segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Prova - Historia 2º ano - Uniao Iberica e Invasao Holandesa


EEM ETELVINA BEZERRA
Avaliação de Historia– 2º Ano B - Profº Danusio ALMEIDA
Aluno __________________________________ Nº ____

No século XVII, os holandeses ocuparam parte do nordeste brasileiro. Nas cidades pernambucanas de Recife e Olinda encontramos heranças dessa ocupação em casas e sobrados, ruas e pontes. O que teria levado os holandeses a ocupar essa região do Brasil?

1. Em 1580, o rei de Portugal, D. Henrique, morreu sem deixar herdeiros, encerrando a dinastia de Avis. Nas disputas político-militares entre os pretendentes ao trono portugueses, saiu-se vencedor Filipe II, rei da Espanha, cujos exércitos invadiram e conquistaram Portugal. Com isso, teve inicio o domino espanhol – que se estendeu ate 1640 – e foi chamado de:

A) Restauração B) União Ibérica C) Ocupação Ibérica

D) Resistência Espanhola E) Reforma Ibérica.

2. Em 1640, o duque de Bragança assumiu o governo de Portugal, com o apoio da alta nobreza e da burguesia, e pós fim ao domínio espanhol. Ao assumir o trono, recebeu o título de D. João IV, iniciando a dinastia de Bragança. Esse episodio da historia portuguesa é conhecido como:

A) Restauração B) União Ibérica C) Ocupação Ibérica

D) Resistência Espanhola E) Reforma Ibérica.

3. Consequências da União Ibérica para o Brasil foram:

A) Embargo espanhol e ocupação do nordeste brasileiro
B) Embargo Inglês e ocupação de Recife.
B) Embargo espanhol e ocupação de Recife
D) Embargo europeu e ocupação de Portugal
E) Embargo e ocupação de Portugal.

4. Governador da capitania de Pernambuco, sem forcas para enfrentar os holandeses, refugiou-se no interior, onde fundou o Arraial do Bom Jesus. O arraial tornou-se o principal foco de resistência contra os holandeses e a tática do Governador era a guerrilha. Sofreu, então, uma serie de derrotas, o que o levou a desistir do comando das tropas de resistência. O nome desse Governador é:

A) Maurício de Nassau B) Calabar C) Matias de Albuquerque
D) Frans Post E) Marques de Pombal

5. Dentro de uma certa tradição historiográfica, foi um traidor do Brasil, mas esse julgamento tem sindo questionado. Afinal, que Brasil ele traiu? O Brasil que, antes, era dominado pelos portugueses e, na época estava dominado pela Espanha? Alem disso, muitos outros luso-brasileiros (lavradores, senhores de engenho, etc) auxiliaram os holandeses. O nome dele é:

A) Maurício de Nassau B) Calabar C) Matias de Albuquerque
D) Frans Post E) Marques de Pombal

6. Chegou a Pernambuco em 1637, pretendendo pacificar a região e governar com a colaboração dos luso-brasileiros. Foi enviado pela Companhia das Índias Ocidentais, nomeando-o governador-geral do Brasil Holandês. Seu Governo teve características como: reativação econômica, tolerância religiosa, reforma urbanístico e estimulo a vida cultural. O nome de governador é:

A) Maurício de Nassau B) Calabar C) Matias de Albuquerque
D) Frans Post E) Marques de Pombal


7. Luta pela expulsão dos holandeses em (1645 -1654) conhecida como ____________________. Diversos setores sociais da colonia, como senhores de engenho, grupos de indígenas e africanos, uniram-se momentaneamente para combater os holandeses. Varias batalhas foram travadas, como as Batalhas dos Guararapes (em 1648 e 1649), com vitoria dos luso-brasileiros. Depois de sucessivas derrotas, os holandeses renderam-se em 1654, na Campina da Taborda.

A) Restauração B) União Ibérica C) Ocupação Ibérica

D) Resistência Espanhola E) Insurreição Pernambucana.

