terça-feira, 27 de outubro de 2015

Provas de Filosofia e Sociologia do Enem 2015 não estavam difíceis

Conteúdos clássicos que costumavam aparecer nas provas não caíram no Enem 2015

 As provas de Filosofia e Sociologia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 não tiveram muitas surpresas. Para o professor Guilherme Franco, que ensina as duas matérias no curso Poliedro, as questões não cobraram muito conteúdo. Além disso, conceitos e pensadores que costumavam ser pedidos no exame não caíram. "Sentimos falta de Platão, Aristóteles, Kant e Descartes", comenta Franco.


Em sociologia, houve bastante foco para a valorização do movimento negro, a questão da cidadania e também cultura. Um ponto fora da curva foi uma questão jamais vista na prova. "Eles pediram um conceito específico de Max Weber, um pensador que nunca aparecia na prova", diz.

Já em filosofia, alguns conteúdos marcantes, que estão sempre presentes nas provas do Enem, como o debate entre empirismo e racionalismo, caíram de forma bem superficial. A novidade que, segundo o professor do Poliedro, é muito positiva foi ter caído Segundo Sexo, de Simone de Beauvoir. "O exercício envolvia o feminismo, questões sociais e de gênero", explica.

Pensando em nível de dificuldade, o professor afirma que a prova se manteve no mesmo patamar. "O Enem 2015 não cobrou tanto conteúdo e também não foi, nem difícil. A dificuldade se manteve", conta.

 http://noticias.universia.com.br

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...