quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Avaliação de Filosofia sobre Estoicismo, Epicurismo e Michel Onfray



1. Chamamos período helenístico aquele período em que a Filosofia grega entrou em efusão com a invasão macedônica e sua difusão pelo mundo, chegando à Roma e à Alexandria, sendo alguma das escolas desse período uma mistura eclética de pensamentos. Marque a opção abaixo que NÃO representa uma dessas escolas:
A) Estoicismo                      
B) Taoismo                                        
C) Epicurismo 
D) Cinismo                         
E) Pirronismo

2. O Carpe Diem, o ócio, o cultivo da alma, são características dessa escola que se preocupa com a vida humana bem vivida, longe das perturbações da política e das atitudes viciosas, proclamando uma “retirada” do exterior para dentro de si:
A) Epicurismo                           
B) Pirronismo                                 
E) Orfismo 
D) Estoicismo                           
E) Cinismo

3. Para essa escola helenística, o cultivo de uma boa conversa com um amigo sobre as benesses da vida virtuosa é um dos maiores prazeres para si:
A) Epicurismo                
B) Pirronismo                  
C) Estoicismo 
D) Cinismo                      
E) Orfismo

4. Filósofo australiano. Atualmente professor na Universidade de Princeton, nos USA. Dedica-se ao estudo de questões relativas à ética prática, tais como o aborto, a eutanásia e a exploração animal, abordando-os sobre uma perspectiva estritamente filosófica. Entre seus vários livros destacam-se: libertação animal e ética prática. Esse pensador chama-se:

A) Peter Singer                        
B) Diógenes                       
C) Epicuro     
D) Zenão                                 
E) Seneca

5. Leia o trecho da Carta a Meneceu.
Nenhum jovem deve demorar a filosofar, e nenhum velho deve parar de filosofar, pois nunca é cedo demais nem tarde demais para a saúde da alma. Afirmar que a hora de filosofar ainda não chegou ou já passou é a mesma coisa que dizer que a hora ainda não chegou ou já passou; devemos, portanto, filosofar na juventude e na velhice para que enquanto envelhecemos continuemos a ser jovens nas boas coisas mediante a agradável recordação do passado, e para que ainda jovens sejamos ao mesmo tempo velhos, graças ao destemor diante do porvir. Devemos então meditar sobre tudo…” (Epicuro Carta de Epicuro a Menoiceus). Para Epicuro, como se expressa na Carta a Meneceu, o objetivo da filosofia é:
A) A felicidade do homem. 
B) A imparcialidade diante das decisões tomadas pelos homens.
C) A areté própria do homem. 
D) O gozo imoderado dos prazeres mundanos.
E) Estabelecer, refutar e defender argumentos tirados da bíblia.
6. Foi aluno de Antístenes, fundador da escola cínica. Em sua época, foi destaque e símbolo do cinismo pois tornou sua filosofia uma forma de viver radical. Expressava seu pensamento através da frase "procuro um homem". Conforme relatos históricos ele andava durante o dia em meio às pessoas com uma lanterna acessa pronunciando ironicamente a frase. Buscava um homem que vivesse segundo a sua essência. Procurava um homem que vivesse sua vida superando as exterioridades exigidas pelas convenções sociais como comportamento, dinheiro, luxo ou conforto.

A) Peter Singer                               
B) Diógenes                    
C) Epicuro 
D) Zenão                                        
E) Seneca

7. Das três grandes escolas pós-aristotélicas, a estoica foi de longe, do ponto de vista histórico, a mais importante. Qual dos filósofos abaixo é reconhecidamente o fundador do Estoicismo?

A) Peter Singer                        
B) Diógenes                                
C) Epicuro 
D) Zenão                                 
E) Seneca

8. Filósofo francês nascido em 1959, defende atualmente o que ele denomina “materialismo hedonista”, centrado no resgate do corpo, esquecido e espezinhado pela filosofia durante a Idade Média e a Idade Moderna. Inspirado em Nietzsche e em Epicuro, procura formular o que ele chama de uma “moral jovial e trágica”, na qual o prazer desempenha um papel central. Esse pensador chama-se:
A) Peter Singer               
B) Michel Onfray                             
C) Michel Foucault
D) Michel Serres             
E) Rousseau

9. Filósofo que vai tentar uma retomada da ética como construção da vida de cada um. Em meados da década de 1970 deu início a pesquisas para a produção de uma “história da sexualidade”, procurando compreender esse fenômeno no Ocidente. Deparou com as questões morais relativas à vivência da sexualidade e dedicou-se a estudar textos e documentos antigos para pesquisar como os gregos e os romanos tratavam a questão. Esse pensador chama-se:
A) Peter Singer                     
B) Michel Onfray                     
C) Michel Foucault
D) Michel Serres                  
E) Rousseau

10. Figura de linguagem, para fazer graça, ou mostrar irritação, o que se declara o contrário do que se pensa (p. 815) Dicionário AULETE. Esse recurso literário foi usado por Sócrates em seu método de diálogo com as pessoas. Esse estilo chama-se:
A) Ironia                     
B) Metáfora                           
C) Antítese 
D) Eufemismo            
E) Hipérbole

Gabarito: 1-B, 2-D, 3-A, 4-A, 5-A, 6-B, 7-C, 8-B, 9-C, 10-A

Professor Almeida Cavalcante

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...