quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA - 2º Ano - Mudança Social.


E.E.M. ETELVINA BEZERRA
AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA
Aluno: __________________________________N° ______ 2° ______ Professor Danúsio ALMEIDA

1. A Mudança Social é qualquer alteração nas formas de vida de uma sociedade. Nenhuma sociedade é perfeitamente igual a si mesma em dois momentos sucessivos de sua história. De acordo com o texto assinale a alternativa Incorreta, em relação ao contexto Mudança Social:
A) De acordo com a ideia, nota-se que toda sociedade é dinâmica.
B) É notável que no debate a cerca as mudanças sociais, podemos assinalar como modificações nas estruturas que alicerçam uma sociedade.
C) É válido ressaltar que, toda sociedade tem suas bases estruturantes estáticas, o que somente se modifica é a forma de governo ou gestão.
D) Sabe-se que quanto mais complexa são as sociedades mais rápido são os ritmos das mudanças sociais.
E) Nenhuma das alternativas acimas.
2. (Unioeste 2010) No que diz respeito às relações entre sociologia e mudanças sociais pode-se dizer que:
A) A sociologia é uma ciência que visa apreender cada sociedade em um dado momento sem poder explicar suas transformações, que são objeto da História.
B) A sociologia só e capaz de explicar as transformações derivadas das lutas entre as classes.
C) Os estudos aos quais a sociologia se dedica fundamentam-se no princípio de que mudanças e transformações só podem ocorrer quando os vários segmentos ou estratos de uma sociedade se unem para promover ou viabilizar tais mudanças.
D) A questão das mudanças sociais é um tema que se tornou objeto de reflexão sociológica a partir do que se convencionou chamar “era pós-industrial” e globalização.
E) A sociologia busca captar os fenômenos produzidos pelas ações de atores sociais que visam defender seus interesses e os fatos associados às reações e resistências àquelas ações.
3. Problemas de ordem na sala de aula com freqüência resultam das dificuldades da formação de valores e atitudes dos alunos, em face das mudanças da vida social. Sobretudo no meio urbano, e com adolescentes, isso ocorre porque
A) a família e a escola ganham mais importância que os grupos de vizinhança e a comunidade.
B) a família, a igreja e a comunidade ganham mais importância que os meios de comunicação e a vizinhança.
C) a escola e os grupos de colegas ganham mais importância que os meios de comunicação e de informação.
D) os meios de comunicação e os grupos de colegas ganham mais importância que a escola e a família.
E) os grupos primários, como a família e o grupo de colegas, ganham mais importância que a televisão.
4. É a transformação radical das estruturas sociais, políticas e econômicas de uma sociedade. É um termo que utilizamos para nos referir aos grandes processos que alteraram substancialmente a vida da humanidade: Esse termo chama-se:
A) Reforma. B) Revolução. C) Inconformismo. D) Igualdade. E) Liberdade.
5. Foi um dos pensadores, que mais influenciou o pensamento social posterior. Desde cedo rompeu com a tradição familiar, monarquista e católica, tornou-se republicano, adotando as ideias liberais, e passou a desenvolver uma atividade política e literária. Preocupou-se com a organização da nova sociedade que estava em ebulição e em grande confusão. Ele dividiu se sistema em dois campos: o estático e o dinâmico, que estariam expressos nas palavras ordem e progresso. Esse pensador chama-se:
A) August Comte. B) Karl Marx. C) Émile Durkheim. D) Max Weber. E) Nobert Elias.

6. Foi um pensador que analisou a Revolução Francesa, mas a considerou puramente política, já que não alterou a vida dos que nada tinham. De acordo com ele, apesar de ter sido fundamental para o fim do feudalismo, essa revolução foi parcial, pois. Realizada por uma minoria, não emancipou a sociedade toda. O radicalismo de uma revolução está no fato de ela ser realizada por quem é maioria na sociedade. E só o proletariado pode transformar essa sociedade. Esse pensador chama-se:
A) August Comte. B) Karl Marx. C) Émile Durkheim. D) Max Weber. E) Nobert Elias.

7. Outro Clássico da Sociologia, procurou analisar a questão da mudança social, observando que na história das sociedades, houve uma evolução da solidariedade mecânica para a orgânica por causa da crescente divisão do trabalho. Isso se deveu a fatores demográficos: o crescimento populacional e aumento da qualidade dos vínculos sociais. Esse pensador chamas-se:
A) August Comte. B) Karl Marx. C) Émile Durkheim. D) Max Weber. E) Nobert Elias.

8. Esse pensador aqui analisou a mudança social relacionada ao nascimento da sociedade capitalista. Além das condições econômicas, procurou centrar sua análise no plano das ideias, das crenças e dos valores que permitiram a mudança. No livro A Ética protestande e o espírito do capitalismo, propiciou maior acumulação de capital ao valorizar o trabalho e um modo de vida disciplinado, responsável e racional, sem gastos ostentatórios.. Esse pensador chamas-se:
A) August Comte. B) Karl Marx. C) Émile Durkheim. D) Max Weber. E) Nobert Elias.

9. (UNESP) Pode-se afirmar que a Sociologia contemporânea herdou as contribuições de autores considerados clássicos do pensamento sociológico a partir dos quais desenvolveram-se correntes teóricas distintas. Foram eles:
A) Émile Durkheim, Theodor Adorno e Max Weber.
B) Karl Marx, Max Weber e Karl Manheim.
C) Max Weber, Karl Marx e Émile Durkheim.
D) Émile Durkheim, Max Weber e Herbert Spencer.
E) Karl Marx, Émile Durkheim e Talcott Parsons.

10. (Unicentro 2012) Considerando-se as grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII — e que se estenderam no século XIX — só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais. DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. São Paulo: Persons Prentice Hall, 2004. Sobre o surgimento da Sociologia e as mudanças ocorridas na modernidade, é correto afirmar:
A) A intensificação da economia agrária em larga escala nas metrópoles gerou o êxodo para o campo.
B) O aparecimento das fábricas e o seu desenvolvimento levou ao crescimento das cidades rurais.
C) O aumento do trabalho humano nas fábricas ocasionou a diminuição da divisão do trabalho.
D) A agricultura familiar desse período foi o objeto de estudo que fez surgir as ciências sociais.
E) A antiga forma de ver o mundo não podia mais solucionar os novos problemas sociais.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...