8. Pelos tratados assinados com o Governo da Inglaterra, os soberanos de Portugal receberiam proteção político-militar, e os comerciantes portugueses poderiam comprar produtos manufaturados daqueles pais em troca de vantagens comerciais concedidas aos ingleses. Entre esses tratados, destaca-se o de ___________, de 1703 (também conhecido como Tratado dos Panos e Vinhos), pelo qual o rei de Portugal se comprometia a admitir em seu reino os tecidos de la fabricados na Inglaterra, que, em troca, compraria os vinhos portugueses. O nome desse tratado é :


A) Utrech B) Tordesilhas C) Methuen D) Badajos E) Madri.

9. Devido a queda do preço do açúcar no mercado europeu, causada pela concorrência do açúcar antilhano,os ricos senhores de engenho de Olinda, principal cidade de Pernambuco na época, viram-se em dificuldades financeiras. Começaram, então, a pedir empréstimos aos comerciantes do povoado do Recife, que cobravam juros bastante elevados. Isso fez com que os senhores de engenho ficassem cada vez mais endividados, enquanto os comerciantes de Recife (em geral, portugueses) enriqueciam. Por isso, surgiam hostilidades entre eles. Em 1710 ocorreu uma Guerra chamada de:
A) Pernambucanas B) Mascates C) Bárbaros D) Juazeiro E) Paraguai.

10. Empresa Holandesa responsável por enviar Maurício Nassau ao Brasil em 1637:

A) Companhia das Índias Ocidentais B) Companhia das Índias Orientais

B) Companha de Jesus D) Companha do Brasil E) Companhia Inglesa.


Prova de Sociologia - 3 Bimestre


EEM ETELVINA BEZERRA
Avaliação de Sociologia – 1 Ano - Prof Danusio ALMEIDA
Aluno _____________________________________ N ____

Como surgiu o Estado moderno

O Estado moderno surgiu da desintegração do mundo feudal e das relações politicas ate então dominantes da Europa. Como já vimos, no período medieval, o poder estava nas mãos dos senhores feudais, que mantinham o controle sobre a maior parte das terras e sobre toda a sociedade.
Esse tipo de dominação foi pouco a pouco sendo minado pelas revoltas sociais dos camponeses, pela recusa ao pagamento de impostos feudais e pelo crescimento das cidades e do do comercio, que apressaram a desagracao dos feudos.


1.Surgido no contexto da expansão do mercantilismo, foi implantado primeiro lugar em Portugal, no final do seculo XIV, com a revolução de Avis. Adotado depois em vários lugares da Europa, teve seu ponto alto na Franca, no reinado de Luís XIV (1638-1715). A concentração de poderes nesse Estado e bem expressa pela frase atribuída a esse rei “O Estado sou eu”. Esse Estado chama-se

A) Liberal B) Bem Estar Social C) Absolutista D) Neoliberal E) Fascista.

2. Tem como valores primordiais o individualismo, a liberdade e a propriedade privada. Ganhou projeção como adversário da concentração do poder pelo Estado, principalmente no que dizia respeito as atividades econômicas, no contexto do chamado Capitalismo concorrencial.

A)Bem Estar Social B) Absolutista C) Neoliberal D) Fascista. E) Liberal

3. Foi organizado nas décadas de 1920 e 1930, primeiro na Itália e depois na Alemanha (com o nazismo) e em vários países europeus, com pequenas diferenças. Esse Estado chama-se

A) Liberal B) Bem Estar Social C) Absolutista D) Neoliberal E) Fascista.

4. Primeira experiencia socialista, iniciada em 1917, Rússia. Por meio dela procurava-se fazer frente as condições precárias de vida das classes trabalhadoras. E bom lembrar que as ideias socialistas já estavam presentes em toda a Europa havia mais de meio seculo e se concretizavam naquele momento com a Revolução Russa. Esse Estado chama-se

A) Soviético B) Bem Estar Social C) Absolutista D) Neoliberal E) Fascista.

5. A URSS organizava-se como um Estado planificado e centralizado, cujos órgãos estavam ligados ao Partido _________________. não havia possibilidade de participar politicamente se não fosse nesse partido, pois somente ele era permitido. Esse Partido chama-se

A) Liberal B) Democrático C) Trabalhadores D) Comunista E) Socialista.





