A
caixa de madeira
Em
pleno mercado público, em dia de feira, aproveitou-se um candidato a
vereador em sua cidade para fazer um comício de improviso. Subiu
rapidamente num caixote de madeira que ali estava e começou a soltar
o verbo!
Mas,
para sua surpresa, o povão que ali estava não ligou nadinha pra o
que ele falava, desprezando-o.
O
político, observando o esvaziar de pessoas à sua frente, ficou
vermelho de vergonha e raiva.
Prestando
mais atenção viu que todos se foram, com exceção de um homem, que
se mantinha ali na sua frente, de braços cruzados, o olhando
fixamente.
Tal
foi sua admiração pela postura do homem que se sentiu na obrigação
de lhe agradecer e, assim, lhe dirigiu a seguinte pergunta:
-
Meu amigo, você merece tudo de mim! Você, sim, merece meu respeito
e minha consideração! Peça o que quiser meu rapaz que lhe darei
tudo que for possível!
No
que o homem responde:
-
Doutor, eu só quero mesmo é que você me devolva a minha caixa de
madeira promo'deu ir m'imbora c'as minhas verdura!
1. O político ficou vermelho de vergonha e de raiva porque:
(A)as pessoas cruzaram os braços (B)as pessoas estavam o observando
(C)as pessoas saíram do local (D)ele recebeu muitas vaias
(E)todos o escutaram
2.
O uso da expressão “soltar o verbo” tem o sentido de
(A)falar alto
(B)falar baixo
(C)falar muito
(D)falar pouco
(A)falar alto
(B)falar baixo
(C)falar muito
(D)falar pouco
Veja!
Não diga que a canção Está perdida Tenha fé em Deus Tenha fé na vida Tente outra vez!...
Não diga que a canção Está perdida Tenha fé em Deus Tenha fé na vida Tente outra vez!...
Beba!
(Beba!)
Pois a água viva Ainda tá na fonte (Tente outra vez!) Você tem dois pés Para cruzar a ponte Nada acabou! Não! Não! Não!...
Pois a água viva Ainda tá na fonte (Tente outra vez!) Você tem dois pés Para cruzar a ponte Nada acabou! Não! Não! Não!...
Oh!
Oh! Oh! Oh!
Tente! Levante sua mão sedenta E recomece a andar Não pense Que a cabeça agüenta Se você parar Não! Não! Não! Não! Não! Não!...
Tente! Levante sua mão sedenta E recomece a andar Não pense Que a cabeça agüenta Se você parar Não! Não! Não! Não! Não! Não!...
Há
uma voz que canta
Uma voz que dança Uma voz que gira (Gira!) Bailando no ar Uh! Uh! Uh!...
Uma voz que dança Uma voz que gira (Gira!) Bailando no ar Uh! Uh! Uh!...
Queira!
(Queira!)
Basta ser sincero E desejar profundo Você será capaz De sacudir o mundo Vai! Tente outra vez! Humrum!...
Basta ser sincero E desejar profundo Você será capaz De sacudir o mundo Vai! Tente outra vez! Humrum!...
Tente!
(Tente!)
E não diga Que a vitória está perdida Se é de batalhas Que se vive a vida Han! Tente outra vez!... (Raul Seixas)
E não diga Que a vitória está perdida Se é de batalhas Que se vive a vida Han! Tente outra vez!... (Raul Seixas)
3. Da expressão “Pois a água viva ainda tá na fonte” podemos depreender que
(A)a água viva chegará à fonte (B)a água viva já acabou
(C)a água viva permanece na fonte (D)a água viva poderá acabarO pião
Um
filósofo costumava circular onde brincavam crianças. E se via um
menino que tinha um pião já ficava à espreita. Mal o pião
começava a rodar, o filósofo o perseguia com a intenção de
agarrá-lo. Não o preocupava que as crianças fizessem o maior
barulho e tentassem impedi-lo de entrar na brincadeira; se ele pegava
o pião enquanto este ainda girava, ficava feliz, mas só por um
instante, depois atirava-o ao chão e ia embora. Na verdade,
acreditava que o conhecimento de qualquer insignificância, por
exemplo, o de um pião que girava, era suficiente ao conhecimento do
geral. Por isso não se ocupava dos grandes problemas - era algo que
lhe parecia antieconômico. Se a menor de todas as ninharias fosse
realmente conhecida, então tudo estava conhecido; sendo assim só se
ocupava do pião rodando. E sempre que se realizavam preparativos
para fazer o pião girar, ele tinha esperança de que agora ia
conseguir; e se o pião girava, a esperança se transformava em
certeza enquanto corria até perder o fôlego atrás dele. Mas quando
depois retinha na mão o estúpido pedaço de madeira, ele se sentia
mal e a gritaria das crianças - que ele até então não havia
escutado e agora de repente penetrava nos seus ouvidos - afugentava-o
dali e ele cambaleava como um pião lançado com um golpe sem jeito
da fieira.
4.De
acordo com o texto, o interesse do filósofo era
(A)atrapalhar a brincadeira das crianças (B)divertir-se com a brincadeira de peão dos garotos
(C)manter o giro do peão para sempre (D)usar o giro do peão como instrumento de observação
(A)atrapalhar a brincadeira das crianças (B)divertir-se com a brincadeira de peão dos garotos
(C)manter o giro do peão para sempre (D)usar o giro do peão como instrumento de observação
Oração
do Internauta
Satélite
nosso que estais no céu,
acelerado seja o vosso link,
venha a nós o vosso host,
seja feita vossa conexão,
assim em casa como no trabalho.
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O
download nosso de cada dia nos dai hoje,
perdoai nosso tempo perdido no Chat,
assim como nós perdoamos os banners de nossos provedores.
Não deixeis cair a conexão e livrai-nos do Spam.
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Amém!
5. A partir da leitura do texto, pode-se dizer que ele apresenta uma sequência
(A)apelativa
(B)argumentativa
(C)descritiva
(D)narrativa
(E)injuntiva
6.
Normalidade II - Quino
Disponível em: http://www.filosofia.com.br/figuras/charge/49.jpg. Acesso em: 26 mar. 2009.
"Eu
não vou mais precisar de muita força, vou usar todas as que tenho
agora" - ele pensou. E ele se lembrou das moscas que rebentam
suas perninhas ao tentarem escapar do mata-moscas.
KAFKA, Franz. O processo. Porto Alegre: L & PM Pocket, 2007. p. 258. (Fragmento).
O Controle Social pode ser tomado como um conjunto de penalidades e aprovações, chamadas também de sanções. Estas são aplicadas aos indivíduos pela sociedade para assegurar a conformidade das condutas aos modelos estabelecidos. A imagem e o texto destacam aspectos relativos
(A) à garantia de liberdade coletiva pelo uso da força.
(B) aos anseios idealistas utópicos perante as convenções sociais.
(C) à natureza imitadora da maioria dos indivíduos diante das instituições sociais.
(D) à possibilidade de reação e reversão de processos condicionantes.
(E) às relações de poder presentes nas sociedades.
KAFKA, Franz. O processo. Porto Alegre: L & PM Pocket, 2007. p. 258. (Fragmento).
O Controle Social pode ser tomado como um conjunto de penalidades e aprovações, chamadas também de sanções. Estas são aplicadas aos indivíduos pela sociedade para assegurar a conformidade das condutas aos modelos estabelecidos. A imagem e o texto destacam aspectos relativos
(A) à garantia de liberdade coletiva pelo uso da força.
(B) aos anseios idealistas utópicos perante as convenções sociais.
(C) à natureza imitadora da maioria dos indivíduos diante das instituições sociais.
(D) à possibilidade de reação e reversão de processos condicionantes.
(E) às relações de poder presentes nas sociedades.
7.
Em fevereiro de 1999, o Seminário Internacional sobre Direito
Ambiental, ocorrido em Bilbao, na Espanha, propôs, na Declaração
de Viscaia, a extensão dos direitos humanos ao meio ambiente, como
instrumento de alcance universal. No parágrafo 3.o do artigo 1.o da
referida declaração, fica estabelecido: "O direito ao meio
ambiente deverá ser exercido de forma compatível com os demais
direitos humanos, entre os quais o direito ao desenvolvimento".
No Brasil, o cumprimento desse direito configura um grande desafio.
Na Região Amazônica, por exemplo, tem havido uma coincidência
entre as linhas de desmatamento e as novas fronteiras de
desenvolvimento do agronegócio, marcadas por focos de injustiça
ambiental, com frequentes casos de escravização de trabalhadores,
além de conflitos e crimes pela posse de terras, muitas vezes,
impunes.Disponível em: http://www.unicen.com.br/universoverde.
Acesso em: 9 maio 2009. (com adaptações).
Promover justiça ambiental, no caso da Região Amazônica brasileira, implica
(A) fortalecer a ação fiscalizadora do Estado e viabilizar políticas de desenvolvimento sustentável.
(B) ampliar o mercado informal de trabalho para a população com baixa qualificação profissional.
(C) incentivar a ocupação das terras pelo Estado brasileiro, em face dos interesses internacionais.
(D) promover alternativas de desenvolvimento sustentável, em razão da precariedade tecnológica local.
(E) ampliar a importância do agronegócio nas áreas de conflito pela posse de terras e combater a violência no campo.
Promover justiça ambiental, no caso da Região Amazônica brasileira, implica
(A) fortalecer a ação fiscalizadora do Estado e viabilizar políticas de desenvolvimento sustentável.
(B) ampliar o mercado informal de trabalho para a população com baixa qualificação profissional.
(C) incentivar a ocupação das terras pelo Estado brasileiro, em face dos interesses internacionais.
(D) promover alternativas de desenvolvimento sustentável, em razão da precariedade tecnológica local.
(E) ampliar a importância do agronegócio nas áreas de conflito pela posse de terras e combater a violência no campo.
