1. A separação entre
cultura popular e erudita, com a atribuição de maior valor à
segunda, está relacionada à divisão da sociedade em classes, ou
seja, é resultado e manifestação das diferenças sociais. Há, de
acordo com essa classificação, uma cultura identificada com os
segmentos populares e outra, superior, identificada com as elites.
Aqui, temos um RESUMO de:
A) Os significados de cultura;
B) Cultura segundo a Antropologia;
C) Convivência com a diferença;
D) Trocas Culturais
E) Cultura Erudita e cultura popular.
2. O
Conceito de cultura com frequência é vinculado à Antropologia,
como se fosse especifico dessa área do conhecimento. Por isso, vamos
verificar como os antropólogos, partindo de uma visão universalista
para uma visão particularista, definiram esse conceito. Uma das
primeiras definições de cultura apareceu na obra do antropólogo
inglês Edward B. Tylor (1832-1917). De acordo com esse autor,
cultura é o valor conjunto complexo de conhecimentos, crenças,
arte, moral e direito, além de costumes e hábitos adquiridos pelos
indivíduos em uma sociedade. Aqui,
temos um RESUMO de:
A) Os significados de cultura;
B) Cultura segundo a Antropologia;
C) Convivência com a diferença;
D) Trocas Culturais
E) Cultura Erudita e cultura popular.
3. Ter uma visão de
mundo. Avaliar determinado assunto sob certa ótica, nascer e
conviver em uma classe social, pertencer a uma etnia, ser homem ou
mulher são algumas das condições que nos levam a pensar na
diversidade humana, cultural e ideológica, e, consequentemente, na
alteridade, isto é, no outro ser humano, que é igual a cada um de
nós e, ao mesmo tempo, diferente. Observa-se, no entanto, grande
dificuldade na aceitação das diversidades em uma sociedade ou entre
sociedades diferentes, pois os seres humanos tendem a tomar seu grupo
ou sociedade como medida para avaliar os demais. Aqui,
temos um RESUMO de:
A) Os significados de cultura;
B) Cultura segundo a Antropologia;
C) Convivência com a diferença;
D) Trocas Culturais
E) Cultura Erudita e cultura popular.
4. No mundo
globalizado em que vivemos, tendo nosso cotidiano invadido por
situações e informações provenientes dos mais diversos lugares, é
possível afirmar que há uma cultura “pura”? Até que ponto
chegou o processo de mundialização da cultura? Em seu livro
Culturas hibridas, o pensador argentino Néstor Garcia Canclini
analisa essas questões. Lançando um olhar sobre a história, ele
declara que, até o seculo XIX, as relações culturais ocorriam
entre os grupos próximos, familiares e vizinhos, com poucos contatos
externos. Aqui, temos um RESUMO de:
A) Os significados de cultura;
B) Cultura segundo a Antropologia;
C) Convivência com a diferença;
D) Trocas Culturais
E) Cultura Erudita e cultura popular.
5. O
emprego da palavra cultura, no cotidiano, é objeto de estudo de
diversas ciências sociais. Félix Guattari, pensador francês
(1930-1992) interessado nesse tema, reuniu os diferentes significados
de cultura em três grupos, por ele designados cultura-valor,
cultura-alma coletiva e cultura-mercadoria. Cultura-valor é o
sentido mais antigo e aparece claramente na ideia de “cultivar o
espirito”. É o que permite estabelecer a diferença entre quem tem
cultura e quem não tem ou determinar se o individuo pertence a um
meio culto ou inculto, definindo um julgamento de valor sobre essa
situação. O segundo significado, designado cultura-alma coletiva, é
sinônimo de “civilização”. Ele expressa a ideia de que todas
as pessoas, grupos e povos tem cultura e identidade cultural. O
terceiro sentido, o de cultura-mercadoria, corresponde à “cultura
de massa” Ele não comporta julgamento de valor, como o primeiro
significado, nem delimitação de um território, como o segundo.
Aqui, temos um RESUMO de:
A) Os significados de cultura;
B) Cultura segundo a Antropologia;
C) Convivência com a diferença;
D) Trocas Culturais
E) Cultura Erudita e cultura popular.
6. A ideia de cultura
nasce da analise das sociedades antigas, mas o conceito de ideologia
é um produto essencialmente moderno, pois antes da Idade Moderna as
explicações da realidade eram dadas pelos mitos ou pelo pensamento
religioso. Uma das primeiras ideias sobre ideologia foi expressa por
Francis Bacon (1561- 1626), em seu livro Novum Organum (1620). Ele
não utilizava o termo ideologia, mas, ao recomendar um estudo
baseado na observação, declarava que, até aquele momento, o
entendimento da verdade estava obscurecido por ídolos, ou seja, por
ideias erradas e irracionais. Aqui, temos um RESUMO de:
A) Os significados de cultura;
B) Cultura segundo a Antropologia;
C) Convivência com a diferença;
D) Ideologia e suas origens
E) Ideologia no cotidiano
7. Em nosso cotidiano,
ao nos relacionamos com as outras pessoas, exprimimos por meio de
ações, palavras e sentimentos uma série de elementos ideológicos.
Como vivemos em uma sociedade capitalista, a logica que a estrutura,
a da mercadoria, permeia todas as nossas relações, sejam elas
econômicas, políticas, sociais ou sentimentais. Podemos dizer que
há uma modo capitalista de viver, de sentir e de pensar. Aqui,
temos um RESUMO de:
A) Os significados de cultura;
B) Cultura segundo a Antropologia;
C) Convivência com a diferença;
D) Ideologia e suas origens
E) Ideologia no cotidiano
8. Cultura
de acordo com a sua origem de sua palavra significa:
A) Ideologia; B) Alma; C) Costumes;
D) Cotidiano; E) Idéias
9. Ideologia são conjuntos de ________ que temos sobre
alguma realidade social.
A) Ideologia; B) Alma; C) Costumes;
D) Cotidiano; E) Idéias
10. Manifestações de _________________________ podem
ser facilmente observadas em nosso cotidiano. Quando lemos noticias
sobre crises enfrentadas por povos de outros passei, por exemplo, com
frequência estabelecemos comparações entre a cultura deles e a
nossa, considerando a nossa superior, principalmente se as diferenças
forem muito grandes. Na história não faltam exemplos desse tipo de
comparação: na Antiguidade os romanos chamavam de “bárbaros”
aqueles que não eram de sua cultura; no Renascimento, após os
contatos com culturas diversas propiciados pela expansão marítima,
os europeus passaram a chamar os povos americanos de “selvagens”,
e assim por diante.
A) Trabalhadores; B) Etnocentrismo; C)
Preconceito; D) Mulheres; E) Estudantes.
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