quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - 1º Ano - Estrutura e Estratificação Social.


E.E.M. ETELVINA BEZERRA
AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA
Aluno: __________________________________N° ___ 1° ___ Professor Danúsio ALMEIDA

1- Os fatores da Estrutura Social que devem ser levados em consideração para analisar uma  sociedade estão na alternativa:
A) Somente o fator cultural, pois este elemento é que definirá a estrutura de uma sociedade.
B) Econômico, político, histórico, social, religioso e cultural.
C) Esportivo, político, alimentar e econômico.
D) Cultural, filosófico, religioso e esportivo
E) A felicidade e a união da população.

2. Em 2009, uma emissora de tv brasileira exibiu, no horário nobre, uma telenovela chamada Caminhos da Índia que mostrava um pouco dos costumes e hábitos dos indianos. A Sociedade Indiana está estratificada em:
A) Classe Social
B) Castas Sociais
C) Estamentos Sociais
D) Estados Sociais
E) Castação.

3. Podemos entender que Estratificação Social é:
A) A economia dividida entre os operários.
B) A igualdade entre todos os indivíduos na sociedade.
C) Divisão da sociedade em camada social.
D) A riqueza que cada um possui.
E) Nenhuma da resposta anterior.

4. (UEL – 2004) Em 1840, o francês Aléxis de Tocqueville (1805-1859), autor de A democracia na América, impressionado com o que viu em viagem aos Estados Unidos, escreveu que nos EUA, “a qualquer momento, um serviçal pode se tornar um senhor”. Por sua vez, o escritor brasileiro Luiz Fernando Veríssimo, autor de O analista de Bagé, disse, em 1999, ao se referir à situação social no Brasil: “tem gente se agarrando a poste para não cair na escala social e sequestrando elevador para subir na vida”. As citações anteriores se referem diretamente a qual fenômeno social?
a) Ao da estratificação, que diz respeito a uma forma de organização que se estrutura por meio da divisão da sociedade em estratos ou camadas sociais distintas, conforme algum tipo de critério estabelecido.
b) Ao de status social, que diz respeito a um conjunto de direitos e deveres que marcam e diferenciam a posição de uma pessoa em suas relações com as outras.
c) Ao dos papéis sociais, que se refere ao conjunto de comportamentos que os grupos e a sociedade em geral esperam que os indivíduos cumpram de acordo com o status que possuem.
d) Ao da mobilidade social, que se refere ao movimento, à mudança de lugar de indivíduos ou grupos num determinado sistema de estratificação.
e) Ao da massificação, que remete à homogeneização das condutas, das reações, desejos e necessidades dos indivíduos, sujeitando-os às idéias e objetos veiculados pelos sistemas midiáticos.

5. existem sociedades em que os indivíduos nascem numa camada social mais baixa e podem alcançar, com o decorrer do tempo, uma posição social mais elevada. esse fenômeno é conhecido como:
A) estamentação B) mobilidade social C) Estratificação social
D) castação E) Estados Sociais

6. Para Karl Marx os dois grupos contraditórios na sociedade capitalista são:

A) Patrícios e Plebeus
B) Burgueses e Proletários
C) Senhores e Servos
D-) Livres e Escravos
E)Negros e Feitores

7. O sistema de castas apresenta como características principais:
(A) Grande possibilidade de mobilidade social e fudamentação religiosa para a estratificação.
(B) É o sistema econômico que define a estratificação no sistema de castas.
(C) Fudamentação religiosa para a estratificação e nenhuma possibilidade de mobilidade social.
(D) Não há estratificação social no sistema de castas, pois todos são os indivíduos ou grupos
tratados de maneira igualitária.
(E) N.R.A

8. Na sociedade estamental, a divisão social constituía-se da seguindo forma:

(A) Nobreza, alto clero, escravos e casta.
(B) Aristocracia, alto e baixo clero e nobreza.
(C) Nobreza, alto e baixo clero, comerciantes e guerreiros.
(D) Nobreza, clero, a burguesia e trabalhadores rurais
(E) Nobreza, clero e todos os outros.

9. As principais formas de estratificação social são:
A) castas, estamentos e burguesia
B) estamentos, classes sociais e burguesia
C) estamentos, classes sociais e religiosas
D) castas, classes sociais e estamentos
E) n.d.a.

10. "O sentimento que experimento ao avistar de longe a favela da Rocinha esparramada no morro é idêntico ao de ter visto pela primeira vez, na África do Sul, o bantustão de Soweto, o gueto formado a pulso pelo regime racista do apartheid a partir dos anos de 1950. Lá está a sudoeste de Joanesburgo, o aglomerado de barracos também de madeira, zinco e papelão, lá está o gigantesco Soweto, o maior núcleo urbano da África do Sul, tão sólido quanto a Rocinha parece definitiva. No Rio de Janeiro, meu medo não é da violência nem do crime : é medo da estratificação social e da pobreza irredutível". * Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:

A) A exclusão na cidade do Rio de Janeiro difere daquela que ocorre no sistema do "apartheid" da África do Sul, pois, nessa cidade brasileira, seu fundamento está circunscrito à questão racial.
B) Soweto e Rocinha constituem-se em exemplos de bairros de maioria negra, cujos altos índices de pobreza foram equacionados pela forte atuação de políticas públicas.
C) A autora adverte sobre a existência de situações sociais similares entre o Brasil e a África do Sul, apesar de a Legislação brasileira ser politicamente oposta à sul-africana no que se refere aos dispositivos legais relativos à discriminação.
D) A África do Sul e o Brasil foram os últimos países a extinguir a escravidão, processo resultante de políticas públicas internacionais que elevou a situação econômica da população negra.
E) A autora defende a necessidade de eliminação do regime de "apartheid" brasileiro como solução para os problemas de exclusão social no país.

Boas Feŕias! E Sucesso!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...