quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Professor só briga por salário?

Tenho conhecimento que muitos diretores das Escolas Municipais de Fortaleza já estão se articulando com os vereadores eleitos para dar continuidade às suas gestões nas escolas perpetuando o sistema imoral de gestão que hoje envolve as escolas públicas municipais.
O que é isso ? Onde estamos ? Será que mesmo com o discurso moralizante o futuro prefeito vai permitir a continuidade desta chaga da educação? Onde estão os combativos professores que brigam sim, mas parece que apenas por salário? A continuidade deste processo é maldade sem medida para a Educação, pois escolas sem democracia atentam contra todo e qualquer processo que se pretenda eficiente e de qualidade.
Vemos hoje escolas em situação de desespero onde os gestores chegam às escolas a hora que querem, promovem perseguição a alunos e professores que não rezam em sua cartilha e cometem todo tipo de desmando com conivência da comunidade escolar o que prova nossa desmobilização contra problemas pontuais e reais.
Temos que cultivar no seio da classe docente maior aprofundamento da luta pela educação de qualidade, pois há um grande número de professores que se cala quando ganha um carguinho ou privilégio dentro da escola o que faz com que não dê para criticarmos o jogo de barganhas tão comum na classe política. Infelizmente, não há incentivos à manutenção dos professores na sala de aula e o que será de nossa Educação, se resumirá  ao sonho de muitos professores em sair da sala de aula. Alguns professores antigos ao invés de terem suas experiências difundidas ou melhoradas são jogados no ostracismo de salas, apoio à gestão e outras tentativas de enterro do professor mesmo vivo.
Sinceramente não podemos aceitar que a Educação seja tratada deste modo e temos que criar uma luta por valorização real , segura e que não tenha apenas o salário como motivação. Hoje, as escolas não incentivam a leitura do professor, não valorizam sua prática colocando instrumentos burocráticos para emperrar o processo e há muitos projetos que são enterrados pela tola indisposição de gestores e, pasmem dos próprios colegas.
As escolas da rede municipal de Fortaleza hoje são quartéis de fofoca onde muitos estão preocupados com o livro de ponto e pouco com os alunos e seu futuro. Onde estamos? Que situação imoral é essa criada por uma gestão que se diz popular? Os professores deveriam ser unidos, verdadeiros e irmanados na promoção dos alunos a uma vida melhor não apenas no sentido econômico, mas na construção de valores. 
 Francisco Djacyr - Professor

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...