Questão1
(UFPB 2009)
(Adaptado) Leia o texto abaixo:
“[...] o primeiro pressuposto de toda a existência humana e, portanto, de toda a História, é que os homens devem estar em
condições de viver para poder ‘fazer história’. Mas, para viver, é preciso antes de tudo comer, beber, ter habitação, vestir-se e
algumas coisas mais. O primeiro ato histórico é, portanto, a produção dos meios que permitam a satisfação destas necessidades,
a produção da própria vida material, e de fato este é um ato histórico, uma condição fundamental de toda história, que ainda hoje,
como há milhares de anos, deve ser cumprido todos os dias e todas as horas, simplesmente para manter os homens vivos.”
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 39.
As análises históricas de Marx (1818-1883), pensador alemão, exerceram e ainda exercem grande influência nas ciências
humanas e sociais, entre elas, a História. Sobre a concepção marxista de História, assinale as alternativas verdadeiras.
1) A concepção da luta de classes como motor da História foi atribuída indevidamente ao marxismo, para o qual as
transformações históricas decorrem apenas das ações dos indivíduos.
2) O marxismo defende, teoricamente, uma postura neutra do historiador diante da sociedade e do conhecimento produzido
sobre a mesma e, assim, nega validade prática a sua própria concepção.
4) As sociedades, para Marx, não podem ser compreendidas sem um estudo pormenorizado de sua base econômica, e esse
entendimento significa a análise da sua organização material para a produção da sobrevivência humana.
8) Os marxistas são ardorosos defensores do fim da história, pois essa tese representa a culminância do desenvolvimento
humano, com a glorificação da sociedade de mercado e da democracia liberal.
16) A História, para Marx, é feita por todos, principalmente os trabalhadores, e essa concepção rompia com a idéia, bastante
comum no século XIX, de uma História feita apenas pelos “grandes homens”.
Respostas : 4 e 16Nome: Natalie Ann
Fonte: http://www.infoescola.com/sociologia/marxismo/exercicios/
(Adaptado) Leia o texto abaixo:
“[...] o primeiro pressuposto de toda a existência humana e, portanto, de toda a História, é que os homens devem estar em
condições de viver para poder ‘fazer história’. Mas, para viver, é preciso antes de tudo comer, beber, ter habitação, vestir-se e
algumas coisas mais. O primeiro ato histórico é, portanto, a produção dos meios que permitam a satisfação destas necessidades,
a produção da própria vida material, e de fato este é um ato histórico, uma condição fundamental de toda história, que ainda hoje,
como há milhares de anos, deve ser cumprido todos os dias e todas as horas, simplesmente para manter os homens vivos.”
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 39.
As análises históricas de Marx (1818-1883), pensador alemão, exerceram e ainda exercem grande influência nas ciências
humanas e sociais, entre elas, a História. Sobre a concepção marxista de História, assinale as alternativas verdadeiras.
1) A concepção da luta de classes como motor da História foi atribuída indevidamente ao marxismo, para o qual as
transformações históricas decorrem apenas das ações dos indivíduos.
2) O marxismo defende, teoricamente, uma postura neutra do historiador diante da sociedade e do conhecimento produzido
sobre a mesma e, assim, nega validade prática a sua própria concepção.
4) As sociedades, para Marx, não podem ser compreendidas sem um estudo pormenorizado de sua base econômica, e esse
entendimento significa a análise da sua organização material para a produção da sobrevivência humana.
8) Os marxistas são ardorosos defensores do fim da história, pois essa tese representa a culminância do desenvolvimento
humano, com a glorificação da sociedade de mercado e da democracia liberal.
16) A História, para Marx, é feita por todos, principalmente os trabalhadores, e essa concepção rompia com a idéia, bastante
comum no século XIX, de uma História feita apenas pelos “grandes homens”.
Respostas : 4 e 16Nome: Natalie Ann
Fonte: http://www.infoescola.com/sociologia/marxismo/exercicios/
Questão 2
(UEL) Leia o texto a seguir. O pensamento moderno caracteriza-se pelo crescente abandono da ciência aristotélica. Um dos pensadores modernos desconfortáveis com a lógica dedutiva de Aristóteles – considerando que esta não permitia explicar o progresso do conhecimento científico – foi Francis Bacon. No livro Novum Organum, Bacon formulou o método indutivo como alternativa ao método lógico-dedutivo aristotélico. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Bacon, é correto afirmar que o método indutivo consiste A) na derivação de consequências lógicas com base no corpo de conhecimento de um dado período histórico. B) no estabelecimento de leis universais e necessárias com base nas formas válidas do silogismo tal como preservado pelos medievais. C) na postulação de leis universais com base em casos observados na experiência, os quais apresentam regu- laridade. D) na inferência de leis naturais baseadas no testemunho de autoridades científicas aceitas universalmente. E) na observação de casos particulares revelados pela experiência, os quais impedem a necessidade e a universalidade no estabelecimento das leis naturais. Resposta : letra C
Nome: Tatiana Ameixeiro Questão 3
(Universidade Católica do Paraná de 2008)
“Ciência e poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa
ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, se não quando se
lhe obedece. E o que à contemplação apresenta-se como causa é regra na
prática”. Em relação a esse aforismo III do Livro I do Novum Organum de Francis Bacon, considere a
alternativa que apresenta a interpretação CORRETA:
A) O saber, para Bacon,
é uma forma de alterarmos as leis da natureza e, com isso, seus fenômenos
podem ser controlados tendo em vista um benefício humano.
B) O autor menciona que o conhecimento, o saber, está ligado ao poder, ou seja, mediante o conhecimento é possível, de maneira segura e rigorosa, conquistar o poder sobre a natureza.
C) Para Bacon, é inerente ao saber uma forma de controle sobre a natureza, mas principalmente sobre as pessoas, possibilitando um poder incondicional ao detentor do saber.
D) O saber já possui um valor em si mesmo, o que conduz, conseqüentemente, de acordo com Bacon, a um poder.
E) O que Bacon pretende dizer é que o saber nem sempre tem uma relação com a prática e que é a conveniência individual desse saber que determina seu valor.
Respostas: B Nome: Ana Beatriz Mendes TeixeiraFonte: http://ensinandofilosofia.bem-vindo.net/sites/default/files/Prova%20de%20Filosofia%20Vestibular%203.pdf
B) O autor menciona que o conhecimento, o saber, está ligado ao poder, ou seja, mediante o conhecimento é possível, de maneira segura e rigorosa, conquistar o poder sobre a natureza.
C) Para Bacon, é inerente ao saber uma forma de controle sobre a natureza, mas principalmente sobre as pessoas, possibilitando um poder incondicional ao detentor do saber.
D) O saber já possui um valor em si mesmo, o que conduz, conseqüentemente, de acordo com Bacon, a um poder.
E) O que Bacon pretende dizer é que o saber nem sempre tem uma relação com a prática e que é a conveniência individual desse saber que determina seu valor.
Respostas: B Nome: Ana Beatriz Mendes TeixeiraFonte: http://ensinandofilosofia.bem-vindo.net/sites/default/files/Prova%20de%20Filosofia%20Vestibular%203.pdf
Questão 4
A partir do livro Vigiar e Punir, de Michel Foucault, considere as seguintes afirmações a respeito da disciplina:
A partir do livro Vigiar e Punir, de Michel Foucault, considere as seguintes afirmações a respeito da disciplina:
I. Ela é exercida de
diferentes formas e tem como finalidade única a habilidade do corpo.
