quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Itapajé ganhará campus da UFC em 2018

A cidade de Itapajé (Zona Norte) receberá, ano que vem, um campus da Universidade Federal do Ceará. O Conselho Universitário (Consuni) aprovou, nessa terça-feira a criação do espaço.
Segundo o relator da proposta, o vice-reitor da UFC, Custódio Almeida, a expectativa é de que o núcleo comece a funcionar no segundo semestre do próximo ano.
Inicialmente, a lista de cursos contará com 10 graduações em licenciatura: Artes Cênicas, Biologia, Física, Geografia, História, Letras-Português/Inglês, Licenciatura Intercultural Indígena, Matemática, Pedagogia e Química.

Capes prorroga inscrições de cursos voltados para professores da Educação Básica

O prazo para solicitação de vaga nos cursos de licenciatura nas áreas constantes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como nas especializações em Alfabetização, Educação Infantil, Língua Portuguesa e Matemática foi prorrogado para 12 de janeiro de 2018. O período para análise, pelas Secretarias de Educação, das vagas solicitadas também foi prorrogado, acontecendo de 2 de janeiro a 2 de fevereiro de 2018.
Para facilitar o processo, a Capes desenvolveu um manual do usuário da Plataforma (clique aqui para acessar o manual). Nele, é possível encontrar informações sobre o que é a Plataforma Freire, quem deve incluir o currículo, como cadastrar o currículo, como solicitar uma vaga nos cursos, como analisar as solicitações dos profissionais de rede, entre outras.
Sobre a oferta de cursos
A CAPES informa que só poderão solicitar vaga para os cursos na Plataforma Freire, os professores em exercício na rede pública de educação básica. Serão oferecidos os cursos:
- Primeira licenciatura em diferentes áreas para professores que não possuem graduação em licenciatura na área/disciplina em que atuam em sala de aula;
- Especialização em Educação Infantil para os professores com formação superior que atuam nessa etapa da educação;
- Especialização em Alfabetização para os professores com formação superior que atuam nas séries iniciais;
- Especialização em Matemática e Língua Portuguesa para os professores que atuam nas séries iniciais;
- Especialização em Matemática para professores, com formação superior, que lecionam Matemática nos anos finais do Fundamental;
- Especialização em Língua Portuguesa para professores com formação superior, que lecionam Língua Portuguesa para os anos finais do Fundamental.
Como as vagas serão disponibilizadas de acordo com o perfil de cada usuário, ao realizar a solicitação de vaga é obrigatório o preenchimento dos seguintes dados: a aba Dados pessoais ; na aba Formação Acadêmica - preencher a formação básica e graduação; na aba Atuação Profissional preencher a experiência profissional na educação básica.
As vagas solicitadas serão analisadas pelas secretarias de Educação de Estados e Municípios, de acordo com o calendário abaixo:
Atividade Prazo
Cadastro do currículo e solicitação de vaga pelos professores 16/10/2017 a 12/01/2018
Análise, pelas secretarias de educação, das vagas solicitadas  02/01/2018 a 02/02/2018
A Capes esclarece que a nova Plataforma Freire é um sistema de gestão e acompanhamento criado para atender a estratégia 15.4 do PNE e que, após o término do período de análise das vagas solicitadas, será extraído do Sistema o levantamento dos cursos e vagas solicitados que constarão no Edital do Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica PROFIC.  Esse Edital tem por finalidade selecionar as IES que ofertarão os cursos identificados nesse levantamento. A previsão de lançamento do edital é no primeiro bimestre de 2018 com início das atividades acadêmicas no segundo semestre.  Poderão participar do Edital todas as IES públicas e privadas sem fins lucrativos.
O PROFIC substituirá o PARFOR na formação de professores da Educação Básica, porém o Parfor continua vigente até a conclusão da última turma. Até o encerramento do Parfor, os programas funcionarão ao mesmo tempo. A UECE tem hoje em funcionamento, duas turmas pelo PARFOR: Letras/Inlgês e Pedagogia, e pretende ampliar as turmas, agora com o PROFIC.
Dúvidas sobre o novo Programa poderão ser enviadas para os contatos na Capes: freire@capes.gov.br e 0800 616161-opção 7 ou pelo e-mail: cgsa.prograd@uece.br

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Políticas Educacionais e Gestão Escolar no Brasil e Ceará - Gestor Escolar Ceará - 1° fase


Conteúdos: Administração Pública Brasileira - conceitos e legislação; Legislação básica da educação nacional e estadual (Ceará); Projetos, programas e políticas educacionais nacionais e estaduais (Ceará)para o ensino médio; Plano Nacional de Educação – PNE; Plano Estadual de Educação - PEE; Financiamento da educação; Democracia, direito e políticas públicas; Liderança organizacional; Liderança educacional e gestão escolar; Liderança e gestão para a diversidade; Gestão de pessoas no contexto educacional; A gestão escolar e as novas tecnologias; Instrumentos norteadores da gestão (Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar); Organismos colegiados (Conselho Escolar, Grêmio Estudantil e Unidade Executora); Juventude e protagonismo estudantil; Escola, família e comunidade; Desenvolvimento e avaliação da aprendizagem; Escola como espaço de formação em serviço; Planejamento pedagógico; Coordenação do trabalho pedagógico.

Fonte SEDUC Ceará

Leitura e Interpretação de Dados e Indicadores Educacionais - Gestor Escolar Ceará 1° fase


Conteúdos: Leitura e interpretação de dados e indicadores educacionais envolvendo dados e informações referentes à matrícula, à taxa de atendimento escolar,às taxas de escolarização líquida e bruta, à taxa de distorção idade-série, às taxas de rendimento (aprovação, reprovação e abandono), aos resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE, do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB, Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, Programa Internacional de Avaliação de Alunos - PISA; leitura e interpretação de dados apresentados em tabelas, gráficos e mapas; resolução de problemas que envolvam o cálculo de porcentagem com dados fornecidos em diferentes formatos.

Fonte: Seduc Ceará

Leitura e Interpretação de Textos - Gestor Escolar Ceará - 1° fase

Conteúdos: leitura e compreensão; localização e comparação de informações em textos; distinção das partes principais das secundárias em um texto; identificação do tema e da finalidade de textos de diferentes gêneros; distinção entre fato e opinião no texto; identificação de relação causa/consequência entre partes e elementos do texto; inferência do sentido de palavra, expressão e informações implícitas no texto; relações de intertextualidade: opiniões, temas, assuntos em diferentes textos; interpretação de texto com auxílio de material gráfico diverso; elementos concorrentes para a progressão temática de textos de diferentes gêneros e tipos: coesão e coerência.

Seduc divulga processo seletivo para composição do Banco de Gestores Escolares da Rede Estadual

A Secretaria da Educação (Seduc) divulga o Processo Seletivo para Composição de Banco de Gestores Escolares para a Rede Pública Estadual de Ensino. O edital que regulamenta esta iniciativa foi publicado no Diário Oficial do Estado, que circulou nesta quarta-feira, dia 22. As inscrições terão início às 09h do dia 02 de dezembro e prosseguem até às 23h e 59 minutos do dia 12 de dezembro de 2017. Serão feitas exclusivamente via internet no endereço eletrônico http://selecao.seduc.ce.gov.br, mediante preenchimento do Formulário Eletrônico de Solicitação de Inscrição. Acesse o Edital Nº 025/2017

A seleção constará de duas fases, de caráter eliminatório, igualmente obrigatórias a todos os candidatos aos cargos de diretor e de coordenador escolar. Na primeira fase, haverá uma avaliação de conhecimentos aferidos por meio de prova escrita com questões objetivas de múltipla escolha. Já a Segunda fase abrangerá uma avaliação da formação educacional e da experiência profissional aferida por meio de prova de títulos. Poderá participar deste certame o candidato com ou sem vínculo com a Administração Pública Estadual.

De acordo com o Edital, o Banco de Gestores Escolares será composto a partir dos resultados deste processo de Seleção Pública e pelo resultado do processo de Certificação de Gestores Escolares.

Certificação

A novidade para esse processo é a  Certificação de Gestores Escolares. Oferecida pela Seduc, através do Centro de Educação a Distância (CED), a iniciativa destina-se, exclusivamente, a candidatos já aprovados em processo seletivo anterior para composição de banco de gestores escolares. O Edital que regulamenta a Certificação será republicado no Diário Oficial desta quinta-feira, dia 23.

Seleção de Diretor


Os integrantes do Banco de Gestores Escolares interessados em assumir cargo em comissão de diretor escolar deverão participar de processo de eleição direta e secreta pela comunidade escolar.

Fonte:  http://www.seduc.ce.gov.br

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Dicas do Enem – Caneta preta e documentação oficial com fotos são obrigatórios

      Caneta esferográfica de tinta preta e documento oficial com foto são os dois itens que não podem ser esquecidos pelos candidatos que vão fazer o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo domingo (12). A caneta deve ser fabricada com material transparente e obrigatoriamente preta, porque outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.
    O documento pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. A carteira de estudante não será aceita como documento oficial. Também não serão aceitas cópias, nem mesmo as autenticadas.
Se o candidato perdeu ou teve o documento roubado, deverá apresentar um boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação do Enem – dia 5 de novembro.
    O cartão de comprovação de inscrição, que deve ser impresso na página do Enem, não é obrigatório, mas é recomendável levar para ter acesso mais fácil a dados como o local e a sala da prova. Quem precisar comprovar sua presença na prova, para apresentar no trabalho, por exemplo, deve levar a declaração de comparecimento impressa e colher a assinatura do coordenador no dia da prova. O formulário está disponível na Página do Participante.
Lanches são permitidos, mas os alimentos industrializados, como biscoitos, salgadinhos e iogurte precisam estar com as embalagens lacradas. Todos serão vistoriados antes do ingresso na sala.
Itens proibidos
     Não é autorizado o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o fim das provas.
   O candidato também não poderá usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se estiver com um desses objetos, eles deverão ser colocados no porta-objetos.
(Agência Brasil)

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

MPCE solicita nomeação de policiais civis para delegacia de Pentecoste

 Ação Civil Pública ressalta necessidade de policiais civis para manter a segurança da cidade e as das redondezas

     O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) ingressou Ação Civil Pública (ACP) com pedido de liminar, nessa terça-feira, 7, requerendo a nomeação de um delegado adjunto, quatro inspetores e dois escrivães para Delegacia da Comarca de Pentecoste. A medida ainda pede uma viatura para compor o trabalho de investigação na unidade.
       Na ação, o promotor de Justiça Jairo Pequeno destaca que a Comarca de Pentecoste é responsável pela cobertura de dos municípios de General Sampaio e Apuiarés, além dos plantões de outras cidades, como Jijoca e Baturité. Ele indica que, mesmo sendo municípios de baixíssimo índice populacional, há grande quantidade de crimes. "Ressalte-se que a cidade de Pentecoste é conhecida pelo grande número de crimes de todas as naturezas, sejam eles patrimoniais ou contra a vida humana. Até o presente momento, já foram registrados inúmeros homicídios consumados/tentados, 111 roubos, 227 furtos e 5 estupros", informa o promotor no documento.
       A ausência da Polícia Judiciária em Municípios com alto índice de violência, conforme o órgão, “caracteriza medida notória de lesão ao direito difuso à segurança pública, resultante nas ineficazes investigações que deveriam ser desenvolvidas pelos Delegados em exercício nas diversas Comarcas do Estado”.
     O pedido da Promotoria também inclui que o Delegado Geral do Estado do Ceará informe a quantidade de cargos vagos na estrutura da Polícia Civil, candidatos aprovados no último concurso público realizado, e quantos destes iniciarão as atividades ainda neste ano.
     O POVO Online procurou a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na manhã desta quinta-feira, 9, e aguarda resposta.

Redação O POVO Online

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Enem 2017 – Saiba o que é obrigatório e o que não pode levar para o local das provas

Os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) devem ficar atentos ao material que precisam levar no dia da prova e ao que não é permitido durante a aplicação do exame. No dia da prova, é obrigatório apresentar um documento oficial de identificação com foto.

O documento pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. A carteira de estudante não será aceita como documento oficial. Também não serão aceitas cópias, nem mesmo as autenticadas.

Se o candidato perdeu ou teve o documento roubado, deverá apresentar um boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação do Enem – dia 5 de novembro.

Para fazer as provas, a redação e preencher o cartão de respostas o candidato terá de usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.

O cartão de comprovação de inscrição, que deve ser impresso na página do Enem, não é obrigatório, mas é recomendável levar para ter acesso mais fácil a dados como o local e a sala da prova. Quem precisar comprovar sua presença na prova, para apresentar no trabalho, por exemplo, deve levar a declaração de comparecimento impressa e colher a assinatura do coordenador no dia da prova. O formulário está disponível na Página do Participante.

Lanches são permitidos, mas os alimentos industrializados, como biscoitos, salgadinhos e iogurte precisam estar com as embalagens lacradas. Todos serão vistoriados antes do ingresso na sala.

Itens proibidos

Não é autorizado o uso de celular ou de qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas.

O candidato também não poderá usar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se estiver com um desses objetos, eles deverão ser colocados no porta-objetos.

Atenção

Neste ano, pela primeira vez será usada a prova personalizada, com os cadernos de questões e o caderno de respostas identificados com nome e número de inscrição do participante. Ao receber a prova, o candidato deverá verificar se o caderno de questões e o cartão de respostas têm a mesma quantidade de itens, se o nome está correto e se não há defeito gráfico.

O aluno poderá deixar o local duas horas depois do início da prova. Só é possível sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos antes do fim das provas.

Segurança

Neste ano, serão usados 67 mil detectores de metal durante o Enem, um para cada 100 participantes. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), esse número garante a vistoria dos participantes na entrada e na saída de todos os banheiros das 13.632 coordenações de local de aplicação. Neste ano também serão usados detectores de ponto eletrônico.

Itens Proibidos no dia da prova:

Lápis

Chaves

Livros

Manuais

Borracha

Anotações

Boné, chapéu, viseira, gorro ou similares

Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens

Impressos

Lapiseira

Óculos escuros

Caneta de material não transparente

Dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares,smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similares, gravadores, relógios, alarmes)

(Agência Brasil)

