Olá professores!
A educação baseada em projetos
vem sendo usada como uma metodologia poderosa para melhor preparar
estudantes do século 21, já que leva os alunos a trabalhar em conjunto,
se organizar, pesquisar e executar harmonicamente. Porém, antes de levar
a metodologia para a sala de aula, será que os professores sabem como e
quais projetos trabalhar em suas disciplinas? Uma dessas novidades é o PBLU (Project Based Learning University), plataforma gratuita
que ajuda a capacitar professores para o uso de projetos em suas
disciplinas, como uma forma de agregar conteúdo e motivar os estudantes.
Conheça os oito pontos principais para um bom programa de aprendizagem baseada em projeto:
Ter conteúdo relevante. O objetivo da abordagem é trabalhar os conceitos-chave das disciplinas acadêmicas a partir de um projeto.
Desenvolver habilidades para o século 21.
Ao longo do projeto, os alunos deverão buscar uma resposta a um
problema. Para isso, eles deverão buscar referências em diferentes
fontes de informação, precisarão de pensamento crítico, habilidade de
resolução de problemas, colaboração e várias formas de comunicação –
habilidades mais refinadas que a simples memorização.
Ter espírito de exploração. Isso faz parte do processo de aprender e criar algo novo com curiosidade e motivação.
Organizar-se em torno de questões abertas. Aqui o foco está em estimular o aprendizado mais aprofundado, debates, desafios e problemas.
Criar a necessidade de saber. O
fato de ter que apresentar um produto ao fim de um período serve também
para criar a expectativa de aplicar o que se está aprendendo e fazer
com que os alunos criem laços com seu trabalho.
Dar oportunidade de voz e escolha. Os
alunos aprendem a trabalhar independentemente e assumir riscos quando
eles são instados a fazer escolhas e mostrar sua voz. Isso faz com que
aumente também o engajamento dos estudantes.
Incluir processos de revisão e reflexão. Os estudantes aprendem a dar e receber feedback para melhorar a qualidade do produto no qual estão trabalhando.
Apresentar para o público. Ao
mostrar o produto de seu esforço para outras pessoas, pessoalmente ou
on-line, aumenta-se a motivação dos alunos a fazerem trabalhos de melhor
qualidade.
Fonte: Porvir
Nenhum comentário:
Postar um comentário