II. Ela pode ser entendida como a estratégia empregada para o controle minucioso das operações do corpo, sendo seu efeito maior a constituição de um indivíduo dócil e útil.
III. Ela se constitui também pelo controle do horário de execução de atividades, em que o tempo medido e pago deve ser sem defeito e, em seu transcurso, o corpo deve ficar aplicado a seu exercício.
De acordo com as afirmações acima, podemos dizer que:
II. Ela pode ser entendida como a estratégia empregada para o controle minucioso das operações do corpo, sendo seu efeito maior a constituição de um indivíduo dócil e útil.
III. Ela se constitui também pelo controle do horário de execução de atividades, em que o tempo medido e pago deve ser sem defeito e, em seu transcurso, o corpo deve ficar aplicado a seu exercício.
De acordo com as afirmações acima, podemos dizer que:
A) Todas as afirmações estão
corretas.
B) A afirmação I está incorreta.
C) Apenas a afirmação III está correta.
D) As alternativas II e III estão incorretas. E) Apenas a afirmação II está correta.
B) A afirmação I está incorreta.
C) Apenas a afirmação III está correta.
D) As alternativas II e III estão incorretas. E) Apenas a afirmação II está correta.
Respostas: B Nome: Ana Beatriz Mendes Teixeira
Fonte: http://ensinandofilosofia.bem-vindo.net/sites/default/files/Prova%20de%20Filosofia%20Vestibular%203.pdf
Questão 5
PUC/Paraná – 2008
Em relação à definição de Bem apresentada por Aristóteles, no Livro I da Ética a Nicômaco, considere as seguintes alternativas:
Fonte: http://ensinandofilosofia.bem-vindo.net/sites/default/files/Prova%20de%20Filosofia%20Vestibular%203.pdf
Questão 5
PUC/Paraná – 2008
Em relação à definição de Bem apresentada por Aristóteles, no Livro I da Ética a Nicômaco, considere as seguintes alternativas:
I. O Bem é algo que está em todas as coisas, sendo identificada nos
objetos, mas não entre os
homens.
II. O Bem é aquilo a que
todas as coisas tendem, ou seja, o bem é definido em função de um fim.
III. O Bem é o meio para
termos uma ciência eficiente e útil, tal como a arte médica será
eficiente se tivermos o
bem como meio de sua prática.
IV. O Bem é algo
abstrato, de difícil acesso à compreensão humana.
De acordo com tais
afirmações, podemos dizer que:
A) Apenas
a alternativa II está correta.
B) As alternativas II e
III estão corretas.
C) Todas as alternativas
estão corretas.
D) As alternativas III e
IV estão corretas.
E) Apenas a alternativa
III está correta.
Questão 6
PUC - Paraná (2008)
PUC - Paraná (2008)
Para
Aristóteles, em Ética a Nicômaco, “felicidade [...] é uma atividade
virtuosa da alma, de certa espécie”. Assinale a alternativa que NÃO
condiz com a referida definição aristotélica de felicidade:
A)
Felicidade só é possível mediante uma capacidade racional, própria do
homem.
B)
Ter felicidade é obter coisas nobres e boas da vida que só são alcançadas
pelos que agem retamente.
C) Felicidade é uma fantasia que o homem cria
para si.
D)
Nenhum outro animal atinge a felicidade a não ser o homem, pois os demais
não podem participar de tal atividade.
E)
A finalidade das ações humanas, o Bem do homem, é a felicidade.
Resposta: C
Nome: Fabiana Boquimpani
Fonte: http://ensinandofilosofia.bem-vindo.net/book/export/html/155
Nome: Fabiana Boquimpani
Fonte: http://ensinandofilosofia.bem-vindo.net/book/export/html/155
Questão 7
Unesp 2013
58. Em um documento rubricado pela Rede Global de Academias de Ciência (IAP), um grupo de pensadores da comunidade científica com sede em Trieste (Itália) que engloba 105 academias de todo o mundo alerta pela primeira vez sobre os riscos do consumo nos países do Primeiro Mundo e a falta de controle demográfico, principalmente nas nações em desenvolvimento. Na declaração da comunidade científica se indica que as pautas de consumo exacerbado do Primeiro Mundo estão se deslocando perigosamente para os países em desenvolvimento: os milhões de telefones celulares e toneladas de “junk food” que invadem os lares pobres são claros indicadores dessa problemática. A ausência nos países pobres de políticas de planejamento familiar ou de prevenção de gravidezes precoces acaba de configurar um sombrio cenário de superpopulação.
58. Em um documento rubricado pela Rede Global de Academias de Ciência (IAP), um grupo de pensadores da comunidade científica com sede em Trieste (Itália) que engloba 105 academias de todo o mundo alerta pela primeira vez sobre os riscos do consumo nos países do Primeiro Mundo e a falta de controle demográfico, principalmente nas nações em desenvolvimento. Na declaração da comunidade científica se indica que as pautas de consumo exacerbado do Primeiro Mundo estão se deslocando perigosamente para os países em desenvolvimento: os milhões de telefones celulares e toneladas de “junk food” que invadem os lares pobres são claros indicadores dessa problemática. A ausência nos países pobres de políticas de planejamento familiar ou de prevenção de gravidezes precoces acaba de configurar um sombrio cenário de superpopulação.
“Trata-se de dois
problemas convergentes que pela primeira vez analisamos de forma conjunta”,
afirma García Novo.
(Francho Barón.El País, 16.06.2012. Adaptado.)
Um dos problemas
relatados no texto está relacionado com:
(A) a supremacia de tendências estatais de controle sobre a
economia liberal.
(B) o aumento
do nível de pobreza nos
países subdesenvolvidos.
(C) a hegemonia do
planejamento familiar nos países do Terceiro
Mundo.
(D) o declínio dos
valores morais e religiosos na era contemporânea.
(E) o
irracionalismo das relações de consumo no mundo atual
Questão 8
FUNCAB – 2012
27. O nascimento da reflexão filosófica na Grécia antiga está associado aos pensadores que antecederam a Sócrates, os chamados pré-socráticos. As questões fundamentais propostas por esses filósofos são de âmbito eminentemente:
A) moral.
B) político.
C) cosmológico.
D) educacional.
E) religioso.
Resposta: C
Nome: Caio Pereira (nº 7)
FUNCAB – 2012
27. O nascimento da reflexão filosófica na Grécia antiga está associado aos pensadores que antecederam a Sócrates, os chamados pré-socráticos. As questões fundamentais propostas por esses filósofos são de âmbito eminentemente:
A) moral.
B) político.
C) cosmológico.
D) educacional.
E) religioso.
Resposta: C
Nome: Caio Pereira (nº 7)
Questão 9
(Vestibular Inverno 2009 -
Filosofia - Universidade Estadual de Maringá – UEM )
O valor e a
utilidade da filosofia têm sido, não raras vezes, postos sob suspeita. Uma
visão acerca do filósofo é que ele divaga e perde-se em reflexões sobre
questões abstratas que nada têm a ver com o cotidiano das pessoas.
Em relação à natureza e à finalidade da filosofia, assinale o que for correto.
Em relação à natureza e à finalidade da filosofia, assinale o que for correto.
01) A
filosofia é, em termos gerais, um esforço intelectual para se interpretar o
mundo e os eventos que nele se passam, compreender o próprio homem e iluminar o
agir que do homem se espera.
