sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Orientaçãos Pedagógicas!

Estamos iniciando um novo processo de reorganização dos tempos e espaços escolares com foco na qualificação do processo educativo. Essa reorganização passa pelas novas possibilidades de disposição dos tempos para desenvolver os componentes curriculares e também pela reestruturação das horas-atividade prevista na carga-horária dos professores destinadas ao planejamento, formação contínua e preparação de materiais didático-pedagógicos, na escola.
Para esclarecer professores e gestores escolares sobre a utilização do tempo referente a horas-atividade, na iminência da ampliação para 1/3 de acordo com a Lei nº 11.738, elaboramos estas orientações para dirimir dúvidas ainda existentes quanto a gestão desse tempo e sobre alternativas possíveis para melhor aproveitá-lo, de modo que os profissionais do magistério possam qualificar suas práticas por meio de atividades individuais e coletivas, com a orientação da equipe escolar de suporte à sala de aula, de acordo com as
definições estabelecidas no Projeto Político Pedagógico (PPP) e por meio das orientações do Núcleo Gestor de cada Unidade Escolar.
Essas orientações estão organizadas a partir de dois questionamentos: O que está expresso na normatização da educação pública a respeito das horas-atividade dos professores? Como a escola pode
utilizar este tempo dos professores para apoiá-los no processo de qualificação da prática pedagógica?

Usaremos neste documento o termo hora-atividade para nos referirmos ao tempo da carga-horária dos professores destinado à atividades extra-classe.

Tempo de hora-atividade pelo professor, com o acompanhamento do suporte pedagógico da escola. O Art. 6º, inciso IV, esclarece que são “consideradas como horas de atividades aquelas destinadas à preparação e avaliação do trabalho didático, à colaboração com a administração da escola, às reuniões pedagógicas, à articulação com a comunidade e ao aperfeiçoamento profissional, de acordo com a proposta pedagógica de cada escola.”
É importante destacar, ainda nesta contextualização, o que a LDB estabelece sobre as incumbências dos
docentes no desenvolvimento das atividades profissionais na escola.
Art. 13 – Os docentes incumbir-se-ão de: I – participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
II – elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
III – zelar pela aprendizagem dos alunos;
IV – estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; 
V – ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar
integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao
desenvolvimento profissional;
VI – colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

O que fica bastante claro em todos estes instrumentos normativos é que as horas-atividade dos professores devem ser utilizadas para melhorar a prática docente, ampliando as condições pedagógicas para garantir o direito à aprendizagem dos estudantes. Nessa perspectiva, esse tempo deve ser considerado estratégico pelos professores e gestores escolares, que devem propiciar, na escola, e somente fora dela quando a estratégia da equipe gestora ou das coordenadorias regionais da educação assim demandarem, as condições necessárias para que os professores possam se envolver em práticas de estudos e aprendizagem cooperativa com seus pares.

Como a escola pode utilizar este tempo dos professores para apoiá-los no processo de qualificação da prática pedagógica?

  As denominadas horas-atividade dos professores devem ser desenvolvidas na escola e servir para a realização de planejamento, para o desenvolvimento de itinerários formativos na própria escola, para elaboração de atividades didáticas, sempre de acordo com as necessidades definidas no Projeto Político Pedagógico (PPP) ou de acordo com as orientações do núcleo gestor da escola, visando sempre o aperfeiçoamento da prática pedagógica do professor.
 
   Estas horas-atividade podem ser momentos individuais ou acompanhadas pelos profissionais que atuam no suporte pedagógico à sala de aula, como coordenadores escolares, professores coordenadores de área (PCA), professores coordenadores dos laboratórios de informática e de ciências, regente do centro de multimeios, diretor de turma. Afinal de contas, este suporte foi constituído na rede estadual para apoiar os docentes no melhoramento das condições didáticas para o melhor aproveitamento das atividades escolares. 

  Impreterivelmente, o suporte pedagógico à sala de aula deve assumir o desafio de qualificar o trabalho docente, potencializando o uso pedagógico dos recursos disponíveis na escola para enriquecer o planejamento, a preparação de atividades suplementares ao livro didático, bem como os instrumentos avaliativos, além de promover a tão almejada integração curricular.
 
    Espera-se que as horas-atividade dos professores sejam bem aproveitadas para termos, enfim, uma condição plena para desenvolver a formação contínua do professor, no exercício da função, na própria escola. Sem dúvida, pesquisadores dos processos de formação de professores indicam a escola como principal locus da formação em exercício. As razões para isso são relativamente claras a medida que no ambiente de trabalho, o contexto é partida, inevitável, das reflexões e estudo de teorias. 

  De todo modo, é importante também levar em consideração as ponderações de Fusari, quando faz a seguinte reflexão:
Se exageros houve nas propostas de formação contínua fora da escola, precisamos agora tomar o cuidado de não correr o risco contrário, pois, dependendo dos objetivos, o ideal é que a formação contínua ocorra num processo articulado fora e dentro da escola. Por outro lado, a prática da formação contínua no cotidiano da escola apresenta muitos pontos positivos, mas, por outro, a saída dos educadores para outros locais formadores também pode ser bastante enriquecedora. (FUSARI, 2007, p. 19)

     Este tempo extraclasse do professor, pode ser usado para permitir a saída do professor da escola, sem prejuízo ao aluno, com o objetivo de participar de encontros formativos em locais indicados pelas coordenadorias regionais. Como medida administrativa orientamos, que as escolas concentrem os tempos dos professores destinados a horas-atividade por área para que os professores possam, primeiro se encontrar na própria escola com tempo para estudarem juntos com seus pares que lecionam disciplinas afins; e segundo, para permitir a organização das formações externas sem provocar prejuízo a rotina de aulas programadas pela escola. 

Como exemplo do que sugerimos anteriormente, podemos citar o seguinte: na terça-feira, os professores da área de linguagens e códigos ficam com o tempo extraclasse convergidos; na quarta-feira, a convergência desse tempo pode ocorrer para os docentes da área de ciências da natureza e assim por diante. Para efeito de organização regional, é prudente que cada CREDE e SEFOR estabeleça essa convergência com o objetivo de viabilizar a realização de formações envolvendo professores de diferentes escolas, de acordo com o plano de formação de professores.

REGENTE DO CENTRO DE MULTIMEIOS

Atribuições

Dar suporte aos Professores no 
Planejamento das ações curriculares.


Promover a leitura e a escrita.


Gerenciar o material de ensino e aprendizagem existentes no Centro de Multimeios.



Ações e Atividades


 · Proporcionar aos professores o conhecimento dos
recursos disponíveis no Multimeios.
· Elaborar um plano de trabalho com os professores das quatro áreas do conhecimento de utilização dos recursos disponíveis no Multimeios, especificando  cronograma,  atividade e objetivo.
· Apoiar os professores no desenvolvimento de atividades extraclasse no que diz respeito à pesquisa, prática da leitura e escrita.

· Criar Clubes de Leitura e Escrita, buscando envolver os estudantes em atividades criativas, superando os limites da sala de aula.
· Desenvolver, com os professores das quatro áreas do conhecimento, projetos interdisciplinares com foco no desenvolvimento da leitura e escrita.
· Selecionar e organizar o acervo da Biblioteca para
apoiar as atividades da sala de aula.
· Incentivar e publicizar, em colaboração com os
professores, as produções literárias e artísticas dos
alunos, favorecendo o seu desenvolvimento cultural.
· Publicizar a síntese da estatística de empréstimos, bem como as obras e gêneros mais acessados pelos
estudantes e professores.

· Selecionar e classificar o acervo da Biblioteca.
· Prever o atendimento a todos os turnos de
funcionamento da escola e à comunidade para consulta, empréstimo e informações diversas.
· Utilizar todos os espaços disponíveis para desenvolver as atividades extraclasse, quais sejam: festival de desenho e pintura, hora do conto, teatro de fantoches, atividades recreativas etc.
· Organizar o registro das atividades do Centro e de
relatórios para avaliação do trabalho.
· Monitorar, na escola, os desdobramentos dos Programas do Livro, estaduais e federais.

APOIO DO CENTRO DE MULTIMEIOS

Atribuições
 
 
Apoiar as ações desenvolvidas no centro
de multimeios/biblioteca


Colaborar com os professores da sua área
de formação no desenvolvimento de
atividades extraclasse

Ações e Atividades

· Auxiliar o Regente de Multimeios no desenvolvimento dos projetos vinculados a este ambiente de aprendizagem.

· Envolver-se na elaboração e execução de projetos
interdisciplinares.
· Aproveitar suas habilidades acadêmicas para reforçar atividades curriculares, respeitando suas limitações indicadas no laudo médico, como, por exemplo: Professores(as) de língua portuguesa podem se envolver no apoio aos estudantes no que se refere à produção e correção de redações (Laboratório de Produção Textual) além de apoiar os professores na elaboração de itens de acordo com a matriz do SPAECE e do ENEM, entre outras atividades de cunho pedagógico. Professores(as) das Áreas de Matemática, Ciências da Natureza e de Humanas, podem se envolver no desenvolvimento de projetos de pesquisa, orientação de estudos etc.

PROFESSOR COORDENADOR DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA (PCLEI)

Atribuições

Dar suporte aos Professores no
planejamento e execução das ações
curriculares

Coordenar o processo de formação dos
educadores para o uso das tecnologias, em
articulação com os Professores
Coordenadores de Área (PCA).
Orientar os estudantes a utilizarem as
tecnologias educacionais.
Ações e Atividades
· Articular com os professores o uso das TICs na sua
disciplina.
· Desenvolver projetos interdisciplinares utilizando a
tecnologia, visando a integração dos saberes.
· Introduzir nos encontros de planejamento pauta
referente a utilização das TICs como potencializadora
das atividades pedagógicas.

