segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Prova - Historia 2º ano - Uniao Iberica e Invasao Holandesa


EEM ETELVINA BEZERRA
Avaliação de Historia– 2º Ano B - Profº Danusio ALMEIDA
Aluno __________________________________ Nº ____

No século XVII, os holandeses ocuparam parte do nordeste brasileiro. Nas cidades pernambucanas de Recife e Olinda encontramos heranças dessa ocupação em casas e sobrados, ruas e pontes. O que teria levado os holandeses a ocupar essa região do Brasil?

1. Em 1580, o rei de Portugal, D. Henrique, morreu sem deixar herdeiros, encerrando a dinastia de Avis. Nas disputas político-militares entre os pretendentes ao trono portugueses, saiu-se vencedor Filipe II, rei da Espanha, cujos exércitos invadiram e conquistaram Portugal. Com isso, teve inicio o domino espanhol – que se estendeu ate 1640 – e foi chamado de:

A) Restauração B) União Ibérica C) Ocupação Ibérica

D) Resistência Espanhola E) Reforma Ibérica.

2. Em 1640, o duque de Bragança assumiu o governo de Portugal, com o apoio da alta nobreza e da burguesia, e pós fim ao domínio espanhol. Ao assumir o trono, recebeu o título de D. João IV, iniciando a dinastia de Bragança. Esse episodio da historia portuguesa é conhecido como:

A) Restauração B) União Ibérica C) Ocupação Ibérica

D) Resistência Espanhola E) Reforma Ibérica.

3. Consequências da União Ibérica para o Brasil foram:

A) Embargo espanhol e ocupação do nordeste brasileiro
B) Embargo Inglês e ocupação de Recife.
B) Embargo espanhol e ocupação de Recife
D) Embargo europeu e ocupação de Portugal
E) Embargo e ocupação de Portugal.

4. Governador da capitania de Pernambuco, sem forcas para enfrentar os holandeses, refugiou-se no interior, onde fundou o Arraial do Bom Jesus. O arraial tornou-se o principal foco de resistência contra os holandeses e a tática do Governador era a guerrilha. Sofreu, então, uma serie de derrotas, o que o levou a desistir do comando das tropas de resistência. O nome desse Governador é:

A) Maurício de Nassau B) Calabar C) Matias de Albuquerque
D) Frans Post E) Marques de Pombal

5. Dentro de uma certa tradição historiográfica, foi um traidor do Brasil, mas esse julgamento tem sindo questionado. Afinal, que Brasil ele traiu? O Brasil que, antes, era dominado pelos portugueses e, na época estava dominado pela Espanha? Alem disso, muitos outros luso-brasileiros (lavradores, senhores de engenho, etc) auxiliaram os holandeses. O nome dele é:

A) Maurício de Nassau B) Calabar C) Matias de Albuquerque
D) Frans Post E) Marques de Pombal

6. Chegou a Pernambuco em 1637, pretendendo pacificar a região e governar com a colaboração dos luso-brasileiros. Foi enviado pela Companhia das Índias Ocidentais, nomeando-o governador-geral do Brasil Holandês. Seu Governo teve características como: reativação econômica, tolerância religiosa, reforma urbanístico e estimulo a vida cultural. O nome de governador é:

A) Maurício de Nassau B) Calabar C) Matias de Albuquerque
D) Frans Post E) Marques de Pombal


7. Luta pela expulsão dos holandeses em (1645 -1654) conhecida como ____________________. Diversos setores sociais da colonia, como senhores de engenho, grupos de indígenas e africanos, uniram-se momentaneamente para combater os holandeses. Varias batalhas foram travadas, como as Batalhas dos Guararapes (em 1648 e 1649), com vitoria dos luso-brasileiros. Depois de sucessivas derrotas, os holandeses renderam-se em 1654, na Campina da Taborda.

A) Restauração B) União Ibérica C) Ocupação Ibérica

D) Resistência Espanhola E) Insurreição Pernambucana.

8. Pelos tratados assinados com o Governo da Inglaterra, os soberanos de Portugal receberiam proteção político-militar, e os comerciantes portugueses poderiam comprar produtos manufaturados daqueles pais em troca de vantagens comerciais concedidas aos ingleses. Entre esses tratados, destaca-se o de ___________, de 1703 (também conhecido como Tratado dos Panos e Vinhos), pelo qual o rei de Portugal se comprometia a admitir em seu reino os tecidos de la fabricados na Inglaterra, que, em troca, compraria os vinhos portugueses. O nome desse tratado é :


A) Utrech B) Tordesilhas C) Methuen D) Badajos E) Madri.

9. Devido a queda do preço do açúcar no mercado europeu, causada pela concorrência do açúcar antilhano,os ricos senhores de engenho de Olinda, principal cidade de Pernambuco na época, viram-se em dificuldades financeiras. Começaram, então, a pedir empréstimos aos comerciantes do povoado do Recife, que cobravam juros bastante elevados. Isso fez com que os senhores de engenho ficassem cada vez mais endividados, enquanto os comerciantes de Recife (em geral, portugueses) enriqueciam. Por isso, surgiam hostilidades entre eles. Em 1710 ocorreu uma Guerra chamada de:
A) Pernambucanas B) Mascates C) Bárbaros D) Juazeiro E) Paraguai.

10. Empresa Holandesa responsável por enviar Maurício Nassau ao Brasil em 1637:

A) Companhia das Índias Ocidentais B) Companhia das Índias Orientais

B) Companha de Jesus D) Companha do Brasil E) Companhia Inglesa.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...