02) O termo filosofia foi utilizado durante vários séculos como nome geral para diferentes ramos do saber, como matemática, geometria, astronomia; isso muda a partir do século XVII com a revolução metodológica iniciada por Galileu e com o estabelecimento das ciências particulares pela delimitação de campos específicos de pesquisa.
04) Refletir sobre os valores, sobre os conceitos como liberdade e virtude faz parte da atividade do filósofo.
Nessa medida, a filosofia apresenta-se como uma sabedoria prática que auxilia na orientação da vida moral e política, proporcionando o bem viver.
08) É consenso entre os cientistas que, porque na investigação filosófica o filósofo não verifica suas hipóteses, baseando-se na observação empírica, a filosofia não contribui para o progresso do conhecimento.
16) A história da filosofia constitui-se de teorias que se contradizem. Os filósofos discordam de tudo e uns dos outros, de modo que o pensamento crítico próprio da filosofia consiste em pôr em dúvida toda afirmação, jamais chegando a conclusões.
02) O termo filosofia foi utilizado durante vários séculos como nome geral para diferentes ramos do saber, como matemática, geometria, astronomia; isso muda a partir do século XVII com a revolução metodológica iniciada por Galileu e com o estabelecimento das ciências particulares pela delimitação de campos específicos de pesquisa.
04) Refletir sobre os valores, sobre os conceitos como liberdade e virtude faz parte da atividade do filósofo.
Nessa medida, a filosofia apresenta-se como uma sabedoria prática que auxilia na orientação da vida moral e política, proporcionando o bem viver.
08) É consenso entre os cientistas que, porque na investigação filosófica o filósofo não verifica suas hipóteses, baseando-se na observação empírica, a filosofia não contribui para o progresso do conhecimento.
16) A história da filosofia constitui-se de teorias que se contradizem. Os filósofos discordam de tudo e uns dos outros, de modo que o pensamento crítico próprio da filosofia consiste em pôr em dúvida toda afirmação, jamais chegando a conclusões.
Resposta: 07
(01-02-04)
Nome: Bruno Barbosa (nº 6)
Fonte: http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=46
Nome: Bruno Barbosa (nº 6)
Fonte: http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=46
Questão 10
(Vestibular Inverno 2009 -
Filosofia - Universidade Estadual de Maringá – UEM )
A
linguagem verbal é um sistema de símbolos que permite aos seres humanos
ultrapassarem os limites da experiência vivida e organizar essa experiência sob
forma abstrata, conferindo sentido ao mundo. Assinale o que for correto.
01) A linguagem humana, da mesma forma que as linguagens de computador, é altamente estruturada e, por isso, inflexível; não fosse assim, a comunicação entre as pessoas seria impossível.
02) A linguagem oral é o único meio à disposição do homem para sua comunicação e o estabelecimento de relações com os outros indivíduos.
04) A formação do mundo cultural depende fundamentalmente da linguagem. Pela linguagem, o homem deixa de reagir somente ao presente imediato, podendo pensar o passado e o futuro e, com isso, construir o seu projeto de vida.
08) Os nomes são símbolos ou representações dos objetos do mundo real e das entidades abstratas. Como representações, os nomes têm o poder de tornar presente para nossa consciência o objeto que não está dado aos sentidos.
16) O homem é a única espécie animal dotada da capacidade de linguagem mediante a palavra e faz uso de símbolos, isto é, refere-se às coisas por meio de signos convencionados, enquanto na linguagem de outros animais os signos são índices.
01) A linguagem humana, da mesma forma que as linguagens de computador, é altamente estruturada e, por isso, inflexível; não fosse assim, a comunicação entre as pessoas seria impossível.
02) A linguagem oral é o único meio à disposição do homem para sua comunicação e o estabelecimento de relações com os outros indivíduos.
04) A formação do mundo cultural depende fundamentalmente da linguagem. Pela linguagem, o homem deixa de reagir somente ao presente imediato, podendo pensar o passado e o futuro e, com isso, construir o seu projeto de vida.
08) Os nomes são símbolos ou representações dos objetos do mundo real e das entidades abstratas. Como representações, os nomes têm o poder de tornar presente para nossa consciência o objeto que não está dado aos sentidos.
16) O homem é a única espécie animal dotada da capacidade de linguagem mediante a palavra e faz uso de símbolos, isto é, refere-se às coisas por meio de signos convencionados, enquanto na linguagem de outros animais os signos são índices.
Resposta: 28 (04-08-16)
Nome: Bruno Barbosa
Fonte: http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=46
Vestibular Da Universidade Estadual de Londrina de 2011
22 -O principal problema de Descartes pode ser formulado do seguinte modo: “Como poderemos garantir que o nosso conhecimento é absolutamente seguro?” Como o cético, ele parte da dúvida; mas, ao contrário do cético, não permanece nela. Na Meditação Terceira, Descartes afirma: “[...] engane-me quem puder, ainda assim jamais poderá fazer que eu nada seja enquanto eu pensar que sou algo; ou que algum dia seja verdade eu não tenhajamais existido, sendo verdade agora que eu existo [...]” (DESCARTES. René. Meditações Metafísicas. Meditação Terceira, São Paulo: Nova Cultural, 1991. p. 182. Coleção Os Pensadores.)
Com base no enunciado e considerando o itinerário seguido por Descartes para fundamentar o conhecimento, é correto afirmar:
a) Todas as coisas se equivalem, não podendo ser discerníveis pelos sentidos nem pela razão, já que ambos são falhos e limitados, portanto o conhecimento seguro detém-se nas opiniões que se apresentam certas e indubitáveis.
b) O conhecimento seguro que resiste à dúvida apresenta-se como algo relativo, tanto ao sujeito como às próprias coisas que são percebidas de acordo com as circunstâncias em que ocorrem os fenômenos observados.
c) Pela dúvida metódica, reconhece-se a contingência do conhecimento, uma vez que somente as coisas percebidas por meio da experiência sensível possuem existência real.
d) A dúvida manifesta a infinita confusão de opiniões que se pode observar no debate perpétuo e universal sobre o conhecimento das coisas, sendo a existência de Deus a única certeza que se pode alcançar.
e) A condição necessária para alcançar o conhecimento seguro consiste em submetê-lo sistematicamente a todas as possibilidades de erro, de modo que ele resista à dúvida mais obstinada.
Resposta: E
Nome: Lucas Clemente (nº 18)
Fonte : http://www.cops.uel.br/vestibular/2011/provas/P3.pdf
Questão 12
32 -Leia o texto a seguir. A virtude é, pois, uma disposição de caráter relacionada com a escolha e consiste numa mediania, isto é, a mediania relativa a nós, a qual é determinada por um princípio racional próprio do homem dotado de sabedoria prática. (Aristóteles. Ética a Nicômaco. Trad. de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. São Paulo: Abril Cultural, 1973. Livro II, p. 273.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a situada ética em Aristóteles, pode-se dizer que a virtude ética :
a) reside no meio termo, que consiste numa escolha situada entre o excesso e a falta.
b) implica na escolha do que é conveniente no excesso e do que é prazeroso na falta.
c) consiste na eleição de um dos extremos como o mais adequado, isto é, ou o excesso ou a falta.
d) pauta-se na escolha do que é mais satisfatório em razão de preferências pragmáticas.