· Disponibilizar tempo para encontrar-se individualmente ou por área para discutir a inclusão de recursos tecnológicos nos planos de aula.
· Desenvolver projetos de inclusão digital direcionado a alunos, professores, gestores e comunidade escolar.
· Planejar, apoiar e motivar os trabalhos desenvolvidos.

PROFESSOR COORDENADOR DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS (PCLEC)

Atribuições


Gerenciar o espaço e os equipamentos
existentes no laboratório de ciências.


Dar suporte aos professores no
planejamento e execução das atividades
que necessitem do espaço do laboratório
de ciências.
 
 
Participar das atividades pedagógicas
promovidas ou sugeridas pela escola



 Ações e Atividades

· Fazer um levantamento de todos os equipamentos
existentes no laboratório.
· Monitorar o uso adequado dos materiais e equipamentos do laboratório quando da realização das atividades
práticas.
· Zelar pela organização, manutenção e acomodação
correta dos equipamentos.
· Manter sempre atualizado o diário de classe com os
agendamentos da utilização do espaço do laboratório.
· Procurar manter o laboratório sempre limpo e arejado.
· Realizar visitas guiadas ao laboratório, como forma de despertar a curiosidade dos alunos pelos equipamentos existentes.
· Zelar pela manutenção dos equipamentos de proteção e segurança do laboratório.


· Juntamente com o professor Coordenador de Área
(PCA) elaborar um plano de trabalho que sistematize a utilização do espaço do laboratório.
· Dar apoio pedagógico aos professores da ciência da
natureza e demais áreas do conhecimento.
· Apoiar e fortalecer os professores de ensino e
aprendizagem através da realização de atividades
práticas laboratoriais que envolvam professores e
alunos.
· Articular e planejar atividades experimentais e de
pesquisa em parceria com os professores das outras
áreas do conhecimento.
· Subsidiar, orientar e sugerir práticas pedagógicas
alternativas aos professores.
· Desenvolver projetos interdisciplinares fomentando no aluno o gosto pela pesquisa e pela aprendizagem.
· Fomentar a realização de atividades práticas
laboratoriais que envolvam professores e alunos.



· Participar das reuniões de planejamento pedagógico
· Apoiar os professores e estudantes quando da realização de feiras científicas e demais atividades do gênero.
· Participar das atividades de formação de  professores.
· Promover a utilização do espaço do laboratório como ferramenta lúdica de aprendizagem.
· Participar ativamente de gincanas, olimpíadas e demais atividades de avaliações externas que acontecerem na escola.

PROFESSOR COORDENADOR DE ÁREA (PCA)

Atribuições

Articular e apoiar o Planejamento dos
professores da sua Área do
Conhecimento, sob orientação do
Coordenador Escolar


Apoiar no processo de formação contínua
dos professores de sua Área do
Conhecimento.

Acompanhar a execução dos Planos de
Aula dos professores de sua Área do
Conhecimento e os resultados de
aprendizagem.

Ações e Atividades

· Articular com os professores de sua área estratégias que
favoreçam a aprendizagem, o diálogo entre seus pares e
auxiliem nos momentos de formação.
· Acompanhar a execução dos planos de aula dos
professores de sua área do conhecimento e os resultados
de aprendizagens.
· Subsidiar, orientar e sugerir práticas pedagógicas
alternativas aos professores
· Participar das formações ofertadas pelas CREDE e
SEFOR, quando solicitado.
· Subsidiar os professores de sua Área do Conhecimento
de práticas pedagógicas inovadoras e integradas.

· Fomentar estudo e pesquisas relacionada a área entre
seus pares.
· Auxiliar aos professores na elaboração e execução de
projetos interdisciplinares em sua área de atuação.
· Socializar os encontros formativos.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Cláudio Pinho anuncia secretariado de São Gonçalo

22/12/12 - Em entrevista à Rádio Princesa dos Anacés o prefeito eleito de São Gonçalo do Amarante, Cláudio Pinho, anunciou, na tarde deste sábado (22), a maioria do seu secretariado e alguns cargos de segundo escalão. Conheça os nomes:

1º ESCALÃO:

EDUCAÇÃO: Professor Arimatéia de Farias, ex-diretor escolar e funcionário da Prefeitura Municipal.
SAÚDE: Ângelo Luiz, ex-secretário de Saúde do Marco.
ADMINISTRAÇÃO: Joaquim Barroso, ex-vice-prefeito na gestão do prefeito Maurício Brasileiro e professor da UECE, ex-diretor da Bolsa de Valores Regional, agropecuarista e filho de São Gonçalo.
AÇÃO SOCIAL: Professor Robertinho.
GOVERNO e CHEFIA DE GABINETE: Helder Gurgel, sociólogo.
AGRICULTURA: Otacílio Marçal, ex-vereador de São Gonçalo.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: Vitor Ponte, ex-diretor da ZPE.
FINANÇAS: Fernando Damasceno, auditor da SEFAZ.
PLANEJAMENTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: Alberto Teixeira, economista.
JUVENTUDE, ESPORTE E CULTURA: Nilberto Filho, estudante de Educação Física.
INFRAESTRUTURA: Avelino Forte, vice-prefeito eleito.