30 Fatos Interessantes Sobre A Atriz & Modelo - Naiara Moraes

1 - Naiara Moraes nasceu na cidade de Apuiarés, na província do nordeste do Ceará, no Brasil, mas cresceu no município de Pentecoste. Ela nasceu em uma família com duas irmãs e um irmão. 2 - Depois de completar o ensino médio na E. E. M. Tabelião José Ribeiro Guimarães em 2006, ela passou no concurso público do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Como resultado, ela pôde trabalhar como recenseadora durante o censo de 2007. 3 - Em 2008, Naiara Moraes mudou-se para Fortaleza, onde ela iria estudar medicina. Em Fortaleza, ela foi selecionada pela agência de modelos News Faces, que foi o início de sua carreira como modelo. 4 - Em 2009, ela criou mais de 20 pinturas, algumas das quais foram vendidas para Europeus amantes da arte. 5 - Em fevereiro de 2010, ela começou a estudar para se tornar aeromoça no Aeroclube do Ceará no Aeroporto Internacional de Fortaleza - Pinto Martins, mas resolveu parar os estudos para se mudar para a Bélgica. 6 - Em julho de 2010, Naiara mudou-se para Knokke, na Bélgica, para promover sua carreira como modelo e realizar seu sonho de ver o resto da Europa. Viajar sempre foi uma grande paixão dela. 7 - Como não falava o idioma local, ela começou sua carreira na Bélgica como modelo em agosto de 2010. 8 - Em setembro de 2011, ela começou a estudar Holandês para estrangeiros na SNT em Bruges. Ela passou com 88% no primeiro nível. 9 - Em janeiro de 2012, ela assinou um contrato como modelo de nu artístico para a deKunstAcademie (Português: Academia de Artes) em Knokke, onde ela posou para as aulas de pintura e desenho da artista flamenga Wendy Vandermaes e da pintora flamenga Inge D'Hulster. 10 - Em janeiro de 2013, Naiara viajou para o Brasil para visitar sua família. Durante esta viagem, ela compartilhou uma mala de ursinhos de pelúcia com as crianças de famílias desfavorecidas. Este foi o começo de seu projeto de caridade: #idontwanttobealoneforchristmas (Portugês: #eunãoqueroficarsozinhononatal). 11 - Após a sua volta na Bélgica, ela assinou um contrato como modelo de nu artístico para a Stedelijke Academie voor Schone Kunsten - Kunsthumaniora Brugge (Português: Academia Municipal de Belas Artes de Bruges), onde ela posou nua para as aulas de pintura, desenho e arte livre. 12 - Em setembro de 2013, ela começou a estudar música no Stedelijk Conservatorium Brugge (Português: Conservatório Municipal de Bruges), onde ela estudou aulas de guitarra com o guitarrista flamengo Alexander Makay. Além disso, ela estudou vocais clássicos com Isabelle Dekeyser e teoria da música. Naiara queria uma carreira como cantora e entrou em contato com Tony Venneman, maestro do Cantic @Mare Ensemble em Knokke-Heist. Ele deu a Naiara a chance de fazer parte de seu coral, mas por causa de seus problemas de asma, ela decidiu parar com as aulas de canto. 13 - Em 2014, Naiara estudou francês na SNT em Bruges e logo depois, ela parou sua carreira como modelo fotográfica para estudar. No mesmo ano, Naiara trabalhou em conjunto com a artista visual Ria Verhaeghe no Vormingplus em Bruges. Ela também posou para o aquarelista Fernand Thienpondt na Vlaamse Aquarel- en Tekenschool (Português: Escola Flamenga de Aquarela e Desenho). 14 - Em fevereiro de 2015, ela começou seu treinamento para se tornar aeromoça no Stewardess & Hospitality College (Português: Colegio de Aeromoças e Hospitalidade) em Amsterdam. Devido a problemas de saúde, ela não obteve seu diploma no mesmo ano. 15 - Em julho de 2015, Naiara Moraes mudou-se para Antuérpia. 16 - Em julho de 2016, Naiara sofreu um acidente com sua bicicleta onde ela quebrou o pé esquerdo em quatro lugares. Naiara teve que ir duas vezes no gesso e seguiu um ano de fisioterapia. 17 - Em abril de 2017, ela iniciou um curso de secretariado para obter seu diploma de ensino secundário na Bélgica. Para o curso de secretariado, ela foi capaz de começar direto com o módulo de Inglês para negócios após um teste de admissão. 18 - Embora Naiara nunca tenha estudado Inglês, ela fala e escreve em Inglês fluentemente e possui excelentes habilidades linguísticas. 19 - Quando criança, ela adorava ler livros e desenvolveu um grande interesse em línguas e na diversidade cultural. Consequentemente, ela agora fala cinco idiomas. 20 - Quando tinha 10 anos, Naiara Moraes sonhava em se tornar uma ginástica olímpica, mas não teve a chance de seguir seu sonho. Portanto em setembro de 2017, ela começou a praticar ginástica artística na escola de ginástica e dança SILOK em Deurne. 21 - Em outubro de 2017, ela assinou um novo contrato como modelo para a Stedelijke Academie voor Schone Kunsten - Kunsthumaniora Brugge (Português: Academia Municipal de Belas Artes de Bruges), e posou nua para o cartaz de "300 Jaar Academie" (Português: "300 Anos de Academia"). 22 - Naiara Moraes era vegetariana até os 19 anos. 23 - Naiara não bebe leite desde a infância e sua mãe sempre fez seu mingau com chá de erva-cidreira. 24 - Naiara era um bebê muito frágil. Os médicos disseram a seus pais que ela poderia não sobreviver. Com medo de que ela morresse, seus pais nunca tiraram fotos dela quando bebê. 25 - Aos 25 anos de idade, ela adquiriu uma tatuagem de uma clave de sol (nota musical) em seu pulso esquerdo mostrando seu amor pela música. 26 - Naiara Moraes tem um corpo muito flexível e pode fazer coisas incríveis com ele. 27 - Aos 19 anos, ela começou sua carreira como modelo no Brasil e depois a continuou na Bélgica. 28 - Dos seus lucros do seu trabalho como modelo, Naiara deixa de lado 20% para criar seu projeto de caridade para ajudar crianças menos afortunadas. 29 - Seu maior sonho é se tornar uma atriz de verdade e ter seu nome no IMDb. Ela também quer iniciar seu próprio estúdio de filmagem e produção de cinema, escrever e publicar um livro e estabelecer sua própria organização de caridade. 30 - Durante a gravação do filme The Spiral (TV Series 2012-) onde Naiara Moraes atuou como figurante, o ator flamengo Johan Leysen disse que ela tinha talento como atriz.

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Prefeito de Martinópole reduz seu salário em 30% e diz que a medida é por causa da crise

       Justificando caixa apertado, o prefeito de Martinópole, Júnior Fontenele (PSD), decretou a redução de seu próprio salário em 30%. A medida também se aplica a outros funcionários do primeiro escalão de seu governo, como o vice-prefeito, Valter da Paz, além de secretários municipais e demais funcionários comissionados e contratados.
     “Foi uma queda muito grande na arrecadação que tornou essa medida necessária e urgente. Nossos servidores estão lidando com tranquilidade. Tudo foi conversado com antecedência junto aos secretários e demais funcionários. É claro que ninguém gosta de perder parte da renda, eu mesmo não gostaria no lugar deles, mas todo mundo entende”, explica o prefeito.
     De acordo com a Secretaria de Finanças do Município, no segundo quadrimestre deste ano Martinópole amargou quedas constantes nas arrecadações sobre o que se havia projetado na Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO).
     O prefeito decidiu também proibir a concessão de horas extras para todos os servidores, assim como diárias e gratificações. Apenas casos excepcionais, devidamente justificados e deliberados através de portaria ou pessoalmente serão autorizados pelo prefeito.

Blog Eliomar


Nota do Enem é aceita em 27 universidades de Portugal


     O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fechou recentemente um convênio com o Instituto Politécnico da Maia (Ipmai), de Portugal, para que estudantes brasileiros possam usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de ingresso na instituição. Com isso, já são 27 as instituições de ensino superior portuguesas que aceitam o Enem.
As instituições portuguesas que usam o exame podem definir qual será a nota de corte para o acesso dos estudantes brasileiros aos cursos ofertados. A revalidação de diplomas e o exercício profissional no Brasil dos estudantes que cursarem o ensino superior em Portugal estão sujeitos à legislação brasileira aplicável à matéria.
     O primeiro convênio interinstitucional foi firmado em 2014, com a Universidade de Coimbra. Os convênios não envolvem transferência de recursos e não preveem financiamento estudantil por parte do governo brasileiro.

