quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Avaliação de Sociologia - 3º Ano.


1. A separação entre cultura popular e erudita, com a atribuição de maior valor à segunda, está relacionada à divisão da sociedade em classes, ou seja, é resultado e manifestação das diferenças sociais. Há, de acordo com essa classificação, uma cultura identificada com os segmentos populares e outra, superior, identificada com as elites. Aqui, temos um RESUMO de:
A) Os significados de cultura; B) Cultura segundo a Antropologia;
C) Convivência com a diferença; D) Trocas Culturais
E) Cultura Erudita e cultura popular.
2. O Conceito de cultura com frequência é vinculado à Antropologia, como se fosse especifico dessa área do conhecimento. Por isso, vamos verificar como os antropólogos, partindo de uma visão universalista para uma visão particularista, definiram esse conceito. Uma das primeiras definições de cultura apareceu na obra do antropólogo inglês Edward B. Tylor (1832-1917). De acordo com esse autor, cultura é o valor conjunto complexo de conhecimentos, crenças, arte, moral e direito, além de costumes e hábitos adquiridos pelos indivíduos em uma sociedade. Aqui, temos um RESUMO de:
A) Os significados de cultura; B) Cultura segundo a Antropologia;
C) Convivência com a diferença; D) Trocas Culturais
E) Cultura Erudita e cultura popular.

3. Ter uma visão de mundo. Avaliar determinado assunto sob certa ótica, nascer e conviver em uma classe social, pertencer a uma etnia, ser homem ou mulher são algumas das condições que nos levam a pensar na diversidade humana, cultural e ideológica, e, consequentemente, na alteridade, isto é, no outro ser humano, que é igual a cada um de nós e, ao mesmo tempo, diferente. Observa-se, no entanto, grande dificuldade na aceitação das diversidades em uma sociedade ou entre sociedades diferentes, pois os seres humanos tendem a tomar seu grupo ou sociedade como medida para avaliar os demais. Aqui, temos um RESUMO de:
A) Os significados de cultura; B) Cultura segundo a Antropologia;
C) Convivência com a diferença; D) Trocas Culturais
E) Cultura Erudita e cultura popular.

4. No mundo globalizado em que vivemos, tendo nosso cotidiano invadido por situações e informações provenientes dos mais diversos lugares, é possível afirmar que há uma cultura “pura”? Até que ponto chegou o processo de mundialização da cultura? Em seu livro Culturas hibridas, o pensador argentino Néstor Garcia Canclini analisa essas questões. Lançando um olhar sobre a história, ele declara que, até o seculo XIX, as relações culturais ocorriam entre os grupos próximos, familiares e vizinhos, com poucos contatos externos. Aqui, temos um RESUMO de:
A) Os significados de cultura; B) Cultura segundo a Antropologia;
C) Convivência com a diferença; D) Trocas Culturais
E) Cultura Erudita e cultura popular.






5. O emprego da palavra cultura, no cotidiano, é objeto de estudo de diversas ciências sociais. Félix Guattari, pensador francês (1930-1992) interessado nesse tema, reuniu os diferentes significados de cultura em três grupos, por ele designados cultura-valor, cultura-alma coletiva e cultura-mercadoria. Cultura-valor é o sentido mais antigo e aparece claramente na ideia de “cultivar o espirito”. É o que permite estabelecer a diferença entre quem tem cultura e quem não tem ou determinar se o individuo pertence a um meio culto ou inculto, definindo um julgamento de valor sobre essa situação. O segundo significado, designado cultura-alma coletiva, é sinônimo de “civilização”. Ele expressa a ideia de que todas as pessoas, grupos e povos tem cultura e identidade cultural. O terceiro sentido, o de cultura-mercadoria, corresponde à “cultura de massa” Ele não comporta julgamento de valor, como o primeiro significado, nem delimitação de um território, como o segundo. Aqui, temos um RESUMO de:
A) Os significados de cultura; B) Cultura segundo a Antropologia;
C) Convivência com a diferença; D) Trocas Culturais
E) Cultura Erudita e cultura popular.

6. A ideia de cultura nasce da analise das sociedades antigas, mas o conceito de ideologia é um produto essencialmente moderno, pois antes da Idade Moderna as explicações da realidade eram dadas pelos mitos ou pelo pensamento religioso. Uma das primeiras ideias sobre ideologia foi expressa por Francis Bacon (1561- 1626), em seu livro Novum Organum (1620). Ele não utilizava o termo ideologia, mas, ao recomendar um estudo baseado na observação, declarava que, até aquele momento, o entendimento da verdade estava obscurecido por ídolos, ou seja, por ideias erradas e irracionais. Aqui, temos um RESUMO de:
A) Os significados de cultura; B) Cultura segundo a Antropologia;
C) Convivência com a diferença; D) Ideologia e suas origens
E) Ideologia no cotidiano

7. Em nosso cotidiano, ao nos relacionamos com as outras pessoas, exprimimos por meio de ações, palavras e sentimentos uma série de elementos ideológicos. Como vivemos em uma sociedade capitalista, a logica que a estrutura, a da mercadoria, permeia todas as nossas relações, sejam elas econômicas, políticas, sociais ou sentimentais. Podemos dizer que há uma modo capitalista de viver, de sentir e de pensar. Aqui, temos um RESUMO de:
A) Os significados de cultura; B) Cultura segundo a Antropologia;
C) Convivência com a diferença; D) Ideologia e suas origens
E) Ideologia no cotidiano

8. Cultura de acordo com a sua origem de sua palavra significa:
A) Ideologia; B) Alma; C) Costumes; D) Cotidiano; E) Idéias
9. Ideologia são conjuntos de ________ que temos sobre alguma realidade social.
A) Ideologia; B) Alma; C) Costumes; D) Cotidiano; E) Idéias

10. Manifestações de _________________________ podem ser facilmente observadas em nosso cotidiano. Quando lemos noticias sobre crises enfrentadas por povos de outros passei, por exemplo, com frequência estabelecemos comparações entre a cultura deles e a nossa, considerando a nossa superior, principalmente se as diferenças forem muito grandes. Na história não faltam exemplos desse tipo de comparação: na Antiguidade os romanos chamavam de “bárbaros” aqueles que não eram de sua cultura; no Renascimento, após os contatos com culturas diversas propiciados pela expansão marítima, os europeus passaram a chamar os povos americanos de “selvagens”, e assim por diante.
A) Trabalhadores; B) Etnocentrismo; C) Preconceito; D) Mulheres; E) Estudantes.

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