Revolução Cientifica iniciada por __________ que teve inicio a
historia da ciência como setor autônomo, independente da filosofia.
A)
Bacon B) Galileu C) Descartes
D) Kant E) Sócrates
4.
A ovelha Dolly nasceu em 1996 como resultado de uma das técnicas
mais polemicas desenvolvidas pela ciência atual:
A)
Proveta B) Clonagem C) Aborto D) Fertilização in vitro E)
Reprodução humana
5.
(UNESP 2013) Em um documento rubricado pela Rede Global de Academias
de Ciência (IAP), um grupo de pensadores da comunidade científica
com sede em Trieste (Itália) que engloba 105 academias de todo o
mundo alerta pela primeira vez sobre os riscos do consumo nos países
do Primeiro Mundo e a falta de controle demográfico, principalmente
nas nações em desenvolvimento. Na declaração da comunidade
científica se indica que as pautas de consumo exacerbado do Primeiro
Mundo estão se deslocando perigosamente para os países em
desenvolvimento: os milhões de telefones celulares e toneladas de
“junk food” que invadem os lares pobres são claros indicadores
dessa problemática. A ausência nos países pobres de políticas de
planejamento familiar ou de prevenção de gravidezes precoces acaba
de configurar um sombrio cenário de superpopulação. “Trata-se de
dois problemas convergentes que pela primeira vez analisamos de forma
conjunta”, afirma García Novo. (Francho Barón.El País,
16.06.2012. Adaptado.) Um dos problemas relatados no texto está
relacionado com:
(A)
a supremacia de tendências estatais de controle sobre a economia
liberal.
(B)
o aumento do nível de pobreza nos países subdesenvolvidos.
(C)
a hegemonia do planejamento familiar nos países do Terceiro Mundo.
(D)
o declínio dos valores morais e religiosos na era contemporânea.
(E)
o irracionalismo das relações de consumo no mundo atual
6.
A
origem da filosofia pode ser situada entre os séculos VI e V a.C.
Considera-se que, nessa época, as palavras filosofia e filósofo não
existiam e só depois passam a significar uma forma de postura e de
leitura do mundo diferentes da que existia: a compreensão mítica.
Assim, o ponto de partida da reflexão filosófica pode ser
identificado a partir das pesquisas dos milésios Tales, Anaximandro
e Anaxímenes. Eles se detiveram na compreensão da realidade a
partir de um conceito-chave, a saber:
a)
Aletheia b) Physis c) Cosmos
d) Uno e) Sóphos
7.
A
atividade científica, enquanto uma prática social, tem nuances
diferenciadas em cada período histórico. Em
relação à filosofia e à ciência, é correto afirmar:
A)
A ciência grega é à também filosófica. B) O método
experimental era usado por Aristóteles.
C)
A física aristotélica é de cunho quantitativo. D) A ciência
moderna precedeu à ciência medieval.
E)
O saber contemplativo, para os gregos, estava diretamente ligado aos
interesses práticos.
8.
(Upe
2013) Sobre o conhecimento filosófico, atente ao texto que se
segue: O
conhecimento filosófico é, diversamente do conhecimento científico,
um conhecimento crítico, no sentido de que põe sempre em problema o
conhecimento obtido pelos processos da Ciência. MARTINS,
José Salgado. Preparação à Filosofia, 1969, p. 9
Tomando
como base o conhecimento filosófico, coloque V nas afirmativas
verdadeiras e F nas falsas.
(
) A filosofia é um tipo de saber, que não diz tudo o que sabe e uma
norma que não enuncia tudo aquilo que postula. O saber filosófico,
portanto, é profundo, mesmo quando parece mais claro e transparente.
(
) A filosofia deve ser estudada e ensinada com base nos problemas que
suscita e não apenas em virtude das respostas que proporciona a
esses mesmos problemas.
(
) A filosofia se faz presente como reflexão crítica a respeito dos
fundamentos do conhecimento e da ação, por isso mesmo distinta da
ciência pelo modo de abordagem do seu objeto que, no caso desta, é
particular e, no caso da filosofia, é universal.
(
) O percurso da filosofia é caracterizado pela exigência de clareza
e de livre crítica.
(
) O conhecimento filosófico apresenta-se como a ciência dos
fundamentos. Sua dimensão de profundidade e radicalidade o distingue
do conhecimento científico.
Assinale
a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
a)
V, F, V, F, V b) F, V,
F, V, V c) V, V, F, F, V
d)
V, V, V, V, V e) F, V,
F, V, F
9.
(Uncisal
2012) O período pré-socrático é o ponto inicial das reflexões
filosóficas. Suas discussões se prendem a Cosmologia, sendo a
determinação da physis (princípio eterno e imutável que se
encontra na origem da natureza e de suas transformações) ponto
crucial de toda formulação filosófica. Em tal contexto, Leucipo e
Demócrito afirmam ser a realidade percebida pelos sentidos ilusória.
Eles defendem que os sentidos apenas capturam uma realidade
superficial, mutável e transitória que acreditamos ser verdadeira.
Mesmo que os sentidos apreendam “as mutações das coisas, no
fundo, os elementos primordiais que constituem essa realidade jamais
se alteram.” Assim, a realidade é uma coisa e o real outra.
Para
Leucipo e Demócrito a physis é composta:
a)
pelas quatro raízes: o úmido, o seco, o quente e o frio. b) pela
água. c) pelo fogo.
d)
pelo ilimitado.
e) pelos átomos.
10
. (UEL-2004) “Só há ciência onde a discussão é possível, e só
pode haver discussão entre mim e outra pessoa na medida em que eu
estou em condições de esclarecer, com suficiente exatidão, o
significado das expressões que uso e meu interlocutor possa, também,
explicar-me o significado das palavras por
ele empregadas.”
(STEGMÜLLER, Wolfang. A filosofia contemporânea. Trad. de
Nelson Gomes. São Paulo: EPU/ EDUSP, 1977. p. 283.)
De acordo com o texto, assinale a
alternativa que apresenta uma das características fundamentais do
discurso científico.
a) Na ciência devem ser usadas expressões
subjetivas.
b) As expressões usadas na ciência devem ser
intersubjetivamente inteligíveis.
c) A compreensão intersubjetiva das expressões é
irrelevante para as discussões científicas.
d) A objetividade das expressões é uma
característica sem importância para a ciência.
e) Na ciência as explicações lingüísticas são
desnecessárias.
gabarito 5)E 6)B 7)D 8) e
Nenhum comentário:
Postar um comentário