1. Chamamos
período helenístico aquele período em que a Filosofia grega entrou
em efusão com a invasão macedônica e sua difusão pelo mundo,
chegando à Roma e à Alexandria, sendo alguma das escolas desse
período uma mistura eclética de pensamentos. Marque a opção
abaixo que NÃO representa uma dessas
escolas:
A)
Estoicismo
B) Taoismo
C) Epicurismo
B) Taoismo
C) Epicurismo
D)
Cinismo
E) Pirronismo
E) Pirronismo
2. O Carpe Diem, o
ócio, o cultivo da alma, são características dessa escola que se
preocupa com a vida humana bem vivida, longe das perturbações da
política e das atitudes viciosas, proclamando uma “retirada” do
exterior para dentro de si:
A)
Epicurismo
B) Pirronismo
E) Orfismo
B) Pirronismo
E) Orfismo
D)
Estoicismo
E) Cinismo
E) Cinismo
3.
Para essa escola helenística, o cultivo de uma boa conversa com um
amigo sobre as benesses da vida virtuosa é um dos maiores prazeres
para si:
A)
Epicurismo
B) Pirronismo
C) Estoicismo
B) Pirronismo
C) Estoicismo
D)
Cinismo
E) Orfismo
E) Orfismo
4.
Filósofo australiano. Atualmente professor
na Universidade de Princeton, nos USA.
Dedica-se ao estudo de questões relativas à ética prática, tais
como o aborto, a eutanásia e a exploração animal, abordando-os
sobre uma perspectiva estritamente filosófica. Entre seus vários
livros destacam-se: libertação animal e ética prática. Esse
pensador chama-se:
A) Peter Singer
B) Diógenes
C) Epicuro
B) Diógenes
C) Epicuro
D) Zenão
E) Seneca
E) Seneca
5.
Leia o trecho da Carta a Meneceu.
“Nenhum
jovem deve demorar a filosofar, e nenhum velho deve parar de
filosofar, pois nunca é cedo demais nem tarde demais para a saúde
da alma. Afirmar que a hora de filosofar ainda não chegou ou já
passou é a mesma coisa que dizer que a hora ainda não chegou ou já
passou; devemos, portanto, filosofar na juventude e na velhice para
que enquanto envelhecemos continuemos a ser jovens nas boas coisas
mediante a agradável recordação do passado, e para que ainda
jovens sejamos ao mesmo tempo velhos, graças ao destemor diante do
porvir. Devemos então meditar sobre tudo…” (Epicuro Carta de
Epicuro a Menoiceus). Para Epicuro, como se expressa na Carta a
Meneceu, o objetivo da filosofia é:
A)
A felicidade do homem.
B) A imparcialidade diante das
decisões tomadas pelos homens.
C)
A areté própria do homem.
D) O gozo imoderado dos prazeres
mundanos.
E)
Estabelecer, refutar e defender argumentos tirados da bíblia.
6.
Foi aluno de
Antístenes, fundador da escola cínica. Em sua época, foi destaque
e símbolo do cinismo pois tornou sua filosofia uma forma de viver
radical. Expressava seu pensamento através da frase "procuro um
homem". Conforme relatos históricos ele andava durante o dia em
meio às pessoas com uma lanterna acessa pronunciando ironicamente a
frase. Buscava um homem que vivesse segundo a sua essência.
Procurava um homem que vivesse sua vida superando as exterioridades
exigidas pelas convenções sociais como comportamento, dinheiro,
luxo ou conforto.
A)
Peter Singer
B) Diógenes
C) Epicuro
B) Diógenes
C) Epicuro
D) Zenão
E) Seneca
E) Seneca
7.
Das três grandes escolas pós-aristotélicas, a estoica foi
de longe, do ponto de vista histórico, a mais importante. Qual dos
filósofos abaixo é reconhecidamente o fundador do Estoicismo?
A)
Peter Singer
B) Diógenes
C) Epicuro
B) Diógenes
C) Epicuro
D) Zenão
E) Seneca
E) Seneca
8.
Filósofo francês nascido em 1959, defende atualmente o que ele
denomina “materialismo hedonista”, centrado no resgate do corpo,
esquecido e espezinhado pela filosofia durante a Idade Média e a
Idade Moderna. Inspirado em Nietzsche e em Epicuro, procura formular
o que ele chama de uma “moral jovial e trágica”, na qual o
prazer desempenha um papel central. Esse pensador chama-se:
A)
Peter Singer
B) Michel Onfray
C) Michel Foucault
B) Michel Onfray
C) Michel Foucault
D)
Michel Serres
E) Rousseau
E) Rousseau
9.
Filósofo que vai tentar uma retomada da ética como construção da
vida de cada um. Em meados da década de 1970 deu início a pesquisas
para a produção de uma “história da sexualidade”, procurando
compreender esse fenômeno no Ocidente. Deparou com as questões
morais relativas à vivência da sexualidade e dedicou-se a estudar
textos e documentos antigos para pesquisar como os gregos e os
romanos tratavam a questão. Esse pensador chama-se:
A)
Peter Singer
B) Michel Onfray
C) Michel Foucault
B) Michel Onfray
C) Michel Foucault
D)
Michel Serres
E) Rousseau
E) Rousseau
10. Figura de linguagem, para fazer graça, ou mostrar irritação, o que se declara o contrário do que se pensa (p. 815) Dicionário AULETE. Esse recurso literário foi usado por Sócrates em seu método de diálogo com as pessoas. Esse estilo chama-se:
A) Ironia
B) Metáfora
C) Antítese
B) Metáfora
C) Antítese
D) Eufemismo
E) Hipérbole
E) Hipérbole
Gabarito: 1-B, 2-D, 3-A, 4-A, 5-A, 6-B, 7-C, 8-B, 9-C, 10-A
Professor Almeida Cavalcante
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