terça-feira, 30 de junho de 2015

Avaliação de Filosofia sobre: Ciência Antiga e Moderna. Elaborada por Danúsio ALMEIDA


1. É um tipo de pensamento que investiga os fenômenos da natureza e cria conhecimentos sobre ela por um processo de experimentação. É um conhecimento sistemático e metódico. Sistemático porque é organizado e procura relacionar as várias partes que compõem esse conhecimento, segundo uma linha de raciocínio coerente. Metódico porque segue um determinado caminho previamente concebido, um método para produzir esses conhecimentos, utilizando ferramentas adequadas para a obtenção de um resultado.

A) Ciência      B) Filosofia   C) Sociologia     D) Religião      E) Política.

2. Pensador Renascentista italiano aperfeiçou o telescópio e realizou obervações astronômicas que iam ao encontro da teoria heliocêntrica, segundo a qual a Terra gira em torno do Sol, e não o contrário, como se acreditava na época.

A) Galileu       B) Copérnico         C) Newton          D) Descartes        E) Bacon.

3. Na Antiguidade grega, _______________ já procurava entender e explicar esse fato. O filósofo buscava saber por que qualquer objeto que tenha massa (“peso”) cai se estiver livre. ______________ afirmou que todo corpo físico que tem massa busca seu “lugar natural” no universo. Esse filósofo chama-se:

A) Aristóteles         B) Galileu         C) Descartes       D) Kant      E) Feyerabend

4. Invenção chinesa, é um exemplo de inovação técnica utilizada pelos europeus na época das Grandes Navegações. Ela permitiu uma orientação mais precisa dos navegadores em alto-mar.

A) GPS          B)Celular          C) Bússola         D) Internet        E) Imprensa

5. Palavra que só aparecia mais tarde, derivada da palavra latina gravitas, 'peso'. Seria então uma característica de cada corpo, e a velocidade com a qual ele cai (isto é, volta para seu lugar) seria proporcional a seu peso. Quanto mais pesado, mais rápido cairia o corpo. Essa palavra chama-se:

A) Gravidade        B) Massa          C) Peso            D) Inércia          E) Corpo

6. Filósofo, matemático e físico inglês. Dedicou-se à “Filosofia natural”, que compreendia as Ciências Naturais em geral, como a física – que, ainda nascente, se interrogava sobre as leis que organizam a natureza. Sua principal obra, Princípios matemáticos da filosofia natural, publicada em 1687, expõe a teoria da gravitação universal, segundo a qual todos os corpos do Universo – tanto os objetos no planeta Terra quanto os corpos celestes – estão sujeitos as mesmas leis naturais, que podem ser medidas, calculadas e explicadas. Esse filósofo chama-se:

A) Galileu        B) Copérnico        C) Newton        D) Descartes         E) Bacon.

7. Era um conhecimento baseado nas observações cotidianas e produzido sem método nem sistematização. Diz respeito ao senso comum. Estamos falando de:

A) Doxa           B) Episteme         C) Sensível         D) Inteligível      E) Prático.

8. Indica um conhecimento racional, também baseado na observação, mas construído de maneira sistemática e metódica. Em um sentido amplo, essa palavra grega é traduzida por 'ciência'. Estamos falando de:

A) Doxa         B) Episteme          C) Sensível           D) Inteligível          E) Prático.

9. Tendo aprendido com os egípcios a relação entre os lados de um triângulo, que filósofo foi esse que transformou tal conhecimento em um teorema, isto é, numa formulação geral.

A) Galileu     B) Pitágoras       C) Newton         D) Descartes          E) Bacon.

10. Foi um filósofo francês dos mais influentes no período moderno. Fundou a corrente filosófica do racionalismo, ao defender que o conhecimento verdadeiro só pode ser produzido pelo exercício da razão, a partir de certas ideias inatas colocadas em nossa mente por Deus, recusando a interferência dos sentidos. Além da filosofia, dedicou-se à matemática, à geometria e à física.

A) Galileu    B) Pitágoras       C) Newton          D) Descartes      E) Bacon.


 Elaborada por Danúsio ALMEIDA pelo livro A experiência do pensamento de Silvio Gallo.

Gabarito:

1. A
2. A
3. A
4. C
5. A
6. C
7. A
8. B
9. D
10. D

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...