terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Avaliação de Filosofia - 1º Ano


1. De acordo com a tradição histórica, a fase inaugural da filosofia grega é conhecida como período:

A) Socrático; B) Pré-socrático; C) Pré-homérico; D) Homérico; E) Pré-helênico.


2. No vasto mundo grego, a filosofia teve como berço a cidade de __________, situada na Jônia, litoral ocidental da Ásia Menor. Caracterizada por múltiplas influências culturais e por um rico comércio. Essa cidade abrigou os primeiros pensadores da história ocidental a quem atribuímos a denominação filósofos. São eles: Tales, Anaximandro e Anaxímenes.

A) Eleia; B) Mileto; C) Atenas; D) Macedônia; E) Egito.

3. Explicação racional e sistemática das características do universo:

A) Cosmogonia; B) Cosmologia; C) Mitologia; D) Monismo; E) formalismo.


4. É tido como o pensador que deu inicio à indagação racional sobre o universo. Inspirando-se provavelmente em concepções egípcias, acrescidas de suas próprias observações de corpos hídricos – como rios e mares - , bem como da vida animal e vegetal, ele dizia: “tudo é água”. Para ele, água – por permanecer basicamente a mesma em todas as transformações dos corpos, apesar de assumir diferentes estados (sólido, líquido e gasoso) – seria a arché, a substancia primordial, a origem única de todas as coisas, presente em tudo o que existe.

A) Tales; B) Anaximandro; C) Anaxímenes; D) Pitágoras E) Heráclito.


5. Discípulo de Tales, procurou aprofundar as concepções do mestre sobre a origem única de todas as coisas. Para esse filósofo, o principio primordial deveria ser algo que transcendesse os limites do observável, ou seja, não se situaria em uma realidade ao alcance dos sentidos, como a água. Por isso, denominou-o ápeiron, termo grego que significa “o indeterminado”, “o infinito” no tempo.

A) Tales; B) Anaximandro; C) Anaxímenes; D) Pitágoras E) Heráclito.









6. Para Anaxímenes , o _____ seria um elemento mais sutil que a água, quase inobservável, mas que nos animaria, nos daria vida, como testemunha nossa respiração. Infinito e ilimitado, penetrando todos os vazios do universo. Também seria um principio ativo, gerador de movimento, como nos ventos.

A) Fogo; B) Ar; C) Átomo; D) Número; E) Ser.


7. Profundo estudioso da matemática, defendeu a tese de que todas as coisas são números. Conta-se que, para chegar a essa tese, primeiro teria percebido que a harmonia dos acordes musicais correspondiam certas proporções aritméticas. Supôs então, que as mesmas relações se encontrariam na natureza. Unindo essa suposição aos seus conhecimentos de astronomia – que podia, por exemplo, calcular antecipadamente o deslocamento dos astros -, concebeu a ideia de um cosmo harmônico, regido por relações matemáticas.

A) Tales; B) Anaximandro; C) Anaxímenes; D) Pitágoras E) Heráclito.


8. Estudioso da natureza e preocupado com a arché. Observava que a realidade é dinâmica e que a vida está em constante transformação. Concentrou sua reflexão sobre o que muda. Assim, o filosofo dirá que tudo flui, nada persiste nem permanece o mesmo. O ser não é mais que o vir a ser. “Tudo não podes descer duas vezes no mesmo rio, porque novas águas correm sobre ti” Para ele, o fluxo constante da vida seria impulsionado justamente pela luta de forças contrárias: a ordem e a desordem, o bem e o mal, o belo e o feio, a justiça e a injustiça.

A) Tales; B) Anaximandro; C) Anaxímenes; D) Pitágoras E) Heráclito.


9. Escola que surgiu na cidade de Eleia, que refletia sobre a realidade, a qual se oporia à preponderância fisicista dos pensadores de Mileto como ao mobilismo de Heráclito, Trata-se da chamada ________________, da qual Parmênides foi o principal expoente:

A) Escola Milésia; B) Escola Eleática; C) Escola Socrática;
D) Escola Pré- Socrática; E) Escola Jônica.


10. Discípulo de Parmênides elaborou argumentos para defender a doutrina de seu mestre. Com eles pretendia demonstrar que a própria noção de movimento era inviável e contraditória. Desses argumentos, talvez o mais célebre seja o o seu paradoxo. Estamos falando do Filosofo chamado de:

A) Tales; B) Anaximandro; C) Zenão; D) Pitágoras E) Heráclito.



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...