Professor Danúsio no Encontro de Trabalhadores em 2010
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pentecoste - Ce foi fundado em 05 de dezembro de 1971 e conta atualmente com 12 delegacias sindicais abrangendo a totalidade do município. É filiado à FETRAECE – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará e CONTAG – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura. CUT – Central Única dos Trabalhadores.
O STTR com sede central em Pentecoste está organizado geograficamente em 12 delegacias sindicais: Arisco Mororó, Calumbi, Capivara, Casa de Pedra, Carrapato, Erva Moura, Lagoa da Porta, Mulungu, Salgado, Sede, Serrota, Sitio do Meio, Umburanas.
Em cada uma destas delegacias existe um delegado/a sindical desenvolvendo o trabalho de articulação e coordenação das diversas políticas e ações no âmbito da delegacia e representa a região no Conselho do Sindicato. As delegacias são espaços fundamentais de articulação e implementação das políticas do sindicalismo rural no município, constituindo-se num dos principais instrumentos de ligação entre o sindicato e a realidade local.
Através de sua diretoria, o STTR, representa, coordena e defende os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Pentecoste conscientizando e mobilizando a categoria para a construção, consolidação e implementação do Projeto
Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, com base na Agricultura Familiar e numa ampla e massiva Reforma Agrária – o Projeto do
Movimento Sindical brasileiro. O STTR tem participação ativa em diversas instâncias. Essa participação se expressa na atuação em praticamente todos os fóruns populares organizados pela sociedade civil do município de Pentecoste, ainda, na participação em diversos espaços institucionais, como os Conselhos Municipais: Educação, Saúde, Criança e Adolescente, Idoso, CMDS, Conselho de Segurança do Município, Habitação Urbana no município, dentre outros.
O trabalho diário do STTR de Pentecoste, somado as atividades e articulações institucionais realizadas em âmbito regional e estadual resulta permanentemente em inúmeras conquistas para os agricultores e agricultoras familiares. Compõe a agenda sindical, a luta pela valorização da Agricultura Familiar, pela Reforma Agrária, por relações de trabalho mais justas no campo, a formulações de Políticas Sociais para o campo, a política transversal de gênero, geração, raça e etnia no meio rural, a formulação de um projeto amplo e a construção de alianças, a relação entre as reivindicações globais e ações locais, a ação sindical local na construção de alternativas de desenvolvimento, o Grito da Terra Brasil e a Marcha
das Margaridas.
O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pentecoste– CE, realizará o 1° Congresso Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – CSTTR, no período de 29 e 30 de outubro de 2011, na Escola de Ensino Fundamental Francisco Sá, em Pentecoste na Av. José de Borba Vasconcelos Nº. Pentecoste - CE.
Esta atividade será um momento de reflexão e debate sobre os diversos temas de relevância para a categoria trabalhadora rural. Um momento de elaboração e definição das políticas, internas e externas, a serem desenvolvidas pelo Sindicato.
A efetiva participação dos trabalhadores e trabalhadoras rurais no referido Congresso se dará mediante a presença de 160 delegados e delegadas que participam obedecendo a definições estatutárias e regimentais.
O 1º CSTTR será uma instância onde se detectará avanços, desafios e propostas que resultarão em decisões sobre o tipo de ação sindical a ser desenvolvida pelo STTR de Pentecoste visando a implementação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - PADRSS. Projeto que teve as bases lançadas para sua elaboração ainda no ano de 1995, teve a aprovação no
ano de 1998, e de lá até hoje foram realizadas principalmente nos Congressos da categoria, as discussões de aprofundamento, aprimoramento, articulando a organização, estrutura e ação sindical com os objetivos do mesmo.
A realização do referido evento é sem dúvida uma construção do Movimento Sindical de Pentecoste, no sentido de fortalecer sua ação cotidiana e programada
mantendo sua capacidade e habilidade em construir coletivamente as ações objetivando a transformação da realidade e libertação dos sujeitos.
Assim sendo, o 1º Congresso do STTR de Pentecoste, será um momento de detectarmos avanços, desafios a serem enfrentados na ação sindical, um momento de atualização do PADRSS e a definição de propostas que orientarão as políticas sindicais nos próximos quatro anos.
O STTR de Pentecoste tem ao longo do tempo construído diretrizes políticas que apontam cada vez mais para a vivencia de espaços sindicais cada vez mais autônomos, democráticos, favorecendo assim o diálogo e a construção coletiva. A existência de Direções Colegiadas, Conselhos Deliberativos, Coletivos, Congressos da categoria a nível nacional, estadual e em muitas realidades a nível municipal, é
uma demonstração de um sindicalismo visto pelos/as dirigentes, lideranças e assessores/as e o conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, como uma
organização que só tem razão de existir porque além de coordenar, representar, mobilizar a categoria, facilita a ampla participação dos trabalhadores/as rurais nas instâncias de decisão política e sindical.
Como uma grande escola que é o MSTTR é dinâmico, atual, classista, dotado de coragem para lutar, clareza ao trabalhar, ousadia ao propor. Presente na disputa de projeto de sociedade, aberto a aprender a legislação, história, política, economia e aprender a se relacionar e vivenciar novas relações sociais de gênero, de geração, raça e etnia.
É no MSTTR que o trabalhador e a trabalhadora rural encontram seu lugar, o sentido à vida individual e coletiva. Por isso a realização do 1º Congresso garante uma avaliação democrática, uma reflexão sobre desafios e um efeito multiplicador de nossos avanços, consolidações, reafirmações e plano de lutas.
Fetraece
Nenhum comentário:
Postar um comentário