O prefeito eleito informou que ainda não estão definidos os secretários de Turismo, Meio Ambiente e de Cidadania e Defesa Patrimonial. Até agora são quatro secretários filhos da terra, o da Educação, o da Agricultura, o da Ação Social e o da Administração (*).

2º ESCALÃO:

SUBSECRETÁRIO DA SAÚDE: Dr. Luis Pessoa, dentista.
DIRETOR DO HOSPITAL: Dr. João Carlos, médico.
GUARDA MUNICIPAL: Fabiana, guarda municipal e presidente do Sindicato da categoria.
DEFESA CIVIL: Luiz Carlos Santos “Luiz do Paredão”, atualmente é conselheiro tutelar.
TRANSPORTE: Tiago Santos, universitário e conferencista do Porto do Pecém além do Sr. Ailson. (*)
TESOURARIA: Pedro Paulo (Pepê)
Cláudio Pinho anunciou ainda que pretende unificar os almoxarifados, e que o responsável será o Irmão Bené, que foi candidato à vereador nesta última eleição.

Blog Notícias de SGA

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

VIÇOSA DO CEARÁ - Servidora vítima de assédio moral deve receber R$ 5 mil da prefeitura

Uma auxiliar administrativa da prefeitura de Viçosa do Ceará, que foi vítima de assédio moral, deve receber R$ 5 mil de indenização do Município. A decisão é da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Consta no processo que, em agosto de 2008, a servidora se afastou das atividades na Coordenadoria do Núcleo do Idoso para concorrer como vereadora. Ao retornar, em novembro daquele ano, foi surpreendida com a informação de que havia perdido a função. A auxiliar administrativa buscou explicações e a secretária de Ação Social disse que o ocorrido se deu porque ela teria feito oposição ao prefeito durante as eleições. Já a chefe imediata afirmou que ela poderia ficar na repartição, mas não teria ''nada'' para fazer.

Por esse motivo, a servidora ajuizou ação, com pedido liminar, solicitando remoção ou transferência do local de trabalho, sem prejuízo dos vencimentos que recebia. Alegou que estava sendo excluída de conversas, festas e excursões promovidas pelo departamento. Em função disso, ficou com depressão. A liminar foi concedida conforme requerido. Devidamente intimado, o Município deixou transcorrer o prazo legal sem apresentar contestação.

Em março de 2011, a Comarca de Viçosa do Ceará, julgou a ação procedente, confirmou a liminar e condenou o ente público ao pagamento de R$ 10 mil a título de danos morais. Objetivando modificar a sentença, o Município interpôs apelação no TJCE. Argumentou que a administração pública tem critérios próprios para remover servidores, não podendo ficar sujeito a determinações da Justiça.

Ao relatar o caso, a 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), destacou que ficou constatado o abuso de poder. No entanto, votou pela redução da indenização para se adequar aos precedentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), fixando em R$ 5 mil a reparação moral.

Redação O POVO Online

Professor só briga por salário?

Tenho conhecimento que muitos diretores das Escolas Municipais de Fortaleza já estão se articulando com os vereadores eleitos para dar continuidade às suas gestões nas escolas perpetuando o sistema imoral de gestão que hoje envolve as escolas públicas municipais.
O que é isso ? Onde estamos ? Será que mesmo com o discurso moralizante o futuro prefeito vai permitir a continuidade desta chaga da educação? Onde estão os combativos professores que brigam sim, mas parece que apenas por salário? A continuidade deste processo é maldade sem medida para a Educação, pois escolas sem democracia atentam contra todo e qualquer processo que se pretenda eficiente e de qualidade.
Vemos hoje escolas em situação de desespero onde os gestores chegam às escolas a hora que querem, promovem perseguição a alunos e professores que não rezam em sua cartilha e cometem todo tipo de desmando com conivência da comunidade escolar o que prova nossa desmobilização contra problemas pontuais e reais.
Temos que cultivar no seio da classe docente maior aprofundamento da luta pela educação de qualidade, pois há um grande número de professores que se cala quando ganha um carguinho ou privilégio dentro da escola o que faz com que não dê para criticarmos o jogo de barganhas tão comum na classe política. Infelizmente, não há incentivos à manutenção dos professores na sala de aula e o que será de nossa Educação, se resumirá  ao sonho de muitos professores em sair da sala de aula. Alguns professores antigos ao invés de terem suas experiências difundidas ou melhoradas são jogados no ostracismo de salas, apoio à gestão e outras tentativas de enterro do professor mesmo vivo.
Sinceramente não podemos aceitar que a Educação seja tratada deste modo e temos que criar uma luta por valorização real , segura e que não tenha apenas o salário como motivação. Hoje, as escolas não incentivam a leitura do professor, não valorizam sua prática colocando instrumentos burocráticos para emperrar o processo e há muitos projetos que são enterrados pela tola indisposição de gestores e, pasmem dos próprios colegas.
As escolas da rede municipal de Fortaleza hoje são quartéis de fofoca onde muitos estão preocupados com o livro de ponto e pouco com os alunos e seu futuro. Onde estamos? Que situação imoral é essa criada por uma gestão que se diz popular? Os professores deveriam ser unidos, verdadeiros e irmanados na promoção dos alunos a uma vida melhor não apenas no sentido econômico, mas na construção de valores. 
 Francisco Djacyr - Professor

