quinta-feira, 28 de abril de 2016

Avaliação de Filosofia - 3º Ano - Sobre Poder e Política: Poder e autoridade e Pensamento político grego.


1. (ENEM 2013) Nasce daqui uma questão: se vale mais ser amado que temido ou temido que amado. Responde-se que ambas as coisas seriam de desejar; mas porque é difícil juntá-las, é muito mais seguro ser temido que amado, quando haja de faltar uma das duas. Porque dos homens se pode dizer, duma maneira geral, que são ingratos, volúveis, simuladores, covardes e ávidos de lucro, e enquanto lhes fazes bem são inteiramente teus, oferecem-te o sangue, os bens, a vida e os filhos, quando, como acima disse, o perigo está longe; mas quando ele chega, revoltam-se.

MAQUIAVEL, N. O príncipe. Rio de Janeiro: Bertrand, 1991.

A partir da análise histórica do comportamento humano em suas relações sociais e políticas, Maquiavel define o homem como um ser

A) Munido de virtude, com disposição nata a praticar o bem a si e aos outros.
B) Possuidor de fortuna, valendo-se de riquezas para alcançar êxito na política.
C) Guiado por interesses, de modo que suas ações são imprevisíveis e inconstantes.
D) Naturalmente racional, vivendo em um estado pré-social e portando seus direitos naturais.
E) Sociável por natureza, mantendo relações pacíficas com seus pares.

2. (UEL) “Toda cidade [polis], portanto, existe naturalmente, da mesma forma que as primeiras comunidades; aquela é o estágio final destas, pois a natureza de uma coisa é seu estágio final. (...) Estas considerações deixam claro que a cidade é uma criação natural, e que o homem é por natureza um animal social, e um homem que por natureza, e não por mero acidente, não fizesse parte de cidade alguma, seria desprezível ou estaria acima da humanidade.” (ARISTÓTELES. Política. 3. ed. Trad. De Mário da Gama Kuri. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1997. p. 15.)
De acordo com o texto de Aristóteles, é correto afirmar que a polis:

A) É instituída por uma convenção entre os homens.
B) Existe por natureza e é da natureza humana buscar a vida em sociedade.
C) Passa a existir por um ato de vontade dos deuses, alheia à vontade humana.
D) É estabelecida pela vontade arbitrária de um déspota.
E) É fundada na razão, que estabelece as leis que a ordenam.

3. Filme inspirado no romancce homônimo do escritor George Orwell, uma fábula satírica e trágica sobre o poder, o filme narra luta dos animais de uma fazenda para se libertar do domínio do fazendeiro. A revolução surte efeito e os animais assumem a gerência da fazenda. Mas isso até o momento em que a ganância pelo poder gera uma disputa entre os próprios animais, e a gerência volta a estar sob o domínio autoritário e tirânico de uma liderança que manipula as vontades alheias, utilizando-se para isso de todos os meios possíveis. Esse filme chama-se:

A) A Revolução dos Bichos 
B) Tempos Modernos  
C) Tróia
D) 300 
 E) Alexandre
 
4. Consiste na capacidade e oportunidade e oportunidade de impor ao outro sua própria vontade. É poderoso aquele que por alguma razão é o mais forte e pode mandar, dar ordens. Os que não são poderosos obedecem, submeten-se à vontade do poderoso. Essa definição chama-se:

A) Poder 
B) Autoridade 
 C) Repressão 
D) Catalisação 
E) Macroscópica

5. Capacidade de reprimir as vontades dos governados pela vontade do governante. O que pode ser compreendido por meio de uma equação do poder, composta da seguiinte razão: para que haja um equilíbrio na organização social, é necessário que a quantidade de poder que o governante detém seja proporcional à quantidade de poder que os governados não têm. Essa capacidade chama-se:

A) Poder 
B) Autoridade 
C) Repressão 
D) Catalisação 
E) Macroscópica

6. No século XX, Michel Foucault construiu um conceito de poder diferente. Olhando para as microrrelações sociais, ele afirmou que o poder permeia tudo, está em todos os lugares, constituindo como que uma rede que cobre toda a sociedade. A esse tipo de análise ele denominou de ______________________, pois a atenção está voltada para as pequenas relações, não para os grandes movimentos políticos. Essa denominação chama-se:

A) Poder 
B) Autoridade 
C) Repressão 
D)Microfísica do poder 
 E) Macroscópica

7. Devemos levar em conta, também, o poder como fonte de produção social. É o que Foucault denomina de ______________________. constrói-se toda uma maquinaria por meio da qual o poder se exerce, interditando certas ações mas também produzindo outras. Essa denominação chama-se:
A) Poder 
B) Autoridade 
C) Repressão 
D)Microfísica do poder 
E) Tecnologia do poder.

8. Era de uma família aristocrática e por parte de sua mãe, Perictione, descendia de Sólon, o grande legislador ateniense. Ele viveu durante o período de decadência da democracia de Atenas, por isso chegou a pensar que aquela forma de democracia não fosse uma boa forma de governo. Ele pensava que os melhores e mais capazes são os que deveriam governar a cidade. Essa filósofo chama-se:

A) Aristóteles 
B) Tales de Mileto 
C) Platão.
D) Gilles Deleuze 
E) Sócrates

9. Livro clássico que se tornou um clássico sobre a arte de governar, constituindo até hoje uma referência para aqueles que se dedicam à Política. Essao obra de Maquiavel recebeu interpretações polêmicas. De um lado, há aqueles que veem ali a defesa de um governo forte e centralizador e de outro, mostram o funcionamento dos mecanismos do poder político, chamando a atenção os perigos da tirania. Esse livro chama-se:

A) O Principe 
 B) O Soberano 
 C) O Monarca 
D) O Guerreiro 
 E) O Rebelde

10. Denominação dada a pessoa falsa, ardilosa, age de modo desleal. Na Política é algo a ser evitado. Porém, o que Maquiavel fez foi mostrar como as coisas efetivamente se passam no poder.
Essa denominação chama-se:

A) Maquiavelismo 
B) Virtuosidade 
C) Eticidade
D) Corrupção 
E) Espiritualidade.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...