terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Avaliação de Filosofia - 2º Ano - Filosofia Contemporânea


E.E.M. ETELVINA BEZERRA
AVALIAÇÃO DE FILOSOFIA
Aluno: __________________________________N° ___ 2° ___ Professor Danúsio ALMEIDA

1. De acordo com a periodização tradicional, considera-se a Revolução Francesa (1789-1799) o marco inicial da época contemporânea. Junto com ela, nasceram os ideiais de:
A) Liberdade, Ordem e Progresso.
B) Liberdade, Igualdade e Fraternidade
C) Liberdade, Razão e Progresso.
D) Progresso, Liberdade e Razão.
E) Razão. Ordem e Fraternidade.

2. Esse movimento político-social foi em grande parte liderado por grupos chamados de ___________________ que , após obterem certa ascensão econômica, reivindicaram participação no poder político e na construção de um novo modelo de sociedade.
A) Trabalhadores
B) Servos
C) Nobres
D) Burgueses
E) Nobres.

3. No plano econômico, a partir de meados do século XVIII, o capitalismo foi se consolidando em diversos países da Europa ocidental e, mais tarde, em outras regiões do mundo. Esse processo de transformações, ao qual está vinculada a ___________________, atingiu amplos setores da economia: producão de manufaturas, agricultura, comércio, transportes etc.
A) Revolução Científica
B) Revolução Francesa
C) Revolução Industrial
D) Revolução Tecnológica
E) Revolução Comunista.

4. Paralelamente, a expansão e a consolidação do capitalismo foi um processo que trouxe consigo novas formas de exploração do _____________________________. Isso contituiria um grande problema, pois – além dos anseios próprios das burguesias. - a Revolução Francesa também havia trazido à cena as aspirações dos trabalhadores urbanos e do campesinato por melhores condições de vida. Essa exploração chama-se:
A) Do Pensar
B) Estado
C) Trabalho
D) Direito
E) Poder

5. Foi nesse contexto que surgiram as diversas Correntes __________________ do século XIX e suas lutas. Uma série de questões sociais e políticas passaram a ganhar destaque nas reflexões filosóficas desse período. Essas correntes eram chamadas de:
A) Capitalistas
B) Feudalistas
C) Comunistas
D) Mercantilistas
E) Socialistas


6. Foi um movimento cultural que se iniciou no final do século XVIII e predominou durante a primeira metade do século XIX, envolvendo a arte e a filosofia. Expandiu-se pela Europa e por outras regiões do mundo, assumindo características peculiares em cada sociedade. Esse movimento chama-se:
A) Racionalismo
B) Humanismo
C) Romantismo
D) Iluminismo
E) Socialismo.

7. Entre os grandes nomes do Romantismo nas artes destacam-se na Música os compositores alemães:
A) Novalis, Chopin e Goethe
B) Beethoven, Brahms e Chopin
C) Goethe, Beethoven e Brahms
D) Chopin, Brahms e Goethe
E) Beethoven, Chopin e Goethe.

8. O Romantismo está presente na filosofia não como um movimento ou corrente facilmente identificável, mas algumas de suas características poderão ser reconhecidas em vários filósofos da contemporaneidade. É o caso do pensamento de ______________________. Apesar de comungar em alguns aspectos com a filosofia iluminista, o filósofo tinha reservas em relação à crença no progresso científico, além de ter concebido o bom selvagem, personagem oriundo de uma idealização da natureza. Por isso, muitos o consideram um pensador pré-romântico. Esse pensador chama-se:
A) Fichte
B) Schelling
C) Hegel
D) Rousseau
E) Feuerbach.

9. O sujeito exerce um papel mais determinante no processo do conhecimento; O que ele conhece são suas ideias, suas representações do mundo e sua consciência. Base no pensamento kantiano: “das coisas só conhecimentos a priori aquilo que nós mesmos colocamos nelas”. O saber não é absoluto, mas é absoluto como saber (Fichte). Essas são questões do Movimento Filośofico chamado de:
A) Racionalismo
B) Humanismo
C) Romantismo
D) Iluminismo
E) Idealismo Alemão.

10. Principal expoente do idealismo alemão; Sua filosofia representa o ponto culminante do racionalismo; Reconciliação da filosofia com a realidade; Pensar a realidade como Espírito, ou seja, não somente como substância, mas também como sujeito. Isso significa pensar a realidade como processo, como movimento. Esse pensador chama-se:
A) Fichte
B) Schelling
C) Hegel
D) Rousseau
E) Feuerbach.
Boas Feŕias! E Sucesso!
E.E.M. ETELVINA BEZERRA
AVALIAÇÃO DE FILOSOFIA
Aluno: __________________________________N° ___ 1° ___ Professor Danúsio ALMEIDA


1. O que é o ser humano? Ou, dito de uma maneira mais pessoal, quem somos nós? Comecemos nossa busca pela Biologia. Sabemos que somos seres vivos pertencentes ao reino animal e, mais especificamente, à espécie denominada ____________________.
A) Homo erectus
B) Homo silver
C) Homo cactus
D) Homo sapiens
E) Homo intelectus.

2. Se comparamos o corpo humano com o de outros animais, veremos que o nosso não é tão capacitado quanto o deles para enfrentar uma série de dificuldades. Como ilustra o arqueológo australiano _________________________, não temos, por exemplo, um couro peludo como o do urso para manter o calor corporal em um ambiente frio. O corpo humano também não é excepcionalmente bem adaptado, como o de alguns animais, à fuga, à autodefesa ou à caça. O Nome desse arqueológo australiano é:
A) Salvador Dalí
B) James Cameron
C) Lévi-Strauss
D) Gordon Childe
E) Camiller.

3. Assim, diferentemente dos outros animais, os humanos não são apenas seres biológicos produzidos pela natureza. São também seres que modificam o estado de :
A) Cultura
B) Linguagem
C) Natureza
D) Pureza
E) Transição.

4. Existe uma grande diferença entre seu comportamento e o dos animais em geral, no que diz respeito a certas habilidades. Para dar um só exemplo, mesmo o chimpanzé mais evoluído possui apenas rudimentos daquilo que lhe permitiria desenvolver a Linguagem __________________.
A) Cultural
B) Simbólica
C) Natural
D) Social
E) Humana.

5. Continuando nossa análise do ponto de vista biológico, essa característica humana de aprender e inventar, de perceber, interpretar e comunicar o que percebeu, de transformar a si mesmo e o que está ao seu redor parece estar intimamente ligada a propriedades de seu Sistema:
A) Nervoso
B) Cultural
C) Circulatório
D) Digital
E) hegeliano.

6. Graças à grande ______________ (capacidade de modelar-se e ser modelado) de seu sistema nervoso, o ser humano contitui-se em um organismo cuja estrutura é capaz de apresentar condutas inatas e aprendidas, de desenvolver a lingugem, manifestar consciência e socializar-se (cf. Maturana e Varela, Él árbol de conocimiento).
A) Plasticidade
B) Elasticidade
C) Síntese
D) Funcionalidade
E) Fisicamente.

7. O tema é polêmico. Alguns estudiosos afirmam que não há uma fronteira rígida entre natureza e cultura, enquanto, para outros um provável indicador dessa transição teria sido, em termos históricos , a construção das primeiras ferramentas pelos seres humanos. Estamos falando de:
A) Ponto de transição
B) Síntese humana
C) Linguagem
D) Comunicação
E) Trabalho.

8. “Suponhamos que num planeta desconhecido encontremos seres vivos que fabricam utensílios. Isso não nos dará a certeza ded que eles se incluem na ordem humana. Imaginemos agora. Esbarrarmos com seres vivos que possuam uma lingugem que, por mias diferente que se da nossa, possa ser traduzida por nossa liinguagem – seres, portanto, com os quais poderíamos nos comunicar”. Essa citação é do pensador:
A) Salvador Dalí
B) James Cameron
C) Lévi-Strauss
D) Gordon Childe
E) Camiller.

9. Outra vertente interpretativa, fundada pelo filósofo alemão Karl Marx (1818- 1883), entende que é o ____________________ que possibilita a distinção entre ser humano e animais, portanto, entre cultura e natureza. Estamos falando do:

A) Ponto de transição
B) Síntese humana
C) Linguagem
D) Comunicação
E) Trabalho.

10. “Pode-se considerar a consciência, a religião e tudo o que se quiser como distinção entre os homens e os animais; porém esta distinção só começa a efetivar-se quando os homens iniciam a produção dos seus meios de vida”. Essa citação é do pensador:
A) Salvador Dalí
B) Marx e Engels
C) Lévi-Strauss
D) Gordon Childe
E) Camiller.


Boas Férias e Até 2015!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...