1 História do pensamento pedagógico
brasileiro
1.1 Teoria da educação, diferentes correntes do pensamento pedagógico brasileiro.
1.2 Projeto político-pedagógico.
2 A didática e o processo de ensino e aprendizagem.
2.1 Organização do processo didático: planejamento, estratégias e metodologias, avaliação.
2.2 A sala de aula como espaço de aprendizagem e interação.
2.3 A didática como fundamento epistemológico do fazer docente.
3 Principais teorias da aprendizagem. 3.1 Inatismo, comportamentalismo, behaviorismo, interacionismo, cognitivismo.
3.2 As bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das diversas teorias de aprendizagem.
3.3 Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a psicologia e a pedagogia.
3.4 Teoria das inteligências múltiplasde Gardner.
3.5 Psicologia do desenvolvimento:aspectos históricos e biopsicossociais. 3.6 Temas contemporâneos:
bullying, o papel da escola, a escolha da profissão, transtornos alimentares na adolescência, família, escolhas sexuais. 4 Teorias do currículo
. 4.1 Acesso,permanência e sucesso do aluno na escola.
4.2 Gestão da aprendizagem.
4.3 Planejamento e gestão educacional.
4.4Avaliação institucional, de desempenho e de aprendizagem.
4.5 O professor: formação e profissão.
4.6 A pesquisa naprática docente.
4.7 A dimensão ética da profissão.
5 Aspectos legais e políticos da organização da educaçãobrasileira.
6 Políticas educacionais para a educação básica.
6.1 O ensino médio.
6.1.1 Diretrizes, ParâmetrosCurriculares Nacionais, currículo e avaliação. 6.1.2 Interdisciplinaridade e contextualização no ensino médio.
6.1.3 Oensino médio integrado: fundamentação legal e curricular.
6.2 Educação inclusiva.
6.3 Educação, trabalho, formação
Nenhum comentário:
Postar um comentário