ENSINO DE SOCIOLOGIA por Danúsio ALMEIDA*
Quero neste primeiro momento introduzir, como posso definir este texto das Profªs Neyara de Araújo e Irlys Barreira, esta minha Professora de Cultura Brasileira na Graduação. Os principais pontos: As perguntas não serão as mesmas, como se fosse um estudo no campo das ciências sociais. E sim, de convencer, procurando responder as questões da Sociologia. E não uma coisa pronta. É importante para o Professor, este convencimento em uma sala de aula com muito jovem e a sua vida especifica.
Para Weber, o ensino de Sociologia baseia num "desencatamento" da realidade. O professor deve fazer da Sociologia uma disciplia que desperta um novo olhar para o mundo com uma racionalidade. A Sociologia como uma felicidade, como fundamento. E o professor deve ser um elo para este despertar dos seus alunos. O professor de Sociologia deve estudar sempre e entender a situação social dos seus alunos, inserindo nestas respostas, neste convencimento. O mundo é mais fundamental. A Sociologia é uma ciência da transformação, estabelecendo alternativas individuais ou coletivas. Outro ponto importante é a imaginação sociológica de Mills, que faz uma relacão entre o Homem e a Sociedade. Com este ponto torna-se comprensível as grandes questões da estrutura social. Que são de ordem privada e pública.
Por exemplo:
Numa sala de aula, somente um estudante nao compreender a explicação do professor, aqui, o problema
é dele. MAs, quando numa sala com 35 alunos matriculados, 15 alunos não compreender a explicação do professor, aqui, temos uma questão de utilidade pública. O problema é do professor que não usa uma metodologia em sala de aul. Precisamos solucionar estas questões individuais e coletivas dos nossos alunos.
Com esta imaginação sociológica partiremos para uma interdisciplinaridade da Sociologia. O professor conduzirá bem a juventude em sala de aula, se tivar uma base na sua metodologia neste campo saber, que é a Sociologia.
E como podemos entender este exemplo acima dos nossos cotidianos em Sala de aula??
Pentecoste, terra do Coco, em 14 de fevereiro de 2010.
* Danúsio é José de Almeida Cavalcante, Técnico em Turismo pelo CEFET, Graduado em Filosofia UFC e estudante de Especialização em Metodologias em Ciências Humanas e Socias pela UFC/Humanas. É professor de História no Município de São Gonçalo do Amarante e Professor de Filosofia e Sociologia desde 2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário