E.E.M.
ETELVINA BEZERRA
AVALIAÇÃO
DE FILOSOFIA
Aluno:
__________________________________N° ___ 2° ___ Professor
Danúsio ALMEIDA
1.
De acordo com a periodização tradicional, considera-se a Revolução
Francesa (1789-1799) o marco inicial da época contemporânea. Junto
com ela, nasceram os ideiais de:
A)
Liberdade, Ordem e Progresso.
B)
Liberdade, Igualdade e Fraternidade
C)
Liberdade, Razão e Progresso.
D)
Progresso, Liberdade e Razão.
E)
Razão. Ordem e Fraternidade.
2.
Esse movimento político-social foi em grande parte liderado por
grupos chamados de ___________________ que , após obterem certa
ascensão econômica, reivindicaram participação no poder político
e na construção de um novo modelo de sociedade.
A)
Trabalhadores
B)
Servos
C)
Nobres
D)
Burgueses
E)
Nobres.
3.
No plano econômico, a partir de meados do século XVIII, o
capitalismo foi se consolidando em diversos países da Europa
ocidental e, mais tarde, em outras regiões do mundo. Esse processo
de transformações, ao qual está vinculada a ___________________,
atingiu amplos setores da economia: producão de manufaturas,
agricultura, comércio, transportes etc.
A)
Revolução Científica
B)
Revolução Francesa
C)
Revolução Industrial
D)
Revolução Tecnológica
E)
Revolução Comunista.
4.
Paralelamente, a expansão e a consolidação do capitalismo foi um
processo que trouxe consigo novas formas de exploração do
_____________________________. Isso contituiria um grande problema,
pois – além dos anseios próprios das burguesias. - a Revolução
Francesa também havia trazido à cena as aspirações dos
trabalhadores urbanos e do campesinato por melhores condições de
vida. Essa exploração chama-se:
A)
Do Pensar
B)
Estado
C)
Trabalho
D)
Direito
E)
Poder
5.
Foi nesse contexto que surgiram as diversas Correntes
__________________ do século XIX e suas lutas. Uma série de
questões sociais e políticas passaram a ganhar destaque nas
reflexões filosóficas desse período. Essas correntes eram chamadas
de:
A)
Capitalistas
B)
Feudalistas
C)
Comunistas
D)
Mercantilistas
E)
Socialistas
6.
Foi um movimento cultural que se iniciou no final do século XVIII e
predominou durante a primeira metade do século XIX, envolvendo a
arte e a filosofia. Expandiu-se pela Europa e por outras regiões do
mundo, assumindo características peculiares em cada sociedade. Esse
movimento chama-se:
A)
Racionalismo
B)
Humanismo
C)
Romantismo
D)
Iluminismo
E)
Socialismo.
7.
Entre os grandes nomes do Romantismo nas artes destacam-se na
Música os compositores alemães:
A)
Novalis, Chopin e Goethe
B)
Beethoven, Brahms e Chopin
C)
Goethe, Beethoven e Brahms
D)
Chopin, Brahms e Goethe
E)
Beethoven, Chopin e Goethe.
8.
O Romantismo está presente na filosofia não como um movimento ou
corrente facilmente identificável, mas algumas de suas
características poderão ser reconhecidas em vários filósofos da
contemporaneidade. É o caso do pensamento de ______________________.
Apesar de comungar em alguns aspectos com a filosofia iluminista, o
filósofo tinha reservas em relação à crença no progresso
científico, além de ter concebido o bom selvagem, personagem
oriundo de uma idealização da natureza. Por isso, muitos o
consideram um pensador pré-romântico. Esse pensador
chama-se:
A)
Fichte
B)
Schelling
C)
Hegel
D)
Rousseau
E)
Feuerbach.
9.
O sujeito exerce um papel mais determinante no
processo do conhecimento; O que ele conhece são suas ideias, suas
representações do mundo e sua consciência. Base no pensamento
kantiano: “das coisas só conhecimentos a priori aquilo que nós
mesmos colocamos nelas”. O saber não é absoluto, mas é absoluto
como saber (Fichte). Essas são questões do Movimento Filośofico
chamado de:
A)
Racionalismo
B)
Humanismo
C)
Romantismo
D)
Iluminismo
E)
Idealismo Alemão.
10.
Principal expoente do idealismo alemão; Sua
filosofia representa o ponto culminante do racionalismo;
Reconciliação da filosofia com a realidade; Pensar a realidade como
Espírito, ou seja, não somente como substância, mas também como
sujeito. Isso significa pensar a realidade como processo, como
movimento. Esse
pensador chama-se:
A)
Fichte
B)
Schelling
C)
Hegel
D)
Rousseau
E)
Feuerbach.
Boas
Feŕias! E Sucesso!
E.E.M.
ETELVINA BEZERRA
AVALIAÇÃO
DE FILOSOFIA
Aluno:
__________________________________N° ___ 1°
___ Professor Danúsio
ALMEIDA
1.
O que é o ser humano? Ou, dito de uma maneira mais pessoal, quem
somos nós? Comecemos nossa busca pela Biologia. Sabemos que somos
seres vivos pertencentes ao reino animal e, mais especificamente, à
espécie denominada ____________________.
A)
Homo erectus
B)
Homo silver
C)
Homo cactus
D)
Homo sapiens
E)
Homo intelectus.
2.
Se comparamos o corpo humano com o de outros animais, veremos que o
nosso não é tão capacitado quanto o deles para enfrentar uma série
de dificuldades. Como ilustra o arqueológo australiano
_________________________, não temos, por exemplo, um couro
peludo como o do urso para manter o calor corporal em um ambiente
frio. O corpo humano também não é excepcionalmente bem adaptado,
como o de alguns animais, à fuga, à autodefesa ou à caça. O
Nome desse arqueológo australiano é:
A)
Salvador Dalí
B)
James Cameron
C)
Lévi-Strauss
D)
Gordon Childe
E)
Camiller.
3.
Assim, diferentemente dos outros animais, os humanos não são
apenas seres biológicos produzidos pela natureza. São também seres
que modificam o estado de :
A)
Cultura
B)
Linguagem
C)
Natureza
D)
Pureza
E)
Transição.
4.
Existe uma grande diferença entre seu comportamento e o dos animais
em geral, no que diz respeito a certas habilidades. Para dar um só
exemplo, mesmo o chimpanzé mais evoluído possui apenas rudimentos
daquilo que lhe permitiria desenvolver a Linguagem
__________________.
A)
Cultural
B)
Simbólica
C)
Natural
D)
Social
E)
Humana.
5.
Continuando nossa análise do ponto de vista biológico, essa
característica humana de aprender e inventar, de perceber,
interpretar e comunicar o que percebeu, de transformar a si mesmo e o
que está ao seu redor parece estar intimamente ligada a propriedades
de seu Sistema:
A)
Nervoso
B)
Cultural
C)
Circulatório
D)
Digital
E)
hegeliano.
6.
Graças à grande ______________ (capacidade de modelar-se e ser
modelado) de seu sistema nervoso, o ser humano contitui-se em um
organismo cuja estrutura é capaz de apresentar condutas inatas e
aprendidas, de desenvolver a lingugem, manifestar consciência e
socializar-se (cf. Maturana e Varela, Él árbol de conocimiento).
A)
Plasticidade
B)
Elasticidade
C)
Síntese
D)
Funcionalidade
E)
Fisicamente.
7.
O tema é polêmico. Alguns estudiosos afirmam que não há uma
fronteira rígida entre natureza e cultura, enquanto, para outros um
provável indicador dessa transição teria sido, em termos
históricos , a construção das primeiras ferramentas pelos seres
humanos. Estamos falando de:
A)
Ponto de transição
B)
Síntese humana
C)
Linguagem
D)
Comunicação
E)
Trabalho.
8.
“Suponhamos que num planeta desconhecido encontremos seres vivos
que fabricam utensílios. Isso não nos dará a certeza ded que eles
se incluem na ordem humana. Imaginemos agora. Esbarrarmos com seres
vivos que possuam uma lingugem que, por mias diferente que se da
nossa, possa ser traduzida por nossa liinguagem – seres, portanto,
com os quais poderíamos nos comunicar”. Essa citação é do
pensador:
A)
Salvador Dalí
B)
James Cameron
C)
Lévi-Strauss
D)
Gordon Childe
E)
Camiller.
9.
Outra vertente interpretativa, fundada pelo filósofo alemão Karl
Marx (1818- 1883), entende que é o ____________________ que
possibilita a distinção entre ser humano e animais, portanto, entre
cultura e natureza. Estamos falando do:
A)
Ponto de transição
B)
Síntese humana
C)
Linguagem
D)
Comunicação
E)
Trabalho.
10.
“Pode-se considerar a consciência, a religião e tudo o que se
quiser como distinção entre os homens e os animais; porém esta
distinção só começa a efetivar-se quando os homens iniciam a
produção dos seus meios de vida”. Essa citação é do
pensador:
A)
Salvador Dalí
B)
Marx e Engels
C)
Lévi-Strauss
D)
Gordon Childe
E)
Camiller.
Boas
Férias e Até 2015!
Nenhum comentário:
Postar um comentário