1.
(ENEM 2013) Nasce daqui uma questão: se
vale mais ser amado que temido ou temido que amado. Responde-se que
ambas as coisas seriam de desejar; mas porque é difícil juntá-las,
é muito mais seguro ser temido que amado, quando haja de faltar uma
das duas. Porque dos homens se pode dizer, duma maneira geral, que
são ingratos, volúveis, simuladores, covardes e ávidos de lucro, e
enquanto lhes fazes bem são inteiramente teus, oferecem-te o sangue,
os bens, a vida e os filhos, quando, como acima disse, o perigo está
longe; mas quando ele chega, revoltam-se.
MAQUIAVEL,
N. O príncipe. Rio de Janeiro: Bertrand, 1991.
A
partir da análise histórica do comportamento humano em suas
relações sociais e políticas, Maquiavel define o homem como um ser
A)
Munido de virtude, com disposição nata a praticar o bem a si e aos
outros.
B)
Possuidor de fortuna, valendo-se de riquezas para alcançar êxito na
política.
C)
Guiado por interesses, de modo que suas ações são imprevisíveis e
inconstantes.
D)
Naturalmente racional, vivendo em um estado pré-social e portando
seus direitos naturais.
E)
Sociável por natureza, mantendo relações pacíficas com seus
pares.
2.
(UEL) “Toda cidade [polis], portanto, existe naturalmente,
da mesma forma que as primeiras comunidades; aquela é o estágio
final destas, pois a natureza de uma coisa é seu estágio final.
(...) Estas considerações deixam claro que a cidade é uma criação
natural, e que o homem é por natureza um animal social, e um homem
que por natureza, e não por mero acidente, não fizesse parte de
cidade alguma, seria desprezível ou estaria acima da humanidade.”
(ARISTÓTELES. Política. 3. ed. Trad. De Mário da Gama Kuri.
Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1997. p. 15.)
De
acordo com o texto de Aristóteles, é correto afirmar que a polis:
A)
É instituída por uma convenção entre os homens.
B)
Existe por natureza e é da natureza humana buscar a vida em
sociedade.
C)
Passa a existir por um ato de vontade dos deuses, alheia à vontade
humana.
D)
É estabelecida pela vontade arbitrária de um déspota.
E)
É fundada na razão, que estabelece as leis que a ordenam.
3.
Filme inspirado no romancce homônimo do escritor George Orwell, uma
fábula satírica e trágica sobre o poder, o filme narra luta dos
animais de uma fazenda para se libertar do domínio do fazendeiro. A
revolução surte efeito e os animais assumem a gerência da fazenda.
Mas isso até o momento em que a ganância pelo poder gera uma
disputa entre os próprios animais, e a gerência volta a estar sob o
domínio autoritário e tirânico de uma liderança que manipula as
vontades alheias, utilizando-se para isso de todos os meios
possíveis. Esse filme chama-se:
A)
A Revolução dos Bichos
B) Tempos Modernos
C) Tróia
D) 300
E) Alexandre
4. Consiste na capacidade e
oportunidade e oportunidade de impor ao outro sua própria vontade. É
poderoso aquele que por alguma razão é o mais forte e pode mandar,
dar ordens. Os que não são poderosos obedecem, submeten-se à
vontade do poderoso. Essa definição chama-se:
A) Poder
B)
Autoridade
C) Repressão
D) Catalisação
E) Macroscópica
5. Capacidade de reprimir as
vontades dos governados pela vontade do governante. O que pode ser
compreendido por meio de uma equação do poder, composta da
seguiinte razão: para que haja um equilíbrio na organização
social, é necessário que a quantidade de poder que o governante
detém seja proporcional à quantidade de poder que os governados não
têm. Essa capacidade chama-se:
A) Poder
B)
Autoridade
C) Repressão
D) Catalisação
E) Macroscópica
6. No século XX, Michel
Foucault construiu um conceito de poder diferente. Olhando para as
microrrelações sociais, ele afirmou que o poder permeia tudo, está
em todos os lugares, constituindo como que uma rede que cobre toda a
sociedade. A esse tipo de análise ele denominou de
______________________, pois a atenção está voltada para as
pequenas relações, não para os grandes movimentos políticos. Essa
denominação chama-se:
A) Poder
B) Autoridade
C) Repressão
D)Microfísica do poder
E) Macroscópica
7. Devemos levar em conta,
também, o poder como fonte de produção social. É o que Foucault
denomina de ______________________. constrói-se toda uma maquinaria
por meio da qual o poder se exerce, interditando certas ações mas
também produzindo outras. Essa denominação chama-se:
A) Poder
B) Autoridade
C) Repressão
D)Microfísica do poder
E) Tecnologia do poder.
8. Era de uma família
aristocrática e por parte de sua mãe, Perictione, descendia de
Sólon, o grande legislador ateniense. Ele viveu durante o período
de decadência da democracia de Atenas, por isso chegou a pensar que
aquela forma de democracia não fosse uma boa forma de governo. Ele
pensava que os melhores e mais capazes são os que deveriam governar
a cidade. Essa filósofo chama-se:
A)
Aristóteles
B) Tales de
Mileto
C) Platão.
D) Gilles Deleuze
E) Sócrates
9. Livro clássico que se tornou um clássico sobre a arte de
governar, constituindo até hoje uma referência para aqueles que se
dedicam à Política. Essao obra de Maquiavel recebeu interpretações
polêmicas. De um lado, há aqueles que veem ali a defesa de um
governo forte e centralizador e de outro, mostram o funcionamento dos
mecanismos do poder político, chamando a atenção os perigos da
tirania. Esse livro chama-se:
A) O Principe
B) O Soberano
C) O Monarca
D)
O Guerreiro
E) O Rebelde
10. Denominação dada a pessoa falsa, ardilosa, age de modo desleal.
Na Política é algo a ser evitado. Porém, o que Maquiavel fez foi
mostrar como as coisas efetivamente se passam no poder.
Essa denominação chama-se:
A) Maquiavelismo
B) Virtuosidade
C) Eticidade
D) Corrupção
E) Espiritualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário