Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio de
Ciências Humanas e suas Tecnologias destacam que a filosofia no Ensino
Médio consiste na formação do aluno enquanto ser social, crítico e
humano, tudo isso relacionado ao verdadeiro papel da filosofia que é, à
luz da reflexão crítica, criativa e criteriosa, utilizar e aguçar o
pensar que será manifesto no falar e nas ações.
As capacidades de analisar, discutir, interpretar, esclarecer e
questionar são comportamentos que desenvolvem o “pensar reflexivo”, sem
o qual não pode existir um cidadão crítico e autônomo.
É necessário entender e enxergar a Filosofia no Ensino Médio como uma reflexão sobre temas em geral. Seu objetivo deve ser estimular a investigação dos fatos, elaborando conclusões que criem alternativas, ou seja, soluções significativas para uma comunidade, levando a uma reconstrução, a um grau de formação cultural. Nesse Sentido é fundamental rever a prática de ensino, uma vez que a filosofia não é apenas uma disciplina ela dá alicerce para um pensamento reflexivo de qualidade capaz de implicar mudanças em um meio. Tal capacidade deve ser desenvolvida em sala, mostrando o quanto, uma reflexão bem elaborada, tanto escrita como externada pode ajudar a resolver problemas ditos como impossíveis, ajudando a encontrar um equilíbrio entre os princípios individuais e os sociais.
É necessário entender e enxergar a Filosofia no Ensino Médio como uma reflexão sobre temas em geral. Seu objetivo deve ser estimular a investigação dos fatos, elaborando conclusões que criem alternativas, ou seja, soluções significativas para uma comunidade, levando a uma reconstrução, a um grau de formação cultural. Nesse Sentido é fundamental rever a prática de ensino, uma vez que a filosofia não é apenas uma disciplina ela dá alicerce para um pensamento reflexivo de qualidade capaz de implicar mudanças em um meio. Tal capacidade deve ser desenvolvida em sala, mostrando o quanto, uma reflexão bem elaborada, tanto escrita como externada pode ajudar a resolver problemas ditos como impossíveis, ajudando a encontrar um equilíbrio entre os princípios individuais e os sociais.
O papel dessa disciplina,por conseguinte, é o de preencher a
lacuna entre o “pensar e o agir”, formando cidadãos que saibam ouvir,
dialogar ativamente e, acima de tudo, que tomem decisões e realizem
julgamentos, os quais estejam preparados para colocarem em prática.
O ensino da filosofia no ensino médio tem o papel portanto, de
desenvolver no aluno uma “atitude filosófica”, ou seja, uma atitude
investigativa, interrogativa, que pergunte o que, como e por que a
coisa, a idéia ou o valor é. Contudo, se esta coisa, idéia ou valor
existe e como é que é, então, é preciso questionar o que é pensar, como é
pensar e porque há o pensar – interrogando sempre a si mesmo, o mundo e
as verdades.
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