6. A Partir da década de 1970, após a crise do petróleo, houve nova necessidade de mudança na organização estatal. O capitalismo enfrentava então vários desafios. Diziam que a política social estava comprometendo a liberdade do mercado e ate mesmo a liberdade individual, valores básicos do capitalismo. Por causa disso, o bem-estar dos cidadãos deveria ficar por conta deles mesmos, já que se gastava muito com saúde e educação publicas, com previdência e apoio aos desempregados idosos. Ou seja, os serviços públicos deveriam ser privatizados e pagos por quem os utilizasse. Esse Estado chama-se

A) Liberal B) Bem Estar Social C) Absolutista D) Neoliberal E) Fascista.

7. As expressões mais claras da atuação dessa forma estatal foram os governos de Margareth Thatcher, na Inglaterra, e de Ronald Reagan, nos Estados Unidos. No Brasil os representantes dessa forma estatal

A) Lula e Sarney B) Fernando Collor de Melo e FHC C) Lula e Dilma
D) Lula e FHC E) Dilma e FHC


O poder e o Estado

Nobert Elias diz, em seu livro A sociedade dos indivíduos, que há uma tendencia nas ciências sociais de não considerar o Estado como objeto da Sociologia. Ele afirma que isso vem de uma antiga tradição intelectual que vê o Estado como algo extrassocial ou ate oposto a sociedade.



8. Para _____________ o Estado e portanto, uma organização cujos interesses são os da classe dominante na sociedade capitalista a burguesia. Identificou a divisão do trabalho e a propriedade privada, geradoras das classes sociais, como a base do surgimento do Estado, que seria a expressão jurídico-politica da sociedade burguesa. Esse era o pensamento de

A) Karl Marx B) Max Weber C) Emile Durkheim D) August Comte E) Nobert Elias.

9. Para __________________, portanto, o Estado e uma organização com um conteúdo inerente, ou seja, os interesses coletivos. Ao analisar a questão da politica e do Estado, teve como referencia a Sociedade Francesa de seu tempo. O Estado e fundamental numa sociedade que fica cada dia maior e mais complexa, devendo estar acima das organizações comunitárias. Esse era o pensamento

A) Karl Marx B) Max Weber C) Emile Durkheim D) August Comte E) Nobert Elias.


10. Para _________________, portanto, o Estado e uma organização sem conteúdo inerente apenas mais uma das muitas organizações burocráticas da sociedade. Afirma que o verdadeiro poder estatal esta nas mãos da burocracia militar e civil. Para ele, o Estado e uma relação de homens dominando homens mediante a violência.


A) Karl Marx B) Max Weber C) Emile Durkheim D) August Comte E) Nobert Elias.






EEM ETELVINA BEZERRA
Avaliação de Sociologia – 2 Ano - Prof Danusio ALMEIDA
Aluno _____________________________________ N ____

ESTRUTURA E ESTRATIFICACAO SOCIAL

O que e uma estrutura social? Diríamos que uma estrutura social e o que define determinada sociedade. Ela se constitui da relação entre os vários fatores – econômicos, políticos, históricos, sociais, religiosos, culturais – que dão uma feição para cada sociedades.
Uma das características da estrutura de uma sociedade e sua estratificação, ou seja, sua, a maneira como os diferentes indivíduos e grupos são classificados em estratos (camadas) sociais e o modo como ocorre a mobilidade de um nível para outro.

1. E uma configuração social de que se tem registro em diferentes tempos e lugares. No mundo antigo, há vários exemplos da organização encontradas na Grécia, na China e na Índia. Essa sociedade se organiza-se em

A) Em castas B) Estamentos C) Nascença D) Destino E) Desgraça.

2. Constitui outra forma de estratificação social. A sociedade feudal organizou-se dessa maneira. Na Franca, por exemplo, no final do seculo XVIII, as vésperas da revolução havia três estados a nobreza, o clero e o chamado terceiro estado, que incluía todos os outros membros da sociedade – comerciantes, industriais, trabalhadores urbanos, camponeses. Essa sociedade se organiza-se em


A) Em castas B) Estamentos C) Nascença D) Destino E) Desgraça.


3. E a expressão mais visível das desigualdades em nosso cotidiano. Ao longo da historia, ela recebeu diferentes explicações, muitas das quais ainda permeiam nosso entendimento das desigualdades. Essa expressão chama-se

A) Pobreza B) Estamentos C) Nascença D) Destino E) Desgraça.