e) baseia-se no que é mais prazeroso em sintonia com o fato de que a natureza é que nos torna mais perfeitos
Resposta: A
Nome: Lucas Clemente (nº 18)
Fonte : http://www.cops.uel.br/vestibular/2011/provas/P3.pdf
Questão 13
(UFMT-2012)
A um determinado conjunto de práticas, ideias e
pesquisas sociais durante o século XX convencionou-se chamar de Escola de
Frankfurt. A respeito do que fizeram e produziram seus principais autores, é
correto afirmar:
a) Inspirados nos ideais iluministas, criaram conceitos como os de alienação, reprodutibilidade técnica, indústria cultural e teoria da cultura; com base na leitura de autores neopositivistas como Karnap e Schlick, ao mesmo tempo faziam a proposta de revisão crítica do marxismo.
b) Inspirados nos ideais do Iluminismo - ainda, segundo eles, não totalmente realizados - criaram conceitos como o de indústria cultural; partindo da leitura da obra de autores como Kant e Schopenhauer, criticaram o neopositivismo e procederam à releitura crítica do marxismo.
c) Inspirados pela releitura de Kant - revisão do Iluminismo numa nova forma - e pelas leituras de Schopenhauer e Nietzsche, criaram conceitos como os de teoria crítica e de alienação; partiram da ideia de cultura de massa criticando a evidente oposição entre marxistas e neomarxistas.
d) Criaram conceitos como o de cultura de massa, reprodutibilidade social e teoria social, partindo de uma revisão crítica da obra de neopositivistas como Ernest Bloch e outros; baseados nos percalços da Revolução Russa, criticaram tanto posturas neopositivistas quanto neomarxistas.
a) Inspirados nos ideais iluministas, criaram conceitos como os de alienação, reprodutibilidade técnica, indústria cultural e teoria da cultura; com base na leitura de autores neopositivistas como Karnap e Schlick, ao mesmo tempo faziam a proposta de revisão crítica do marxismo.
b) Inspirados nos ideais do Iluminismo - ainda, segundo eles, não totalmente realizados - criaram conceitos como o de indústria cultural; partindo da leitura da obra de autores como Kant e Schopenhauer, criticaram o neopositivismo e procederam à releitura crítica do marxismo.
c) Inspirados pela releitura de Kant - revisão do Iluminismo numa nova forma - e pelas leituras de Schopenhauer e Nietzsche, criaram conceitos como os de teoria crítica e de alienação; partiram da ideia de cultura de massa criticando a evidente oposição entre marxistas e neomarxistas.
d) Criaram conceitos como o de cultura de massa, reprodutibilidade social e teoria social, partindo de uma revisão crítica da obra de neopositivistas como Ernest Bloch e outros; baseados nos percalços da Revolução Russa, criticaram tanto posturas neopositivistas quanto neomarxistas.
Resposta: B
Nome: Nathalia Campos
Nome: Nathalia Campos
Questão14
(UFSM-PEIES) A ética normativa de Kant propõe como fundamento último, o imperativo categórico que afirma, numa das suas formulações:
(UFSM-PEIES) A ética normativa de Kant propõe como fundamento último, o imperativo categórico que afirma, numa das suas formulações:
“Procede
apenas segundo aquela máxima, em virtude da qual podes querer ao mesmo tempo
que ela se torne em lei universal”.
O imperativo pretende garantir
I. a
moralidade do agir.
II. a
autonomia do agir.
III. a heteronomia do agir
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
a) I
apenas.
b) II
apenas.
c) III
apenas.
d) I e
II apenas.
e) I e
III apenas.
Resposta: alternativa D
Nome: Gabriela Mello
Nome: Gabriela Mello
Questão 15
(UFPR 2010)
A respeito do iluminismo, movimento filosófico que se difundiu pela Europa ao longo do século XVIII, considere as seguintes afirmativas:
- Muitos filósofos franceses, entre eles Montesquieu, Voltaire e Diderot, foram leitores, admiradores e divulgadores da filosofia política produzida pelos ingleses, como John Locke com sua crítica ao absolutismo.
- Quanto à organização do Estado, os filósofos iluministas não eram contra a monarquia, mas contra as ideias de que o poder monárquico fora constituído pelo direito divino e de que ele não poderia ser submetido a nenhum freio.
- A descoberta da perspectiva e a valorização de temas religiosos marcaram as expressões artísticas durante o iluminismo.
- Em Portugal, o pensamento iluminista recebeu grande impulso das descobertas marítimas.
Assinale a alternativa correta.
A)Somente a afirmativa 1
é verdadeira.
|
B) Somente as
afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
|
C)Somente as afirmativas
1, 2 e 4 são verdadeiras.
|
D)Somente as afirmativas
3 e 4 são verdadeiras.
|
Resposta: B
Nome: Victória Maratea
Fonte: http://www.slideshare.net/cursohistoria/ufpr-2010-objetiva-gabaritada
Nome: Victória Maratea
Fonte: http://www.slideshare.net/cursohistoria/ufpr-2010-objetiva-gabaritada
Questão 16
(UFF 2010)
De acordo com o filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679), em seu estado natural, os seres humanos são livres, competem e lutam entre si. Mas como têm em geral a mesma força, o conflito se perpetua através das gerações, criando um ambiente de tensão e medo permanentes. Para Hobbes, criar uma sociedade submetida à lei e na qual os seres humanos vivam em paz e deixem de guerrear entre si, pressupõe que todos os homens renunciem a sua liberdade original e deleguem a um só deles (o soberano) o poder completo e inquestionável. Assinale a modalidade de governo que desempenhou importante papel na Filosofia Política Moderna e que é associada à teoria política de Hobbes.
(UFF 2010)
De acordo com o filósofo inglês Thomas Hobbes (1588-1679), em seu estado natural, os seres humanos são livres, competem e lutam entre si. Mas como têm em geral a mesma força, o conflito se perpetua através das gerações, criando um ambiente de tensão e medo permanentes. Para Hobbes, criar uma sociedade submetida à lei e na qual os seres humanos vivam em paz e deixem de guerrear entre si, pressupõe que todos os homens renunciem a sua liberdade original e deleguem a um só deles (o soberano) o poder completo e inquestionável. Assinale a modalidade de governo que desempenhou importante papel na Filosofia Política Moderna e que é associada à teoria política de Hobbes.
A) Monarquia Censitária
B) Monarquia Absoluta
B) Monarquia Absoluta
C) Sistema Parlamentar
D) Despotismo Esclarecido
D) Despotismo Esclarecido
E) Sistema Republicano
Resposta: B
Nome: Victória Maratea
Fonte: http://www.slideshare.net/cursohistoria/ufpr-2010-objetiva-gabaritada
Questão 17
O Método Dedutivo nasce com René Descartes e progressivamente vai sendo utilizado por todos os campos do saber. Embora sua definição seja aparentemente fácil, equívocos podem ser cometidos em sua conceituação. Das características ou definições do Método Dedutivo, a partir de Descartes, marque somente a incorreta:
O Método Dedutivo nasce com René Descartes e progressivamente vai sendo utilizado por todos os campos do saber. Embora sua definição seja aparentemente fácil, equívocos podem ser cometidos em sua conceituação. Das características ou definições do Método Dedutivo, a partir de Descartes, marque somente a incorreta:
a) Método
dedutivo é a modalidade de raciocínio lógico que faz uso da dedução para obter
uma conclusão a respeito de determinada premissa.
b) É um método
que utiliza variações do pensamento para fazer afirmações supostamente
verdadeiras dentro de um contexto, tópico, assunto ou colocação.
c) É um método
que parte do geral para o particular para descobrir verdades não
explicitadas.
d) Em certo
sentido, o método dedutivo segue um caminho inverso ao do método
indutivo.