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Eu defendo!


Acordo com França prevê a distribuição de 2 mil bolsas de pós-graduação

O programa Ciência sem Fronteiras do Ministério da Educação vai ampliar a oferta de bolsas para brasileiros interessados em estudar na França. Agora, serão aceitos alunos de pós-graduação, além daqueles de graduação.
Parceiros de longa data, os dois países assinam em Paris nesta terça-feira (11) às 15h30, de Brasília (18h30 na capital francesa), memorando de entendimento entre os ministérios brasileiros da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação com o Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa da República da França.
O documento propõe que nos próximos três anos a França receba dois mil bolsistas brasileiros, de doutorado e pós-doutorado, nas modalidades doutorado-sanduíche, doutorado pleno e estágio pós-doutoral. As condições de envio e recepção dos bolsistas serão formuladas pelas agências de cooperação dos respectivos países.
Fortalecimento das relações bilaterais
O objetivo desse novo acordo é fortalecer as relações bilaterais no contexto de pesquisa científica, considerada a reconhecida excelência das universidades francesas, particularmente nas áreas de ciências básicas e engenharias.
Em 2011, os ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil já tinham firmado com o Ministério das Relações Exteriores da França acordo relativo à recepção de bolsistas brasileiros naquele país, na área de graduação. Ao lado dos Estados Unidos, a França é o país com maior número de bolsistas brasileiros.

http://www.jangadeiroonline.com.br

Divulgadas datas para pagamentos de benefícios para professores

O secretário executivo da Secretaria da Educação, Idilvan Alencar, recebeu nesta terça-feira, dia 11, representantes do Sindicato Apeoc. Na ocasião, o gestor divulgou as datas para pagamentos de benefícios assegurados para os professores da rede estadual, a partir da aplicação dos 77% do Fundeb. Participaram desse momento, o presidente do SIndicato, Anízio Melo e os membros da entidade, Sérgio Bezerra e Maria da Penha. Pela Seduc, também esteve presente a coordenadora de Gestão de Pessoas, Marta Emília Silva Vieira.

Confira:
PVR FUNDEB – Parcela Variável Redistributiva do FUNDEB
Pagamento das diferenças do mês de outubro e novembro - 21/12/2012
Implantação da PVR na remuneração do professor - 01/01/2013

Abono da integralização do 1/3 referente ao período de agosto a dezembro - 21/12/2012


Os benefícios resultam da ampliação do percentual do FUNDEB a ser comprometido com a folha de pagamento de magistério, garantido na Lei 15.064/2011.  A iniciativa permitiu ao Estado proporcionar aumento remuneratório, arcar com novos custos da jornada de trabalho do professor, garantindo 1/3 para momentos de formação, estudos e  planejamentos. O destaque ficou para os professores no início de carreira que terão incremento de 40% em sua remuneração, enquanto os especialistas 12% e os temporários de 10%.


11.12.2012
Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br

Provas Sociologia - 1º , 2º e 3º anos - 4º Bimestre!

-->
E.E.M. ETELVINA BEZERRA
AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA

Aluno: __________________________________N° ______ 1° ______

Professor Danúsio ALMEIDA

A – MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:

01–Questão:É a Sociedade capitalista. Nela tudo e´produzido para ser vendido. O fato de as pessoas usarem as coisas nãoé o mais importante, mas sim o fato de comprá-las. Estamos falando da Sociedade de:

A)Comunista; B) Mercado; C) Espectadores;
D)Alternativa; E) Valores.

