terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Avaliação de Filosofia sobre SER HUMANO - 1º Ano!


E.E.M. ETELVINA BEZERRA
AVALIAÇÃO DE FILOSOFIA
Aluno: __________________________________N° ___ 1° ___ Professor Danúsio ALMEIDA


1. O que é o ser humano? Ou, dito de uma maneira mais pessoal, quem somos nós? Comecemos nossa busca pela Biologia. Sabemos que somos seres vivos pertencentes ao reino animal e, mais especificamente, à espécie denominada ____________________.
A) Homo erectus
B) Homo silver
C) Homo cactus
D) Homo sapiens
E) Homo intelectus.

2. Se comparamos o corpo humano com o de outros animais, veremos que o nosso não é tão capacitado quanto o deles para enfrentar uma série de dificuldades. Como ilustra o arqueológo australiano _________________________, não temos, por exemplo, um couro peludo como o do urso para manter o calor corporal em um ambiente frio. O corpo humano também não é excepcionalmente bem adaptado, como o de alguns animais, à fuga, à autodefesa ou à caça. O Nome desse arqueológo australiano é:
A) Salvador Dalí
B) James Cameron
C) Lévi-Strauss
D) Gordon Childe
E) Camiller.

3. Assim, diferentemente dos outros animais, os humanos não são apenas seres biológicos produzidos pela natureza. São também seres que modificam o estado de :
A) Cultura
B) Linguagem
C) Natureza
D) Pureza
E) Transição.

4. Existe uma grande diferença entre seu comportamento e o dos animais em geral, no que diz respeito a certas habilidades. Para dar um só exemplo, mesmo o chimpanzé mais evoluído possui apenas rudimentos daquilo que lhe permitiria desenvolver a Linguagem __________________.
A) Cultural
B) Simbólica
C) Natural
D) Social
E) Humana.

5. Continuando nossa análise do ponto de vista biológico, essa característica humana de aprender e inventar, de perceber, interpretar e comunicar o que percebeu, de transformar a si mesmo e o que está ao seu redor parece estar intimamente ligada a propriedades de seu Sistema:
A) Nervoso
B) Cultural
C) Circulatório
D) Digital
E) hegeliano.

6. Graças à grande ______________ (capacidade de modelar-se e ser modelado) de seu sistema nervoso, o ser humano contitui-se em um organismo cuja estrutura é capaz de apresentar condutas inatas e aprendidas, de desenvolver a lingugem, manifestar consciência e socializar-se (cf. Maturana e Varela, Él árbol de conocimiento).
A) Plasticidade
B) Elasticidade
C) Síntese
D) Funcionalidade
E) Fisicamente.

7. O tema é polêmico. Alguns estudiosos afirmam que não há uma fronteira rígida entre natureza e cultura, enquanto, para outros um provável indicador dessa transição teria sido, em termos históricos , a construção das primeiras ferramentas pelos seres humanos. Estamos falando de:
A) Ponto de transição
B) Síntese humana
C) Linguagem
D) Comunicação
E) Trabalho.

8. “Suponhamos que num planeta desconhecido encontremos seres vivos que fabricam utensílios. Isso não nos dará a certeza ded que eles se incluem na ordem humana. Imaginemos agora. Esbarrarmos com seres vivos que possuam uma lingugem que, por mias diferente que se da nossa, possa ser traduzida por nossa liinguagem – seres, portanto, com os quais poderíamos nos comunicar”. Essa citação é do pensador:
A) Salvador Dalí
B) James Cameron
C) Lévi-Strauss
D) Gordon Childe
E) Camiller.

9. Outra vertente interpretativa, fundada pelo filósofo alemão Karl Marx (1818- 1883), entende que é o ____________________ que possibilita a distinção entre ser humano e animais, portanto, entre cultura e natureza. Estamos falando do:

A) Ponto de transição
B) Síntese humana
C) Linguagem
D) Comunicação
E) Trabalho.

10. “Pode-se considerar a consciência, a religião e tudo o que se quiser como distinção entre os homens e os animais; porém esta distinção só começa a efetivar-se quando os homens iniciam a produção dos seus meios de vida”. Essa citação é do pensador:
A) Salvador Dalí
B) Marx e Engels
C) Lévi-Strauss
D) Gordon Childe
E) Camiller.


Boas Férias e Até 2015!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...