4. Sociedade ______________ começou a se organizar em castas e subcastas há mais de 3 mil anos, adotando uma hierarquização baseada em religião, etnia, cor, hereditariedade e ocupacao. Essa sociedade chama-se

A) Chinesa B) Grega C) Indiana D) Brasileira E) Maia.


5. Sociologicamente, utiliza-se o termo classe na explicação da estrutura capitalista com base na classificação ou hierarquização dos grupos sociais. A sociedade capitalista e dividida em classes sociais

A) Burguesia e servos B) Burguesia e Proletários C) Nobreza e servos
  1. Nobreza e Burguesia E) Nobreza e Proletários


6. Não pertence a nenhuma casta e vivem, portanto, fora das regras existentes. Entretanto, há ainda um sistema de castas regionais que se subdividem em outras tantas subcastas.

A) Parias B) Vaixás C) Sudras D) Xátrias E) Brâmanes.




A Sociedade capitalista e as classes sociais

O termo classe costuma ser empregado de muitas maneiras. Diz-se, por exemplo alguem tem classe , classe politica, classe dos professores, etc. Essas são formas que o senso comum utiliza para caracterizar determinado tipo de comportamento ou para definir certos grupos sociais ou profissionais.
Sociologicamente, utiliza-se o termo classe na explicação da estrutura da sociedade capitalista com base na classificação ou hierarquização dos grupos sociais. Assim, quando se consideram as profissões, deve-se falar em categoria profissional dos professores, advogados, etc.


7. Economista e demografo britânico que afirmou a população crescia mais que os meios de subsistência, que toda assistência aos pobres era repudiável, uma vez que os estimularia a ter mais filhos, aumentando assim sua miséria.

A) Marc Bloch B) Malthus C) Ford D) Taylor E) Peter

8. Pensador alemão que vai afirmar que as sociedades capitalistas são regidas por relações em que o capital e o trabalho assalariado são dominantes e a propriedade privada 'e o fundamento e o bem maior a ser preservado. O nome desse pensador 'e

A) Durkheim B) Weber C) August Comte D) Karl Marx E) Heidegener

9. De todas as classes que hoje em dia se opõem a burguesia, só o __________________ 'e uma classe verdadeiramente revolucionaria. As outras classes degeneram e perecem como o desenvolvimento da grande revolucionaria.

A) Ricos A) Proletários B) Nobreza C) Cavaleiros D) Servos E) Profissionais Liberais,



10. Os capitalista de hoje foram os trabalhadores de ontem e os trabalhadores de hoje serao os capitalistas de amanha celebre frase publicada em 1888 na revista estadunidense _____________ de orientação liberal. O nome dessa revista e

A) Vogue B) Clarin C) Playboy D) The Nation E) Washington Post










EEM ETELVINA BEZERRA
Avaliação de Sociologia – 3 Ano - Prof Danusio ALMEIDA
Aluno _____________________________________ N ____

Direitos e Cidadania

Direitos de todos, das mulheres, dos negros, das crianças, dos adolescentes, do consumidor, dos idosos... há varias leis e decretos que os traduzem. Mas de que adianta haver tantas leis e decretos que não são respeitados? Os direitos básicos dos cidadãos devem ser garantidos pelo Estado.


1. Alguns povos da Antiguidade – como os babilonios no seculo XVIII a.C, suas leis e norms foram registradas

A) Leis de Clistenes, B) Codigo de Hamurabi C) Magna Carta D) Bill of Rights E) Habeas Corpus

2. Os gregos de Atenas no seculo VI a.C criaram suas leis chamadas


A) Leis de Clistenes, B) Codigo de Hamurabi C) Magna Carta
D) Bill of Rights E) Habeas Corpus

3. Foi somente a partir do seculo XIII, na Inglaterra, que se criaram as primeiras cartas e estatutos que asseguravam alguns desses direitos

A) Leis de Clistenes, B) Codigo de Hamurabi C) Magna Carta
D) Bill of Rights E) Habeas Corpus

4. Com a Revolução Francesa (1789), os direitos baseados nos princípios da liberdade e da igualdade forma declarados universais, ou seja, validos para

A) Todos B) Mulheres C) Ser Livre D) Cidadania Hoje E) Liberdade


5. De acordo com o pensador ingles ________________ (1588-1679), os seres humanos são naturalmente iguais e, por terem excessiva liberdade, lutam uns contra os outros na defesa de interesses individuais, havendo a necessidade de um acordo (que ele chamada de contrato) entre as pessoas a fim de que não se matem.

