quinta-feira, 28 de abril de 2016

Avaliação de Filosofia sobre Cidade justa, temperamento e alma

Avaliação de Filosofia – 2º ano ____ Professor Danúsio ALMEIDA
Aluno: _________________________________________ Nº _____


1º Platão escreveu o diálogo A República. Nesta obra, o filósofo grego trata da idéia de justiça e a exemplifica com um modelo perfeito:   ________________, lugar em que as pessoas encontrariam a felicidade, porque, segundo ele, viveriam de acordo com sua própria natureza, o que as tornaria mais aptas a fazer a escolha certa entre os valores e agir corretamente. Esse modelo perfeito chama-se:
A) a alma justa           
B) a cidade justa                         
C) a vida justa  
D) a felicidade justa                             
E) a ética justa.

2. Na cidade ideal pensada por Platão, as crianças, ao nascerem, seriam entregues aos cuidados do Estado e todos receberiam a mesma educação, baseada em ginástica para bem formar o corpo e música para bem formar a alma. Na medica em que elas avançassem no processo de instrução, seriam também observadas pelos adultos, seus educadores, que deveriam reconhecer aos poucos no comportamento dos seus pupilos a natureza ou o __________ de cada um.

A) temperamento          
B) caráter             
C)  valor            
D) prazer            
 E)  comportamento

3. Platão via o ser humano como uma articulação entre corpo e alma. Para ele, a psique era o elemento que dava vida ao corpo, considerado pura matéria. Palavra oriunda do grego, psique foi traduzida para o latim com anima, aquilo que dá ânimo, o 'sopro da vida'; é dessa palavra latina que deriva a palavra:

A) cidade            
B)  alma               
C) valor                
D) temperamento              
E) caráter

4. Platão afirmava que cada um de nós tem três almas distintas. Uma “alma inferior”, que se subdivide em duas, está intimamente ligada ao corpo, sendo tão mortal quanto ele, e uma “alma superior”, essa sim eterna e imutável. Essa três almas têm uma relação direta com nosso comportamento com nosso forma de agir. Por isso, Platão afirma que cada um de nós tem um _____________________, que é a forma como as três almas de temperam, se misturam, com uma delas predominando.

A) Temperamento
B) Caráter
C) Valor
D) Prazer
E) Amor

5. As pessoas de caráter concupiscível seriam responsáveis pela produção, os artesãos e profissionais em geral. Viveriam de forma absolutamente livre, como pode seu caráter. Aquelas que vivem de acordo com as emoções (os de caráter irascível) seriam os guerreiros, os guardiões da cidade, pois viveriam de acordo com sua coragem. Por fim, as pessoas de caráter racional seriam os administradores, responsáveis pelas atividades de gestão, pois seriam capazes de governar com justiça. Essas são características da:

A)Historicidade dos valores  
B) Cidade justa  
C) Universalidade do valor
D) Duas felicidades
E) Escolha e liberdade.

6. Uma característica que cada individuo possui e faz com que seja capaz de fazer o bem para si mesmo. Estamos falando da _______________ , que para Platão é o principal valor compartilhado pelos cidadãos da cidade justa, porque é aquilo que move suas ações. O político, por exemplo, que procede com razão, legislando em observância às leis e gerindo os bens públicos de acordo com as necessidades da cidade. Essa característica é a:

A)Virtude       B) Liberdade       C) Justiça      D) Honestidade       E) Verdade

7. Fez uma pesada crítica à ideia platônica de universaalidade dos valores. Esse filósofo alemão argumentou que eles são produzidos historicamente, de acordo com a situação do indivíduo no contexto social. Por essa razão, ele anunciou que a principal tarefa da filosofia seria produzir uma escala de valores, mostrando sua hierarquia. Esse filósofo chama-se:

A)Friedrich Nietzche                 B)Michel Foucault                C) Jean Paul Sartre
D) Edmund Husserl                   E) Félix Guattari

8.  Termo que designa o estudo filosófico do fenômeno, isto é ‘daquilo que aparece. Edmund Husserl se destacou com a publicação da obra Investigações lógicas de 1901. Esse termo é :

A)Existencialismo                      B)Fenomenologia                  C)Psicologia   
D)Filosofia                                 E)Hermeutica

9. Em sua obra O ser e o nada, o filósofo _______________  discute a universalidade do valor. Ele fala em “ser do valor”, que seria uma produção da consciência.
 Esse filósofo chama-se:

A)Friedrich Nietzche                 B)Michel Foucault                C) Jean Paul Sartre
D) Edmund Husserl                   E) Félix Guattari

10. Para Sartre, humano é um ser ______________, e o valor é a forma de ser da consciência. Esse ser é:
A)Consciente      B)Inconsciente   C)Justo   D)Verdadeiro E) Racional

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...