quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Avaliação de Filosofia sobre Bioética, Hans Jonas, Eutanásia, Jack Kevorkian, Habermas e Levinas.



1. Sobre a Bioética é correto afirmar que:
A) São códigos que regem as relações matrimoniais em países de cultura muçulmana.
B) É um conjunto de interrogações e procedimentos que diz respeito ás relações com o fenômeno da vida.
C) É aplicada apenas a ciência que investiga novas formas de vida e de cura para o câncer.
D) Diz respeito ás relações políticas dentro de uma determinada comunidade.
E) É uma forma de relacionar pautada no principio isonomia garantido pelo Estado.
2. Morte serena, sem sofrimento. Prática, sem amparo legal, pela qual se busca abreviar sem dor ou sofrimento a vida dum enfermo incurável e terminal.
A) Eutanásia 
B) Bioética  
C) Suicídio assistido
D) Distanásia  
E) Ortotanásia.
3. É a ação racional executada através do pensamento e da comunicação, composta pelo sistema e o mundo da vida. Estamos falando de:
A) Eutanásia 
B) Ética 
C) Mundo da vida 
D) Agir comunicativo 
E) Bioética.
4. Mais conhecido como Dr. morte, foi um médico nascido em Detroit que defendia o direito de pacientes terminais praticarem o suicídio assistido, e auxiliava, neste sentido, aqueles que o procuravam. Esse doutor chamava-se:
A) Jack Kevorkian
B) Dráuzio Varella
C) Ivo Pitanguy
D) Adib Jatene
E) Hipócrates

5. Filósofo alemão de origem judaica, estudou filosofia e teologia. Com a ascensão do Nazismo, refugiou-se na Inglaterra e depois na Palestina. Ensinou na Universidade Hebraica de Jerusalém; transferiu-se para o Canadá e os Estados Unidos. De sua obra destacam-se os seguintes livros: O princípio vida: fundamentos de uma biologia filosófica (1996), o princípio responsabilidade (1979) e Técnica, medicina e ética (1985). Esse pensador chama-se:
A) Hans Jonas
B) Gilles Lipovetsky
C) Zygmunt Bauman
D) Emanuel Levinas
E) Michel Serres

6. A ética se configura como uma relação Eu-Outro, em que o elemento que constitui a definição do sujeito ético é constituído pelo Outro e não pelo Eu. O seu pensamento foi muito influenciado pelo holocausto nazista. Toda a filosofia ocidental, foi pensada segundo a lógica de dominação do ser humano por outro ser humano. Daí a necessidade urgente de dirigir-se ao outro, àquele que não sou eu, não para dominá-lo nem para ser dominado por ele. Esse pensador chama-se:
A) Hans Jonas 
B) Gilles Lipovetsky 
C) Zygmunt Bauman
D) Emanuel Levinas 
E) Michel Serres
7. O progresso do saber biomédico, que parece tornar seus possuidores donos da vida e da morte, tem provocado muita angústia entre aqueles que têm consciência de que, ao lado dos benefícios, há um grande risco de seu emprego inaquedado. Essa assertiva refere-se:
A) Biomédica 
B) Biomedicina 
C) Bioética 
D) Biofilosofia 
D) Natura ética
8. Dedicou-se a analisar a ética do discurso e suas ideias exercem grande influencia nos debates éticos e políticos contemporâneos. Um dos conceitos fundamentais do seu pensamento é o da comunicação. Agimos e interagimos com outras pessoas por meio da comunicação. Filósofo e sociólogo alemão. Suas obras destacam-se: Técnica e ciência como ideologia (1968), Teoria do agir comunicativo (1981). Esse pensador chama-se:
A) Hans Jonas
B) Habermas
C) Zygmunt Bauman
D) Emanuel Levinas
E) Michel Serres
9. Filósofo e membro da Academia Francesa, graduou-se em matemática e em filosofia. Seu doutorado foi orientado por Gaston Bacharelad. Foi professor em universidades francesas, entre as quais a sorbonne, e também na Universidade de Stanfor, nos USA. Seu pensamento transita por diversos campos científicos, bem como pela literatura, resultando em uma filosofia bastante singular, distinta da filosofia acadêmica francesa do sécluo XX. Esse pensador francês chama-se:
A) Hans Jonas
B) Gilles Lipovetsky
C) Zygmunt Bauman
D) Emanuel Levinas
E) Michel Serres

Gabarito: 1-B; 2-A; 3-D; 4-A; 5-A; 6-D; 7-C; 8-B; 9-E

Fonte: Professor Almeida Cavalcante

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...