Resposta: B
Nome: Beatriz Salles
Fonte: http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=136
Fonte: http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=136
Questão 18
"Se queres prever o futuro, estuda o passado." Tal frase pertence a:
a) Sócrates
b) Confúcio
c) Platão
d) Aristóteles
e) Séneca
"Se queres prever o futuro, estuda o passado." Tal frase pertence a:
a) Sócrates
b) Confúcio
c) Platão
d) Aristóteles
e) Séneca
Resposta: B
Nome: Rafaela Gava
Fonte: http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=76
Nome: Rafaela Gava
Fonte: http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=76
Questão 19
Sobre Platão, assinale a alternativa incorreta.
a) Em A República, em que analisa a política grega, a ética, o funcionamento das cidades, a cidadania e questões sobre a imortalidade da alma.
b) Ele valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento.
c) Afirmava também que a educação da mulher deveria ser diferente da educação aplicada aos homens.
d) Platão distinguiu entre dois níveis de saber: opinião e conhecimento.
e) Platão aplica sua teoria a conceitos como beleza, justiça, bondade, entre outros.
Sobre Platão, assinale a alternativa incorreta.
a) Em A República, em que analisa a política grega, a ética, o funcionamento das cidades, a cidadania e questões sobre a imortalidade da alma.
b) Ele valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento.
c) Afirmava também que a educação da mulher deveria ser diferente da educação aplicada aos homens.
d) Platão distinguiu entre dois níveis de saber: opinião e conhecimento.
e) Platão aplica sua teoria a conceitos como beleza, justiça, bondade, entre outros.
Questão 20
1)(UFU 09/2002)
1)(UFU 09/2002)
“Mas quem fosse inteligente (…) lembrar-se-ia de
que as perturbações visuais são duplas, e por dupla causa, da passagem da luz à
sombra, e da sombra à luz. Se compreendesse que o mesmo se passa com a alma,
quando visse alguma perturbada e incapaz de ver, não riria sem razão, mas
reparava se ela não estaria antes ofuscada por falta de hábito, por vir de uma
vida mais luminosa, ou se, por vir de uma maior ignorância a uma luz mais
brilhante, não estaria deslumbrada por reflexos demasiadamente refulgentes
[brilhantes]; à primeira, deveria felicitar pelas suas condições e pelo seu
gênero de vida; da segunda, ter compaixão e, se quisesse troçar dela, seria
menos risível esta zombaria do que aquela que descia do mundo luminoso.”
(A República, 518 a-b, trad. Maria Helena
da Rocha Pereira, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987. )
Sobre
este trecho do livro VII de A
República de Platão, é correto afirmar.
I - A
condição de quem vive nas sombras é digna de compaixão.
II - O
filósofo, sendo aquele que passa da luz à sombra, não tem problemas em retornar
às sombras.
III - O
trecho estabelece uma relação entre o mundo visível e o inteligível, fundada em
uma comparação entre o olho e a alma.
IV - No
trecho, é afirmado que o conhecimento não necessita de educação, pois quem se
encontraria nas sombras facilmente se acostumaria à luz.
Marque
a alternativa que contém todas as afirmações corretas.
A) II e
III
B) I e
IV
C) I e
III
D) III
e IV
Resposta: C
Nome: André Fellin
Fonte: http://blogmeditacoes.blogspot.com.br/2011/04/questoes-sobre-platao.html
Nome: André Fellin
Fonte: http://blogmeditacoes.blogspot.com.br/2011/04/questoes-sobre-platao.html
Questão 21
3) (UEL-2005) “- Mas a cidade pareceu-nos justa, quando existiam dentro dela
três espécies de naturezas, que executavam cada uma a tarefa que lhe era
própria; e, por sua vez, temperante, corajosa e sábia, devido a outras
disposições e qualidades dessas mesmas espécies.
- É
verdade.
- Logo,
meu amigo, entenderemos que o indivíduo, que tiver na sua alma estas mesmas
espécies, merece bem, devido a essas mesmas qualidades, ser tratado pelos
mesmos nomes que a cidade”. (PLATÃO. A república.Trad. de Maria
Helena da Rocha Pereira. 7 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993. p.
190.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a
justiça em Platão, é correto afirmar:
a) As
pessoas justas agem movidas por interesses ou por benefícios pessoais, havendo
a possibilidade de ficarem invisíveis aos olhos dos outros.
b) A justiça consiste em dar a cada indivíduo aquilo que lhe é de direito, conforme o princípio universal de igualdade entre todos os seres humanos, homens e mulheres.
c) A verdadeira justiça corresponde ao poder do mais forte, o qual, quando ocupa cargos políticos, faz as leis de acordo com os seus interesses e pune a quem lhe desobedece.
d) A justiça deve ser vista como uma virtude que tem sua origem na alma, isto é, deve habitar o interior do homem, sendo independente das circunstâncias externas.
e) Ser justo equivale a pagar dívidas contraídas e restituir aos demais aquilo que se tomou emprestado, atitudes que garantem uma velhice feliz.
b) A justiça consiste em dar a cada indivíduo aquilo que lhe é de direito, conforme o princípio universal de igualdade entre todos os seres humanos, homens e mulheres.
c) A verdadeira justiça corresponde ao poder do mais forte, o qual, quando ocupa cargos políticos, faz as leis de acordo com os seus interesses e pune a quem lhe desobedece.
d) A justiça deve ser vista como uma virtude que tem sua origem na alma, isto é, deve habitar o interior do homem, sendo independente das circunstâncias externas.
e) Ser justo equivale a pagar dívidas contraídas e restituir aos demais aquilo que se tomou emprestado, atitudes que garantem uma velhice feliz.
Resposta: D
Nome: André Fellin
Fonte: http://blogmeditacoes.blogspot.com.br/2011/04/questoes-sobre-platao.html
Nome: André Fellin
Fonte: http://blogmeditacoes.blogspot.com.br/2011/04/questoes-sobre-platao.html
Questão 22
55 (UNESP - 2013 Primeira Fase)
55 (UNESP - 2013 Primeira Fase)
A
modernidade não pertence a cultura nenhuma, mas surge sempre CONTRA uma cultura
particular, como uma fenda, uma fissura no tecido desta. Assim, na Europa, a
modernidade não surge como um desenvolvimento da cultura cristã, mas como uma
crítica a esta, feita por indivíduos como Copérnico, Montaigne, Bruno,
Descartes, indivíduos que, na medida em que a criticavam, já dela se separavam,
já dela se desenraizavam. A crítica faz parte da razão que, não pertencendo a
cultura particular nenhuma, está em princípio disponível a todos os seres humanos
e culturas. Entendida desse modo, a moderni dade não consiste numa etapa da
história da Europa ou do mundo, mas numa postura crítica ante a cultura,
postura que é capaz de surgir em diferentes momentos e regiões do mundo, como
na Atenas de Péricles, na Índia do imperador Ashoka ou no Brasil de hoje.
(Antonio
Cícero. Resenha sobre o livro “O Roubo da História”. Folha de S. Paulo,
01.11.2008. Adaptado)
Com a
leitura do texto, a modernidade pode ser entendida como
a) uma
tendência filosófica especificamente europeia e ocidental de crítica cultural e
religiosa.
b) uma
tendência oposta a diversas formas de desenvolvimento da autonomia individual.
c) um
conjunto de princípios morais absolutos, dotados de fundamentação teológica e
cristã.
d) um movimento amplo de propagação da crítica
racional a diversas formas de preconceito.
e) um
movimento filosófico desconectado dos princípios racionais do iluminismo
europeu.