O Inep já tem 27 convênios com as seguintes instituições portuguesas:

Universidade de Coimbra
Universidade de Algarve
Instituto Politécnico de Leiria
Instituto Politécnico de Beja
Instituto Politécnico do Porto
Instituto Politécnico de Portalegre
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
Instituto Politécnico de Coimbra
Universidade de Aveiro
Instituto Politécnico de Guarda
Universidade de Lisboa
Universidade do Porto
Universidade da Madeira
Instituto Politécnico de Viseu
Instituto Politécnico de Santarém
Universidade dos Açores
Universidade da Beira Interior
Universidade do Minho
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Instituto Politécnico de Setúbal
Instituto Politécnico de Bragança
Instituto Politécnico de Castelo Branco
Universidade Lusófona do Porto
Universidade Portucalense
Instituto Universitário da Maia (Ismai)
Instituto Politécnico da Maia (Ipmai)

(Agência Brasil)

Pentecoste na lista dos 74 municípios cearenses que não têm tratamento de esgoto!

        Em Pentecoste, a água do rio tem tanta sujeira que entope os equipamentos de irrigação. “Fizeram essa loucura de juntar com o esgoto e aí a água ficou assim, fedorenta. Entope os bicos e complica o negócio”, relata o agricultor José Soares Nunes.
      Um canal, construído para levar água de um açude para irrigação em comunidades próximas, deixou de ser um benefício e acabou virando um risco para a saúde dos moradores, pois a água dele se mistura com a dos esgotos que acaba desaguando no rio que abastece várias comunidades. Em Pentecoste, a água do rio tem tanta sujeira que entope os equipamentos de irrigação. “Fizeram essa loucura de juntar com o esgoto e aí a água ficou assim, fedorenta. Entope os bicos e complica o negócio”, relata o agricultor José Soares Nunes.
        Um canal, construído para levar água de um açude para irrigação em comunidades próximas, deixou de ser um benefício e acabou virando um risco para a saúde dos moradores, pois a água dele se mistura com a dos esgotos que acaba desaguando no rio que abastece várias comunidades.
“Até a plantação morre por conta disso, imagine o ser humano. Como é que vai ser a saúde daqui a uns três anos com as pessoas consumindo essa água”, questiona a aposentada Isabel Araújo dos Santos.
“Nós tivemos vários casos de diarreia, tivemos um número grande mesmo. Isso sem falar no mosquito da dengue que transmite diversas doenças”, confirma a secretária de Saúde de Pentecoste, Geciliane de Sousa Monteiro Alcântara.
       As duas estações de tratamento de esgoto de Pentecoste estão desativadas por falta de manutenção. Apenas 5% do esgoto produzido pelos 37 mil moradores da cidade são coletados. A maioria, utiliza a fossa que, quando enche, transborda e deixa as ruas da cidade um esgoto a céu aberto. O problema atinge diretamente a vida dos moradores que precisam conviver, diariamente, com o mal cheiro e as outras consequências da sujeira, como as doenças.
      O município até tem um plano de saneamento com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), mas é só um plano. “Isso, infelizmente, é para médio e longo prazo. A gente sabe que nós estamos vivendo um período de dificuldade financeira, com recursos escassos e pouco acessíveis à população”, admite Daniel Gomes, secretário do Meio Ambiente de Pentecoste.
      A situação é investigada pelo Ministério Público. “É inadmissível mas, geralmente, os gestores alegam escassez de recursos públicos, entretanto, as verbas devem ser priorizadas. O saneamento é imprescindível para a sociedade local”, reforça o promotor de Justiça Jairo Pequeno Neto.
“Até a plantação morre por conta disso, imagine o ser humano. Como é que vai ser a saúde daqui a uns três anos com as pessoas consumindo essa água”, questiona a aposentada Isabel Araújo dos Santos.
“Nós tivemos vários casos de diarreia, tivemos um número grande mesmo. Isso sem falar no mosquito da dengue que transmite diversas doenças”, confirma a secretária de Saúde de Pentecoste, Geciliane de Sousa Monteiro Alcântara.
     As duas estações de tratamento de esgoto de Pentecoste estão desativadas por falta de manutenção. Apenas 5% do esgoto produzido pelos 37 mil moradores da cidade são coletados. A maioria, utiliza a fossa que, quando enche, transborda e deixa as ruas da cidade um esgoto a céu aberto. O problema atinge diretamente a vida dos moradores que precisam conviver, diariamente, com o mal cheiro e as outras consequências da sujeira, como as doenças.
     O município até tem um plano de saneamento com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), mas é só um plano. “Isso, infelizmente, é para médio e longo prazo. A gente sabe que nós estamos vivendo um período de dificuldade financeira, com recursos escassos e pouco acessíveis à população”, admite Daniel Gomes, secretário do Meio Ambiente de Pentecoste.
   A situação é investigada pelo Ministério Público. “É inadmissível mas, geralmente, os gestores alegam escassez de recursos públicos, entretanto, as verbas devem ser priorizadas. O saneamento é imprescindível para a sociedade local”, reforça o promotor de Justiça Jairo Pequeno Neto.