A) Thomas Hobbes B) John Locke C) Jean-Jacques Rousseau

D) Karl Marx E) Emile Durkheim.

6. Na década de 1960, em seu livro Cidadania, classe social e status, o sociólogo inglês T,H Marshall analisou a relação entre cidadania e direitos no contexto da historia. De acordo com esse autor, a questão da cidadania só começou a aparecer nos seculos XVII e XVIII, e ainda assim de forma sutil, por meio da formulação dos chamados

A) Direitos civis B) Direitos políticos C) Direitos sociais D) Direitos da Minoria E) Direitos Humanos
7. São relacionados com a formação do estado democrático representativo e envolvem os direitos eleitorais – a possibilidade de o cidadão eleger seus representantes e ser eleito para cargos públicos – o direito de participar de associações politicas, como os partidos e sindicatos, e o direito de protestar. Esses Direitos são chamados de

A) Direitos civis B) Direitos políticos C) Direitos sociais
D) Direitos da Minoria E) Direitos Humanos.

8. Ser cidadão e ter a Garantia de todos os direitos civis, políticos e sociais que asseguram a possibilidade de uma vida plena. Esses direitos não foram conferidos, mas exigidos, integrados e assumidos pelas leis, pelas autoridades e pela população em geral. Aqui, são características de

A) Todos B) Mulheres C) Ser Livre D) Cidadania Hoje E) Liberdade

9. São acoes coletivas com o objetivo de manter uma situação. Eles podem ser locais, nacionais e internacionais. Há vários exemplos em nosso dia a dia: as greves trabalhistas (por melhores salários e condições de trabalho), no campo (pelo acesso a terra ou pela manutenção da atual situação de distribuição de terras). Essas acoes são chamados de:

A) Movimentos Sociais B) Cooperativismo C) Gincana Cultural
D) Bandas de Forro E) Jornais informativos.

10. Foi um instrumentos mais utilizados pelos trabalhadores na sociedade capitalista. A paralisação das atividades de uma ou mais empresas sempre apresentou como uma poderosa arma de reivindicação. O movimento operário – e a greve em particular – pode ser analisado pelo menos de acordo com dois pontos de vista: o de Emile Durkheim e o de Karl Marx. Esse instrumento e chamado

A) Direito B) Greve C) Confrontos
D) Gincana Cultural E) Parcerias

Avaliação Filosofia e Ciência - 3º Ano Fillosofia 3 Bimestre


EEM ETELVINA BEZERRA
Avaliação de Filosofia – 3º Ano___
Nome: _______________ Nº __ Profº Danúsio ALMEIDA

1. Ciência é uma palavra que vem do latim scientia que significa:
A) Sabedoria B) Conhecimento C) Ética D) Politica E) Cultura.

2. É o núcleo procedimentos que orienta o modo de conduzir uma investigação cientifica. Ha diversos conjuntos de procedimentos que caracterizam diferentes metodologias. Desde o enunciado de um problema ate a conclusão do trabalho de um cientista. Esse método chama-se:
A) Matemático B) Logico C) Cientifico D) Verbal E) Verdade.

3. O que denominamos ciência tem uma historia recente. Ate o século XVII filosofia e ciência estavam interligadas, e foi só a partir da Revolução Cientifica iniciada por __________ que teve inicio a historia da ciência como setor autônomo, independente da filosofia.
A) Bacon B) Galileu C) Descartes D) Kant E) Sócrates

4. A ovelha Dolly nasceu em 1996 como resultado de uma das técnicas mais polemicas desenvolvidas pela ciência atual:
A) Proveta B) Clonagem C) Aborto D) Fertilização in vitro E) Reprodução humana