Resposta: D
Nome: Luana Parra
Fonte: http://rachacuca.com.br/educacao/vestibular/unesp/2013/primeira-fase/filosofia/
Nome: Luana Parra
Fonte: http://rachacuca.com.br/educacao/vestibular/unesp/2013/primeira-fase/filosofia/
Questão 23
56 (Unesp 2013 - Primeira Fase)
56 (Unesp 2013 - Primeira Fase)
Desde o
início da semana, alunos da rede municipal de Vitória da Conquista, na Bahia,
não vão mais poder cabular aulas. Um “uniforme inteligente” vai contar aos pais
se os alunos chegaram à escola – ou “dedurar” se eles não passaram do portão. O
sistema, baseado em rádio-frequência, funciona por meio de um minichip
instalado na camiseta do novo uniforme, que começou a ser distribuído para 20
mil estudantes na segunda-feira.
Funciona
assim: no momento em que os alunos entram na escola, um sensor instalado na
portaria detecta o chip e envia um SMS aos pais avisando sobre a entrada na
instituição
(Natália
Cancian. Uniforme inteligente entrega aluno que cabula aula na Bahia. Folha de
S. Paulo, 22.03.2012)
A
leitura do fato relatado na reportagem permite repercussões filosóficas
relacionadas à esfera da ética, pois o “uniforme inteligente”
a) está
inserido em um processo de resistência ao poder disciplinar na escola.
b) é
fruto de uma ação do Estado para incrementar o grau de liberdade nas escolas.
c)
indica a consolidação de mecanismos de consulta democrática na escola pública.
d) introduz novas formas institucionais de controle
sobre a liberdade individual.
e)
proporciona uma indiscutível contribuição científica para a autonomia
individual.
Resposta: D
Nome: Luana Parra
Fonte: http://rachacuca.com.br/educacao/vestibular/unesp/2013/primeira-fase/filosofia/
Nome: Luana Parra
Fonte: http://rachacuca.com.br/educacao/vestibular/unesp/2013/primeira-fase/filosofia/
Questão 24
(UFU 2007) Leia atentamente o trecho de Aristóteles, citado abaixo, e assinale a alternativa que o interpreta corretamenente.
(UFU 2007) Leia atentamente o trecho de Aristóteles, citado abaixo, e assinale a alternativa que o interpreta corretamenente.
“Como já vimos há duas espécies de excelência: a
intelectual e a moral. Em grande parte a excelência intelectual deve tanto o
seu nascimento quanto o seu crescimento à instrução (por isto ela requer
experiência e tempo); quanto à excelência moral, ela é o produto do hábito
[...]”.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. ColeçãoOs
Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
A) A excelência moral é superior à intelectual
porque é resultado do nascimento.
B) A excelência intelectual é positiva e a moral
negativa.
C) As excelências intelectual e moral anulam-se
respectivamente.
D) As excelências moral e intelectual possuem,
respectivamente, origem no hábito e na instrução.
Resposta: D
Nome: Jade Bento
Fonte:http://download.uol.com.br/vestibular/provas/2007/ufu_Filosofia_2007julho.pdf
Nome: Jade Bento
Fonte:http://download.uol.com.br/vestibular/provas/2007/ufu_Filosofia_2007julho.pdf
Questão 25
Questão 58
Questão 58
Em 40 anos, nunca vi alguém se curar
com a força do pensamento. Para mim, se Maomé não for à montanha, a montanha vir a Maomé é tão improvável
quanto o Everest aparecer na janela da minha casa. A fé nas propriedades curativas da assim chamada energia mental tem
raízes seculares. Quantos católicos foram canonizados porque lhes foi atribuído o poder espiritual de curar cegueiras,
paraplegias, hanseníase e até esterilidade feminina? Quantos pastores evangélicos convencem milhões de fiéis a pagar-lhes
os dízimos ao realizar façanhas semelhantes diante das câmeras de TV? Por que a energia emanada do pensamento
positivo serve apenas para curar doenças, jamais para fazer um carro andar dez metros ou um avião levantar voo sem
combustível? No passado, a hanseníase foi considerada apanágio dos ímpios; a tuberculose, consequência da vida
desregrada; a AIDS, maldição
divina para castigar os promíscuos.
Coube à ciência demonstrar que duas bactérias e um vírus indiferentes às virtudes dos hospedeiros eram os agentes
etiológicos dessas enfermidades. Acreditar na força milagrosa do pensamento pode
servir ao
sonho humano de dominar a morte. Mas,
atribuir a ela tal poder é um desrespeito aos
doentes graves e à memória dos que já se foram. (Drauzio Varella. Folha de S.Paulo, 09.06.2007. Adaptado.)
O pensamento do autor, sob o ponto de vista filosófico, pode
ser corretamente caracterizado como:
(A)compatível com os pressupostos mecanicistas e cartesianos da ciência.
(B) uma visão para a qual a fé na força milagrosa do pensamento apresenta a propriedade de curar doenças.
© uma visão holística, de acordo com a qual a mobilização das energias mentais pode influenciar positivamente
organismos enfermos e possibilitar a
restituição da saúde.
(D) uma visão cética no que se refere ao progresso da ciência.
(E) compatível com concepções teológicas emitidas por líderes religiosos católicos e evangélicos.
Resposta : A
Nome: Caio Malatesta Azevedo
Fonte: http://filonamidia.blogspot.com.br/2011/09/questoes-unesp-meio-do-ano-2011.html
Nome: Caio Malatesta Azevedo
Fonte: http://filonamidia.blogspot.com.br/2011/09/questoes-unesp-meio-do-ano-2011.html
Questão 26
Questão 57
Questão 57
Analise o texto político, que apresenta uma
visão muito próxima de importantes reflexões do filósofo italiano Maquiavel,um
dos primeiros a apontar que os domínios da ética e da política
são práticas distintas. “A política
arruína o caráter”, disse Otto von Bismarck(1815-1898), o “chanceler de ferro”
da Alemanha, para quem mentir era dever do estadista. Os ditadores que
agora enojam o mundo ao reprimir ferozmente seus próprios povos nas
praças árabes foram colocados e mantidos no poder por nações que
se enxergam como faróis da democracia e dos direitos humanos: Estados
Unidos, Inglaterra e França. Isso é condenável? Os ditadores eram a
única esperança do Ocidente de continuar tendo acesso ao petróleo árabe
e de manter um
mínimo de informação sobre as organizações
terroristas islâmicas. Antes de condenar,
reflita sobre a frase do mais extraordinário diplomata americano do
século passado, George
Kennan, morto aos 101 anos em 2005: “As
sociedades não vivem para conduzir sua política externa: seria
mais exato dizer que elas conduzem sua política externa para viver”.
(Veja, 02.03.2011. Adaptado.)
A associação entre o texto e as ideias de
Maquiavel pode ser feita, pois o filósofo
(A) considerava a ditadura o modelo mais
apropriado de governo,sendo simpático à repressão militar sobre populações
civis.
(B) foi um dos teóricos da democracia
liberal, demonstrando-se avesso a qualquer tipo de manifestação de
autoritarismo por parte dos governantes.
(C) foi um dos teóricos do socialismo
científico, respaldando as ideias de Marx e Engels.