Fonte: G1

quarta-feira, 28 de junho de 2017

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA SUPERINTENDENTE ESC OLAR E COORDENADOR DE DISTRITO

1.Leitura e Interpretação de Texto

Exploração de leitura para a compreensão literal, interpretativa e crítica dos diversos tipos de textos: 1. Identificação das relações de coerência: 1.1. ideia principal/ detalhe; 1.2. relação de causa e efeito; 1.3. relação de comparação e contraste; 1.4. sequência temporal e espacial. 2. Identificação das relações coesivas: 2.1. referência; 2.2. substituição; 2.3. elipse; 2.4. repetição. 3. Identificação do significado de palavras recorrendo ao contexto. 4. Identificação do sentido entre palavras: 4.1. sinonímia /antonímia / polissemia; 4.2 . hiponímia /hiperonímia; 4.3. campo semântico. 5. Identificação da natureza dos vários gêneros: 5.1. narrativo; 5.2. descritivo; 5.3. expositivo; 5.4. argumentativo. 6. Reconhecimento da especificidade dos tipos de textos: 6.1. elementos constitutivos e sua organização; 6.2. características linguísticas; 6.3. funções dos textos. 7. Reconhecimento do propósito do autor. 8. Reconhecimento das informações implícitas. 9. Reconhecimento de fato e de opinião. 10. Reconhecimento do propósito comunicativo. 11.Interação com o texto, confrontando suas próprias ideias com as que o texto apresenta.

2.Raciocínio Lógico
1.Noções de Lógica: estruturas lógicas e diagramas lógicos; 2.Lógica de Argumentação; 3.Sequências e Séries; 4. Correlação de Elementos; 5.Álgebra; 6.Probabilidades; 7.Arranjos, permutações e combinações; 8.Raciocínio geométrico e analítico; 9. O raciocínio lógico e a visão sistêmica.

3.Políticas Educacionais e Gestão Educacional e Escolar do Brasil, do Ceará e de Fortaleza 1. Administração Pública Brasileira: Conceitos e Legislação; 2. Democracia, direito e políticas públicas; 3. Liderança organizacional; 4. Liderança educacional e gestão escolar; 5. Liderança e gestão para a diversidade; 6. Gestão do currículo na escola; 7.Diretrizes curriculares do Ensino Fundamental ; 8. Legislação básica da educação nacional e estadual (Ceará);9. Avaliações de desempenho acadêmico: Índice de desenvolvimento da educação(IDEB), Sistema de avaliação da Educação Básica (SAEB), Programa Internacional de avaliação de alunos (PISA), Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE); 10. Avaliação de Projetos, programa s e políticas educacionais; 11. Proposta do novo Plano Nacional de Educação(PNE); 12. Dados, indicadores sociais e educacionais; 13. Financiamento da educação pública; 14. Metodologias participativas e aprendizagem cooperativa; 15. Protagonismo estudantil;16. A gestão escolar e as novas tecnologias; 17. Escola, família e comunidade;18.Gestão de pessoas no contexto educacional;19. Gestão financeira e Patrimonial;20. Redes de aprendizagem em Gestão escolar;21. Lei 169/2014-Dispõe sobre a
gestão democrática e participativa da rede pública municipal de ensino de Fortaleza;22. Plano Municipal de Educação-2015/2025;
23. Orientações Curriculares Municipais da Educação Infantil. 4.Gestão Pedagógica do Processo de Ensino Aprendizagem 1. A didática e o processo de ensino-aprendizagem; 2. Desenvolvimento da aprendizagem; 3. Avaliação da aprendizagem; 4. Função político -social da escola; 5. Políticas educacionais, estaduais e municipais; 6. Gestão do currículo na escola; 7. Características chaves das escolas eficazes; 8. Planejamento pedagógico; 9. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula; 10. Avaliações de desempenho acadêmico: Índice de desenvolvimento da educação-IDEB, SAEB e SPAECE; 11. Legislações referentes ao currículo e às diretrizes para a Educação Básica (nacionais e municipais); 12. A Educação e as novas tecnologias da informação e da comunicação; 13. Saberes e práticas voltadas para o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, sociais e culturais; 14. O desenvolvimento da competência leitora e os saberes escolares das diversas áreas de conhecimento; 15. Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos;16. A educação na escola inclusiva; 17. Protagonismo na educação escolar.

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Memória da Educação em Croatá - SGA - Oficina de Artes em Lata para formar banda de lata!







Projeto D + Pentecoste!!!