5. (UNESP 2013) Em um documento rubricado pela Rede Global de Academias de Ciência (IAP), um grupo de pensadores da comunidade científica com sede em Trieste (Itália) que engloba 105 academias de todo o mundo alerta pela primeira vez sobre os riscos do consumo nos países do Primeiro Mundo e a falta de controle demográfico, principalmente nas nações em desenvolvimento. Na declaração da comunidade científica se indica que as pautas de consumo exacerbado do Primeiro Mundo estão se deslocando perigosamente para os países em desenvolvimento: os milhões de telefones celulares e toneladas de “junk food” que invadem os lares pobres são claros indicadores dessa problemática. A ausência nos países pobres de políticas de planejamento familiar ou de prevenção de gravidezes precoces acaba de configurar um sombrio cenário de superpopulação. “Trata-se de dois problemas convergentes que pela primeira vez analisamos de forma conjunta”, afirma García Novo.   (Francho Barón.El País, 16.06.2012. Adaptado.) Um dos problemas relatados no texto está relacionado com:
(A) a supremacia de tendências estatais de controle sobre a economia liberal.
(B) o aumento do nível de pobreza nos países subdesenvolvidos.
(C) a hegemonia do planejamento familiar nos países do Terceiro Mundo.
(D) o declínio dos valores morais e religiosos na era contemporânea.
(E) o irracionalismo das relações de consumo no mundo atual
6. A origem da filosofia pode ser situada entre os séculos VI e V a.C. Considera-se que, nessa época, as palavras filosofia e filósofo não existiam e só depois passam a significar uma forma de postura e de leitura do mundo diferentes da que existia: a compreensão mítica. Assim, o ponto de partida da reflexão filosófica pode ser identificado a partir das pesquisas dos milésios Tales, Anaximandro e Anaxímenes. Eles se detiveram na compreensão da realidade a partir de um conceito-chave, a saber: 
a) Aletheia  b) Physis  c) Cosmos  d) Uno  e) Sóphos 

7. A atividade científica, enquanto uma prática social, tem nuances diferenciadas em cada período histórico. Em relação à filosofia e à ciência, é correto afirmar:
A) A ciência grega é à também filosófica. B) O método experimental era usado por Aristóteles.
C) A física aristotélica é de cunho quantitativo. D) A ciência moderna precedeu à ciência medieval.
E) O saber contemplativo, para os gregos, estava diretamente ligado aos interesses práticos.

8. (Upe 2013) Sobre o conhecimento filosófico, atente ao texto que se segue: O conhecimento filosófico é, diversamente do conhecimento científico, um conhecimento crítico, no sentido de que põe sempre em problema o conhecimento obtido pelos processos da Ciência. MARTINS, José Salgado. Preparação à Filosofia, 1969, p. 9 
Tomando como base o conhecimento filosófico, coloque V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas.
( ) A filosofia é um tipo de saber, que não diz tudo o que sabe e uma norma que não enuncia tudo aquilo que postula. O saber filosófico, portanto, é profundo, mesmo quando parece mais claro e transparente.
( ) A filosofia deve ser estudada e ensinada com base nos problemas que suscita e não apenas em virtude das respostas que proporciona a esses mesmos problemas.
( ) A filosofia se faz presente como reflexão crítica a respeito dos fundamentos do conhecimento e da ação, por isso mesmo distinta da ciência pelo modo de abordagem do seu objeto que, no caso desta, é particular e, no caso da filosofia, é universal.
( ) O percurso da filosofia é caracterizado pela exigência de clareza e de livre crítica.
( ) O conhecimento filosófico apresenta-se como a ciência dos fundamentos. Sua dimensão de profundidade e radicalidade o distingue do conhecimento científico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
a) V, F, V, F, V b) F, V, F, V, V c) V, V, F, F, V
d) V, V, V, V, V e) F, V, F, V, F

9. (Uncisal 2012) O período pré-socrático é o ponto inicial das reflexões filosóficas. Suas discussões se prendem a Cosmologia, sendo a determinação da physis (princípio eterno e imutável que se encontra na origem da natureza e de suas transformações) ponto crucial de toda formulação filosófica. Em tal contexto, Leucipo e Demócrito afirmam ser a realidade percebida pelos sentidos ilusória. Eles defendem que os sentidos apenas capturam uma realidade superficial, mutável e transitória que acreditamos ser verdadeira. Mesmo que os sentidos apreendam “as mutações das coisas, no fundo, os elementos primordiais que constituem essa realidade jamais se alteram.” Assim, a realidade é uma coisa e o real outra. 
Para Leucipo e Demócrito a physis é composta:
a) pelas quatro raízes: o úmido, o seco, o quente e o frio. b) pela água. c) pelo fogo.
d) pelo ilimitado. e) pelos átomos.