(D) foi um pensador escolástico que
preconizou a moralidade cristã como base da vida política.
(E) refletiu sobre a política através de aspectos
prioritariamente magnáticos.
Resposta: E
Nome: Maria Luiza Arias
Fonte: http://filonamidia.blogspot.com.br/2011/09/questoes-unesp-meio-do-ano-2011.html
Nome: Maria Luiza Arias
Fonte: http://filonamidia.blogspot.com.br/2011/09/questoes-unesp-meio-do-ano-2011.html
Questão 27
Analise o trecho da entrevista dada pelo chefe de
imprensa do governo do Irã a um jornal brasileiro.Folha – Há preocupação
quanto a uma mudança de posição
do governo brasileiro, sobretudo na área de direitos
humanos, depois que a presidente Dilma se
manifestou contrariamenteao apedrejamento de Sakineh? Ali Akbar
Javanfekr – Encontrei poucas informações sobre a realidade iraniana aqui
no Brasil. Há notícias distorcidas e
falsas. Isso é preocupante. Minha presença aqui é para
tentar divulgar as informações corretas. No caso
de Sakineh, informações que chegaram à presidente Dilma Rousseff não
foram
corretas. Folha –
A presidente Dilma está mal informada? Ali Akbar Javanfekr – Sim. Foi
mal informada sobre esse caso. Folha – É verdade, como diz o presidente
Ahmadinejad, que
não há gays no Irã? Ali
Akbar Javanfekr – Não temos. Folha – É o único país do mundo que não tem
gay? Ali Akbar Javanfekr – Na República Islâmica do Irã, não há.
Folha – Se houver, há punições? Ali Akbar Javanfekr – Nossa visão sobre esse tema é
diferente da de vocês. É um ato feio, que nenhuma das religiões divinas
aceita. Temos a responsabilidade humana, até divina, de não aceitar
esse tipo de comportamento. Existe uma ameaça sobre a saúde da
humanidade. A Aids, por exemplo. Uma das raízes é esse tipo de
relacionamento.(Folha de S.Paulo, 14.03.2011. Adaptado.) Sob o ponto
de vista ético, as opiniões expressas no trecho da entrevista podem ser caracterizadas
como
(A) uma visão de mundo fortemente influenciada pelas
matrizes liberais do pensamento filosófico.
(B) uma posição convencionalmente associada ao pensamento
politicamente correto.
(C) uma visão de mundo fortemente influenciada pelo fundamentalismo
religioso.
(D) opiniões que expressam afinidade com o imperativo
categórico kantiano.
(E) posições condizentes com a valorização da consciência
individual autônoma.
Resposta: C
Nome: Thomas Martins
Fonte: http://filonamidia.blogspot.com.br/2011/09/questoes-unesp-meio-do-ano-2011.html
Nome: Thomas Martins
Fonte: http://filonamidia.blogspot.com.br/2011/09/questoes-unesp-meio-do-ano-2011.html
Questão 28
UEL - Univ. Estadual de Londrina/2008
Filosofia
UEL - Univ. Estadual de Londrina/2008
Filosofia
Leia o texto a seguir. Como o costume nos determina a
transferir o passado para o futuro em todas as nossas inferências, esperamos —
se o passado tem sido inteiramente regular e uniforme — o mesmo evento com a
máxima segurança e não toleramos qualquer suposição contrária. Mas, se temos
encontrado que diferentes efeitos acompanham causas que em aparência são
exatamente similares, todos estes efeitos variados devem apresentar-se ao
espírito ao transferir o passado para o futuro, e devemos considerá-los quando
determinamos a probabilidade do evento.
(HUME, D. Investigações acerca do
entendimento humano. Tradução de Anoar Aiex. São Paulo: Nova
Cultural, 1996, p. 73.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre Hume, é
correto afirmar:
A) Hume
procura demonstrar o cálculo matemático de probabilidades.
B) Hume procura mostrar o mecanismo psicológico pelo qual a crença se fixa na imaginação.
C) Para Hume, há uma conexão necessária entre causa e efeito.
D) Para Hume, as inferências causais são a priori.
E) Hume procura mostrar que crença e ficção produzem o mesmo efeito na imaginação humana.
B) Hume procura mostrar o mecanismo psicológico pelo qual a crença se fixa na imaginação.
C) Para Hume, há uma conexão necessária entre causa e efeito.
D) Para Hume, as inferências causais são a priori.
E) Hume procura mostrar que crença e ficção produzem o mesmo efeito na imaginação humana.
Resposta: B
Nome: Isabela Carrilho
Nome: Isabela Carrilho
Fonte: http://www.klickeducacao.com.br/simulados/simulados_mostra/0,7562,POR-18095-24-978-2008,00.html
Questão 29
ENEN 2011 - Na ética contemporânea, o sujeito é não é mais um sujeito substancial, soberano e absolutamente livre, nem um sujeito empírico puramente natural. Ele é simultaneamente os dois, na medida em que é um sujeito histórico-social. Assim, a ética atinge um dimensionamento político, uma vez que a ação do sujeito não pode mais ser vista e avaliada fora da relação social coletiva. Desse modo, a ética se entrelaça, necessariamente com a política, entendida esta como a área de avaliação de valores que atravessas as relações sociais e que interliga os indivíduos entre si.
O texto, ao evocar a dimensão histórica do processo de
formação da ética na sociedade contemporânea, ressalta
a) Os conteúdos éticos decorrentes da ideologias político-partidárias
b) O valor da ação humana derivada de preceitos metafísicos.
a) Os conteúdos éticos decorrentes da ideologias político-partidárias
b) O valor da ação humana derivada de preceitos metafísicos.
c) A sistematização de valores desassociados da cultura.
d) o sentido coletivo e político das ações humanas individuais.
e) O julgamento das ação ética pelos políticos eleitos
politicamente
Resposta: D
Nome: Júlia Amorim
Fonte: http://geraldofruet.blogspot.com.br/2011/10/enem-questoes-de-filosofia.html
Questão 30
ENEN 2011 -O príncipe, portanto, não deve se incomodar com a reputação de cruel, se seu propósito é manter o povo unido e leal. De fato, com uns poucos exemplos duros poderá ser mais clemente do que outros que, por muita piedade, permitem aos distúrbios que levem ao assassínio e ao roubo. (MAQUIAVEL, N. O Príncipe. São Paulo. Martin Claret, 2009.)
Resposta: D
Nome: Júlia Amorim
Fonte: http://geraldofruet.blogspot.com.br/2011/10/enem-questoes-de-filosofia.html
Questão 30
ENEN 2011 -O príncipe, portanto, não deve se incomodar com a reputação de cruel, se seu propósito é manter o povo unido e leal. De fato, com uns poucos exemplos duros poderá ser mais clemente do que outros que, por muita piedade, permitem aos distúrbios que levem ao assassínio e ao roubo. (MAQUIAVEL, N. O Príncipe. São Paulo. Martin Claret, 2009.)
No século XVI, Maquiavel escreveu O Príncipe,
reflexão sobre a monarquia e a função do governante. A manutenção da ordem
social, segundo esse autor, baseava-se na
a) Inércia do julgamento de crimes polêmicos.
b) Bondade em relação ao comportamento dos mercenários.
c) Compaixão quanto à condenação de transgressões
religiosas.
d) Neutralidade diante da condenação dos servos.
e) conveniência entre o poder tirânico e moral do
príncipe.
