Verificando a etimologia da palavra estética, ela vem
do termo grego aistheiké, que significa “perceptível
pelos sentidos”. Seu uso consagrou-se, no entanto, mais
especificamente para referir-se a tudo o que pode ser percebido como
agradável e belo. Assim, dizemos que “algo é estético”
quando causa uma sensação aprazível, de beleza. De
modo semelhante, chamamos “centro de estética” a um lugar
onde se cuida da boa aparência ou beleza corporal.
1. A palavra estética também designa uma área
especifica de estudos filosóficos, definida pelo filósofo alemão
_____________________ (1724- 1804) como o estudo das condições
da percepção pelos sentidos.
A) Alexander Baumgarten; B)
Immanuel Kant; C) Friedrich Hegel;
D) David Hume;
E) Adorno.
2. Teria sido, porém, o alemão ______________________
(1714-1762) o primeiro a utilizar esse termo no sentido de teoria do
belo e das suas manifestações através da arte.
A) Alexander Baumgarten; B)
Immanuel Kant; C) Friedrich Hegel;
D) David Hume
3. A estética, por sua vez, parte da experiência
sensorial, da sensação, da percepção sensível para chegar a um
resultado que não apresenta a mesma clareza e distinção da lógica
e da matemática. Seu principal objeto de investigação é o
fenômeno artístico que se traduz na:
A) Beleza do prazer;
B) Obra de arte; C) Teoria do belo;
D) Percepção dos sentidos;
E) Perspectiva histórica.
4. Para os filósofos ___________________ - cuja
tradição começa na Antiguidade com o filósofo grego Platão - , a
beleza é algo que existe em si, é objetiva. De acordo com a
teoria platônica,a beleza seria uma forma ideal que
substituiria por si mesma, como um modelo, no mundo sensível e
achamos bonito só a ideia de beleza que trazemos guardada em nossa
alma.
A) Materialistas; B) Idealistas; C)
Empiristas; D) Universais; E) Subjetivos.
5. Para os materialistas empiristas, como o filósofo
escocês _____________ (1711-1776), a beleza não está propriamente
nos objetos (não é algo puramente objetivo), mas depende do gosto
individual, da maneira como cada pessoa vê e valoriza o objeto –
ou seja, o juízo do que é ou não belo é subjetivo. Esse gosto
estético seria, em grande parte, desenvolvido sob a influência da
cultura em que se vive.
A) Alexander Baumgarten; B)
Immanuel Kant; C) Friedrich Hegel;
D) David Hume;
E) Adorno.
6. Tentando superar
esse impasse, onde buscou mostrar, em seu livro Crítica da faculdade
do juízo, que, embora o juízo estético sobre as coisas seja uma
capacidade subjetiva, pessoal, há aspectos universais na percepção
estética dos indivíduos. Ou seja, nossa estrutura sensível ( os
órgãos dos sentidos) e nossa imaginação são as condições que
tornam possível a percepção estética, mas essas condições que
são comuns a todos os seres humanos e, nesse sentido, pode haver
certa universalidade nas avaliações estéticas. São
características de que tipo de Visão:
A) Visão de Hegel; B)
Visão de Kant; C) Visão Idealista;
D) Visão Empirista; E)
Visão Materialista.
7. Desde os tempos pré-históricos, o ser humano
constrói no mundo suas próprias coisas, demonstrando maior ou menor
habilidade para isso,. Ao conjunto de coisas que se distinguem por
revelar talento, perícia, habilidade e beleza costumamos associar o
nome de:
A) Beleza; B) Arte; C) Belo;
D) Percepção; E) Percepção.
8. A arte pode ter várias definições. Entre elas
encontra-se a de Susanne K. Langer (1895-1985), filósofa
estado-unidense, para quem a arte pode ser entendida como:
A) a prática de criar formas perceptíveis expressivas
do sentimento humano.
B) Estudo das condições da percepção pelos sentidos;
C) Teoria do belo e das suas manifestações;
D) Encontro do ser humano com a eternidade;
E) Fundamento do juízo de gosto.
9. O artista vive em sociedade e – queira ou não –
existe uma influência recíproca entre ele e a sociedade. O artista
– queira ou não – se apoia numa determinada concepção do
mundo, que ele exprime igualmente em seu estilo. (Arte livre ou arte
indignada?, em Revista Civilização Brasileira, n. 13, p. 176). Essa
citação acima é do pensador húngaro:
A) Octavio Paz;
B) Georg Lukács; C) Friedrich Hegel;
D) David Hume;
E) Adorno.
10. Filósofo alemão que criou o fenômeno
contemporâneo denominado indústria cultural. De acordo com
ele, a arte e os bens culturais estão submetidos, com frequência,
aos interesses do capitalismo contemporâneo e, quando isso ocorre
não passam de negócios, como qualquer outro produto do mercado.
A) Octavio Paz;
B) Georg Lukács; C) Friedrich Hegel;
D) David Hume;
E) Adorno.
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