A
economia solidária foi criada por operários, no início do
capitalismo industrial, como resposta à pobreza e ao desemprego que
resultavam da utilização das máquinas, no início do século XIX.
Com a criação de cooperativas (de produção, de prestação de
serviços, de comercialização ou de crédito), os trabalhadores
buscavam independência econômica e capacidade de controlar as novas
tecnologias, colocando-as a serviço de todos os membros da empresa.
Essa ideia persistiu e se espalhou: da reciclagem ao microcrédito,
já existem milhares de empreendimentos desse tipo hoje em dia, em
várias partes do mundo. Na economia solidária, todos os que
trabalham são proprietários da empresa. Trata-se da possibilidade
de uma empresa sem divisão entre patrão e empregados, sem busca
exclusiva pelo lucro e mais apoiada na qualidade do que na quantidade
de trabalho, em convivência com a economia de mercado. SINGER, Paul.
A
recente ressurreição da economia solidária no Brasil.
Disponível em:
http://www.cultura.ufpa.br/itcpes/documentos/ecosolv2.pdf. Acesso em:
23 mar. 2009. (com adaptações).
8. A economia solidária, no âmbito da sociedade capitalista, institui complexas relações sociais, demonstrando que
(A) a fraternidade entre patrões e empregados, comum no cooperativismo, tem gerado soluções criativas para o desemprego desde o início do capitalismo.
(B) a rejeição ao uso de novas tecnologias torna a empresa solidária mais ecologicamente sustentável que os empreendimentos capitalistas tradicionais.
(C) a prosperidade do cooperativismo, assim como a da pirataria e das formas de economia informal, resulta dos benefícios do não pagamento de impostos.
(D) as contradições inerentes ao sistema podem resultar em formas alternativas de produção.
(E) o modelo de cooperativismo dos regimes comunistas e socialistas representa uma alternativa econômica adequada ao capitalismo.
8. A economia solidária, no âmbito da sociedade capitalista, institui complexas relações sociais, demonstrando que
(A) a fraternidade entre patrões e empregados, comum no cooperativismo, tem gerado soluções criativas para o desemprego desde o início do capitalismo.
(B) a rejeição ao uso de novas tecnologias torna a empresa solidária mais ecologicamente sustentável que os empreendimentos capitalistas tradicionais.
(C) a prosperidade do cooperativismo, assim como a da pirataria e das formas de economia informal, resulta dos benefícios do não pagamento de impostos.
(D) as contradições inerentes ao sistema podem resultar em formas alternativas de produção.
(E) o modelo de cooperativismo dos regimes comunistas e socialistas representa uma alternativa econômica adequada ao capitalismo.
9.
A Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional (Iphan) desenvolveu o projeto "Comunidades
Negras de Santa Catarina", que tem como objetivo preservar a
memória do povo afrodescendente no sul do País. A ancestralidade
negra é abordada em suas diversas dimensões: arqueológica,
arquitetônica, paisagística e imaterial. Em regiões como a do
Sertão de Valongo, na cidade de Porto Belo, a fixação dos
primeiros habitantes ocorreu imediatamente após a abolição da
escravidão no Brasil. O Iphan identificou nessa região um total de
19 referências culturais, como os conhecimentos tradicionais de
ervas de chá, o plantio agroecológico de bananas e os cultos
adventistas de adoração.
Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=14256&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia. Acesso em: 1 jun. 2009. (com adaptações).
O texto acima permite analisar a relação entre cultura e memória, demonstrando que
(A) as referências culturais da população afrodescendente estiveram ausentes no sul do País, cuja composição étnica se restringe aos brancos.
(B) a preservação dos saberes das comunidades afrodescendentes constitui importante elemento na construção da identidade e da diversidade cultural do País.
(C) a sobrevivência da cultura negra está baseada no isolamento das comunidades tradicionais, com proibição de alterações em seus costumes.
(D) os contatos com a sociedade nacional têm impedido a conservação da memória e dos costumes dos quilombolas em regiões como a do Sertão de Valongo.
(E) a permanência de referenciais culturais que expressam a ancestralidade negra compromete o desenvolvimento econômico da região.
Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=14256&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia. Acesso em: 1 jun. 2009. (com adaptações).
O texto acima permite analisar a relação entre cultura e memória, demonstrando que
(A) as referências culturais da população afrodescendente estiveram ausentes no sul do País, cuja composição étnica se restringe aos brancos.
(B) a preservação dos saberes das comunidades afrodescendentes constitui importante elemento na construção da identidade e da diversidade cultural do País.
(C) a sobrevivência da cultura negra está baseada no isolamento das comunidades tradicionais, com proibição de alterações em seus costumes.
(D) os contatos com a sociedade nacional têm impedido a conservação da memória e dos costumes dos quilombolas em regiões como a do Sertão de Valongo.
(E) a permanência de referenciais culturais que expressam a ancestralidade negra compromete o desenvolvimento econômico da região.
Selecionado por Danúsio ALMEIDA
Um comentário:
Mto bbom... esppero q minhas respostas estejam crts.... :D
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