Resposta: E
Nome: Júlia Amorim
Fonte: http://geraldofruet.blogspot.com.br/2011/10/enem-questoes-de-filosofia.html
Resposta: E
Nome: Júlia Amorim
Fonte: http://geraldofruet.blogspot.com.br/2011/10/enem-questoes-de-filosofia.html
Questão 31
(UFU 2007)Considere o seguinte silogismo.
(UFU 2007)Considere o seguinte silogismo.
1- Nenhuma abelha é
formiga.
2- Algumas criaturas gregárias* são abelhas.
3- Algumas criaturas gregárias* não são formigas.
2- Algumas criaturas gregárias* são abelhas.
3- Algumas criaturas gregárias* não são formigas.
* Criaturas gregárias:
criaturas que vivem em colônias ou em comunidades.
Tendo em conta o silogismo apresentado e os conceitos da lógica de Aristóteles, assinale a alternativa correta.
Tendo em conta o silogismo apresentado e os conceitos da lógica de Aristóteles, assinale a alternativa correta.
A) Este silogismo não é
válido, pois sua conclusão é particular.
B) Este silogismo não é válido porque sua conclusão é negativa.
C) As frases 1 e 2 são as premissas do silogismo.
D) O termo médio, nesse silogismo, é o termo “criatura gregária”.
B) Este silogismo não é válido porque sua conclusão é negativa.
C) As frases 1 e 2 são as premissas do silogismo.
D) O termo médio, nesse silogismo, é o termo “criatura gregária”.
Resposta:
C
Nome: Maria Raduan
Fonte: http://download.uol.com.br/vestibular/provas/2007/ufu_Filosofia_2007julho.pdf
Nome: Maria Raduan
Fonte: http://download.uol.com.br/vestibular/provas/2007/ufu_Filosofia_2007julho.pdf
Questão 32
(UFU 2007) Platão (428 – 347 a.C.), discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles, fundador da Academia, é até hoje um dos
(UFU 2007) Platão (428 – 347 a.C.), discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles, fundador da Academia, é até hoje um dos
filósofos mais importantes da
história da filosofia. Círculos culturais e intelectuais no mundo inteiro
dedicam-se a estudar sua obra.
Sobre o modo como Platão
expressou seu pensamento, assinale a alternativa correta.
A) Platão jamais
escreveu textos filosóficos.
B) Platão escreveu textos filosóficos na forma de romances.
C) Platão escreveu textos filosóficos na forma de poesias.
D) Platão escreveu textos filosóficos na forma de diálogos.
B) Platão escreveu textos filosóficos na forma de romances.
C) Platão escreveu textos filosóficos na forma de poesias.
D) Platão escreveu textos filosóficos na forma de diálogos.
Resposta: D
Nome: Júlia Paione
Fonte:http://download.uol.com.br/vestibular/provas/2007/ufu_Filosofia_2007julho.pdf
Nome: Júlia Paione
Fonte:http://download.uol.com.br/vestibular/provas/2007/ufu_Filosofia_2007julho.pdf
Questão 33
50. Para Aristóteles, o que diferencia a tékhne (arte, técnica) e os conhecimentos práticos (política e moral)?
50. Para Aristóteles, o que diferencia a tékhne (arte, técnica) e os conhecimentos práticos (política e moral)?
(A) A tékhne é
superior à política e à moral porque é mais útil.
(B) A política
e a moral são conhecimentos, ao passo que a tékhne não é um saber, já que não
pode ser nem aprendida e nem ensinada.
(C) Enquanto a
política e a moral têm como objeto o próprio agente do saber, o escopo da
tékhne está em algo exterior ao agente.
(D) Enquanto a
política e a moral não podem constituir objetos de teoria, a tékhne
pode.
Resposta: C
Questão 34
39. Descartes se destaca na história do dualismo porque foi o primeiro filósofo a
(A) indicar
que as ideias são sempre provenientes da experiência.
(B) afirmar
que a alma é de natureza distinta da do corpo.
(C) mostrar
como as paixões são originadas exclusivamente a partir da mente, sem nenhuma
conexão com o corpo.
(D)
identificar claramente a mente com a consciência e a distingui-la de sua sede
corporal, o cérebro.
Resposta: D
Nome: Nilton Oliveira
Fonte: http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=116
Fonte: http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=116
Questão 35
11. A origem da filosofia pode ser situada entre os séculos VI e V a.C. Considera-se que, nessa época, as palavras filosofia e filósofo não existiam e só depois passam a significar uma forma de postura e de leitura do mundo diferentes da que existia: a compreensão mítica. Assim, o ponto de partida da reflexão filosófica pode ser identificado a partir das pesquisas dos milésios Tales, Anaximandro e Anaxímenes. Eles se detiveram na compreensão da realidade a partir de um conceito-chave, a saber:
11. A origem da filosofia pode ser situada entre os séculos VI e V a.C. Considera-se que, nessa época, as palavras filosofia e filósofo não existiam e só depois passam a significar uma forma de postura e de leitura do mundo diferentes da que existia: a compreensão mítica. Assim, o ponto de partida da reflexão filosófica pode ser identificado a partir das pesquisas dos milésios Tales, Anaximandro e Anaxímenes. Eles se detiveram na compreensão da realidade a partir de um conceito-chave, a saber:
a)
Aletheia
b)
Physis
c)
Cosmos
d) Uno
e)
Sóphos
Resposta: B
Nome: Giulio Borlenghi
Fonte: http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=121
Nome: Giulio Borlenghi
Fonte: http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=121
Questão 36
12. Segundo Jean Pierre Vernant, "fornecer a razão de um fenômeno não pode mais consistir em nomear o seu pai e sua mãe, em estabelecer a sua filiação. Se as realidades naturais apresentam uma ordem regular, não pode ser porque, um belo dia, o deus soberano, ao fim de seus combates, impôs-se às outras divindades como um monarca que reparte em seu reino os encargos, as funções, como uma lei imanente à natureza e presidindo, desde a origem à sua ordenação". Essa afirmação se refere à passagem do(a)
12. Segundo Jean Pierre Vernant, "fornecer a razão de um fenômeno não pode mais consistir em nomear o seu pai e sua mãe, em estabelecer a sua filiação. Se as realidades naturais apresentam uma ordem regular, não pode ser porque, um belo dia, o deus soberano, ao fim de seus combates, impôs-se às outras divindades como um monarca que reparte em seu reino os encargos, as funções, como uma lei imanente à natureza e presidindo, desde a origem à sua ordenação". Essa afirmação se refere à passagem do(a)
a) Mito para a
Filosofia.
b) Caos ao
Cosmos.
c) Teogonia
para a Epistéme.
d) Filosofia
ao Mito.
e) Physis à
Aletheia.
Resposta: A
Nome: Giulio Borlenghi
Fonte: http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=121
Nome: Giulio Borlenghi
Fonte: http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=121
Questão 38
O mito é
essencialmente uma narrativa (...) que não se define apenas pelo tema ou objeto
da narrativa, mas pelo modo de narrar. (M. Chaui).
O modo de
narrar característico do pensamento mítico pode ser corretamente definido
como uma forma
que recorre:
(A) À fantasia
somente para descrever o sobrenatural.
(B) Ao mágico
para descrever o mundo e o homem.
(C) À
experimentação para explicar a natureza.
(D) À
descrição para compreender o progresso histórico.
(E) À
experimentação para descrever o mundo e a história.
Resposta:
B
Nome: Lucas Zaher
Fonte: http://www.filosofia.com.br/vi_prova.php?id=18
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