Alunos prejudicados por universidade devem receber R$ 18 mil de indenização

A Universal Educação e Projetos (Centro de Educação Apoena) foi condenada a pagar indenização moral de R$ 18 mil para três estudantes, sendo R$ 6 mil para cada um, por modificar a nomenclatura e finalidade do curso de Educação Física, prejudicando a futura atuação deles no mercado de trabalho. Também deverá ressarcir os estudantes com o valor correspondente à metade do que eles pagaram durante as mensalidades escolares. O montante será atualizado na fase de liquidação de sentença. A informação é da assessoria de imprensa do TJCE.
A decisão, proferida nessa quarta-feira, é da 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e teve a relatoria da desembargadora Maria Vilauba Fausto Lopes. Segundo a magistrada, “a conduta da Universidade em oferecer um serviço impróprio aos usuários e alterar em todos os aspectos o curso promovido, causou prejuízo de cunho material e moral aos estudantes”.
Segundo os autos, os alunos se submeteram ao exame e obtiveram aprovação no curso Sequencial em Educação Física Escolar firmado por meio de convênio realizado ente o Centro de Educação Apoena e a Universidade Regional do Cariri (Urca), que tinha como proposta a formação de profissionais habilitados à docência escolar nos Ensinos Médio e Fundamental. Contudo, sem qualquer aviso prévio, as instituições de ensino, no decorrer do curso, modificaram a nomenclatura e finalidade do curso, que passou a ser chamado de “Gestão de Esporte e Lazer Comunitário”, que não proporcionava mais a possibilidade dos concludentes atuarem no ensino de Educação Física e Esportiva junto às escolas de nível fundamental e médio.
Por isso, ajuizaram a ação, pretendendo a condenação das instituições acionadas para devolverem os valores investidos, bem como arcarem com indenizações pelos danos morais decorrentes da frustração do negócio.
Na contestação, a Apoena alegou sua ilegitimidade passiva, tendo em vista que, pelo contrato, seria de responsabilidade da Urca a disponibilização dos projetos dos cursos a serem ministrados, cabendo a ela somente os atos para a implantação dos cursos, elaborando calendário de atividades, selecionando e contratando docentes e, por fim, ministrando as aulas. Além disso, informou que foi rescindido o contrato com a Urca antes da mudança de nomenclatura do curso.
Já a Urca sustentou que o curso foi ministrado regularmente, sem nenhum prejuízo na seara administrativa, pedagógica e didática.
Em 8 de julho de 2013, o Juízo da 1ª Vara da Comarca de Aquiraz condenou as universidades ao pagamento o valor de R$ 15 mil de reparação moral para cada aluno. A título de danos materiais, os estudantes deverão receber o valor correspondente a metade do que foi pago na mensalidade escolar. O montante deve ser apurado em liquidação de sentença.
Visando reformar a decisão, apenas a Apoena ingressou com recurso de apelação (nº 0012840-15.2011.8.06.0034) no TJCE. Sustentou os mesmos argumentos defendidos na contestação.
Ao julgar o caso, a 3ª Câmara de Direito Privado, por unanimidade, reformou parcialmente a sentença para fixar em R$ 6 mil a indenização moral. “Quanto aos danos morais, para o seu arbitramento, é necessário levar em consideração o sofrimento do ofendido, o grau de dolo ou culpa do responsável pelo dano, além da situação financeira das partes, de modo a evitar o enriquecimento sem causa e a penalidade excessiva do causador do dano”, explicou a relatora.

terça-feira, 30 de maio de 2017

Justiça barra aumento salarial dos vereadores de Pentecoste

    O juiz da Comarca de Pentecoste julgou procedente ação civil pública com pedido de tutela de urgência, ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor Jairo Pequeno Neto, determinando que a Câmara dos Vereadores se abstenha de realizar o pagamento dos subsídios dos parlamentares, previsto na lei municipal 802/2016, levando em consideração que majorou em 38% remuneração da legislatura anterior, passando de R$ 5,2 para R$ 7,2.
    Segundo despacho do juiz, o processo legislativo irá ocasionar gastos públicos significativos à cidade de Pentecoste. Ainda de acordo com a decisão, acolhendo os argumentos do MPCE, a lei foi considerada rigorosamente nula, visto que em desacordo com a lei de responsabilidade fiscal.
   Nestes termos o Ministério Público do Estado do Ceará alegou que a lei que acarretou impacto financeiro no Município foi aprovada pela Casa Legislativa sem observar o prazo de 180 dias antes do fim do mandato anterior, previsto no artigo 21, parágrafo único, da lei de Responsabilidade Fiscal.
   Na ação, o promotor de Justiça Jairo Pequeno Neto argumentou ainda que o reajuste acima dos índices inflacionários viola os princípios constitucionais da razoabilidade, moralidade e economicidade. Além disso, de acordo ainda com o promotor, tal aumento é considerado exorbitante face a crise econômica que vivência o País.

Blog Eliomar de Lima

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Prefeito de Farias Brito adere à greve geral da sexta-feira

Em decreto publicado na última segunda-feira (24), o prefeito de Farias Brito, José Maria Gomes Pereira (PCdoB), declara ponto facultativo para servidores na próxima sexta-feira (28), dia em que será realizada a greve geral em todo o país contra as reformas do Governo Michel Temer. A informação é do site Vermelho, do PCdoB.
O prefeito destaca que o “direito de greve é de titularidade dos trabalhadores, pois compete a eles decidir sobre a oportunidade e os interesses a serem defendidos”. No decreto, ele destaca que o ponto facultativo será nas repartições públicas municipais, “excetuados os serviços públicos de urgência e emergência”.
“Entendo que a greve geral é um ato de protesto e não haveria a necessidade de um mecanismo de punição. Considero legítimo e democrático o direito de reivindicar e os servidores de Farias Brito não poderiam ser tolhidos da liberdade de exercer livremente esse direito”, avalia o prefeito José Maria Gomes. Ele adiantou que irá participar da programação de atividades da greve.
DETALHE – Em Farias Brito, a manifestação organizada por sindicatos locais será no Centro da cidade, com concentração a partir das 9 horas, na Praça Enoque Rodrigues.
Saiba mais
O prefeito do PCdoB da cidade localizada no Cariri cearense reconhece a importância da mobilização popular e junta-se às milhões de pessoas que, no país, ocuparão as ruas contra o maior ataque aos direitos trabalhistas, previdenciários e sociais da história brasileira.
Na sexta-feira (28), a Greve Geral convocada e organizada por todas as centrais sindicais, movimentos sociais, partidos políticos e sociedade civil de um modo geral irá protestar contra a proposta de Reforma da Previdência, que pretende acabar com a previdência pública no Brasil; para denunciar a Reforma Trabalhista, que rasga a CLT e gera trabalho precário; e ainda contra o PL 4302, recém aprovado na Câmara dos Deputados, que permite a terceirização na atividade fim.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Enem fica mais caro – Taxa será de R$ 82,00