02–Questão: Possuem apenas a força de trabalho é o:

A) Patrões B) Capitalista; C) Desempregados;
D) Trabalhadores; E) Socialista

03–Questão:Um pensador importante para a Sociologia, dizia que as relações de mercado são relações fetichistas. Fetichismo vem de fetiche, que em latim quer dizer feitiço, encantamento. O nome desse pensador é:

A) Max Weber; B) August Comte; C) Emile Durkheim
D) Karl Marx E) Florestan Fernandes
04–Questão: Hoje todas as sociedades e culturas do mundo estão ligadas pelas relações de:
A)Comunista; B) Mercado; C) Espectadores;
D)Alternativa; E) Valores.

05–Questão: Termo utilizado para designar os muitos grupos que no interior das sociedades modernas embora construindo maiorias numéricas são:

A) Maiorias sociais; B) Minorias sociais; C) Pequenos sociais; D) Grandes sociais; E)Demais sociais.




07–Questão: Nas últimas décadas ocorreu uma imensa ampliação das relações de mercado que modificou elementos importantes das relações sócias tanto dentro de um Estado nacional quanto nas relações entre os Estados. Estamos falando do processo chamado de:

A)Unipolaridade; B) Globalização; C) Etnia
D)Mercantilização; E) Verticalização

08–Questão: Conceito que ganhou enorme visibilidade no Brasil através das iniciativas do Sociólogo Betinho. A idéia central buscar parcerias para desenvolver ações sociais que amenizam os problemas sociais:

A) Cidadania excluída; B) Cidadania antidemocrática;
D) Cidadania desigual; D) Cidadania ativa;
E) Cidania inativa


09–Questão: Você gostaria de poder decidir aquilo que você faz? Como seriam decididas as coisas? Quem faria e como seriam feitas as regras? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


10–Questão: O que você pensa sobre ser igual aos outros? E sobre ser diferente? Há casos nos quais é bom ser igual? E diferente? E ser coisa, é bom ou ruim? Você já se sentiu coisa? Em que situação? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Boa sorte! Boas Festas e Férias!

Danúsio ALMEIDA



E.E.M. ETELVINA BEZERRA

AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA

Aluno: __________________________________N° ______ 2° ______

Professor Danúsio ALMEIDA

A – MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:

1. Questão: Está relacionada ao surgimento do Estado moderno e à expectativa de que este garanta os direitos essenciais dos cidadãos em determinado em território:
A) Movimentos Sociais; B) Cidadania; C) Inconformismo;
D) Igualdade; E) Liberdade

2. Questão: A conquista, a manutenção e ampliação desses territórios dependem das ações dos indivíduos e dos grupos que lutam por seus interesses por meio dos:
A) Movimentos Sociais; B) Cidadania; C) Inconformismo;
D) Igualdade; E) Liberdade
3. Questão: Foi somente a partir do século XIII, na Inglaterra, que se criaram as primeiras cartas e estatutos que asseguravam alguns desses direitos, como exemplo a que protegia apenas os homes livres que é:
A) Carta Magna; B) Bill of Rights; C) Habeas Corpus;
  1. Habeas Data; E) Maria da Penha.
4. Questão: Pensador francês que defini a igualdade só pode ser jurídica. A lei deve ser o parâmetro da igualdade: “Todos devem ser iguais perante a lei”:
A) Hobbes; B) Locke; C) Rousseau; D) Marx; E) Durkheim;

6. Questão: Diante de tanta corrupção no Brasil como o Mensalão e Dinheiro de Banheiro público sendo desviado. O Que é a Cidadania hoje para você?



6. Questão: Foi um dos instrumentos mais utilizados pelos trabalhadores na sociedade capitalista. A paralisação das atividades de uma ou mais empresas sempre se apresentou com o uma poderosa arma de reivindicação:
A) Protesto; B) Denúncia; C) Greve;
D) Caminhada; E) Ultimato.
7. Questão: As greves trabalhistas existem desde o início do processo de:
A) Colonização; B) Feudalização; C) Mercantilização;
D) Industrialização E) Informatização

8. Questão: Movimento típico da sociedade industrial, porque a industrialização predatória afeta o meio ambiente, contaminando a água, o ar e o solo, e colocando em risco os seres vivos:
A) Feminista; B) Ambiental; C)Trabalhadores;
D) Estudantes; E) Professores.
9. Questão: Movimento que discuti sobre a posição da mulher nas diferentes sociedades vem travada desde o século XVIII:
A) Feminista; B) Ambiental; C)Trabalhadores;
D) Estudantes; E) Professores.

