terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Avaliação de Filosofia - 3º Ano


Verificando a etimologia da palavra estética, ela vem do termo grego aistheiké, que significa “perceptível pelos sentidos”. Seu uso consagrou-se, no entanto, mais especificamente para referir-se a tudo o que pode ser percebido como agradável e belo. Assim, dizemos que “algo é estético” quando causa uma sensação aprazível, de beleza. De modo semelhante, chamamos “centro de estética” a um lugar onde se cuida da boa aparência ou beleza corporal.

1. A palavra estética também designa uma área especifica de estudos filosóficos, definida pelo filósofo alemão _____________________ (1724- 1804) como o estudo das condições da percepção pelos sentidos.

A) Alexander Baumgarten; B) Immanuel Kant; C) Friedrich Hegel;
D) David Hume; E) Adorno.

2. Teria sido, porém, o alemão ______________________ (1714-1762) o primeiro a utilizar esse termo no sentido de teoria do belo e das suas manifestações através da arte.

A) Alexander Baumgarten; B) Immanuel Kant; C) Friedrich Hegel;
D) David Hume

3. A estética, por sua vez, parte da experiência sensorial, da sensação, da percepção sensível para chegar a um resultado que não apresenta a mesma clareza e distinção da lógica e da matemática. Seu principal objeto de investigação é o fenômeno artístico que se traduz na:

A) Beleza do prazer; B) Obra de arte; C) Teoria do belo;
D) Percepção dos sentidos; E) Perspectiva histórica.

4. Para os filósofos ___________________ - cuja tradição começa na Antiguidade com o filósofo grego Platão - , a beleza é algo que existe em si, é objetiva. De acordo com a teoria platônica,a beleza seria uma forma ideal que substituiria por si mesma, como um modelo, no mundo sensível e achamos bonito só a ideia de beleza que trazemos guardada em nossa alma.

A) Materialistas; B) Idealistas; C) Empiristas; D) Universais; E) Subjetivos.

5. Para os materialistas empiristas, como o filósofo escocês _____________ (1711-1776), a beleza não está propriamente nos objetos (não é algo puramente objetivo), mas depende do gosto individual, da maneira como cada pessoa vê e valoriza o objeto – ou seja, o juízo do que é ou não belo é subjetivo. Esse gosto estético seria, em grande parte, desenvolvido sob a influência da cultura em que se vive.

A) Alexander Baumgarten; B) Immanuel Kant; C) Friedrich Hegel;
D) David Hume; E) Adorno.
6. Tentando superar esse impasse, onde buscou mostrar, em seu livro Crítica da faculdade do juízo, que, embora o juízo estético sobre as coisas seja uma capacidade subjetiva, pessoal, há aspectos universais na percepção estética dos indivíduos. Ou seja, nossa estrutura sensível ( os órgãos dos sentidos) e nossa imaginação são as condições que tornam possível a percepção estética, mas essas condições que são comuns a todos os seres humanos e, nesse sentido, pode haver certa universalidade nas avaliações estéticas. São características de que tipo de Visão:

A) Visão de Hegel; B) Visão de Kant; C) Visão Idealista;
D) Visão Empirista; E) Visão Materialista.

7. Desde os tempos pré-históricos, o ser humano constrói no mundo suas próprias coisas, demonstrando maior ou menor habilidade para isso,. Ao conjunto de coisas que se distinguem por revelar talento, perícia, habilidade e beleza costumamos associar o nome de:
A) Beleza; B) Arte; C) Belo; D) Percepção; E) Percepção.
8. A arte pode ter várias definições. Entre elas encontra-se a de Susanne K. Langer (1895-1985), filósofa estado-unidense, para quem a arte pode ser entendida como:

A) a prática de criar formas perceptíveis expressivas do sentimento humano.
B) Estudo das condições da percepção pelos sentidos;
C) Teoria do belo e das suas manifestações;
D) Encontro do ser humano com a eternidade;
E) Fundamento do juízo de gosto.

9. O artista vive em sociedade e – queira ou não – existe uma influência recíproca entre ele e a sociedade. O artista – queira ou não – se apoia numa determinada concepção do mundo, que ele exprime igualmente em seu estilo. (Arte livre ou arte indignada?, em Revista Civilização Brasileira, n. 13, p. 176). Essa citação acima é do pensador húngaro:

A) Octavio Paz; B) Georg Lukács; C) Friedrich Hegel;
D) David Hume; E) Adorno.

10. Filósofo alemão que criou o fenômeno contemporâneo denominado indústria cultural. De acordo com ele, a arte e os bens culturais estão submetidos, com frequência, aos interesses do capitalismo contemporâneo e, quando isso ocorre não passam de negócios, como qualquer outro produto do mercado.

A) Octavio Paz; B) Georg Lukács; C) Friedrich Hegel;
D) David Hume; E) Adorno.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...