quinta-feira, 28 de abril de 2016

Avaliação de Filosofia - 1º ano - Sobre origem da Filosofia, Aristoteles, Faculdade Racional, Michel Foucault e Maiêutica


1. A Filosofia já foi definida de várias maneiras. A palavra, de origem grega, é composta de phílos, que designa o 'amigo, amante'; e sophia, que significa 'sabedoria'. O significado de filosofia, portanto, é amor ou:

A) Amizade pela sabedoria 
B) Amizade pelo conflito 
C) Amizade pela opinião
D) Amizade pela arte
E) Amizade pela sociedade

2. Nascido na cidade de Estagira, na Grécia Antiga, ainda jovem mudou-se para Atenas, onde estudou com o também filósofo grego Platão. Foi Professor de Alexandre, que se tornaria imperador da Macedônia. Em Atenas, fundou uma escola, o Liceu, onde ensinava filosofia. Escreveu sobre ética, política, fisica, lógica psicologia, biologia, retórica e poética. Esse filósofo chama-se:

A) Aristóteles  
B) Michel Foucault 
C) Antonio Gramsci
D) Gilles Deleuze 
E) Sócrates

3. O filósofo Aristóteles definiu o ser humano como um “animal portador da palavra, que pensa”, isto é, um “animal racional”. Segundo ele, “a filosofia é a atividade mais digna de ser escolhida pelos homens”, uma vez que nela o ser humano exercita sua Faculdade __________________.

A) Mental 
B) Racional 
C) Conceitual 
D) Cognitiva 
E) Vida.

4. Pensador francês que se dedicou a vários campos do conhecimento, como a filosofia, a história e psicologia. Entre 1970 e 1984 foi professor no Collége de France, uma das instituições de maior prestígio naquele país. Escreveu sobre vários assuntos, entre eles a sexualidade, a loucura e as instituições disciplinares, como prisão e a escola. Em seus últimos anos de vida, dedicou-se a estudar a filosofia grega antiga, preocupado com o tema da formação ética. Entre seus vários livros, destacam-se As palavras e as coisas e Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Esse filósofo chama-se:

A) Aristóteles 
B) Michel Foucault 
C) Antonio Gramsci
D) Gilles Deleuze  
E) Sócrates

4. De acordo com Foucault, na reflexão em busca do conhecimento, a filosofia elabora:

A) Conceitos 
B) Palavras 
C) Artes 
D) Ciências 
E) Filosofias

5. Jornalista e filósofo italiano. Militante comunista, passou muitos anos preso sob o governo do líder fascistata Benito Mussolini. Foi na prisão que escreveu boa parte de sua obra filosófica, de crítica social e política. Esse filósofo chama-se:

A) Aristóteles 
B) Michel Foucault 
C) Antonio Gramsci
D) Gilles Deleuze 
E) Sócrates

6. Dedicam-se à filosofia de modo mais intenso, fazendo dessa atividade sua profissão e sua vida. Eles problematizaram diversas questões, pensam, criam conceitos, escrevem textos e livros. São os chamados:

A) Historiadores 
B) Filósofos  
C) Sociólogos 
D) Antropólogos 
E) Físicos

7. É considerado o primeiro filósofo. Nasceu na região da Jônia, hoje Turquia, e era apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Foi o primeiro a afirmar que há um princípio universal do qual todas as coisas derivam ( que os gregos chamavam de arkhé ) e que este princípio seria o elemento água. Teve diversos seguidores na chamada Escola Jônica, os quais, embora concordassem com a ideia de arkné, afirmavam ser ela relacionada a outro elemento que não a água. Esse filósofo chama-se:

A) Aristóteles 
B) Tales de Mileto 
C) Antonio Gramsci
D) Gilles Deleuze 
E) Sócrates

8. Nascido em Atenas, na Grécia, é considerado um dos filósofos mais importantes de todos os tempos. Sócrates ensinava gratuitamente em praça pública. Reorientou o enfoque da filosofia grega, antes voltada para o estudo da natureza, centrando o interesse no homem. Acusado de corromper a juventude e de renegar os deuses atenienses. Foi condenado à morte por meio da ingestão de um veneno chamado cicuta. Sua produção filosófica está documentada na obra de Platão. Esse filósofo chama-se:

A) Aristóteles 
B) Tales de Mileto 
C) Antonio Gramsci
D) Gilles Deleuze 
E) Sócrates

9. Sócrates dizia que, assim como sua mãe havia sido uma parteira, que dava à luz as crianças, ele queria dar à luz as ideias. Seu estilo filosófico ficou como:

A) Dialógica 
B) Discursiva 
C) Maiêutica
D) Peripatético 
E) Competição

10. Filósofo nascido em Atenas e filho de família aristocrática, era um crítico do regime democrático. Após a morte de seu mestre Sócrates, dedicou-se a escrever diálogos, difundindo suas ideias a respeito da política, da virutde, do amor, do conhecimento, da origem do Universo. Criou uma escola em Atenas, a Academia, onde ensinou filosofia para seus discípulos, tendo sido Aristóteles o mais famoso deles. Esse filósofo chama-se:

A) Aristóteles 
B) Tales de Mileto 
C) Platão.
D) Gilles Deleuze 
E) Sócrates









Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...