1. De acordo com a tradição histórica, a fase
inaugural da filosofia grega é conhecida como período:
A) Socrático; B) Pré-socrático; C)
Pré-homérico; D) Homérico; E) Pré-helênico.
2. No vasto mundo grego, a filosofia teve como berço a
cidade de __________, situada na Jônia, litoral ocidental da Ásia
Menor. Caracterizada por múltiplas influências culturais e por um
rico comércio. Essa cidade abrigou os primeiros pensadores da
história ocidental a quem atribuímos a denominação filósofos.
São eles: Tales, Anaximandro e Anaxímenes.
A) Eleia; B) Mileto;
C) Atenas; D) Macedônia; E) Egito.
3. Explicação racional e sistemática das
características do universo:
A) Cosmogonia; B) Cosmologia; C)
Mitologia; D) Monismo; E) formalismo.
4. É tido como o pensador que deu inicio à indagação
racional sobre o universo. Inspirando-se provavelmente em concepções
egípcias, acrescidas de suas próprias observações de corpos
hídricos – como rios e mares - , bem como da vida animal e
vegetal, ele dizia: “tudo é água”. Para ele, água – por
permanecer basicamente a mesma em todas as transformações dos
corpos, apesar de assumir diferentes estados (sólido, líquido e
gasoso) – seria a arché, a substancia primordial, a origem única
de todas as coisas, presente em tudo o que existe.
A) Tales; B) Anaximandro; C)
Anaxímenes; D) Pitágoras E) Heráclito.
5. Discípulo de Tales, procurou aprofundar as
concepções do mestre sobre a origem única de todas as coisas. Para
esse filósofo, o principio primordial deveria ser algo que
transcendesse os limites do observável, ou seja, não se situaria em
uma realidade ao alcance dos sentidos, como a água. Por isso,
denominou-o ápeiron, termo grego que significa “o
indeterminado”, “o infinito” no tempo.
A) Tales; B) Anaximandro; C)
Anaxímenes; D) Pitágoras E) Heráclito.
6. Para Anaxímenes , o _____ seria um elemento mais
sutil que a água, quase inobservável, mas que nos animaria, nos
daria vida, como testemunha nossa respiração. Infinito e ilimitado,
penetrando todos os vazios do universo. Também seria um principio
ativo, gerador de movimento, como nos ventos.
A) Fogo; B) Ar; C)
Átomo; D) Número; E) Ser.
7. Profundo estudioso da matemática, defendeu a tese
de que todas as coisas são números. Conta-se que, para chegar a
essa tese, primeiro teria percebido que a harmonia dos acordes
musicais correspondiam certas proporções aritméticas. Supôs
então, que as mesmas relações se encontrariam na natureza. Unindo
essa suposição aos seus conhecimentos de astronomia – que podia,
por exemplo, calcular antecipadamente o deslocamento dos astros -,
concebeu a ideia de um cosmo harmônico, regido por relações
matemáticas.
A) Tales; B) Anaximandro; C)
Anaxímenes; D) Pitágoras E) Heráclito.
8. Estudioso da natureza e preocupado com a arché.
Observava que a realidade é dinâmica e que a vida está em
constante transformação. Concentrou sua reflexão sobre o que muda.
Assim, o filosofo dirá que tudo flui, nada persiste nem permanece o
mesmo. O ser não é mais que o vir a ser. “Tudo não podes
descer duas vezes no mesmo rio, porque novas águas correm sobre ti”
Para ele, o fluxo constante da vida seria impulsionado justamente
pela luta de forças contrárias: a ordem e a desordem, o bem
e o mal, o belo e o feio, a justiça e a injustiça.
A) Tales; B) Anaximandro; C)
Anaxímenes; D) Pitágoras E) Heráclito.
9. Escola que surgiu na cidade de Eleia, que refletia
sobre a realidade, a qual se oporia à preponderância fisicista dos
pensadores de Mileto como ao mobilismo de Heráclito, Trata-se da
chamada ________________, da qual Parmênides foi o principal
expoente:
A) Escola Milésia; B) Escola
Eleática; C) Escola Socrática;
D) Escola Pré- Socrática; E) Escola
Jônica.
10. Discípulo de Parmênides elaborou argumentos para
defender a doutrina de seu mestre. Com eles pretendia demonstrar que
a própria noção de movimento era inviável e contraditória.
Desses argumentos, talvez o mais célebre seja o o seu paradoxo.
Estamos falando do Filosofo chamado de:
A) Tales; B) Anaximandro; C)
Zenão; D) Pitágoras E) Heráclito.
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