quinta-feira, 28 de abril de 2016

Avaliação de Filosofia - 2º Ano - Sobre Corpo e alma, natureza humana, condição humana e existência.

Avaliação de Filosofia - 2º Ano:

1. Essa inscrição considera o ser humano como a fonte de todo o conhecimento e o meio pelo qual é possível conhecer os outros, o mundo e até mesmo os deuses. Uma vez que aquela exigência única fosse cumprida por meio da prática da filosofia – para Sócrates, uma forma de autoconhecimento – a vida, examinada e investigada, tornaria-se mais digna de ser vivida. Essa inscrição chama-se:

A) Conhece-te a ti mesmo 
B) Só sei que nada sei 
C) Ninguem nasce feliz
B) Trabalhdores uni-vos 
E) A existência é anterior à essência

2. Platão adverte que a ideia de sermos guiados pela alma não significa uma negação do corpo: o bom uso da alma depende da saúde do corpo, por issso deve-se cuidar dele. É a ginástica do corpo que possibilita a ginástica da alma, a filosofia. Além disso, uma vez controlados os instintos e as paixões do corpo, a alma pode dedicar-se às ideias. Essa teoria foi a base daquilo que seria chamado de:

A) Existencialismo 
B) Maiuêtica 
C) Fenomenologia
D) Dualismo psicofísico 
 E) Essência

3. Na Idade Média, a filosofia esteve estreitamente ligada à religião. A Igreja utilizava argumentos filosóficos para reforçar os ensinamentos cristãos. O ser humano era considerado criação e instrumento de:

A) Sabedoria 
B) Deus 
C) Alma 
D) Palavra 
E) Ser

4. Movimento de renovação cultural que se difundiu na Europa e que recuperou a valorização das qualidades humanas. O próprio ser humano ( antropocentrismo ) foi a forma de recuperar a “dignidade humana”. Esse movimento chama-se:

A) Renascimento 
B) Iluminismo 
C) Existencialismo
D) Fenomenologia 
E) Romantismo

5. Exerceu vários cargos políticos na Inglaterra, chegando a ser conselheiro do rei Henrique VIII, Católico radical, recusou-se a reconhecer o divórcio do rei, razão pela qual foi condenado à morte e decapitado. No século XX foi canonizado santo pela Igreja Católica. Escreveu diversas obras, das quais a mais conhecida é o diálogo Utopia de 1516, na qual descreve uma fantasiosa sociedadeperfeita na ilha de Utopia. Esse pensador chama-se:

A) Thomas More 
B) Pico de la Mirandola
C) Erasmo de Roterdã
D) Rousseau
E) Jean Paul Sartre

6. Na busca pelo sentido do humano, uma pergunta frequenta é: o que há em nós que nos faz humanos, nos tornando sigulares em relação a todos os seres da natureza? Em outras palavras: qual é a natureza humana? Nessa pergunta está implícita a ideia de que existe uma essência humana que nos distingue, por exemplo, dos animais, dos vegetais, dos minerais, etc. Tendo em vista a definição da natureza humana. Aristóteles ressaltou que os humanos são seres:

A) Éticos 
B) Racionais 
C) Econômicos 
D) Lúdicos 
E) Pensantes

7. Filósofa alemã de origem judaica, estudou com alguns dos principais filósofos alemães do século XX, como Heidegger, Husserl e Jaspers. Foi vítima do nazismo, mas conseguiu fugir de uma campo de concentração. Exilou-se em paíse europeus no início da de 1930 e, desde 1941, nos Estados Unidos, onde viveu até a morte. Entre suas várias obras, destacam-se As origens do totalitarismo (1951); A condição humana ( 1958 ); e A vida do espírito ( 1971 ). Essa filósofa chama-se:

A) Hannah Arendt 
B) Simone de Beavouir 
C) Marilena Chauí
D) Safo  
E) Maria Aparecida

8. É aquilo que nos permite que, exercendo uma vida ativa, sejamos humanos de fato. Mas, ressalta Arendt, essa noção não explica, não define o que somos; ela nos condiciona, nos dá um horizonte no qual construimos nossa vida, mas não nos determina de modo absoluto. Uma natureza humana só poderia ser conhecida do ponto de vista de uma divindade, de um ser que estivesse acima dos humanos. Essa característica chama-se:

A) Condição humana 
B) Natureza humana 
C) Trabalho alienado
D) Existência humana 
E) Essência humana.

9. Filósofo e teólogo dinamarquês, inspirado em Sócrates e crítico de Hegel, procurou construir uma filosofia voltada para a interrogação da vida. Entre seus livros, destacam: O conceito de ironia ( 1840 ); Migalhas filosóficas ( 1844 ); O conceito de angústia ( 1844 ); e O desespero humano ( 1849 ). No Século XIX, afirmou que para compreender a vida humana o filósofo deve pensar sobre sua própria vida. Ele produziu uma filosofia com forte caráter psicológico, de certo modo como uma reação às ideias do filósofo alemão Friedrich Hegel, que procurava estabelecer uma filosofia ancorada na razão e que desejava abarcar a totalidade dos saberes. Esse pensador chama-se:

A) Soren Kierkegaard 
B) Friedrich Hegel 
C) Edmund Husserl
D) Martin Heidegger 
E) Jean Paul Sartre

10. No século XX, cenário de duas guerras mundiais, a filosofia procurou novos caminhos para pensar sobre a humanidade. Um deles desembocou na corrente denominada _____________________, desenvolvida a partir do enfoque na vida humana humana herdado do século XIX. Essa corrente chama-se


A) Renascimento 
B) Iluminismo  
C) Existencialismo
D) Fenomenologia 
E) Romantismo

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...