terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Igreja Católica de Itapajé] promove ações anti-drogas!!

Igreja quer usar notas fiscais na luta contra as drogas em Itapajé

A situação crítica que se instala nas famílias com casos de dependência química instigou a solidariedade dos que fazem a Associação Beneficente Educacional e Social da Comunidade Católica de Itapajé (ABESCC) a realizar um trabalho visando à recuperação de dependentes. Trata-se do Centro de Resistência às Drogas e à Violência, cujos custos, que se constituem a maior dificuldade do projeto, por serem muito altos, deverão ser bancados pelo programa Sua Nota Vale Dinheiro, da SEFAZ.

Para a instituição, "SUA NOTA VALE... VIDA" denominou-se a campanha por este aporte financeiro. O primeiro passo é implantar no município um Centro de Resistência às Drogas e à Violência espaço (CRDV), uma Casa de Passagem, que venha a compor uma rede de resistência às drogas e à violência em nosso município.

O que fazer
O Espaço se ampliaria em uma rede se resistência às drogas e a violência, e a arrecadação vinda da doação de notas contribuiria para a sua manutenção.

1. Como medida complementar, utilizar-se-ia um serviço de atenção a pessoas com dependência, em regime aberto, e com atendimento diário, utilizando também o potencial do voluntariado e priorizando jovens e adolescentes com passagem pelo Conselho Tutelar.

2. Organizar fluxos de tratamento à recuperação de dependência química e implantar grupos de ajuda mútua para familiares e amigos visando à melhor convivência e à ajuda aos dependentes químicos.

3. Realizar, de forma permanente e sistemática, ações de prevenção ao uso de drogas, como campanhas, palestras, escolinhas esportivas etc...

Como fazer:
A proposta é integrar instituições e pessoas que se identificam com a causa ou ocupam cargos e funções relacionadas à prevenção e recuperação ao uso de drogas lícitas e ilícitas:

1. priorizar até 15 quinze jovens ou adolescentes, principalmente os que têm passagem pelo Conselho Tutelar, para que sejam alvo de atividades sócio-educativas, laborativas, tarefas relacionadas com arte, esporte e contato com a natureza;

2. oferecer-lhes oportunidade de desenvolver melhor sua afetividade, autoestima e crescimento espiritual;

3. atendê-los em regime aberto e, quando necessário, encaminhando-os para centro de recuperação quando necessário;

A ABESCC funcionará numa ação concreta de igreja para o enfrentamento do problema social da exclusão, miséria e violência, que são berço para as drogas. Para essa atuação, serão utilizadas quatros linhas de ação:

1. Prevenção: na busca da consolidação de uma imagem que não vincule as drogas, principalmente as lícitas, a momentos de prazer e confraternização, pois o modelo de lazer da juventude está, cada vez mais, passando pelo caminho das drogas lícitas (álcool, alcatrão e medicamentos) e terminando na dependência destas ou ultrapassando para o campo das ilícitas;

2. Recuperação: Apoio às vítimas das drogas, conforme o grau de dependência e incentivo às famílias para que participem de momentos de discussão e "aprendizado" acerca da convivência com as tais vítimas, para evitar que o problema seja cada vez mais agravado;

3. Reinserção familiar e social: através do trabalho de conscientização sobre o fator patológico do vício e da importância da autoestima e colaboração familiar e social durante o tratamento do dependente para manutenção do estado de sobriedade;

4. Articulação política: a ABESCC pretende funcionar como polo agregante entre as diferentes instituições que devem atuar e apoiar o projeto, a partir da comunidade, Paróquia, Conselho Tutelar e empresários, meios de mídias, principalmente o rádio, que deverá ser fundamental em sua atuação de cidadão como prestador de serviço público comunitário.

5. Financiamento: além da Sua Nota Vale Vida, serão utilizados recursos oriundos de outras campanhas, incluindo reciclagem e o apoio do empresariado local.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...