quinta-feira, 18 de junho de 2015

EDUCAÇÃO BRASILEIRA: TEMAS EDUCACIONAIS E PEDA GÓGICOS

 1 História do pensamento pedagógico
brasileiro
 1.1 Teoria da educação, diferentes correntes do pensamento pedagógico  brasileiro. 
 1.2 Projeto político-pedagógico. 
2 A didática e o processo de ensino e aprendizagem. 
2.1 Organização do processo didático: planejamento, estratégias e metodologias, avaliação. 
2.2 A sala de aula como espaço de aprendizagem e interação.
2.3 A didática como fundamento epistemológico do fazer docente. 
3 Principais teorias da aprendizagem. 3.1 Inatismo, comportamentalismo, behaviorismo, interacionismo, cognitivismo. 
3.2 As bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das diversas teorias de aprendizagem. 
3.3 Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a psicologia e a pedagogia. 
3.4 Teoria das inteligências múltiplasde Gardner. 
3.5  Psicologia do desenvolvimento:aspectos históricos e biopsicossociais. 3.6 Temas contemporâneos:
bullying, o papel da escola, a escolha da profissão, transtornos alimentares na adolescência, família, escolhas sexuais. 4 Teorias do currículo
. 4.1 Acesso,permanência e sucesso do aluno na escola. 
4.2 Gestão da aprendizagem. 
4.3 Planejamento e gestão educacional.
 4.4Avaliação institucional, de desempenho e de aprendizagem. 
4.5 O professor: formação e profissão. 
4.6 A pesquisa naprática docente. 
4.7 A dimensão ética da profissão.
 5 Aspectos legais e políticos da organização da educaçãobrasileira. 
6 Políticas educacionais para a educação básica. 
6.1 O ensino médio. 
 6.1.1 Diretrizes, ParâmetrosCurriculares Nacionais, currículo e avaliação. 6.1.2 Interdisciplinaridade e contextualização no ensino médio. 
6.1.3 Oensino médio integrado: fundamentação legal e curricular. 
6.2 Educação inclusiva. 
6.3 Educação, trabalho, formação

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...