10. O Hip Hop é um movimento cultural juvenil presente em diferentes metrópoles mundiais. Historicamente ele surgiu no bairro do Bronx nova-iorquino. No final dos anos 1970, jovens afro-americanos e caribenhos tiveram participação decisiva em sua constituição. A dança Break a arte visual materializada no grafite e o rap como expressão poético-musical integraram-se como pate do sistema cultural juvenil em construção. José Carlos Gomes da Silva. Arte e Educação: a experiência do movimento Hip Hop paulistano. No Brasil, o movimento Hip Hop apareceu no início dos anos 1990, representando:

a) as reivindicações da juventude de classe média negra urbana.
b) a organização de gangues criminosas.
c) a articulação do movimento jovem com partidos políticos.
d) a partir da arte, denúncia das dificuldades da pobreza e das práticas de discriminação étnica.
e) reivindicação de participação política da juventude moradora da periferia dos grandes centros.

Boa sorte! Boas Festas e Férias!
Danúsio ALMEIDA
E.E.M. ETELVINA BEZERRA
AVALIAÇÃO DE SOCIOLOGIA

Aluno: __________________________________N° ______ 3° ______

Professor Danúsio ALMEIDA

A – MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:

1. A Mudança Social é qualquer alteração nas formas de vida de uma sociedade. Nenhuma sociedade é perfeitamente igual a si mesma em dois momentos sucessivos de sua história. De acordo com o texto assinale a alternativa Incorreta, em relação ao contexto Mudança Social:
a) De acordo com a ideia, nota-se que toda sociedade é dinâmica.
b) É notável que no debate a cerca as mudanças sociais, podemos assinalar como modificações nas estruturas que alicerçam uma sociedade.
c) É válido ressaltar que, toda sociedade tem suas bases estruturantes estáticas, o que somente se modifica é a forma de governo ou gestão.
d) Sabe-se que quanto mais complexa são as sociedades mais rápido são os ritmos das mudanças sociais
2. (Unioeste 2010) No que diz respeito às relações entre sociologia e mudanças sociais pode-se dizer que:
a) A sociologia é uma ciência que visa apreender cada sociedade em um dado momento sem poder explicar suas transformações, que são objeto da História.
b) A sociologia só e capaz de explicar as transformações derivadas das lutas entre as classes.
c) Os estudos aos quais a sociologia se dedica fundamentam-se no princípio de que mudanças e transformações só podem ocorrer quando os vários segmentos ou estratos de uma sociedade se unem para promover ou viabilizar tais mudanças.
d) A questão das mudanças sociais é um tema que se tornou objeto de reflexão sociológica a partir do que se convencionou chamar “era pós-industrial” e globalização.
e) A sociologia busca captar os fenômenos produzidos pelas ações de atores sociais que visam defender seus interesses e os fatos associados às reações e resistências àquelas ações.
3. Problemas de ordem na sala de aula com freqüência resultam das dificuldades da formação de valores e atitudes dos alunos, em face das mudanças da vida social. Sobretudo no meio urbano, e com adolescentes, isso ocorre porque
a) a família e a escola ganham mais importância que os grupos de vizinhança e a comunidade.
b) a família, a igreja e a comunidade ganham mais importância que os meios de comunicação e a vizinhança.
c) a escola e os grupos de colegas ganham mais importância que os meios de comunicação e de informação.
d) os meios de comunicação e os grupos de colegas ganham mais importância que a escola e a família.
e) os grupos primários, como a família e o grupo de colegas, ganham mais importância que a televisão.
4. É a transformação radical das estruturas sócias, políticas e econômicas de uma sociedade. É um termo que utilizamos para nos referir aos grandes processos que alteraram substancialmente a vida da humanidade:
a) Reforma; b) Revolução; c) Inconformismo; d) Igualdade; e) Liberdade.

5. Quando falamos em revolução sempre nos vêm à mente os três grandes movimentos que ocorreram em países da Europa e nos Estados Unidos:

a) Revoluções Inglesa, Francesa e Americana;
b) Revoluções Inglesa, Suíça e Americana;
c) Revoluções Inglesa, Italiana e Americana;
d) Revoluções Inglesa, Espanhola e Americana ;
e) Revoluções Inglesa, Alemã e Americana.
6. É a transformação parcial das estruturas sócias, políticas e econômicas de uma sociedade.
a) Reforma; b) Revolução; c) Inconformismo; d) Igualdade; e) Liberdade.


7. O primeiro objetivo dessa luta era a derrubada de Porfírio Díaz, que estava no poder havia 20 anos e tinha o apoio dos Estados Unidos e grandes industriais:
a) Revolução Mexicana, b) Revolução Cubana; c) Revolução Chinesa;
  1. Revolução na Rússia; e) Revoluções Inglesa.
8. Lider russo que liderou a tomada do poder em 1917 na Rússia e que propôs uma Nova Sociedade para aquele povo que estava vivendo em condições feudais:
A) Lênin; b)Mao; c) Fidel; d) Che Guevara; e) Zapata


9. Partido único chinês que fez a Revolução Comunista na China, fundado em 1921 que até hoje domina a Política na China:
a) Partido Liberal Chinês; b) Partido Trabalhista Chinês; c) Partido Comunista Chinês;
d)Partido Jovem Chinês; e) Partido Verde Chinês.
10. Médico argentino que aderiu ao movimento dos cubanos para derrubar a ditadura de Fulgêncio Batista:
A) Lênin; b)Mao; c) Fidel; d) Che Guevara; e) Zapata


Boa sorte! Boas Festas e Férias!
Danúsio ALMEIDA

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Morte no Centro de Pentecoste agora no começo da noite!