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fica mais caro este ano. Para se inscrever, o candidato terá que pagar R$ 82,00. A nova taxa está no edital do exame, publicado hoje (10) no Diário Oficial da União. No ano passado, a taxa era de R$ 68. As inscrições começam às 10 horas do dia 8 de maio e terminam às 23h59min do dia 19 de maio, pela internet, no site do Enem . O pagamento deve ser feito até o dia 24 de maio.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a correção não só levou em conta a variação de preços pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), como incorporou variações de anos anteriores que deixaram de ser aplicadas e parte da diferença entre o custo do exame e a taxa de inscrição.
Atualmente, o Inep cobre cerca de 70% do custo do exame. No ano passado, por exemplo, o custo, de R$ 91,49 por participante, foi R$ 23,49 acima do valor pago. A autarquia diz que mesmo com a alta, o Enem está abaixo da média dos vestibulares do país, que é R$ 140.
Isenções
Pelas regras do edital estão isentos da taxa os estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio em 2017, os participantes de baixa renda que integram o CadÚnico e os que se enquadram na lei 12.799/2013 que, entre outros critérios, isenta de pagamento aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.405,50.
O Inep informa que vai conferir todos os pedidos de isenção. Caso o candidato não se enquadre, poderá gerar o boleto e pagar a taxa para participar do Enem. Se as informações prestadas forem falsas e for constatada concessão indevida de isenção, o participante será eliminado do exame e terá que ressarcir a taxa.
A partir deste ano, o sistema de inscrição permitirá que o participante informe o Número de Identificação Social, do CadÚnico. Para que a isenção seja validada, é preciso que os dados pessoais sejam iguais aos cadastrados na base da Receita Federal.
Os participantes isentos que não comparecerem nos dois dias de prova e quiserem fazer o Enem 2018 sem pagar a taxa terão que justificar a ausência por meio de atestado médico, documento judicial ou boletim de ocorrência. Caso contrário, perderão a isenção.
Enem
O Enem 2017 será realizado em dois domingos consecutivos – dias 5 e 12 de novembro – e não mais em um único fim de semana. No primeiro domingo, os estudantes farão provas de ciências humanas, linguagens e redação. No segundo, as provas serão de matemática e ciências da natureza.
Os resultados das provas poderão ser usados em processos seletivos para vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
(Agência Brasil)

sexta-feira, 7 de abril de 2017

MUNICÍPIOS CEARENSES ANIVERSARIANTES DO MÊS DE ABRIL

11/04 - QUIXERÉ 13/04 - FORTALEZA 14/04 - NOVA OLINDA 15/04 - GRAÇA 15/04 - BARREIRA 15/04 - ACARAPE 28/04 - CROATÁ 28/04 - DEP. IRAPUAN PINHEIRO

UFC oferece curso de violino e viola para crianças

        Estão abertas, até o próximo dia 13, as inscrições para o projeto de extensão Ensino Coletivo de Violino e Viola para Crianças. O curso é vinculado ao Instituto de Cultura e Arte (ICA), da Universidade Federal do Ceará.
São disponibilizadas 20 vagas para crianças de 8 a 12 anos, com ou sem conhecimento prévio dos instrumentos.
As aulas serão às terças e quintas, das 15 às 16 horas, no Laboratório de Violino e Violão do ICA, no Campus do Pici.

SERVIÇO
*Mais informações pelo e-mail camerataufc@gmail.com.

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Argentina vive dia de greve geral



             O presidente da Argentina,Mauricio Macri, enfrenta nesta quinta-feira (6) a primeira greve geral em 16 meses de governo. As duas principais centrais sindicais do país exigem aumentos salariais para acompanhar a inflação, que em 2016 foi de 40%, além de reclamar medidas para compensar a perda de empregos, causada pela politica de abertura econômica.

           O governo argumenta que não pode dar aumentos muito superiores à meta inflacionária deste ano, de 17%, e assegura que as medidas adotadas (entre elas, o reajuste dos preços dos serviços públicos, congelados desde a crise de 2001) atrairão investimentos, tirando o país da recessão. Como não houve acordo, a Confederação Geral do Trabalho (CGT) e a Central de Trabalhadores Argentinos (CTA) decidiram paralisar o transporte público e o país, enquanto as organizações sociais de esquerda se mobilizaram para bloquear as principais vias de acesso aos centros urbanos.

           Cerca de 800 voos foram cancelados. Os trens, o metrô e os ônibus não circularão até a meia-noite. O líder sindical dos motoristas de táxi, Omar Viviani, chegou a ameaçar os que furarem a greve, prometendo “virar os carros”. Ele acabou sendo convocado para depor, perante a Justiça, acusado de atentar contra a liberdade do trabalho. “Mas o medo já está instalado”, disse à Agência Brasil o motorista Fernando Bianci. “Eu sempre trabalhava em dia de greve porque preciso, mas não posso correr o risco de ficar sem meu táxi, porque alguém resolveu arrebentá-lo”.

(Agência Brasil)

sexta-feira, 10 de março de 2017

Shopping Benfica promove aulão preparatório para o Enem

Para colaborar com os estudos dos alunos que vão fazer o ENEM, o Shopping Benfica realizará neste domingo, a aula inaugural do Papo Benfica. O evento é um aulão aberto preparatório para o exame e acontecerá quinzenalmente.
O aulão será enriquecido com uso de recursos multimídias. Todos os alunos receberão o material didático, com questões que serão debatidas e respondidas em conjunto durante o encontro. O projeto Papo Benfica existe há cinco anos e é coordenado pelo professor Freire Neto.
SERVIÇO
*As inscrições para participar são feitas pelo telefone (98415-1051 / 99795-1051) ou envio de e-mail (pomarculturalwebfm@gmail.com), com nome completo, RG e escolaridade, mais a doação de 1 lata de leite em pó, que será doada à Associação Peter Pan.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...