10 . (UEL-2004) “Só há ciência onde a discussão é possível, e só pode haver discussão entre mim e outra pessoa na medida em que eu estou em condições de esclarecer, com suficiente exatidão, o significado das expressões que uso e meu interlocutor possa, também, explicar-me o significado das palavras por ele empregadas.” (STEGMÜLLER, Wolfang. A filosofia contemporânea. Trad. de Nelson Gomes. São Paulo: EPU/ EDUSP, 1977. p. 283.)
De acordo com o texto, assinale a alternativa que apresenta uma das características fundamentais do discurso científico.
a) Na ciência devem ser usadas expressões subjetivas.
b) As expressões usadas na ciência devem ser intersubjetivamente inteligíveis.
c) A compreensão intersubjetiva das expressões é irrelevante para as discussões científicas.
d) A objetividade das expressões é uma característica sem importância para a ciência.
e) Na ciência as explicações lingüísticas são desnecessárias.

gabarito 5)E 6)B 7)D 8) e

Prova Filosofia 3º Bimestre


EEM ETELVINA BEZERRA
Avaliação de Filosofia – 1 Ano - Prof Danusio ALMEIDA
Aluno _____________________________________ N ____

Assim, filosofar e fundamentalmente conversar. E seguir oscilando entre uma visão e outra, entre um pensamento e outro, escutando objeções, duvidando novamente, voltando a questionar, procurando ver algo que talvez não esteja sendo observado, mas que tenha importância para a compreensão das coisas. E depois expressa-lo e comunica-lo ao outro.
1. O verbo conversar no texto acima significa

a) pensar b) compreender c) Questionar d) expressar e) dialogar.

2. Ora, se filosofar e conversar – esteja você pensando ou escrevendo, falando ou lendo -, podemos dizer que a ________________ e o principal meio ou instrumento da filosofia.

a) filosofia b) conversa c) linguagem d) comunicação e) duvida.

3. A citação `a clareza e a cortesia do filosofo` pertence ao pensador

a) Renê Descartes b) Ortega y Gasset c) Garcia Baro d) Sócrates e) Platão.
4. Mestre de Platão, considerado um homem sábio por muitos de sua época. Filho de uma parteira e andava pela praça de Atenas. Foi condenado a morte por não adorar os deuses gregos.

a) Renê Descartes b ) Sócrates c) Platão d) Kant e) Aristóteles.

5. Sua frase que costumava repetir era

a) Duvido, logo existo b) Só sei que nada sei c) Penso, logo existo.
d) O ser e e) O não ser não e

6. O único grande conhecimento que admitiu possuir, em certo momento foi a arte de

a) perguntar b) compreender c) Questionar d) expressar e) dialogar.

7. Palavra de origem grega que significa ciência ou arte do parto, que chamamos de

a) Dialógico b) Paradigma c) Maiêutica d) Ideologia e) Dialética.

8. O significado próprio da palavra filosofo

a) amigo da sabedoria b) amigo do povo c) amigo da cidade
d) amigo do aluno e) amigo da ciência.

9. Em Filosofia mais valem ____________ agudas, penetrantes, do que respostam.

a) Perguntas b) Conversas c) Questões d) expressões e) duvidas.

10. Assim, aprendemos que para filosofar, a pessoa não deve crer que conhece a _____________

a) logica b) verdade c) ciência d) fé e) ética.
EEM ETELVINA BEZERRA
Avaliação de Filosofia – 2 Ano - Prof Danusio ALMEIDA
Aluno _____________________________________ N ____


A Revalorização do ser humano e da natureza.


A partir do seculo do seculo XV, uma serie de acontecimentos deflagrou diversos processos que levaram a grandes transformações nas sociedades europeias como a passagem do feudalismo para o capitalismo, a formação dos Estados Nacionais, o movimento da Reforma, o desenvolvimento da ciência natural e a invenção da imprensa.