Aconteceu na cidade de Pentecoste-Ce, 88 km de Fortaleza, um homicídio a bala, fato ocorrido por volta das 18h50m e ocorreu na Churrascaria do "Seu Pedro", no centro de Pentecoste. As causas e os autores deste homicídio, ainda são desconhecidos da Polícia, que já está trabalhando nas investigações; e segundo informações de populares, dois (02) homens em uma moto, praticaram este homicídio e após a prática delituosa, evadiram-se rumo a saída da cidade. A viatura da Polícia Militar sob o comando do ST Delmiro, encontra-se neste momento no encalço dos homicidas.  

Blog Junior Pentecoste

Professor tem direito a hora extra pelo tempo do recreio, diz TST

A hora do lanche é a hora mais feliz... para os professores. Ao menos segundo o TST (Tribunal Superior do Trabalho), que concedeu o pagamento de horas extras a um professor que entrou com ação trabalhista contra a faculdade onde trabalhava, cobrando remuneração pelo período do intervalo entre as aulas reservado para a alimentação dos alunos.
 
Os ministros da 5ª Turma do tribunal entenderam que, diferentemente do tempo reservado para a preparação de aulas e correção de trabalhos e provas, tarefas inerentes à atividade de professor, a hora do recreio é considerada tempo à disposição do empregador, o que dá direito ao pagamento adicional.
 
Com isso, os ministros reverteram decisões de 1ª e 2ª instâncias que haviam negado o pedido, considerado que os intervalos entre 15 e 20 minutos não obrigam o professor a exercer atividades docentes, como receber alunos, por exemplo.
 
Por outro lado, a mesma 5ª Turma rejeitou pedido de horas extras feito por uma professora que reclamava da não-remuneração das atividades extraclasse. Os ministros reforçaram que jurisprudência do TST considera “horas de estudo, elaboração e correção de provas e preparação de aulas” como atividades normais da profissão de professor.

Do UOL, em São Paulo

Justiça devolve cargo a professor demitido em Camocim*

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE) referendou decisão de primeiro grau que devolvia cargo a professor de Camocim. Ele teria sido exonerado sem defesa

O professor de História do Ensino Fundamental, Emanuel Erismar Carvalho, conseguiu reaver o cargo que havia perdido após demissão em novembro de 2009. A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-CE) referendou a decisão que já havia sido tomada na comarca de Camocim.
Concursado desde 1998, Carvalho trabalhava na escola José Rodrigues Alexandrino, na localidade de Pedra Branca, zona rural da cidade. Em janeiro de 2009, o professor foi transferido, segundo ele sem justificativa, para a escola Santo Antônio 1, em Buriu, a 20 km de onde antes ensinava e morava. A transferência inviabilizou o deslocamento diário dele.

“Não deram nenhum transporte. Consegui ainda uma moto-táxi, mas, com a distância, não tinha como ir todo dia. Estava pagando para trabalhar”, relata. Tentou pedir à Secretaria da Educação uma solução para o problema, mas nada teria sido feito.
Com as faltas, a prefeitura alegou abandono de função e o exonerou. De acordo com o educador, não houve chance para sua defesa antes da demissão. Carvalho diz acreditar que se trata de perseguição política, intensificada, em sua avaliação, após as denúncias que fez da qualidade da merenda escolar.

Agora, o Sindicato dos Professores e Servidores da Educação e Cultura dos Municípios e do Estado do Ceará, Sindicato APEOC, que o ajudou com a ação para retomar o posto, tenta garantir na Justiça os salários que não recebeu nos três anos em que esteve fora do serviço e um ressarcimento por danos morais. Desde março de 2012, com a decisão de primeiro grau, ele retornou às aulas na zona rural de Camocim, dessa vez com auxílio para o transporte.

O prefeito Francisco Maciel Oliveira, conhecido como Chico Vaulino (PP), foi procurado para comentar a decisão judicial, mas, até o fechamento desta página, ele não atendou nem retornou às várias tentativas telefônicas do O POVO na tarde e na noite de ontem.

ENTENDA A NOTÍCIA

O vice-presidente do Sindicato APEOC, Prof. Reginaldo Pinheiro, diz que transferências de professores são frequentes após mudança de gestão. O professor Emanuel Carvalho afirma que, em seu caso, houve perseguição política.
*Fonte: Jornal O POVO, página 13.

Justiça devolve cargo a professor demitido em Camocim

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...