1. Filosofia surgida no seculo XV na Idade Moderna, que tem como fundamentos a nova ciência e o racionalismo

a) Filosofia Antiga b) Filosofia Media c) Filosofia Moderna
d) Filosofia Contemporânea e) Filosofia Socrática

2. Movimento cultural que contribuiu para essas transformações surgido nos seculos XV-XVI. Tendo por berço a península Itálica, criaria as bases conceituais e de valores que permitiriam o impulso da razão e da ciência no seculo XVII.

a) Antropocentrismo b) Renascimento c) Humanismo d) Inquisição e) Heliocentrismo.

3. Movimento religioso que provocou a quebra da unidade religiosa europeia e rompeu com a concepção passiva do ser humano, entregue unicamente aos desígnios divinos, reconhecendo o trabalho humano como fonte da graça divina e origem legitima da riqueza e da felicidade.

a) Renascimento b) Reforma c) Heliocentrismo d) Humanismo e) Antropocentrismo.

4. Tribunal instituído pela Igreja Católica com o fim de descobrir e julgar os responsáveis pela propagação de heresias, isto e, concepções contrarias aos dogmas dos católicos.

a) Romano b) Napoleônico c) Inquisição d) Nuremberg e) Juri.


5. Exemplo marcantes dessas perseguições foi o julgamento do pensador italiano ________________, condenado a morte na fogueira por contestar o pensamento católico, que se apoiava na ideia de que o planeta terra era o centro imóvel do universo.
a) Nicolau Copérnico b) Giordano Bruno c) Maquiavel d) Montaigne e) Galileu.


6. Sacerdote e astrônomo polonês que idealizou a teoria Heliocentrismo demonstrando que a terra girava em torno do Sol e que era o centro do nosso sistema planetário.


a) Nicolau Copérnico b) Giordano Bruno c) Maquiavel d) Montaigne e) Galileu.






As bases da Ciência Moderna


Foi com os filósofos gregos jônicos que as crenças mitológicas começaram a ceder lugar ao saber racional. E a ideia de caos começou a ser dissolvida, nascendo para substitui-la, o conceito de cosmo. Dentro desse novo e revolucionário conceito, o universo passou a ser encarado como algo ordenado, harmônico, previsível, capaz de ser compreendido racionalidade pelo ser humano . O conceito grego de cosmo desenvolveu-se com os pré-socráticos, encontrando novas formulações com os filósofos do período clássico, entre eles Platão e Aristóteles.


7. Filosofo francês que desenvolveu um pensamento de fundo ceticista, inspirado em parte no ceticismo da Antiguidade, mas também no epicurismo e no estoicismo
a) Maquiavel b) Montaigne c) Galileu d) Francis Bacon e) Giordano Bruno.


8.Filosofo italiano que iniciou uma nova fase do pensamento politico ao abandonar o enfoque ético e religioso, procurou uma abordagem mais realista da politica. Ou seja, buscou descrever o fenômeno politico em si mesmo, de modo autônomo. O centro de suas reflexões e o exercício do poder politico pelo Estado.


a) Francis Bacon b) Giordano Bruno c) Maquiavel d) Montaigne e) Galileu.


9. Realizou uma obra cientifica de inegável valor. E considerado um dos fundadores do método indutivo de investigação cientifica. Atribui-se a ele, também, a criação do lema saber e poder, que revela sua firme disposição de fazer dos conhecimentos científicos um instrumento pratico de controle da natalidade.
a) Maquiavel b) Montaigne c) Galileu d) Francis Bacon e) Giordano Bruno


10. E considerado um dos fundadores da física moderna. Foi um entusiasta defensor da cosmologia que se desenvolveu partir da teoria heliocentrista de Copérnico. Rejeitava, portanto, a astronomia de Ptolomeu e a Fisica de Aristoteles. Em 1633 foi condenado por seus inquisidores, que lhe impuseram a dramatica alternativa de ser queimado vivo em uma fogueira ou retratar-se publicamente, renegando suas concepcoes cientificas.


a) Maquiavel b) Montaigne c) Galileu d) Francis Bacon e) Giordano Bruno.
















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